sábado, 17 de setembro de 2011

CEI dos Contratos visita presidente do CRECI

Politica - CEI dos Contratos - Natal - RN


Os vereadores que compõem a CEI dos Contratos visitaram na manhã desta quarta-feira (14) o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/RN), Waldemir Bezerra. O encontro teve o objetivo de buscar a colaboração do órgão de fiscalização do setor imobiliário para a avaliação técnica dos contratos de alugueis investigados pela Comissão.



“Os corretores de imóveis têm a atribuição de fazer parecer técnico de avaliações mercadológicas. Hoje solicitamos que o CRECI/RN possa também acompanhar os trabalhos da CEI, no que se refere aos contratos de alugueis. Esse apoio é para fundamentar o processo de investigação com o respaldo do parecer emitido através de um corretor de imóveis inscrito no CRECI/RN”, ressaltou a presidente da CEI, vereadora Júlia Arruda (PSB.


Na ocasião, o presidente do CRECI/RN, Waldemir Bezerra, afirmou que o Conselho está apto e tem interesse em auxiliar as atividades da CEI. Na tarde desta quarta-feira a Câmara enviou ofício ao órgão no qual solicitou a indicação de um profissional inscrito no Cadastro Nacional de Corretores para ajudar durante o processo de avaliação dos imóveis.
Também participaram da reunião os vereadores Júlio Protásio (PSB) e Adenúbio Melo (PSB)

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR POR SALMONELLA

Saúde - Intoxicação Alimentar


O que é


Salmonelose é uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella, que pertencem à família Enterobacteriaceae, existindo muitos tipos diferentes desses germes. A Salmonella é conhecida há mais de 100 anos e o termo é uma referência ao cientista americano chamado Salmon, que descreveu a doença associada à bactéria pela primeira vez.

Como se adquire

A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles é de origem animal, como carne de gado, galinha, ovos e leite. Entretanto, todos os alimentos, inclusive vegetais, podem tornar-se contaminados. É muito freqüente a contaminação de alimentos crus de origem animal.

O cozimento de qualquer destes alimentos contaminados mata a Salmonella.

A manipulação de alimentos por pessoas contaminadas que não lavam as mãos com sabonete, pode causar sua contaminação.

Fezes de animais de estimação, especialmente os que apresentam diarréia, podem conter Salmonella, e as pessoas em contato com estes animais podem ser contaminadas e contaminar a outras se não adotarem medidas rígidas de higiene (lavar as mãos com sabonete). Répteis são hospedeiros em potencial para a Salmonella e as pessoas devem lavar as suas mãos imediatamente após manusear estes animais, mesmo que o réptil seja saudável.

O que se sente

A maior parte das pessoas infectadas com Salmonella apresenta diarréia, dor abdominal (dor de barriga) e febre. Estas manifestações iniciam de 12 a 72 horas após a infecção. A doença dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. Em algumas pessoas infectadas, a diarréia pode ser severa a ponto de ser necessária a hospitalização devido à desidratação. Os idosos, crianças e aqueles com as defesas diminuídas (diminuição da resposta imune) são os grupos mais prováveis de ter a forma mais severa da doença. Uma das complicações mais graves é a difusão da infecção para o sangue e daí para outros tecidos, o que pode causar a morte caso a pessoa não seja rapidamente tratada.

Como se faz o diagnóstico

Muitas doenças podem causar as mesmas manifestações que a salmonelose, sendo o diagnóstico, na maior parte das vezes, associado à história alimentar recente. A comprovação de que as manifestações clinicas são causadas pela Salmonella só pode ser feita pela identificação do germe nas fezes da pessoa infectada e é útil somente nos casos mais graves, em que a administração de antibiótico se faz necessária. Este teste usualmente não é realizado em um exame comum de fezes, sendo necessário uma instrução específica ao laboratório para a procura do germe nas fezes. Uma vez identificado pode ser realizada a cultura das fezes para a determinação do tipo específico e qual antibiótico deve ser utilizado para o tratamento.

Como se trata

A infecção por Salmonella usualmente dura de 5 a 7 dias e freqüentemente não é necessário tratamento, sendo suficiente as medidas de suporte e conforto ao paciente. Após este período, a pessoa fica recuperada, podendo permanecer ainda por algum tempo um hábito intestinal irregular. Caso o paciente se torne severamente desidratado ou a infecção se difunda do intestino para outras regiões do organismo, medidas terapêuticas devem ser tomadas, incluindo a hospitalização. Pessoas com diarréia severa devem ser reidratadas através da administração endovenosa de soro. Os casos graves, em que a infecção se difunde, devem ser tratados com antibióticos.

Como se previne
Sendo os alimentos de origem animal uma das principais fontes de contaminação por Salmonella, ovos, carne e galinha não devem ser ingeridos crus, mal-passados ou não completamente cozidos.

Atenção especial deve ser dada aos ovos crus que aparecem sem serem percebidos em um grande número de pratos, como maionese caseira, molho holandês, tiramisu, sorvete caseiro. Estes pratos devem ser evitados.

Carnes em geral, incluindo hambúrgueres e frango, devem ser bem cozidas (não devem estar avermelhadas no centro). Leite não pasteurizado deve ser evitado.

Todos os produtos devem ser bem lavados antes de sua preparação e consumo.

Contaminação entre alimentos deve ser evitada: carnes cruas devem ficar separadas de alimentos que estão sendo preparados, de alimentos já cozidos e de alimentos prontos para serem servidos.

