quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Musa do Brasiliense

Musa do Brasiliense - Brasília - Brasil


Depois da arrasadora estreia do ensaio da musa Keli Cristina, em área restrita a maiores de 18 anos, o site do Brasiliense já recebeu mais de 720 mil acessos em menos de duas semanas. A novidade quebrou o recorde de visitas em um dia, com 252.230 visitantes somente em 22 de dezembro, na estria das fotos sensuais.


Desde então, com ampla cobertura em TVs nacionais, sites e jornais, a musa chegou a atrair 196.245 acessos somente na última quinta-feira. Mesmo com cinco dias de problemas de acesso com o antigo servidor, o site teve excelente audiência em 23 de dezembro (128.007), 25 de dezembro (28.823), 27 de dezembro (89.940), no último sábado (35.188) e domingo (32.690), em números fornecidos pelo Google Analytics, ainda sem contar a segunda-feira passada.

O recorde anterior era cinco vezes menor, com os 52.340 visitantes no dia da eliminação do Jacaré da Série C de 2011 com a transmissão online de Brasiliense 1 x 4 Joinville pela Rádio e TV Brasiliense. O site anteriormente costuma ser frequentado por dois mil internautas diariamente.

Nudez

A sessão de musas já faz parte do site oficial do Jacaré desde o ano passado. Keli Cristina, porém, foi a primeira a ter um ensaio mais ousado, em área restrita a maiores de 18 anos, um sonho para milhares de antigos e novos torcedores do Jacaré. A atração ganhou destaque até na edição nacional do Globo Esporte da semana passada.

Veja todas as fotos no link abaixo

http://www.brasiliensefc.com.br/multimidia/album.asp?id=159#

http://www.brasiliensefc.com.br/site/

Agripino pede unidade dos aliados em Natal e Mossoró

Politica - Eleiões 2012 -RN

O senador José Agripino Maia (DEM), presidente nacional do DEM, defendeu ontem que o grupo que compõe o arco de alianças em torno da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no Rio Grande do Norte se apresente com candidaturas únicas em Natal e Mossoró, na eleição deste ano. O senador incluiu ao leque de aliados o PSDB, o PMDB e legendas próximas politicamente aos democratas. O nome que poderia representar os governistas, no entanto, não foi externado pelo senador. "Quem senta à mesa para dialogar e buscar parcerias não pode chegar com um nome pronto", afirmou ele, ao ser indagado se o deputado federal Rogério Marinho, pré-candidato tucano (a sigla mais próxima dos democratas) já sai em vantagem.
Alex RégisSenador José Agripino afirma que definições de nomes devem ficar para abril ou maioSenador José Agripino afirma que definições de nomes devem ficar para abril ou maio

Agripino não deixou pistas sobre a possibilidade ou não da legenda que comanda apresentar um candidato próprio em Natal ou Mossoró, mas no que concerne à capital deixou claro que "o partido pode ter uma candidatura própria e pode não ter". O tema, assegurou o senador, somente se definirá em meados de abril ou maio. "O DEM tem conversas com o deputado Rogério, bons entendimentos com o PSDB, mas esse processo não está fechado", assinalou. Os tucanos são os aliados preferenciais dos democratas e isso é externado prontamente pelas principais lideranças de ambas as legendas.

O obstáculo capital, no caso do Rio Grande do Norte, são alianças também em passo de solidez como é o caso da que se formatou com o PMDB (partido que também dispõe de um pré-candidato, o deputado Hermano Morais). Agripino disse que vai defender até o último momento a unidade das siglas aliadas do DEM. Ele não soube precisar o número exato de candidaturas próprias que os democratas devem apresentar interior afora. "Mas posso dizer que com certeza faremos muito mais prefeitos do que temos agora", analisou.

