sábado, 10 de março de 2012

Renata ex-BBB12 no Paparazzo

Paparazzo

Nascida em Belo Horizonte, Renata D'Ávila faz bem o estilo mineirinha mesmo. A ex-BBB chega de mansinho e, como diz o ditado, "come quietinha". Pelo menos, dentro da casa do "Big Brother Brasil" foi assim, e durante o ensaio do Paparazzo também.








Veja + de Renata no link abaixo

http://ego.globo.com/paparazzo/ensaio/renata.html

Após alerta de risco de câncer, Coca pode mudar fórmula de corante

Saúde - Mundo

Pesquisa americana afirma que substância seria cancerígena.
Fabricante diz que químico é seguro, mas pode reduzir sua quantidade.


A fabricante de refrigerantes Coca-Cola informou que pode reduzir a quantidade de um químico encontrado no corante caramelo após ele ter sido considerado cancerígeno pela lei do estado americano da California e por um estudo feito por um grupo de defesa do consumidor nos Estados Unidos.

Segundo as agências de notícias Reuters e AFP, tanto Coca-Cola quanto Pepsi vão fazer a redução na Califórnia. Ao G1, a assessoria de imprensa da Coca-Cola no Brasil informou que a medida “pode” ser tomada no estado americano, mas afirmou que não se trata de uma alteração na fórmula.
"O corante caramelo utilizado em nossos produtos é absolutamente seguro. Coca-Cola não alterará sua fórmula mundialmente conhecida. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não têm potencial para modificar a cor ou o sabor da Coca-Cola. Ao longo dos anos já implementamos outras mudanças no processo de fabricação de ingredientes sem, entretanto, ter alterado nossa fórmula secreta. Continuamos a nos orientar por evidências científicas sólidas para garantir que nossos produtos sejam seguros. O elevado padrão de qualidade e segurança dos nossos produtos permanece sendo nossa mais alta prioridade", disse a Coca-cola, em nota.

A AmBev, responsável pela Pepsi no Brasil, ainda não se pronunciou a respeito.
A controvérsia envolvendo o corante caramelo é antiga e atingiu seu pico nas últimas semanas. Em janeiro, o químico 4-metil imidazol (4-MI) entrou na lista de substâncias consideradas de risco na Califórnia.
Nesta semana, um estudo conduzido por um grupo de defesa ao consumidor ( o Centro de Ciência de Interesse Público -- CSPI, na sigla em inglês) afirmou que o 4-MI causaria câncer em animais.
Na pesquisa recente do CSPI, latinhas vendidas em Washington tinham entre 103 e 153 microgramas da substância. A legislação da Califórnia prevê que o limite considerado seguro para o consumo em uma latinha é de 29 microgramas (milionésimos de grama) de 4-MI.

Pelas normas brasileiras, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso da substância na produção de corantes é permitido, “desde que o teor de 4-metil imidazol não exceda no mesmo a 200mg/kg (duzentos miligramas por quilo)”.
Segundo o toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Ceatox), a substância se mostrou tóxica para ratos e camundongos na concentração de 360 mg/kg, que é pouco menos que o dobro do limite legal no Brasil.

A vigilância sanitária dos Estados Unidos (a FDA – Administração de Comida e Drogas, na sigla em inglês), afirmou não acreditar que os refrigerantes causassem um risco real de câncer, mas que iria investigar a acusação do grupo. “Um consumidor teria que consumir bem mais de mil latas de refrigerante por dia para alcançar as doses administradas [dadas aos animais] nos estudos que mostraram relação com o câncer em roedores”, afirmou Doug Karas, porta-voz do FDA.

Na quinta-feira, ao G1, A Coca-Cola informou em nota que os ingredientes e as quantidades utilizados nos seus produtos “seguem rigorosamente os limites estabelecidos pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.
Já a AmBev informou que a PepsiCo faz parte da Associação Americana de Bebidas, que se posicionou oficialmente:

“Isso não é nada mais que uma tática de pavor do CSPI e suas afirmações são ultrajantes. A ciência simplesmente não mostra que o 4-MI em alimentos ou bebidas seja uma ameaça à saúde humana. Na verdade, dados de agências reguladoras em todo o mundo, incluindo o FDA, a Autoridade Europeia de Saúde Alimentar e a Saúde Canadá consideram o corante caramelo seguro para uso em alimentos e bebidas. O CSPI alega fraudulentamente que está operando em interesse da saúde pública, quando está claro que sua única motivação é assustar o povo americano”, acusou a associação.