Todos os utensílios de cozinha (tábuas, facas, etc.) devem sempre ser lavados após sua utilização em alimentos crus.

As mãos devem ser lavadas antes do manuseio de qualquer alimento e entre o manuseio de diferentes itens alimentares.

Já que os répteis são portadores em potencial da Salmonella, qualquer pessoa deve lavar as mãos imediatamente após o contato com estes animais.

Répteis, incluindo as tartarugas, não são apropriados como animais de estimação de crianças e não deveriam habitar o mesmo ambiente.

EJACULAÇÃO PRECOCE

Saúde - Homem - Ejaculaçã Precoce


A Ejaculação Precoce ou Prematura (EP) é um dos problemas sexuais mais freqüentes nos homens e nos casais, sendo responsável por 40% das queixas encontradas em consultório de terapeutas sexuais. Acontece que a EP é um lugar comum na juventude, em encontros com parceiros novos ou após algum tempo de abstinência. Quando se estende pela maturidade e se torna presente em mais da metade dos encontros sexuais, torna-se, aí sim, um problema crônico e um Transtorno Sexual.



O que é uma ejaculação normal?


Do ponto de vista do funcionamento físico, a ejaculação se faz em dois estágios. No primeiro há a expulsão efetiva do líquido seminal (sêmen) dos órgãos acessórios de reprodução - próstata, vesícula seminal e canal ejaculatório - para a uretra. No segundo estágio, há a progressão desse líquido por toda a extensão da uretra até o meato uretral, que é o orifício na cabeça do pênis por onde sai também a urina. Acompanha-se desse processo fisiológico uma sensação subjetiva de profundo prazer conhecida como orgasmo.


Como saber se tenho ejaculação precoce?


Não existe um tempo específico antes de ejacular para definir esse problema sexual. A definição está na percepção, tanto sua quanto de sua parceira, de que a ejaculação foi mais rápida do que o esperado, de que não houve controle da ejaculação. As vezes o pênis nem chega a enrijecer, somente o movimento de aproximação e o toque do lençol já termina o que podia ser muito bom e prazeroso. Por vezes, o homem mantém a ereção por alguns minutos, começa a penetrar, mas logo ejacula, ficando insatisfeito e deixando a parceira "na mão". Sentimentos de culpa e ansiedade se tornam uma constante. Dificuldades maiores podem vir em seqüência, como a disfunção erétil (impotência) e a perda de intimidade no casal.


Por que ocorre a EP?


Os adeptos de Darwin (evolucionista inglês que propôs a teoria da seleção natural - 1859) explicam que a EP seria uma forma antiga de defesa contra predadores.

Imaginem os primórdios da humanidade, onde havia centenas de perigos, sendo o "animal-ser-humano" muito frágil e pequeno frente aos riscos de seu meio ambiente!

Aqueles indivíduos que demorassem muito para ejacular nas suas parceiras estariam muito mais predispostos a deixar seu flanco aberto às agressões de inimigos e animais selvagens.

O ejaculador precoce tinha mais vantagens em terminar logo a inseminação e fugir, deixando também a "fêmea" escapar, para poder inseminar o maior número delas em menor tempo.

Desta forma estaria aumentando a probabilidade de propagação de seus genes.

Outras razões levantadas como causas da EP seriam:
aumento anormal de sensibilidade da glande peniana,

ansiedade frente ao desempenho sexual,

inexperiência sexual,

primeira experiência com parceira que tenha estimulado um coito rápido e

culpa ou sentimentos negativos em relaçao à parceira.


Raramente há um problema médico que explique a EP, como a prostatite aguda ou a esclerose múltipla. Na verdade, não existe uma única causa comprovada cientificamente de EP.


E tem cura?


Existe tratamento, tanto medicamentoso quanto psicoterápico. A primeira linha de tratamento é a reorientação e a reeducação do homem ou do casal quanto à função sexual normal. Clareiam-se as situações em que se considera como "normal" o tempo de ejaculação mais curto ou insatisfatório (comum em jovens, com novos parceiros, ou após longa abstinência). Quando a EP se torna persistente, ou seja, aparece em mais da metade dos encontros sexuais, um tratamento mais específico se faz necessário.


A segunda linha terapêutica é o chamado tratamento cognitivo-comportamental. Constitui-se em uma série de exercícios e tarefas para serem realizadas em casa para controle do tempo de ejaculação. Seguem-se alguns exemplos meramente ilustrativos:


Técnica de distração


Durante o ato sexual, o homem é orientado a fixar o pensamento em alguma situação que o desligue de sexo, como em morte de alguém, ou em alguma mulher que não o agrada ou em contas bancárias. Assim que perceba que a ereção está se desfazendo, volta a se fixar na parceira. Deve usar essa distração, algumas vezes, para poder prolongar o tempo de penetração antes da ejaculação.


Técnica de compressão


O homem deve comprimir a base da glande (cabeça do pênis) por 4 a 5 segundos imediatamente após a primeira sensação de maior excitação. Com esse procedimento vai dificultar a entrada de sangue no pênis e retardar um pouco a ejaculação.


Técnica stop-start


Consiste em orientar o homem a ficar na posição superior à parceira para poder ter controle do movimento sexual. Deve iniciar a penetração e parar completamente os movimentos próximo ao momento de maior excitação. Pode usar a técnica de distração concomitantemente.


O objetivo destas tarefas é fazer o homem tomar consciência do momento que antecede o primeiro estagio de ejaculação, podendo voluntariamente controlar quando deseja ejacular, evitando frustração a ele e à parceira.


