sábado, 19 de março de 2011

Bandidos explodem caixa dentro de shopping em Natal

Policia - Natal,RN


Qua­tro ho­mens ar­ma­dos, com es­pin­gar­das ca­li­bre 12, ex­plo­di­ram um caixa ele­trô­ni­co do Banco do Bra­sil, que fica lo­ca­li­za­do no shop­ping Air­ton Senna, na ma­dru­ga­da deste sá­ba­do (19), por volta das 2h30. O es­ta­be­le­ci­men­to fica si­tua­do entre as ave­ni­das Air­ton Senna e Abel Ca­bral, na zona Sul de Natal. De acor­do com o te­nen­te Eg­na­fram, da Po­lí­cia Mi­li­tar, a qua­dri­lha che­gou ao local em um Gol ge­ra­ção 4 de cor preta, e ren­de­ram o vigia de um bar, que aca­ba­ra de ser fe­cha­do.




Ainda se­gun­do a po­lí­cia, al­guns fun­cio­ná­rios do mesmo bar, que es­ta­vam lim­pan­do o es­ta­be­le­ci­men­to, pre­sen­cia­ram a ação dos ban­di­dos, foram ren­di­dos e tran­ca­dos no ba­nhei­ro. Não se tem in­for­ma­ção se a qua­dri­lha con­se­guiu levar di­nhei­ro, já que exis­tiam dois cai­xas ele­trô­ni­cos no local, um deles dis­po­ni­bi­li­za che­ques e ex­tra­tos, en­quan­to o outro, cé­du­las.
Quan­do os ban­di­dos par­ti­ram, os fun­cio­ná­rios de um ca­chor­ro quen­te que fica na es­qui­na li­ber­ta­ram os re­féns. Mo­ra­do­res de um con­do­mí­nio, que ficam em fren­te ao shop­ping, acio­na­ram a po­lí­cia. Mi­nu­tos de­pois o ba­ta­lhão de cho­que che­gou, mas já não se tinha o pa­ra­dei­ro dos as­sal­tan­tes. Ape­sar das di­li­gên­cias rea­li­za­das pela po­lí­cia, os sus­pei­tos ainda não foram pre­sos.
Con­tu­do, uma câ­me­ra de se­gu­ran­ça ins­ta­la­da em um bar, den­tro do shop­ping onde foi ex­plo­di­do o caixa, cap­tou ima­gens da ação e de­ve­rá aju­dar a po­lí­cia a iden­ti­fi­car os ban­di­dos. O ma­te­rial foi en­tre­gue à de­le­ga­cia de plan­tão da Zona Sul. Se­gun­do o de­le­ga­do, a iden­ti­fi­ca­ção será fa­ci­li­ta­da pelo fato de os as­sal­tan­tes não terem es­con­di­do seus ros­tos. Há sus­pei­tas de que a qua­dri­lha seja de fora do Es­ta­do.
Ainda não se sabe a quan­ti­da­de de di­nhei­ro le­va­da nem a quan­ti­da­de de ex­plo­si­vos usada na ação. A po­lí­cia está aguar­dan­do a pe­rí­cia do Itep e da Po­lí­cia Fe­de­ral, já que se trata do Banco do Bra­sil, para ter aces­so as in­for­ma­ções.
 

sexta-feira, 18 de março de 2011

Neste sábado, agricultores de todo o estado celebram o dia de São José

Religião e Agricultura - RN


Padroeiro do homem do campo, a esperança é de que o santo mande chuva para a terra seca do sertão.

Na Matriz de Angicos os devotos de São José, por mais um ano celebram a festa do padroeiro no Sertão do Cabugi. Na igreja o ritual dos católicos se resume as orações sejam elas diante da imagem ou diante do Altar nas missas.
Na matriz, as celebrações se completam com as ladainhas, em penitência clamam por graças. Da cidade para o meio rural, é no campo que a devoção a um dos Santos da Sagrada Família ganha dimensão. Afinal o agricultor se apega a São José nos momentos bons e ruins.
Em alguns locais, a impressão é de que as preces dos agricultores já estão sendo atendidas. Em Angicos, a chuva vem caindo com força .Além da comida, alguns agricultores também festejam a riqueza das água. Em muitas localidades, as cisternas estão cheias e sangrando direto.


quinta-feira, 17 de março de 2011

Festa rubro-negra no Castelão: Fla vence por 3 a 0 e está nas oitavas

Futebol - Copa do Brasil 2011


Rubro-Negro carioca cumpre o seu objetivo diante do Fortaleza



e evita a partida da volta pela segunda fase da Copa do Brasil
 
 
Com o Castelão dividido por torcedores de Fortaleza e Flamengo, quem fez a festa na noite desta quarta-feira foi a parte rubro-negra. Com o placar de 3 a 0, a equipe carioca cumpriu o seu objetivo e, como ocorreu na primeira fase, quando eliminou o Murici-AL, garantiu com apenas um jogo a sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil
Na próxima etapa da competição o adversário será o Guarani ou outro time cearense, o Horizonte.




O Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Cabofriense, em Macaé, pela quarta rodada da Taça Rio. Já o Fortaleza volta as suas atenções para o Cearense e no mesmo dia e horário faz o clássico com o Ferroviário, também no Castelão.
 
O jogo começou com 13 minutos de atraso, por causa do enorme número de pessoas que entrou em campo e mais a troca de meiões (brancos, iguais aos do Fortaleza, por preto) do goleiro Felipe. Com a bola rolando, o camisa 1 mostrou serviço logo aos dois minutos, ao fazer boa defesa em chute de Bismarck. O Flamengo, com Wanderley no ataque, no lugar de Negueba, tentou cadenciar o jogo e adiantou sua marcação ao perceber que o time da casa tentava imprimir um ritmo alucinante à partida.


E os visitantes logo conseguiram uma roubada de bola, com Thiago Neves, aos seis. Ele sofreu falta, e na cobrança Ronaldinho lançou David Braz, que, livre na área, isolou a bola. A partir daí, as faltas se sucederam entre as intermediárias, e o jogo não fluía. Ronaldinho, muito marcado, às vezes por três adversários, buscava espaço. O que conseguiu aos 20, quando lançou na área Thiago Neves, que serviu para Renato disparar uma bomba de pé direito e abrir o marcador. Na comemoração os jogadores do Flamengo simularam um jogo de porrinha (palitos).



Em desvantagem, o Fortaleza passou a ocupar o campo defendido pelo time rubro-negro, que quase não conseguia saída para o ataque. A solução encontrada pelo Flamengo a partir dos 30 minutos foi segurar a bola, trocando passes na defesa e no meio à espera do momento de dar o bote. Se não deu para assustar o time da casa, pelo menos impediu que o Tricolor cearense criasse chances de gol. E assim o time carioca foi para o intervalo com 1 a 0 a seu favor.
Mal começou o segundo tempo e Renato disparou um míssil, com a bola passando muito próxima à trave direita do goleiro Fabiano. O lance mostrou de cara que a disposição do Flamengo era decidir a sua classificação na capital cearense. Aos oito, Vanderlei Luxemburgo perdeu a paciência com Egídio, que tinha um cartão amarelo e mais uma vez não se apresentou bem, e pôs Ronaldo Angelim, ídolo das duas torcidas, na lateral esquerda.
Quando o Fortaleza passou a tomar as iniciativas da partida, o Flamengo armou um contra-ataque e chegou ao segundo gol, aos 15, com Wanderley. Ele, que pela primeira vez começou como titular, aproveitou de cabeça uma meia-bicicleta de "pneu furado" de Thiago Neves.


O resultado de 2 a 0 já colocava a equipe carioca direto na terceira fase da Copa do Brasil, por isso o Flamengo passou a, sempre que possível, segurar a bola no seu ataque. O Fortaleza pouco ameaçou, e a tarefa rubro-negra foi facilitada. Aos 46, Diego Maurício, que havia substituído Thiago Neves, recebeu de Ronaldinho e fez o terceiro para consolidar a vitória e a classificação, para a alegria de sua torcida em todo o Brasil.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Documentação

Cidadania - Brasil


Certidões de casamento, óbito e nascimento com tecnologia antifraude


 
Desde janeiro de 2011, a Casa da Moeda, em parceria com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça, emite certidões de casamento, nascimento e óbito padronizadas e com tecnologia antifraude.

Os novos documentos são impressos em papel moeda e trazem mais de onze itens de segurança como marca d’água, microletras e o brasão da República. Além disso, a palavra “autêntico”, escrita no verso de cada papel, é visível apenas sob lâmpada ultravioleta com luminescência verde limão. Tudo para inibir eventuais falsificações.
O papel de segurança é o mesmo utilizado para a emissão das cédulas de real e, por isso, permite maior durabilidade.
As certidões de nascimento serão bem mais detalhadas, já que passam a ser emitidas com uma matrícula única, além do número da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pela maternidade. Além de dificultar fraudes, a emissão totalmente informatizada permite ao Governo acompanhar o número exato de brasileiros registrados em cada região do País.
As capitais do Nordeste do País são as primeiras a emitir os novos documentos padronizados, seguidas pelas cidades do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Até então, cada estado da federação tinha um tipo de certidão.