Carlos Eduardo critica modo de divulgação de pesquisas

Politica - Eleições 2012 - Natal

Ex-prefeito diz que em anúncio de pesquisa está sendo priorizada a informação de que mais da metade da população não definiu voto.

Mesmo estando à frente na disputa eleitoral pela sucessão na Prefeitura do Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) está insatisfeito com o modo como as pesquisas vêm sendo divulgadas.

Até aqui, os institutos que mensuram a sucessão eleitoral da capital tem indicado que pelo menos 65% dos eleitores não decidiram seu voto. “Vejo sempre a [pesquisa] estimulada em destaque. Na reta final é que muitos eleitores cristalizam as intenções de votos. Mas aqui estão valorizando a espontânea”, criticou o pedetista em entrevista ao Jornal 96.

“Estão capciosamente tentando fazer com passe essa impressão. A maioria do povo de Natal não cai nessa, e está vendo com clareza e nitidez o que está acontecendo. No resto do país não é assim [que se divulga pesquisa]”, continuou o filho de Agnelo Alves.


Desde o final das eleições de 2010 que Carlos Eduardo Alves vem liderando todos os levantamentos estimulados. Com média de intenção de votos acima de 40%.

Alianças


Em que pese a margem de diferença que abriu sobre os demais oponentes (de acordo com os levantamentos estimulados, o ex-prefeito pode vencer em primeiro turno), Carlos Eduardo está só. Ele está ciente disso, mas lembra que os demais também estão.

“Wilma, Mineiro e Hermano também estão sós. Os partidos estão conversando, dialogando. Aqui e acolá uma conversa avança e depois retrocede”, disse Alves, que também comentou o cortejo que as legendas têm demonstrado ao PSD: “Não há nada fechado. Estamos conversando com ele, assim como com outras legendas”.

Alves voltou a defender união das candidaturas de oposição para derrotar as administrações de Micarla de Sousa (PV) e Rosalba Ciarlini (DEM).

Governadora de Mossoró Rosalba é mal avaliada por 76,5%

Politica - RN


Resultado soma números de regular negativo, ruim e péssimo, conforme critérios adotados pelo instituto de pesquisa.


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) também amarga baixos índices de avaliação em Natal. Segundo a pesquisa Start/96FM/Nominuto, a democrata soma 76,5% de regular negativo, ruim e péssimo.

Segundo os números da Start, a administração de Rosalba é considera excelente por 1,4% dos entrevistados. 9,8% acharam que o governo está bom; 12,4% opinaram regular positivo; 19,1% ficaram com regular negativo; 19,2% de ruim; e 38,2% consideraram que a gestão da governadora é péssima.

 

A Start realizou 960 entrevistas entres os dias 2 e 4 de março em 33 bairros nas quatro zonas da capital (Norte, Sul, Leste e Oeste). A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada em 1º de março deste ano e recebeu o nº de protocolo RN 00007/2012/TSE-TRE

Carlos Eduardo tem 41,8% das preferências no voto estimulado, diz Start

Politica - Eleições 2012 - Natal

Wilma de Faria aparece em segundo lugar com 18% das intenções de voto e Rogério Marinho vem em seguida com 7,1% das citações.

Na pesquisa estimulada da Start/96 FM/Nominuto, Carlos Eduardo Alves (PDT) obteve 41,8% das intenções de voto para prefeito de Natal. Wilma de Faria (PSB) apareceu com 18% das preferências e Rogério Marinho (PSDB) foi citado por 7,1% dos entrevistados.

Felipe Maia (DEM) tem 3,5% das intenções de votos; Micarla de Sousa (PV) obteve 2,9% das citações; Fernando Mineiro (PT) ficou com 2,3%; Hermano Morais (PMDB) surgiu também com 2,3% das preferências; e Albert Dickson (PP) foi citado por 2% dos entrevistados.

Nenhum, branco e nulos somaram 16,9% das citações. E ainda não sabe, 3,2% dos pesquisados.


A Start perguntou ao entrevistado se a opção por algum dos candidatos é definitiva ou poderá mudar até as eleições. De acordo com as respostas, 56,7% disseram que a opção é definitiva; 39,1% disseram que opção poderá mudar; outros 3,9% não souberam dizer; e nenhuma das respostas, 0,3%.