Pode-se combinar uma terceira linha de tratamento a esses exercícios: as medicações. Existe uma ampla gama de medicações que tem como efeito colateral o retardo do tempo de ejaculação. Tais drogas devem ser ministradas somente mediante prescrição médica criteriosa, pois possuem vários outros efeitos no organismo. Alguns deles, por exemplo, os antidepressivos tricíclicos são contra-indicados a pessoas com problemas de ritmo cardíaco. Algumas medicações tópicas (pomadas) à base de ervas ou anestésicos não foram comprovadas cientificamente como eficazes para o tratamento da EP.


De qualquer forma, esta disfunção sexual tem bom prognóstico, ou seja, apresenta bons índices de cura para a grande maioria dos indivíduos que procura orientação especializada. Geralmente, seis a dez sessões são suficientes para a melhora da vida sexual do homem e do casal.

Hefesto: Protásio reage às críticas de Enildo e o acusa de "truculência"

Politica - Natal - RN


Vereador diz que líder da prefeita tenta "desqualificar" investigação da Polícia Federal e do Ministério Público sobre cartel dos combustíveis.



O vereador Júlio Protásio (PSB) reagiu às declarações do também vereador Enildo Alves (sem partido), que em entrevista a uma emissora de rádio local, ontem à noite, o acusou de persegui-lo, juntamente com o promotor José Augusto Peres. “Enildo age com truculência para tentar desqualificar a investigação da Polícia Federal e do Ministério Público”, retrucou o socialista.



Líder da bancada de apoio da prefeita Micarla de Sousa (PV) na Câmara Municipal, Enildo é um dos investigados da Operação Hefesto, deflagrada na última quarta-feira (14) pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Estadual. O processo apura a suposta existência de um cartel pelo Sindipostos para controlar o preço do combustível em Natal. O gabinete do vereador foi um dos nove locais onde a PF e o MP cumpriram mandados de busca e apreensão.


Para Júlio Protásio, Enildo estaria tentando se fazer de “vítima”. “Essa operação está sendo feita pela Polícia Federal, Ministério Público e Secretaria do Direito Econômico do Ministério da Justiça, que estão investigando a formação de cartel na venda dos combustíveis em Natal. Enildo omitiu que a Polícia Federal tem várias fotografias dele em reuniões secretas com os dirigentes do Sindipostos, mostrando que ele estava articulando para derrubar a lei dos postos [de autoria] do vereador Raniere Barbosa [PRB]”.


Protásio confirmou que prestou depoimento duas vezes na sede da Polícia Federal. Ele não deu detalhes sobre o conteúdo dos depoimentos, limitando-se a contar que prestou informações sobre a “proximidade” entre alguns edis e dirigentes do Sindipostos. “Fui convidado para depor duas vezes. Estou contribuindo com as investigações, porque isso é importantíssimo para Natal. Pela primeira vez estamos atacando o cartel dos combustíveis. Enildo está desequilibrado”, disparou.


As críticas a Enildo, porém, não pararam por aí. Júlio disse que o vereador, “como sempre, parecer acreditar que o mundo gira em torno do umbigo dele”. O peessebista criticou o fato do líder da prefeita ter ido tratar de política ontem à noite quando a cidade enfrentava uma onda de ataques a ônibus e um incêndio destruía um prédio no bairro do Tirol. “Ele é insensível”, comentou Protásio.


Em tom de alerta, Júlio recorreu a um ditado popular para dizer que a Polícia Federal poderá revelar a existência de “coisas ilícitas” envolvendo essa questão dos combustíveis. “O pau que bate em Chico, bate em Francisco. Se houve interesse econômico e coisas ilícitas [na votação que culminou com a derrubada da lei dos postos], envolvendo qualquer vereador, com certeza será revelado pela Polícia Federal”.


Propina


Protásio disse não saber se algum vereador recebeu propina do Sindipostos para votar contra o projeto que permitia a instalação de postos de combustíveis em supermercados, mas observou que, se houve esse expediente, “vai aparecer”.


“Esse nem é o objeto da investigação, que apura somente a existência do cartel. Mas foram feitas várias buscas e apreensões e, se houve isso [pagamento de propina], vai aparecer”, ponderou.


Júlio também rechaçou as suspeitas levantadas por Enildo sobre sua atuação como relator da CEI dos Contratos – Comissão Especial de Inquérito que investiga supostas irregularidades nos convênios da Prefeitura de Natal. O líder da prefeita disse que Protásio estaria querendo “emparedar” Micarla de Sousa.


“A máscara de Enildo está caindo para a sociedade. Ele quer enterrar a CEI, porque sabe que eu não sou manobrado. Faço um trabalho técnico, sério e isento. Não fui designado relator por ele, pelo governo nem pela oposição”, sublinhou.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM

CMN aprova projeto que implanta programa “Adote Uma Escola” em Natal

Politica - Camara Municipal de Natal


Responsabilidade social em prol da melhoria do ensino público de Natal. É esse o objetivo do Projeto de Lei nº. 078/2011, aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal de Natal durante sessão ordinária na tarde desta quarta-feira (14). Proposta pela vereadora Júlia Arruda (PSB), a matéria, que dispõe sobre a instituição do Programa “Adote Uma Escola, tem como propósito estimular a participação da sociedade em ações diversas que contribuam para o avanço da rede municipal de ensino.



