segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicionário médico - clinica geral

Dicionário Médico para o Público Clínica Geral - Propedêutica
Adenite: Inflamação aguda de gânglios linfáticos.

Albuminúria, Proteinúria: É devido a passagem das proteínas do sangue para a urina.

Alopécia: Queda dos cabelos ou pêlos.

Amebiáse: Parasitose geralmente intestinal causada pelo protozoário Entamoeba hystolítica.

Amenorreia: Ausência de menstruação.

Ascite: Presença de líquido na cavidade peritonial (abdome).

Derrame Pleural: É o acúmulo de líquido no espaço pleural (tórax).

Diabete Melino: Doença sistêmica, metabólica, crônica, causada por deficiência de insulina.

Edema: Infiltração difusa em diversos tecidos especialmente subcutâneo e submucoso devido ao aumento do líquido intersticial.

Encefalopatia Hipertensiva: Sintomatologia cerebral aguda por elevação súbita da pressão arterial.

Hematuria: Coloração vermelha da urina por sangramento.

Marasmo: Desnutrição com emagrecimento acentuado.

Método não invasivo: Recurso para diagnóstico ou tratamento que não implica em contato com sangue.

Septicemia: É a disseminação de bactérias patogênicas partir de um foco de infecção através da circulação sistêmica.

E.C.G.: Sigla que significa eletrocardiograma.

Rx.: Abreviatura de radiografia.

Dicionário médico - cirurgia vascular

Dicionário Médico para o Público Cirurgia Vascular
Artéria: Vaso que leva o sangue para um determinado órgão ou segmento do corpo.

Veia: Vaso que traz o sangue de um determinado órgão ou segmento do corpo, para o coração.

Arteriosclerose ou Aterosclerose: Doença degenerativa das artérias, caracterizada por espessamento a parede por acúmulo de camadas de material depositado, principalmente cristais de colesterol e cálcio.

Luz (de um vaso): Espaço no interior de um vaso, onde corre o sangue.

Trombose: Obstrução de um vaso por formação de coágulos dentro da luz (trombose arterial - de artéria; trombose venosa de veia).

Embolia: Obstrução de um vaso por um coágulo ou outro material, formado em outro local da corrente circulatória, e que migrou seguindo o fluxo sangüíneo.

Enxerto Arterial: Substituição de uma artéria por outro vaso ( do próprio organismo ou sintético).

Arteriografia: Radiografia com injeção de contraste nas artérias.

Cateter: Tubo sintético longo, fino e maleável, que se introduz dentro de um vaso para manobras de diagnóstico e tratamento.

Cateterismo: Introdução de um cateter dentro de um vaso.

Isquemia: Deficiência de chegada de sangue a um determinado segmento do corpo.

Estase: Deficiência de drenagem do sangue de um determinado segmento do corpo.

Necrose: Morte das células por deficiência da circulação sangüínea.

Gangrena: Degeneração por necrose da extremidade de um membro.

Flebite: Inflamação em uma veia.

domingo, 25 de abril de 2010

Dicionário médico - cirurgia torácica

Dicionário Médico para o Público Cirurgia Torácica
Revascularização do miocárdio: Método cirúrgico destinado a aumentar o fluxo sangüíneo para regiões do miocárdio onde o mesmo é deficiente devido a obstrução de sua artéria coronária ocasionada por placas de ateroma. Para isso pode-se utilizar a artéria mamária interna (anastomose mamária-coronária) ou um segmento de veia safena (ponte de safena).

Substituições valvares: Troca das valvas do coração (valva aórtica, valva mitral, valva tricúspide e valva pulmonar) por válvulas artificiais (válvula de dura-máter, válvula de pericárdio bovino, válvula de bola ou válvula de disco). Estas trocas valvares são feitas quando as valvas do coração estão alteradas devido, na maioria das vezes, a lesões traumáticas, a lesões inflamatórias e cicatriciais, resultantes da febre reumática ou a destruição valvar que ocorrem na endocardite.