A Start realizou 960 entrevistas entres os dias 2 e 4 de março em 33 bairros nas quatro zonas da capital (Norte, Sul, Leste e Oeste). A margem de erro é de 3,2% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada em 1º de março deste ano e recebeu o nº de protocolo RN 00007/2012/TSE-TRE.

Governadora de Mossoró inaugura novo hospital e anuncia Samuzinho

Politica - RN

A governadora Rosalba Ciarlini se emocionou em seu discurso e disse que a inauguração do Hospital da Mulher representa um momento especial. "Estamos cumprindo com a palavra empenhada, realizando um sonho. Mossoró passava por uma crise inaceitável, de momentos de angústia, pois tinha só um espaço onde as mulheres poderiam ser levadas. Não existe maior violência do que, na hora do parto, a mulher ter o atendimento negado", disse, acrescentando: "é um espaço de vida, luz". O hospital fica no bairro Nova Betânia, será uma referência em gravidez de alto risco para uma clientela das regiões do Oeste e Vale do Açu. O evento de inauguração foi no início da noite desta sexta-feira (09) e contou com a participação de políticos, lidereanças e a participação massissa da comunidade mossoroense.
Carlos CostaRosalba Ciarlini lembra que construção de Hospital da Mulher em Mossoró era um sonho antigoRosalba Ciarlini lembra que construção de Hospital da Mulher em Mossoró era um sonho antigo

A governadora anunciou também que o Hospital da Mulher contará com o serviço "Samuzinho" - ambulância com UTI móvel adaptada com incubadora para atender pacientes neo-natal. Rosalba disse que o RN conta com duas unidades, sendo que uma atende o Samu Metropolitano e a outra atenderá a região Oeste.

A governadora também falou das dificuldades financeiras e disse que teve que fazer ajuste e organizar as finanças. "O governo não tinha crédito e tivemos que fazê-lo voltar a ter credibilidade. Devido aos ajustes que fizemos, o Tesouro Nacional ampliou nosso crédito e poderemos fazer financiamentos ou empréstimos no Banco Mundial, Banco Interamericano ou qualquer instituição bancária", disse.

Para Rosalba, Governo e sociedade seguirão unidos. "Estaremos unidos. É o RN que se une em demonstração de que estamos trabalhando para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte."

Antes do ato inaugural, a governadora assinou convênio com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estabelecendo que o Hospital da Mulher servirá como campo de estágio aos alunos dos cursos da área da saúde (Medicina, Enfermagem e Serviço Social).

O hospital

A estrutura do Hospital da Mulher consta de 45 leitos, incluindo enfermarias. Destes leitos sete são da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, dois leitos de Unidade Intermediária (UI) e nove leitos de UTI adulto. O diferencial do trabalho do Hospital da Mulher é a atenção dada aos padrões de serviços humanizados. O parto humanizado significa direcionar toda atenção às necessidades da mulher desde as primeiras horas do trabalho de parto até o nascimento da criança.

domingo, 4 de março de 2012

Atendimentos de Urgência ainda é o maior problema da saúde potiguar

Saúde - RN


O Índice de Desenvolvimento do SUS diz que o RN teve nota 5,42, uma das melhores do Nordeste. Entretanto, o Estado ainda tem muito o que avançar.



Na quinta-feira (1), o Ministério da Saúde divulgou o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), este avalia, através de notas, a atuação da saúde pública em todo Brasil. Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte ficou com a 2ª melhor nota (5,42) e está entre os 12 estados com os melhores serviços de saúde do país.

O índice atualiza a cada três anos e analisa a saúde brasileira através de indicadores. São 24 indicadores, sendo 14 avaliam o acesso obtido e 10 estudam sobre a sua efetividade. Com isso, eles elaboram as notas.

O Estado ficou com a nota 5,42 e teve uma diferença de 0,01 em relação ao primeiro lugar do Nordeste, que foi Alagoas. Por mais que tenha ficado na frente de estados mais desenvolvidos, como Ceará. Isso não quer dizer que a região potiguar esteja livre de problemas. Recentemente,uma pesquisa da Consult indiciou que a segunda maior preocupação dos natalenses era com a saúde pública.

A falta de investimentos em postos de saúde, para atendimentos de emergência, faz com que a maioria dos pacientes sejam deslocados a grandes hospitais, como o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, cujos leitos sempre ficam ocupados e quando vem mais gente, esses tem que ficar nos corredores, esperando um leito ou aguardar para serem transferidos para outros hospitais.