De acordo com a vereadora, o “Adote Uma Escola” é um programa que incentiva pessoas físicas e jurídicas a se tornarem parceiras de Escolas Públicas Municipais. “O intuito é que os colaboradores promovam ações que melhorem as condições de funcionamento da escola, executando obras, promovendo atividades culturais e de lazer, oferecendo assistência de saúde ao corpo docente ou mesmo programas de capacitação e reforço escolar, aumentando, desta forma, a qualidade de ensino", disse.


Conforme especificado no texto da Lei, o interessado em firmar parceria com determinada instituição de ensino deverá assinar termo de cooperação com a direção da unidade a ser adotada, com anuência do Conselho Escolar. No caso da pessoa jurídica, ela poderá divulgar, para fins promocionais e publicitários, as ações praticadas.


Para a vereadora, a medida é positiva porque, além de permitir a instrumentalização dos centros de ensino, encoraja a prática da responsabilidade social. "As escolas são o berço da nossa juventude, portanto, merecem mais atenção. E, com a ajuda da sociedade, poderemos trabalhar para aperfeiçoar estes ambientes e garantir que as nossas crianças tenham chance de estudar em locais dignos e estimulantes".


Apesar de afirmar que o Programa "Adote Uma Escola" tem a finalidade de engajar diversos setores da comunidade em benefício das escolas de Natal, Júlia Arruda acredita que este tipo de medida não tira a responsabilidade da Prefeitura para com a educação. "A Prefeitura deve, além de aumentar os investimentos em educação, empregar recursos para dar publicidade a medidas como esta, que buscam a união entre o poder público e os cidadãos em favor dos estudantes”, comentou.


O projeto de Lei nº. 078/2011 segue agora para a sanção do Executivo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Coronel Ezequiel: quadrilha invade cidade e deixa PMs nus e desarmados

Assalto - Coronel Ezequiel - RN


Dez homens armados invadiram a cidade de Coronel Ezequiel, distante 141 quilômetros de Natal, renderam policiais, e explodiram um caixa eletrônico, mas não conseguiram levar o dinheiro da máquina. O grupo fugiu com seis reféns, depois liberados na estrada. Dois policiais levados pelos assaltantes foram abandonados vestindo apenas cuecas, já na Paraíba.



Por volta da meia noite desta quarta-feira (14), a quadrilha chegou ao município, em uma caminhonete. Os bandidos abordaram o vigia José Gilmar, que realizava a segurança de um posto de combustíveis, na companhia de dois adolescentes, e outro homem, identificado como Kalielson Dicerk, 21. Os quatro foram levados pelos criminosos até a delegacia local, onde estavam dois policiais militares.



A quadrilha rendeu os PMs, que, junto com os outros reféns, foram levados até um terminal do banco Bradesco, na rua Manuel Casemiro Gomes, bairro do Centro. Depois o bando explodiu o caixa eletrônico, mas não conseguiu levar o dinheiro, pois houve falha na explosão. Da DP, os criminosos roubaram a viatura, duas pistolas ponto 40, uma pistola 380, outra de choque, uma espingarda calibre 12, e dois coletes a prova de balas.



Os civis foram liberados na estrada, no interior paraibano, junto com a Ranger, de placas MZK-6266, utilizada na ação. Com os policiais militares os assaltantes agiram diferente: retiraram a roupa, e os algemaram em uma cerca no município de Cuité (PB), junto com a viatura. Nesta cidade, o grupo roubou um veículo Doblo, pertencente à prefeitura, e seuqestrou dois funcionários. O automóvel foi encontrado em Parnamirim, junto com as pessoas.


A caminhonete Ranger também foi abandonada junto com os PMs. O grupo fugiu com destino ignorado, e a polícia ainda realiza diligências para encontra-los. Segundo o sargento Lopes, da polícia local, a cidade conta com um efetivo de oito policiais, sendo que apenas dois atuam diariamente no município, cumprindo escala de 24h. O responsável pela investigação do caso é o delegado Petrus Antônnius, da 9ª Delegacia Regional de Polícia, localizada em Santa Cruz. A operação para encontrar os responsáveis pelo crime envolve cerca de 100 policiais do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Todos os direitos reservados ao jornal Tribuna do Norte
 
 

Polícia Federal faz busca e apreensão no gabinete de Enildo Alves

Politica - Operação Hefesto - Natal - RN



Foi deflagrada hoje a Operação Hefesto, que apura possível formação de cartel no mercado de combustíveis de Natal.



A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete do vereador Enildo Alves (sem partido). A operação foi discreta e ocorreu por volta das 6h de hoje.


Tudo aconteceu de modo a não despertar atenção. Policiais chegaram e foram ao gabinete dos vereadores. Não há informações se outros gabinetes também integraram a operação.

No Twitter da Polícia Federal, informações dão conta de que foi deflagrada a Operação Hefesto, para apurar formação de cartel de combustíveis no mercado de Natal. A PF promete nota à imprensa ainda hoje.


A reportagem do Nominuto.com entrou em contato com a assessoria da PF para obter mais detalhes, mas sem sucesso. No gabinete do vereador Enildo Alves, uma moça atendeu e, ao ser questionada se houve a operação, ela disse: "não que eu possa responder".


Enildo declara guerra a promotores e se diz vítima de
perseguição
 
Vereador protestou contra operação que investiga suposta formação de cartel na capital e disse que vai ao CNJ contra promotores de Justiça.
 
 
O vereador Enildo Alves (sem partido) convocou coletiva de imprensa no início da tarde desta quarta-feira (14) para protestar contra acusação que diz sequer conhecer e declarar guerra aos promotores José Augusto Perez (Defesa do Consumidor) e Fernando Vasconcelos (Patrimônio Público), além de mais quatro promotores cujos nomes não mencionou.
 