As cidades que não possuem sistema informatizado receberão kits com computador e sistema de impressão das certidões. Antes de emitir os novos documentos, os funcionários dos cartórios participam de um curso rápido de capacitação para utilizar o novo sistema.







Não é necessária uma corrida aos cartórios: as certidões antigas continuam valendo. Mas quem quiser logo o novo modelo pode fazer a emissão gratuitamente.

Justiça determina posse de Rejane Ferreira na vaga de Fernando Lucena

Politica - Natal,RN


A suplente de vereador de Natal Rejane Ferreira (PMDB) conseguiu na Justiça o direito de assumir uma vaga na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (14), O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acatou o pedido da suplente e determinou a suspensão do ato da Presidência da Câmara que empossou o primeiro suplente da coligação PMDB/PT/PSB, Fernando Lucena (PT) e ordenou que o presidente da CMN, vereador Edivan Martins (PV), emposse Rejane Ferreira.
A posse dos suplentes de Natal gerou polêmica desde recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, que determinou a posse de suplentes dos partidos, e não das coligações, sob o argumento de que resolução do Tribunal Superior Eleitoral que trata sobre a fidelidade partidária determina que os mandatos pertencem aos partidos, e não às coligações. Com as saídas dos vereadores Paulo Wagner (PV) e Hermano Morais (PMDB), eleitos deputados federal e estadual, respectivamente, os suplentes do PV e PMDB deveriam assumir as vagas.
Em meio à insegurança jurídica que o posicionamento causava, o presidente Edivan Martins aguardou até o dia 11 de fevereiro para empossar os suplentes, depois de acatar parecer técnico elaborado pela Procuradoria Legislativa da CMN. Assim, Fernando Lucena e Assis Oliveira (PR) assumiram as vagas deixadas pelos vereadores que participaram das coligações. Insatisfeita com o posicionamento da CMN, Rejane Ferreira recorreu ao Tribunal de Justiça.

Na decisão, que ainda não teve o inteiro teor disponibilizado, o desembargador Vivaldo Pinheiro determina a suspensão do ato da Presidência que empossou Fernando Lucena, além da convocação e posse imediata de Rejane Ferreira. Contudo, a decisão trata apenas sobre a situação da suplente do PMDB, não se estendendo ao vereador Assis Oliveira, que é do PR e ocupa a vaga deixada por um vereador do PV.


Reconsideração


O procurador geral da Câmara Municipal do Natal, Thiago Fernandes, informou que a tendência é que o Legislativo entre com um pedido de reconsideração da decisão que determina a saída de Lucena da Casa. No entanto, o procurador informou que ainda não houve a intimação da CMN e que, sem o teor da decisão - que deverá ser disponibilizado na terça-feira (15) pela manhã -, não pode antecipar quais os argumentos serão utilizados na defesa.
"Vamos analisar as razões da decisão e entrar com um pedido de reconsideração por parte do Tribunal de Justiça. Agora, no entanto, não posso antecipar o que será argumentado pela Procuradoria", disse Thiago Fernandes.


Lucena diz que foi surpreendido com decisão de Vivaldo Pinheiro

O vereador Fernando Lucena (PT) disse que foi surpreendido com decisão do Tribunal de Justiça do estado que determinou a posse da suplente Rejane Ferreira (PMDB), anulando ato da Presidência da Casa que empossou o petista na vaga deixada pelo ex-vereador Hermano Morais (PMDB), atual deputado estadual. Para o parlamentar, o que mais supreendeu foi o fato de que a decisão partiu do desembargador Vivaldo Pinheiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
"Eu tenho um diploma igual ao de Rogério Marinho (deputado federal que assumiu vaga de Betinho Rosado, licenciado), dado pelo tribunal que ele é presidente e que diz que eu sou o primeiro suplente de Natal. É lamentável que ele rasgue um diploma que foi dado pelo tribunal que ele é presidente", disparou Lucena.
O petista afirmou que uma decisão semelhante, mas partindo de outro desembargador, não teria causado tanta surpresa. "O que ele fez é o mesmo que o presidente da OAB dizer que as carteirinhas que eles concedem não valem mais de nada", comparou.
Mesmo com a decisão, Fernando Lucena acredita ainda não há como se afirmar que ele deixará a Câmara. "Essa questão está sendo discutida no STF, na Câmara dos Deputados, e não vai parar por aqui. Vamos recorrer da decisão. Sò lamento que o presidente do TRE não reconheça o diploma dado pelo tribunal que ele é preside", completou.

 
Fonte:Tribuna do Norte