A tese externada pelo senador José Agripino Maia acaba por revelar estratégias diferentes entre possíveis candidatos da base e da oposição ao Governo. Na edição de ontem, a deputada Fátima Bezerra, do PT, defendia a candidatura de Fernando Mineiro, deputado estadual pré-candidato petista, e ao mesmo tempo opinava sobre uma aliança do grupo em um possível segundo turno, em Natal. Essa discussão tem colocado representantes de partidos oposicionistas em campos opostos. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato do PDT, é o único que tem defendido a união do grupo em torno da candidatura que se mostrar mais viável do ponto de vista eleitoral. Até o momento ele tem liderado as pesquisas de intenção de votos, mas é seguido de perto por outra potencial pré-candidata, que é a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB.

DEM tem dificuldades com candidaturas

O ano chega ao fim com a indefinição do grupo governista sobre se o DEM, partido da governadora Rosalba Ciarlini, terá candidato próprio em Natal ou Mossoró. Na capital, a possibilidade é considerada próxima de zero. Já no município do Oeste, a expectativa, que chegou a contar com seis nomes, terminou 2011 com três - dos quais um segue na peleja da lei da inelegibilidade. Trata-se da vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) que, para sair candidata ao Palácio da Resistência, depende da renúncia de Fafá. A prefeita tem repetido que concluirá seu mandato, o que deixaria Ruth - em tese - fora do jogo político local. Tem-se o cenário composto pela vice-prefeita e os vereadores Cláudia Regina e Chico da Prefeitura, do Democratas.

O ano começou com - além de Ruth, Cláudia e Chico - mais três nomes que poderiam ser indicados para encabeçar a chapa governista: a secretária estadual de Infraestrutura Kátia Pinto (DEM) e os secretários Municipais Alex Moacir (PMDB) e Francisco Carlos (PV). Contudo, as articulações e movimentações de bastidores apontaram, ao longo de 2011, para uma composição entre DEM e PMDB, o que deixa Alex Moacir fora do páreo da disputa do cargo de prefeito e o coloca em vantagem para a vice-prefeitura.

Na convenção local do DEM, realizada no mês de junho, os discursos das lideranças governistas - no âmbito municipal e estadual - apontaram para a união do grupo em 2012. Passada a euforia momentânea dos convencionais, os democratas passaram a intensificar - cada qual com suas armas - seus nomes na busca da viabilização política. Ao contrário de Mossoró, o único nome posto em pauta em Natal - mas já rechaçado pelo próprio - é o do deputado Felipe Maia.

Dengue: 1.159 cidades vão receber 20% a mais de recursos para combate à doença

Saúde - Dengue - Brasil


Mil cento e cinquenta e nove municípios brasileiros vão receber 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde para o combate à dengue este ano. De acordo com o Ministério da Saúde, os projetos aprovados chegam a um montante de R$ 92,8 milhões adicionais e devem beneficiar mais de 100 milhões de pessoas.

Dados da pasta indicam que, de janeiro a novembro de 2011, 742.364 casos suspeitos da doença foram registrados em todo o país - 25% a menos em comparação ao mesmo período de 2010. A maior redução, de 77%, foi identificada na Região Centro-Oeste.
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABrDengue: 1.159 cidades vão receber 20% a mais de recursos para combate à doençaDengue: 1.159 cidades vão receber 20% a mais de recursos para combate à doença

O número de municípios com projetos aprovados é 17% maior do que os 989 previstos pelo ministério no lançamento das ações estratégicas para combate à dengue, em outubro do ano passado.

As cidades selecionadas, segundo a pasta, vão assinar um termo de adesão, comprometendo-se a ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a vigilância dos casos e a assistência aos pacientes.

Os recursos adicionais serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o fundo do Distrito Federal e para os fundos municipais de Saúde. A lista completa de cidades selecionadas pode ser conferida no site.