 

Na manhã de hoje, a Polícia Federal deflagrou buscas e apreensão em sua residência e gabinete, dentro da Operação Hefesto, nos quais foram apreendidos cinco celulares, dois notebooks, três cópias de uma nota publicada no verpetino O Jornal de Hoje e um pen drive.

 
“Acho muito suspeito que José Augusto Perez, que não é dono da verdade, vá ao Carrefour pedir pela redução do preço dos combustíveis e defenda com tamanha veemência os supermercados da capital. Para mim ele está sob suspeição”, disse Enildo Alves.


O vereador afirmou que vem sendo alvo de uma perseguição pessoal e que vai ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Ele não quer admitir que ficou desmoralizado porque minha lei [que proíbe a venda de combustíveis em supermercados], em vigor há 13 anos, teve sua constitucionalidade declarada. Ele prometeu fazer uma ADIN [ação de inconstitucionalidade], mas não teve coragem de assinar, colocou a promotora adjunta”, disse Enildo.

 
Notadamente irritado, ele disparou: “Se querem briga vão ter briga. Eu não tenho nada a temer. Abro meu sigilo fiscal. Quem tem medo de MP e Polícia é bandido. E bandido eu não sou”, disparou.


Enildo também emendou contra a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. De acordo com ele, há nove anos os promotores de Justiça vêm o perseguindo. “Vou ao CNJ contra Fernando Vasconcelos e os outros quatro promotores que subscreveram a ação de improbidade administrativa à época em que eu era secretário municipal de Saúde”.


Segundo Enildo, Fernando Vasconcelos estaria encampando uma perseguição contra ele. “Mas é o promotor que deve explicar porque cancelou a licitação que fizemos conjuntamente para contratar serviços para o SAMU e permitiu três contratos emergenciais”.


Enildo ainda disse que houve abuso de poder na operação deflagrada hoje. “A PF e o juiz cumprem seus papéis. Agora estão à procura de algo que nem eles sabem, porque não dizem de que exatamente estou sendo acusado”.

 
No mandado de busca e apreensão à casa e gabinete de Enildo Alves, autorizado pelo juiz Ivanaldo Bezerra, da 8ª Vara Criminal, não especifica o acusado, cujo campo traz os dizeres “a esclarecer”. “Foi um constrangimento, claramente abuso de poder”, rebateu o vereador.


A Polícia Federal convocou coletiva de imprensa para às 15h de hoje e deverá apresentar mais detalhes da investigação iniciada desde 2009.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dor torácica (dor no peito)

Saúde - Dor torácica


Dor torácica é a sensação de dor ou desconforto percebida de diversas formas, com localização na região anterior do tórax. A maneira de sentir a dor e o modo de caracterizá-la, varia de pessoa para pessoa. Varia também em função das condições psicológicas e do ambiente, em um determinado momento. A origem racial também pode influenciar na percepção e no grau do desconforto.



Quando falamos em dor torácica de origem cardíaca, subentende-se toda uma área de possível de irradiação que vai desde a mandíbula até o umbigo, incluindo ambos os braços, a região posterior do tórax, o pescoço, a mandíbula e a boca do estômago.

 
Frente a um sintoma de dor, devemos definir os seguintes aspectos: localização, irradiação, característica, duração, fatores precipitantes, fatores que melhoram e pioram a dor e, ainda, os sintomas associados.


Localização


A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central do tórax (retroesternal) e difusa. Uma dor em um dos lados do tórax e bem localizada (num determinado ponto do tórax), fala contra que a sua origem seja a doença arterial coronariana.


Irradiação


A dor de origem cardíaca pode se manifestar apenas em seus possíveis locais de irradiação. Quando falamos em dor torácica de origem cardíaca, subentende-se toda uma área de possível de irradiação, que vai desde a mandíbula até o umbigo, incluindo ambos os braços, a região posterior do tórax, o pescoço, a mandíbula e a boca do estômago. Dores localizadas fora desses limites não costumam ter origem cardíaca. Uma dor torácica anterior, irradiada para ambos os braços, é altamente sugestiva de uma origem coronariana.


Característica


A dor torácica coronariana é difusa e percebida como um aperto, opressão, pressão ou queimação. A dor torácica, referida como pontadas ou agulhadas, raramente tem origem coronariana.


Duração


A dor da angina do peito costuma durar de 5 a 20 minutos. Uma dor torácica com características de doença arterial coronariana, mas com duração superior a 20 ou 30 minutos, sugere infarto do miocárdio. A dor torácica que dura segundos ou horas ou ainda, é intermitente (aparece e desaparece várias vezes ao longo do dia), raramente tem como origem a doença arterial coronariana.


Fatores precipitantes


A dor torácica coronariana costuma ser precipitada pelo exercício físico, estresse emocional ou após uma refeição mais pesada e de difícil digestão.


Fatores de melhora e piora


A dor torácica coronariana não costuma ter fator de piora, como a palpação do tórax, respiração profunda, mudança na posição do corpo ou movimentação dos braços. Costuma aliviar espontaneamente com o repouso ou com o uso de nitratos (vasodilatadores coronarianos).


Sintomas associados


A dor torácica coronariana poderá estar acompanhada de falta de ar (dispneia), sudorese, náuseas e vômitos (indicativos de infarto do miocárdio), palpitações e palidez. A presença de tosse, febre, azia e outros sintomas, podem sugerir outras causas para a dor torácica, com doenças respiratórias ou do aparelho digestivo.