Comissurotomias valvares: Abertura cirúrgica das comissuras das valvas cardíacas possuidoras de estenose congênita ou adquirida (popularmente chamadas valvas entupidas). Esta abertura cirúrgica das valvas constitui na secção da fibrose que ocasiona a fusão das bordas comissurais das cúspides valvares.

Aneurismectomia do ventrículo esquerdo: Ressecção ou remoção de áreas do músculo cardíaco do ventrículo esquerdo que se tornam dilatadas ou aneurismáticas devido à perda de sua capacidade contrátil conseqüente à cicatrização fibrótica resultante da necrose do músculo cardíaco ocasionada pelo infarto do miocárdio.

Cardiomioplastia: Cirurgia destinada a melhorar o bombeamento do sangue exercido pelo coração quando as paredes musculares de seus ventrículos estão com sua capacidade contrátil muito diminuída devido a sucessivos infartos ou miocardites. Tal cirurgia consta da dissecção do músculo grande dorsal da parede do tórax e de sua introdução no interior da caixa torácica utilizando-o para envolver o coração a fim de comprimir ritmicamente os ventrículos a cada batimento cardíaco. Um equipamento eletrônico, denominado marcapasso, implantado abaixo da pele e ligado ao músculo grande dorsal permite sua contratação rítmica.

Implante de marcapasso cardíaco: Colocação sob a pele, de um aparelho eletrônico, denominado marcapasso, composto de um circuito eletrônico gerador de impulsos elétricos que são levados até o coração por eletrodos fixado no miocárdio que provocam contrações regulares do coração quando ele está acometido de bloqueio atrioventricular ou com alterações de seu ritmo de batimentos.

Drenagem pleural: Método cirúrgico destinado a remoção de ar ou de líquidos patológicos acumulados no interior das cavidades pleurais (espaço situado entre pulmão e caixa torácica), utilizando drenos especiais (tubos de borracha ou de plástico) cujas extremidades são introduzidas nestas cavidades através da parede torácica.

Traqueostomia: Abertura da traquéia através de pequena incisão cirúrgica realizada na face ântero-inferior do pescoço, por onde é introduzida uma cânula especial (cânula de traqueostomia) através da qual é possível insuflar oxigênio ou ar nos pulmões, quando existe obstruções ou lesões acentuadas das vias aéreas superiores.

Fibrilação ventricular: Tipo de parada cardiocirculatória manifesta por movimento de grupo de fibras cardíacas que se contraem desordenadamente sem eficiência e sem ritmo, dando o aspecto de ondas rápidas que percorrem o miocárdio entrecolocando-se.

Circulação assistida: Utilização de aparelhagem especial paa manutenção de perfusão dos tecidos de todos os órgãos, incluindo o coração, sem aumentar os requerimentos da energia deste órgão.

Perfusão extracorpórea ou Circulação extracorpórea: Método utilizado em cirurgia cardíaca que consta da utilização de uma máquina (coração-pulmão artificial) que temporariamente é capaz de substituir as funções do coração e dos pulmões oxigenando o sangue e bombeando-o através do sistema circulatório, de tal forma a permitir a parada do coração e conseqüentemente permitir o tratamento de suas lesões congênitas ou adquiridas.

Ressecções pulmonares: Remoção cirúrgica de um pulmão (pneumectomia), de um de seus lobos (lobectomia) ou de um de seus segmentos (segmentectomia) quando afetados por lesões irrecuperáveis clinicamente ou por tumores malignos.

Decortinação pulmonar: Remoção da pleura parietal e da pleura pulmonar quando acometidas de intensa fibrose que impede a expansão do pulmão e da caixa torácica impedindo portanto a insuflação pulmonar.
Reanimação cardiopulmonar: Conjunto de manobras que tendem a recuperação da ação normal do coração (massagem cardíaca +ventilação pulmonar).

Aneurisma de aorta: Dilatação mais ou menos localizada da parede da aorta causada geralmente por processo inflamatório.

Dissecção da aorta: Dilatação da túnica média e externa da aorta que se faz mais ou menos agudamente, resultante da rotura do endotélio arterial num ponto do vaso onde a túnica média e interna foram lesadas por moléstia infecciosa ou degenerativa.