* Fonte: Agência Brasil

EQUILÍBRIO NOS IDOSOS

Saúde - Idoso - Brasil


Tonturas - Quedas

O equilíbrio: como é mantido ?
O equilíbrio corporal é mantido por diversos orgãos e sistemas. Os principais sensores do sistema do equilíbrio estão no labirinto, olhos, músculos, ossos e articulações.
Todas essas estruturas mandam informações sobre a posição da cabeça e do corpo para o cérebro que analisa estas informações e faz ajustes para manter um equilíbrio perfeito. O cerebelo também ajuda nessa tarefa. Tudo funciona com muita harmonia, como se fosse uma orquestra.
Como surge o desequilíbrio ?
O desequilíbrio (tontura) aparece quando as informações não são mandadas corretamente para o cérebro ou quando o cérebro não consegue entendê-las como deveria. Significa que uma ou mais das estruturas responsáveis em mandar e receber informações estão alteradas ou estão em conflito. As doenças e o processo de envelhecimento muito contribuem para o desequilíbrio do idoso.
Como é a tontura ?
Pode ser uma simples sensação de desequilíbrio, impressão de queda, mudança de rumo, sensação de flutuação, vertigem. A vertigem é um tipo frequente de tontura, a pessoa sente que as coisas giram ou ela gira.

Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária mas é nos idosos que elas são bem mais frequentes e preocupantes por causa das quedas. Nos ambulatórios de clínicas geriátricas a incidência de tonturas atinge 81% a 90% .
Por que os idosos caem ?
Cerca de 29% dos idosos caem ao menos uma vez por ano e 13% caem de forma recorrente. A lesão acidental é a sexta causa de mortalidade em pessoas idosas. A queda é responsável por 70% dessa mortalidade.

As doenças que acometem os idosos podem ser fatores únicos das quedas ou fatores coadjuvantes das labirintopatias.
Entre as causas que predispõem à quedas , podemos citar as seguintes:

Tipos e excesso de medicamentos: cerca de 3000 medicamentos são citados como possíveis causadores de tontura e vertigem. Os efeitos indesejáveis causados pelo excesso e pela interação medicamentosa são incontáveis. O paciente idoso costuma tomar remédios receitados por vários médicos.Além de tomarem remédios demais, as doses nem sempre estão certas.
Visão: as causas principais de visão prejudicada são glaucoma, degeneração macular , retinopatia diabética.

Ortopedia: artrite, osteoporose , sequelas de fraturas ,anquiloses.

Labiríntica: prevalença das tonturas posicionais , tonturas infecciosas, degeneração progressiva das estruturas labirínticas.

Cardiovascular: problemas circulatórios nas extremidades distais causando neuropatia periférica , baixo impulso vascular cardíaco.

Neurológico: história de acidente vascular cerebral , insuficiência vertebrobasilar, esclerose múltipla.

Endocrinológica: aumento de incidência de diabete trazendo consequências à retina e ao labirinto.

Vida sedentária: vida sedentária leva à obesidade e esta afeta a função do equilíbrio.

Há pessoas idosas que costumam sair pouco de suas casas pelo receio que possam cair. As quedas porém são mais frequentes justamente em casa e são resultantes de ‘’perigos domésticos’’ como as escadas, os pisos escorregadios, pouca luminosidade e disposição inadequada de móveis. As escadas e o trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, são considerados os de maior risco na moradia.Além da limitação social e física em idosos com tonturas , uma queda pode resultar em fratura. As fraturas podem levar à hospitalização muitas vezes prolongada e de custo elevado.
O "ataque de queda"
A maior causa de queda dos idosos são de natureza acidental : cair das escadas , tropeçar num tapete, escorregar num assoalho encerado , etc.
Mas um outro tipo de queda pode ocorrer nos idosos: o ‘’ ataque de queda’’ ou sincope postural . Os ataques de queda são súbitos, não acidentais ,sem nenhum sinal ou sintoma pregresso de queda. A pessoa simplesmente cai (desaba) e se dá conta que está no chão. Em geral resultam em lesões (fraturas, ferimentos,hematomas, contusões ) de maior ou menor gravidade.Os casos de ataques de queda ou sincopes posturais são atribuídos a uma hipotensão ortostática com momentâneo deficit circulatório cerebral, acompanhados de perda temporária da consciência.
Como previnir e tratar tonturas e quedas nos idosos?