Classificação


A dor torácica pode ser classificada em 4 categorias a partir das suas características clínicas, independente dos exames complementares.


- Dor anginosa típica (tipo A):


Há características de angina do peito típica e evidente, levando ao diagnóstico de doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio), mesmo sem o resultado de qualquer exame complementar.


- Dor provavelmente anginosa (tipo B):


Esse tipo de dor não possui todas as características de uma angina do peito típica, mas a doença coronariana é a principal suspeita diagnóstica.


- Dor provavelmente não anginosa (tipo C):


É uma dor atípica, mas não é possível excluir totalmente o diagnóstico de doença arterial coronariana sem a realização de exames complementares.


- Dor não anginosa (tipo D):


É um tipo de dor com características de origem não coronariana, onde outro diagnóstico se sobrepõe claramente à hipótese de doença arterial coronariana.


Equivalente anginoso


Alguns pacientes, como os idosos, ao invés de sentirem um desconforto torácico como manifestação de angina do peito percebem apenas uma dificuldade respiratória (dispneia). Esse sintoma equivale ao de angina do peito (equivalente anginoso).

Wilma não aceita insinuações envolvendo seu nome com operação Pecado Capital

Politica - RN

A ex-governadora Wilma de Faria divulgou nota sobre a "Operação Pecado Capital", que resultou na prisão de Rychardson de Macedo, ex-diretor do Ipem. Wilma ressalta que partiu dela a ordem para exoneração do auxiliar e diz que não aceita insinuações que envolvam seu nome no suposto esquema fraudulento.



"Recebi, quando governadora, em 2010, denúncias de irregularidades no IPEM. Imediatamente determinei à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, à qual o órgão é vinculado, solicitar uma auditoria federal ao Inmetro, de onde é proveniente considerável parte da receita destinada ao IPEM. Ao Inmetro, o IPEM deve prestar contas da aplicação desses recursos", disse a governadora através de nota.


Segundo Wilma, a decisão para demitir Rychardson, que ocupou o cargo de 2007 a abril de 2010, foi dela. "Decidi demitir o diretor por considerar graves as acusações e incompatíveis com a sua permanência na função. O ato foi assinado no dia 24 de fevereiro de 2010, por mim e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Segundo Paula, e publicado no Diário Oficial do Estado. Na mesma edição, consta a nomeação de Diego Severiano da Cunha para substituir o exonerado", explicou a ex-governadora.


De acordo com Wilma de Faria, o secretário Segundo de Paula foi designado para atuar diretamente no IPEM, acompanhando e auxiliando os profissionais que realizavam a auditoria. "Agi com rigor e transparência e não posso aceitar qualquer insinuação em torno do meu nome com o fato, que está nas mãos da Justiça", finalizou.


A Operação "Pecado Capital" teve como base investigações dentro do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), que foi comandado por Rychardson de Macedo Bernardo entre 2007 e 2010. Ele e outras três pessoas foram presas e outro segue foragido da Justiça.


Todos os direitos reservados ao jornal Tribuna do Norte

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CEI dos Contratos espera concluir análises em 15 dias

Politica - CEI dos contratos - Natal - RN


Mais da metade dos contratos já foram analisados pelos membros da comissão e a outra metade deve ser avaliada ainda nesta semana.



A presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Contratos, vereadora Júlia Arruda, espera encerrar a fase de análise dos documentos em um prazo máximo de 15 dias. A previsão da parlamentar antecipa a segunda reunião formal entre os membros da Comissão, marcada para a tarde desta segunda-feira (12).


Depois de analisarem 30 processos de consultoria, convênios e locação de imóveis firmados pelo Executivo Municipal, os membros da CEI aguardam agora o resultado das primeiras diligências feitas. “Solicitamos as cópias e pareceres jurídicos e técnicos de cada contrato específico e só depois é que devemos passa a convocar os servidores e secretários para depoimento”, declarou Júlia Arruda.


Na primeira reunião foram analisados os contratos celebrados entre a empresa ITCI e Secretaria Municipal de Saúde, os contratos de aluguéis do Novotel e do prédio que funciona a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, além de outros.


“Não há prioridade por área, estamos trabalhando com o que foi levantado”, explica a presidente da comissão. De todos os contratos a serem analisados pela comissão, 13 foram apontados por Júlia Arruda e os demais pela vereadora Sargento Regina.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM

Ex-diretor do Ipem cita Gilson Moura em áudio da "Pecado Capital"

Politica - Corrupção - Ipem - RN



Rychardson de Macedo diz que 53 "colaboradores" contratados através de empresa terceirizada são "pessoas de Gilson".




Numa das gravações da Operação “Pecado Capital”, deflagrada nesta manhã pelo Ministério Público, o advogado e ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), Rychardson de Macedo Bernardo, acusado de ser o “chefe” da “organização criminosa” que desviava recursos públicos do órgão, cita o nome do deputado estadual Gilson Moura (PV) como responsável pela indicação de 53 “colaboradores”, contratados através da empresa FF Empreendimentos LTDA, que recebiam diárias da autarquia estadual.



Entre os crimes investigados pelo MP estão o desvio de recursos públicos através de funcionários fantasmas, pagamento indiscriminado de diárias a funcionários terceirizados, fraudes em licitações, recebimento de propina oriunda de fiscalizações de fachada e criação de empresas para lavagem de dinheiro público.