Dicionário médico - cirurgia experimental

Dicionário Médico para o Público Cirurgia Experimental
Fígado: Maior víscera do organismo, única, situada no abdome superior direito, responsável por inúmeras funções metabólicas.

Hepatócito: Célula hepática, unidade morfofuncional do fígado que desempenha inúmeras funções no metabolismo de carbohidratos, gorduras e proteínas.

Bilirrubina: Pigmento biliar metabolizado no fígado e excretado pelas vias biliares para o trato intestinal pelo duodeno.

Icterícia: Coloração amarelada que adquirem a pele e mucosas devido ao aumento nas taxas sangüíneas das bilirrubinas.

Bile: Solução aquosa produzida no fígado, que inclui os sais biliares, fundamentais no metabolismo das lípides por meio da transformação inicial das gorduras em partículas menores (micelas). A bilirrubina é o principal pigmento biliar excretado pela bile e sua degradação gera os radicais heme, substratos imprescindíveis para a formação da molécula de hemoglobina.

Vesícula biliar: Víscera oca, saculiforme, localizada sob o fígado que armazena e concentra a bile antes de lançá-la no duodeno, via ducto colédoco (via biliar principal).

Esquistossomose hepatesplênica: Doença hepática crônica, endêmica no Brasil, causada pela obturação de ramos venosos do sistema porta intra-hepático por ovos do Schistosoma mansoni, que condicionam a formação de fibrose peri-portal e hipertensão portal.

Hipertensão portal: Síndrome caracterizada por aumento dos níveis pressóricos do sistema porta hepático, com conseqüente desvio do sangue portal para fora do fígado. A principal tradução anatômica desse desvio é representada pelo aparecimento das varizes esofágicas.

Varizes esofágicas: Formações venosas ectaziadas do plexo submucoso do esôfago, que só ocorrem em portadores de hipertensão portal, podem romper-se e constituem-se no principal local de sangramento digestivo nesses indivíduos.

Hepatite: Processo inflamatório/ infeccioso do fígado, agudo ou crônico, causado freqüentemente por agentes virais (vírus A, B, não A, não B, entre outros).

Hemostasia: Mecanismo responsável pela manutenção do equilíbrio enre os fenômenos de formação e de lesão do coágulo sangüíneo.

Cirrose: Doença hepática crônica caracterizada por alterações macro e microscópicas, com transformação nodular no fígado e resultante do processo cecatricial de reparação nodular.

Transplante hepático: Está indicada em portadores de doenças hepáticas irreversíveis com evolução previsível e inexorável, nas quais os métodos alternativos convencionais de tratamento sejam considerados ineficazes. Substituição do fígado, que consiste na retirada do órgão doente e na colocação de um outro fígado, inteiro ou parcial.

Hepatoma: Sensu lato: todo tumor primitivo do fígado.
Sensu strictu: hepatocarcinoma, carcinoma, de células hepáticas, tumor primário maligno mais comum.

Metástase hepática: Tumor maligno localizado no fígado, mas primitivo de outro órgão.

Dicionário médico - Cirurgia do aparelho digestivo

Dicionário Médico para o Público Cirurgia do Aparelho Digestivo
Amputação de reto: Operação que retira o reto e ânus.

Apendicectomia: Operação para retirada do apêndice cecal.

Colecistectomia: Operação que retira a vesícula biliar.

Colectomia: Operação que retira parcial ou total o colon.

Duodenopancreatectomia: Operação que retira parte do estômago duodeno e pâncreas.

Enterectomia: Retirada de parte do intestino delgado.

Esofagectomia: Operação que retira parcial ou totalmente o esôfago.

Esofagocoloplastia: Operação que transpõe o colon, que substitui o esôfago para levar os alimentos ao estômago.

Esplenectomia: Retirada parcial ou total do baço.

Fissurectomia: Operação para tratamento da fissura anal.

Fistulectomia: Operação para tratamento de fístula anal.

Gastrectomia: Operação que retira parcial ou totalmente o estômago.

Hemorroidectomia: Operação para retirada de hemorróides.

Hepatectomia: Operação que retira parte do fígado.

Pancreatectomia: Retirada parcial ou total do pâncreas.