Prevenção

Enquanto alguns fatores de risco para as quedas não podem ser mudados, como o envelhecimento, outros podem ser eliminados ou reduzidos através de orientações de prevenção a pacientes e familiares:
  • Estar ciente dos objetos e móveis existentes na casa e suas localizações;
  • Evitar escadas;
  • Eliminar objetos e móveis desnecessários;
  • Mover-se devagar;
  • Usar iluminação de orientação;
  • Evitar bebida alcóolica;
  • Evitar o uso de roupas folgadas e longas que possam enganchar em objetos ou móveis;
  • Eliminar tapetes que possam deslisar ou dobrar;
  • Estar atento aos animais domésticos , seus brinquedos e recipientes com água;
  • Colocar roupas ao fácil alcance, evitando bancos ou escadas;
  • Usar calçados bem adaptados aos pés. Evitar chinelos, pantufas, etc. pequenos ou folgados.
Tratamento

O tratamento inicia com uma retomada das condições orgânicas e psiquicas da pessoa idosa:
Os medicamentos precisam ser revistos quanto aos tipos, quantidades e doses. Uma avaliação da condição visual, neuro-psicológica, cardio-vascular, metabólica, endócrina, ortopédica é necessária. A atividade física (aeróbica e anaeróbica) precisa ser exercida pelo paciente idoso, seja na academia, seja com educador físico personalizado.

Os medicamentos anti-vertiginosos são usados nos casos de crises agudas de tonturas e cabe ao médico monitorar as doses e tempo de uso.
Uma vez estabelecido um diagnóstico inicia-se a fisioterapia labiríntica que é um programa de exercícios que visa aumentar a estabilidade postural.É chamado reabilitação vestibular.
O tratamento cirúrgico está indicado em casos específicos (tumores,insucesso de tratamento clínico).
Como a tontura do idoso evolui ?
O tratamento médico e as medidas preventivas de quedas trarão uma melhor qualidade de vida ao idoso, oferecendo-lhe maior segurança nas suas atividades diárias.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico ?
A tontura nos idosos é diferente ?
Por que os idosos caem ?
O tratamento para tonturas e quedas dos idosos é eficiente ?

Cuidados com os baixinhos nos dias quentes

Saúde - Criança - Brasil

Cuidados com os baixinhos


Ainda nem entramos no verão, mas os termômetros já começam a dar sinais do que vem por aí em termos de calor.

No consultório, já começo a receber perguntas das interferências do clima quente nos baixinhos e cuidados que devem receber neste período, que inclusive, já convida para esticadas às praias. Por isso, resolvi destacar aqui partes de um capitulo do meu livro ‘Seu bebê em perguntas e respostas’, com algumas dicas para as mamães e papais. Confira.

Idade e horários para o banho de sol - os bebês podem ficar expostos ao sol a partir dos dois meses, em horários de pouca insolação, ou seja, antes das 10h ou após das 17h. Nos horários mais próximos ao meio-dia ocorre um aumento das irradiações, tanto ultravioleta quanto infravermelha, que são danosos para a pele em geral, principalmente para a dos pequeninos. Em curto prazo, essas irradiações podem provocar lesões, inclusive cancerosas. Sendo assim, aconselho ainda, em regiões mais quentes e especialmente no alto verão, o uso de protetores solares para diminuir os efeitos nocivos dos raios que incidem nestes horários de pico. Dê preferência a produtos fabricados especialmente para a pele do bebê.

Importante lembrar que a exposição precisa ser progressiva. Comece com um ou dois minutos ao sol, primeiro nas pernas e aumentando gradativamente a área exposta e o tempo de permanência, até chegar ao corpo todo e aos quarenta minutos diários. O uso de chapéu também é indicado.

A primeira visita à praia – Respeitando todos os itens citados acima, a criança também está liberada para a praia a partir dos dois meses de idade. Porém, outros cuidados muito importantes são necessários, como evitar o contato da criança com a areia e a água do mar, se poluídos, devido ao risco de contaminação.

A primeira aventura na piscina – Não há uma idade mínima para a entrada da criança na piscina, desde que seja realizado com toda a segurança e supervisão do adulto, em piscina inflável e rasa. Já para o ingresso em piscina pública, os cuidados devem ser redobrados, especialmente ao considerarmos locais com maiores riscos de contaminação. Todos os itens citados anteriormente também devem ser considerados.

Brotoejas de calor – Nós, humanos, possuímos glândulas sudoríparas por toda a extensão do corpo. Ao eliminar água (suor) estas glândulas diminuem a temperatura do corpo, refrescando-nos. Nos bebês, no entanto, os dutos destas glândulas ainda não estão totalmente desenvolvidos, fazendo com que o suor fique retido no interior da glândula e provoque pequena reação inflamatória, caracterizada por círculos avermelhados, e que são popularmente chamados de brotoejas. Apesar de não causar nenhum risco, as brotoejas causam incômodo, e para evitá-las é recomendado deixar as crianças com o mínimo de roupas em dias mais quentes e úmidos, assim como dar mais banhos mornos e aplicar loções hidratantes neutras.

Mães, sigam estas regrinhas básicas, e vocês terão férias e fins de semana com menos sofrimento para os baixinhos e menos preocupações para os pais.

 

Refluxo em Bebês

Saúde - Brasil

Entendendo o refluxo em bebês


Um assunto bastante questionado em meu consultório é sobre o refluxo em bebês, e que é bastante comum nos primeiros meses de vida. Apesar de gerar preocupação nos pais, o refluxo gastroesofágico (RGE) tem, na maioria dos casos, uma evolução satisfatória, sem comprometer o crescimento, o desenvolvimento e o estado de saúde da criança.
O refluxo se dá pela passagem de conteúdo gástrico para o esôfago, sendo um processo fisiológico normal em bebês, crianças e adultos saudáveis.

Os bebês em particular ingerem, ao longo do dia, quantidades consideráveis de leite, líquidos e alimentos, e passam 90% do tempo deitados, sendo normal a presença de quadros de refluxo.
Em apenas 2% dos casos é necessária arealização de uma investigação. Dentro destes 2% é possível encontrar crianças portadoras da doença do refluxo gastroesofágico, causada por anormalidade anatômica ou funcional da cárdia (uma válvula que se localiza no limite do esôfago com o estômago).
Nesta doença, o bebê apresenta sinais específicos, como vômitos e regurgitações que prosseguem após os seis meses de vida, falha no ganho de peso e resultados negativos às dietas, além de sintomas respiratórios como a asma.

A asma, na doença do refluxo gastroesofágico, se caracteriza por crises fortes de falta de ar podendo haver presença de restos alimentares ou mesmo do suco gástrico nas vias respiratórias. Quadros de apneia, broncoespasmo (chiado no peito) ou pneumonias de repetição necessitam de uma atenção maior, sendo imprescindível a realização de uma pesquisa investigativa para diagnosticar a doença.
As manifestações clínicas da doença do refluxo também são diferentes em cada faixa etária pediátrica. Veja abaixo:

Bebês – 50 a 70% dos bebês têm refluxo e usualmente ele não é causado por doença. O pico de incidência acontece ao redor dos quatro meses de idade e melhora a partir de seis meses, tendendo a desaparecer em torno de um ano. Somente uma pequena minoria desenvolve irritabilidade, recusa alimentar, vômitos sanguinolentos, falta de ganho de peso e anemia.
Pré-escolares – crianças pré-escolares costumam apresentar regurgitação intermitente, podendo raramente apresentar também chiado no peito.