No áudio, com duração de pouco mais de sete minutos, Rychardson conversa com o advogado Daniel Vale Bezerra, um dos cinco detidos na operação deflagrada pelo MP e pela Polícia Militar, sobre como o delegado responsável pelo inquérito, Matias Laurentino, adjunto da Deicot (Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária), descobriu o esquema montado no Ipem.


“Ele [delegado] deve ter pego (sic) as diárias que a gente botava praquele povo lá. Eles tão achando que esse pessoal é da terceirizada, que não é. É da prestação de serviços. Aí tem aquele povo todinho que a gente botava. Tem muita gente de Gilson?”, questiona o ex-diretor do Ipem.


Daniel Vale responde que deve haver umas “500 pessoas”, mas em seguida diz que 500 é “exagero”. “Tem 53. Não, tem muita gente. Tem muita gente vagabunda. Ele [delegado] quer os dados todos. Tá pedindo CPF e os endereços. Só é dizer que não tem”, comenta o advogado.


Rychardson assumiu a direção-geral do Ipem em 2007, por indicação de Gilson Moura, na segunda gestão da ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Ele ficou à frente do órgão até março de 2010, tendo sido exonerado do cargo poucos dias depois da posse do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que herdou a titularidade com a desincompatibilização de Wilma para concorrer ao Senado.


Rychardson é articulador das campanhas eleitorais de Gilson Moura desde 2006. De acordo com uma fonte que pediu para não ser identificada, ele fazia parte do “G1” do deputado estadual. A designação representa “o grau mais importante” na hierarquia dos colaboradores do parlamentar. “O G2 era formado pelos familiares dele [Gilson Moura]. Já o G3 eram as pessoas menos importantes”, contou a fonte.


“Temos que tirar esse bicho”


Incomodado com os rumos da investigação, Rychardson usa gírias para descrever o delegado, afirma que ele está “mexendo nesse negócio das diárias” e, por isso, teria que fazer alguma coisa para “tirar esse bicho [o delegado] daí [da Deicot]”.


O Ipem, segundo a acusação do Ministério Público, “teve suas estranhas corroídas ante a prática corrupta de agentes públicos vorazes pela obtenção de dinheiro fácil”. A “organização criminosa” era liderada pelo ex-diretor Rychardson de Macedo Bernardo, pelo empresário Rhandson Rosário de Macedo Bernardo, sócio e irmão do ex-diretor; pelo analista de sistemas Adriano Flávio Cardoso Nogueira; pelo engenheiro civil Aécio Aluízio Fernandes de Faria; e pelo advogado Daniel Vale Bezerra.


As investigações que resultaram na Operação “Pecado Capital” começaram em 2010, quando o MP, com base numa auditoria realizada no Ipem pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) detectou um “vasto rol de irregularidades no âmbito da referida autarquia estadual”.


O MP afirma que os cinco citados na petição “se associaram para desviar recursos públicos do IPEM-RN, das mais variadas formas”.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM

Prefeito de Jardim de Angicos avança na saúde do municipio

Saúde - Jardim de Angicos - RN


O Prefeito de Jardim de Angicos Agnelo Bandeira através da sua equipe de Coordenação da Secretaria de Saúde do nosso município tendo a frente o Secretário João Maria, e os Diretores Fátima Bandeira e Gleydson Bezerra, iniciaram o mês de Setembro dando uma grande melhorada na parte de Infra Estrutura, Medicamento, Instalações, Serviço Médico e etc. Na Unidade de Saúde da nossa cidade para melhor atender a toda população carente.



Segundo o Prefeito Agnelo Bandeira comentou ao blog, dificuldades existem não só em Jardim de Angicos, mais em todos os municípios não só do estado como do Brasil, mais com paciência iremos melhorar o atendimento ao público que tanto precisa e prova maior disso é o trabalho que estamos começando agora pelo início do mês de Setembro e que com certeza iremos melhorar muito mais, já iniciamos com uma ótima médica que já estar atendendo em nossa cidade e zona rural, também demos um melhoramento na medicação da Farmácia Básica, serviço de pintura nos armários, camas, cadeiras, serviços de pintura na parte do prédio em geral, etc. Brevemente estaremos melhorando os transportes que prestam serviços de Urgência e Emergência, como também brevemente iremos comprar um veículo novinho para equipe do E.S.F (Estratégia Saúde da Família) para termos um melhor acompanhamento na zona rural.


O prefeito Agnelo Bandeira preocupado com a situação também já fala em conseguir outro médico para podermos fechar com chave de ouro um atendimento de Segunda a Sexta Feira. (Comentou o Prefeito).


Nos próximos dias também já estaremos implantando o Serviço de Tele Medicina, serviço este que iremos levar as pessoas os exames de Eletrocardiograma com resultado Online na hora na própria Unidade de Saúde, com tudo isso nossa cidade só tem a ganhar, pois exame desse tipo levava pra João Câmara e com esse atendimento estaremos prestando um serviço de boa qualidade e com melhor acomodação aos nossos pacientes.













Todos os direitos resevados ao Blog Jardim de Angicos

GUILHERME TEIXEIRA DE OLHO EM PEDRA PRETA

Politica - Pedra Preta - RN


Aproxima-se o ano eleitoral e em todas as cidades do Rio Grande do Norte e do Brasil já se comenta os nomes dos prováveis pré-candidatos a Prefeitos e Vereadores e na tarde de ontem esse blogueiro esteve conversando bastante com o Vice-Prefeito Guilherme Teixeira que pelo andar da carruagem pode ser um pré-candidato a Prefeito da cidade de Pedra Preta.