Maria Salete estava acompanhando o seu pai, no Walfredo Gurgel, que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC), após ter passado mal em casa. Ela disse que vai ao hospital, porque não tem um posto de saúde no conjunto Boa Esperança, lugar onde vive.

“Se tivesse mais postos de saúde, remédios e profissionais, para atender a demanda, a saúde pública do estado seria bem melhor.”, disse Salete.
 
 
 
Domício Arruda, secretário de saúde do estado, falou que era importante divulgar os resultados desse índice para realizar melhorias na saúde em todo o país.

“O maior problema da saúde brasileira é o seu acesso, são portas estreitas. No Rio Grande do Norte, a nossa porta mais estreita são os atendimentos de urgência”, disse Arruda, concordando com o que Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse na quinta-feira sobre o acesso ao hospital.

Sobre a falta de acesso, Eduardo Silva é paciente do Walfredo Gurgel e está esperando fazer uma cirurgia cardíaca. Silva está com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) que faz o seu coração crescer e está a seis meses tentando fazer uma cirurgia. Ao ser perguntado o que ele acha da saúde pública, no Estado, rapidamente disse: “Nem tudo aquilo que a gente tem o direito de ter por direito, é aquilo que a gente vai ganhar”.

Para tentar desafogar os maiores hospitais do estado e assim trazer melhorias a saúde pública potiguar, às prefeituras e o Governo estão criando medidas, tais como a criação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam por 24 horas, e ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) criou a Rede de Atenção às Urgências no Rio Grande do Norte. Fazem parte da rede: o Samu, UPAs e o conjunto de serviços de urgência 24 horas de atenção hospitalar e domiciliar.

Esta faz parte da Política Nacional de Atenção as Urgências, no qual o foco principal é trazer medidas para desafogar a superlotação do Walfredo Gurgel e já se sentiu as primeiras melhorias. No carnaval, não teve nenhum paciente do SUS pelos corredores do hospital, segundo a Sesap.
 
UPA de Pajuçara, na Zona Norte.
 
Além disso, o Estado anunciou novas UPAs para os municípios de Ceará-Mirim e Assu. São 11 unidades, ao todo, que estão em projeto ou em construção. Atualmente, 4 se encontram em construção nos municípios de Macaíba, Mossoró, Natal, localizada no bairro da Cidade da Esperança, e Parnamirim.

Sobre a UPA da Cidade da Esperança, faz dois anos que ela deveria estar pronta. Enquanto isso, os moradores do bairro tem que ir a Unidade Básica de Saúde do bairro de Quintas ou para o Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas.

Em Natal, existe uma unidade que fica em Pajuçara, na Zona Norte. Tem capacidade para mais de 300 atendimentos por dia e conta com 150 funcionários. São quatro consultórios médicos, 12 leitos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico.

Mas, por conta dos assaltos que teve na unidade, recentemente, os atendimentos foram prejudicados e os funcionários até ameaçaram de fazer uma paralisação por causa dos pagamentos atrasados e em protesto pela falta de segurança.

Em Natal, foi criado o Ambulatório Médico Especial (AME) em que traz os serviços de saúde básica, tais como pediatria, cardiologia, clínico geral, geriatria, oftalmologia, nutricionista, entre outros.

São três ambulatórios em Planalto, Nova Natal e Brasília Teimosa. O quarto seria no conjunto Igapó, entretanto, as obras estão paralisadas. Se estivesse funcionando a unidade atenderia 11 mil atendimentos por mês, incluindo, e diminuiria a lotação do Hospital Santa Catarina.
 
Atendimento da equipe do Samu.
 
O Ministro Alexandre Padilha disse que o índice não deve ser visto como um instrumento de avaliação apenas da administração local e que as notas estimulam o avanço do SUS. Ainda falou que não há uma nota mínima e que metas estão descartadas, apesar dos técnicos do Ministério dizer que nota 7 seria ideal.

Natal obteve uma nota 5,9 e foi a terceira melhor nota das capitais nordestinas, perdendo apenas para São Luís e Recife. Além disso, a capital potiguar está entre as 11 melhores notas do índice em todo país. A pior nota ficou para o Rio de Janeiro, que foi 4,33.

Domício Arruda disse que apesar das notas, a saúde ainda precisa ser aperfeiçoada. "A gente precisa melhorar bastante, apesar de termos avançados na parte de transplante", disse. O secretário disse que ainda não tem uma ação pontual para atender outras questões que o indicador apontou de negativo para o Estado.