Escolares e adolescentes – estes pacientes apresentam sinais e sintomas semelhantes aos dos adultos, como queimação retroesternal (região do coração), e/ou regurgitações.
Para evitar o refluxo em um bebê é importante alimentá-lo com alimentos mais densos, em pequenas quantidades e com maior frequência. É importante também deixá-lo em posição mais vertical o maior tempo possível, além de elevar a cabeceira de seu berço.
Como tratamento, já existem leites enriquecidos com espessantes - feitos principalmente de amidos -, medicamentos que ajudam a acelerar o esvaziamento gástrico e diminuir o refluxo, além dos protetores de mucosa. Entretanto, não devemos esquecer que tanto o leite como estes medicamentos devem ser prescritos e ter o acompanhamento de um pediatra ou gastroenterologista pediátrico.

Acidente envolvendo transporte alternativo interrompe trânsito na Deodoro da Fonseca

Acidente de trânsito - Av Deodoro da Fonseca - Natal - RN
Um acidente envolvendo uma van utilizada para transporte alternativo e um táxi interrompeu o trânsito na avenida Deodoro da Fonseca na manhã desta quarta-feira (4). A expectativa dos agentes de trânsito era liberar a via até às 10h45.
Emanuel AmaralAcidente envolvendo transporte alternativo interrompe trânsitoAcidente envolvendo transporte alternativo interrompe trânsito

No acidente, causado por um avanço no sinal vermelho, houve uma ferida, que era a cobradora do alternativo. Ela, cujo nome não foi confirmado, foi arremessada para fora do veículo pela porta de entrada, que estava aberta. Segundo testemunhas, a cobradora estava consciente quando foi levada por ambulância do Samu para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Acidente envolvendo caminhão para trânsito na BR-101

Acidente BR 101


Um acidente na BR-101, nas proximidades do viaduto do quarto centenário, na zona Sul de Natal, causou um grande engarrafamento na tarde desta terça-feira (3). O acidente ocorreu entre um caminhão que carregava caçambas de entulho, um Corsa Sedan e um Renault Clio. O caminhão atingiu um poste e derrubou a placa de sinalização das avenidas. O motorista ficou preso às ferragens.

De acordo com as primeiras informações apuradas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o caminhão saía da marginal da BR-101 quando um corsa, de placa MYD - 8071, cruzou na frente do veículo. O caminhão tentou desviar, subiu no canteiro e atingiu uma placa de sinalização das avenidas. O motorista do caminhão ficou preso às ferragens e os bombeiros estão no local para a retirada do homem, junto com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No momento do acidente, um Renault Clio também foi atingido. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi enviada ao local para organizar o trânsito e evitar maiores transtornos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mensagem do Dia




[b]Recados para Orkut - Clique Aqui! http://www.orkut-recados.com/katrix/[/b]

Quadrilha tenta assaltar agência dos Correios no Satélite; um é baleado

Assalto - Natal - RN

Uma tentativa de assalto na agência dos Correios da avenida dos Xavantes, no conjunto Cidade Satélite, foi abortada pela Polícia Militar por volta das 11h desta segunda-feira (2). Três acusados fugiram e um foi preso pela PM.

Três homens armados invadiram a agência, enquanto um quarto os aguardava do lado de fora em um veículo Fiesta Hatch, de cor preta. Durante a ação dos bandidos, uma funcionária acionou um botão de segurança que contata a polícia. Uma viatura montou guarda do lado de fora da agência dos Correios para esperar reforço, mas teve a presença percebida pelo suspeito que dava apoio ao assalto no automóvel.

O trio que estava com os malotes de dinheiro - de quantidade não revelada - foi avisado pelo comparsa da chegada da polícia. Ao saírem da agência, os três soltaram o dinheiro roubado na rua, e trocaram tiros com a PM. Depois eles seguiram em direção às dunas próximas ao local. Um deles não conseguiu escapar e foi pego pela polícia, mas os outros dois, um destes ferido, e o quarto suspeito, que estava no Fiesta, fugiram deixando para trás o material roubado.

A polícia segue em diligência na tentativa de capturar os suspeitos. Segundo o tenente-coronel PM Alarico Azevedo, comandante do policiamento na Grande Natal, o material apreendido e os presos serão entregues à Polícia Federal para que sejam iniciadas as investigações.

Atualizada às 13h23