Esse blogueiro em conversa com Guilherme na tarde de ontem, fez a seguinte pergunta:


BLOGUEIRO: Guilherme, com a união do grupo de oposição da cidade de Pedra Preta, quais suas chances de sair candidato a Prefeito desse município?


GUILHERME TEIXEIRA: Amigo blogueiro, hoje atualmente sou Vice-Prefeito da cidade de Pedra Preta, estou realizando um grande trabalho principalmente na área de Saúde e estou conseguindo com ajuda dos amigos unir, agregar e centralizar todo grupo de oposição para que possamos ter um candidato de peso na oposição Pedra-Pretense, pois hoje temos o amigo Cícero Avelino que é aliado nosso que também pretende disputar as eleições do nosso município e que tem muitos serviços prestados em nosso município, mais hoje, temos um grande entendimento no bloco de situação no que diz respeito aos Vereadores, pois já estamos conversando com Canindé de Branco, Raimundo Silva, Mário Pinto e mais alguns outros companheiros que possa vir somar juntos conosco.



BLOGUEIRO: Guilherme, entre você e Cícero Avelino existe algum tipo de discordância no que diz respeito na hora da escolha do nome do candidato a Prefeito de Pedra Preta?


GUILHERME: Amigo Blogueiro, hoje mesmo existe uma sintonia muito grande entre minha pessoa e Cícero, somos grandes amigos e pertencemos a um grupo de oposição e que na hora certa iremos sentar todos juntos e decidiremos qual será o melhor nome para disputar a campanha do próximo ano em nossa cidade, pois estamos conversando com vários amigos e vamos sim, unir todo mundo e sairmos vitoriosos se Deus quiser.
 
 
Todos os direitos reservados ao Blog de Jardim de Angicos
 

domingo, 11 de setembro de 2011

CÂNCER DE PÊNIS

Saúde - Tumor de Pênis - Ferida no Pênis


Câncer de Pênis



O pênis é o órgão sexual masculino. Em sua extremidade existe uma região mais volumosa chamada glande ("cabeça" do pênis), que é coberta por uma pele fina e elástica, denominada prepúcio.


O câncer que atinge o pênis está muito ligado às condições de higiene íntima do indivíduo, sendo o estreitamento do prepúcio (fimose) um fator predisponente.


Epidemiologia






O câncer de pênis é um tumor raro, com maior incidência em indivíduos a partir dos 50 anos de idade, muito embora tumores malignos do pênis possam ser encontrados em indivíduos jovens. Está relacionado às baixas condições sócio-econômicas e de instrução, à má higiene íntima e a indivíduos não circuncidados.

No Brasil, o tumor representa 2% de todos os casos de câncer no homem, sendo mais freqüente nas regiões Norte e Nordeste do que nas regiões Sul e Sudeste. Nas regiões de maior incidência, o câncer de pênis supera os casos de câncer de próstata e de bexiga.


Sintomas


A manifestação clínica mais comum do câncer de pênis é uma ferida ou úlcera persistente, ou uma tumoração localizada na glande, prepúcio ou corpo do pênis. Qualquer ferimento, independente de ser dolorosos ou não, deve ser analisado prontamente por um médico. Menos freqüentemente, um crescimento nos gânglios inguinais (íngua na virilha) pode ser uma manifestação inicial do câncer de pênis.


Fatores de Risco


Homens que não foram operados de fimose possuem maior probabilidade de desenvolver este tipo de câncer. A fimose ocorre quando a pele de prepúcio é muito estreita ou pouco elástica, o que impede a exposição da glande ("cabeça" do pênis), dificultando assim uma limpeza adequada.


Outro fator de risco é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de camisinha. A utilização da camisinha é imprescindível em qualquer relação sexual, pois ela diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV (papilomavírus humano), por exemplo. Alguns estudos científicos sugerem a associação entre infecção pelo HPV e câncer de pênis.


Prevenção


Para prevenir o câncer de pênis é necessário uma limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. É fundamental ensinar às crianças desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias.


A cirurgia de fimose é uma operação simples e rápida, que não necessita de internação. Esta operação, chamada circuncisão, é normalmente realizada na infância.


Tanto o homem circuncidado como o não circuncidado reduzem as chances de desenvolver este tipo de câncer com bons hábitos de higiene.


Detecção Precoce


Quando detectado inicialmente, o câncer de pênis possui tratamento, sendo facilmente curado. É importante, ao fazer a higiene íntima, realizar o auto-exame do pênis.


Ao realizar o auto-exame, os homens devem estar atentos a:


• perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas;

• feridas e caroços no pênis que não desapareceram após tratamento médico, e que apresentem secreções e mau cheiro;

• tumoração no pênis e/ou na virilha (íngua);

• inflamações de longo período com vermelhidão e coceira, principalmente nos portadores de fimose.


Ao observar qualquer um destes sinais, é necessário procurar um médico imediatamente.


Diagnóstico


Somente através de exame clínico será feito o diagnóstico de câncer de pênis. Após a avaliação do médico, caso haja necessidade, será solicitada uma biópsia de parte do tecido atingido.


Cerca de mais da metade dos pacientes com câncer de pênis demoram mais de 1 ano para procurar assistência médica após o aparecimento das lesões iniciais. Quando diagnosticado em estágio inicial, o câncer de pênis apresenta elevada taxa de cura.


Tratamento


O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento ou não dos gânglios inguinais. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidos. A cirurgia é o tratamento mais freqüentemente realizado para controle local da doença. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento local da doença e a posterior amputação do pênis, com conseqüências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. Por isso, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura.