sábado, 6 de agosto de 2011

Governo Dilma tem aprovação de 48%, diz pesquisa Datafolha

Politica - Brasil


Percentual corresponde aos que consideram governo ótimo ou bom.
Levantamento mostra desempenho estável da presidente é estável.
 
 
Passados sete meses do início do governo, a aprovação da presidente Dilma Rousseff permanece estável, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na edição deste domingo (7), que começou a circular na tarde de sábado.



De acordo com o levantamento, o desempenho da presidente é considerado ótimo ou bom por 48% dos brasileiros com 16 anos ou mais. Em junho, o índice era de 49% e, em março, de 47%.
 
 
O governo Dilma é considerado regular por 39% e ruim ou péssima por 11% - 3% disseram que não sabiam opinar.



O Datafolha ouviu 5.254 pessoas entre os dias 2 e 5 de agosto em todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Por segmento


Ainda conforme o levantamento, o governo Dilma é avaliado como bom ou ótimo por 43% dos jovens entre 16 e 24 anos, percentual mais baixo se comparado às demais faixas etárias.


O índice de aprovação é maior entre os entrevistados com ensino fundamental completo (52% acham o governo ótimo ou bom) do que os que entre os que possuem ensino médio (45%) e ensino superior (44%).


De acordo com a pesquisa, os entrevistados com renda mensal até cinco salários mínimos avaliam melhor Dilma do que aqueles que recebem mais de dez salários.


A nota dada ao governo Dilma também se manteve estável, segundo o Datafolha. Era 6,9 em março contra 6,8 em julho e 6,7 em agosto.
 
 
Todos os direitos reservados ao G1.com

Prefeito da Grande Natal é investigado por improbidade administrativa

Politica - Extremoz - RN


Da redação do Diário de Natal





O Ministério Público Estadual (MPE) pretende instaura um inquerito civil público, para investigar um possível ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Extremoz, Klauss Rêgo. Segundo a medida publicada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial do Estado, o prefeito teria se omitido em prestar contas ao poder legislativo.



Dessa forma, a promotora Emília Matilde Araújo de Vasconcelos, responsável pelo inquerito, solicita que seja registrado inquérito e que o prefeito seja oficialmente comunicado sobre a medida. Além disso, a promotora recomenda que o prefeito garanta de forma clara e irrestrita, a publicidade das contas, atos e contratos do município no prazo máximo de 30 dias, ou apresente as providência que serão tomadas. Caso não seja feita, o MP afirma que o prefeito de Extremoz poderá sofrer uma ação judicial à nível cível e criminal.


Todos os direitos reservados ao DN Online


Robinson procura limitar conflito a José Agripino

Politica - RN


Anna Ruth Dantas - Reporter do jornal Tribuna do Norte



A crise política instalada na base aliada do Governo Rosalba Ciarlini com o pedido de impugnação feito pelo senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, contra o pedido de registro do PSD, partido presidido no Estado pelo vice-governador Robinson Faria, ganhou um novo capítulo. Os seis deputados estaduais do PSD e o vice-governador estiveram reunidos durante uma hora, no final da tarde de ontem, com a governadora Rosalba Ciarlini. O resultado prático do encontro foi o PSD rachado com o senador José Agripino, mas reafirmando a aliança com a governadora.
 
 
O vice-governador Robinson Faria confirmou que a legenda que preside traça uma relação política diferente entre os dois maiores líderes do DEM no Rio Grande do Norte. "Não vou dizer que a relação é de rompimento com o senador José Agripino, porque como ele tem um mandato de oito anos. Ele rompe até com Nossa Senhora. Está se sentindo superprotegido porque tem oito anos pela frente", disse.



Robinson Faria afirmou que não se arrepende da aliança feita com a governadora Rosalba, mas deixa claro a mágoa com o senador José Agripino Maia. "Esse grupo (do PSD) foi o que ele foi buscar para se eleger senador em 2010. O PSD é a continuação do PMN que ele tanto se interessou em trazer para votar nele e em Rosalba. Então agora já não presta mais? Só prestava quando era na eleição?", questionou Robinson Faria.



 
O vice-governador disse que houve quebra de compromisso do senador José Agripino. "Tanto esforço que eu fiz (para eleição dele). Pegue os números do Agreste (a principal região de influência política do vice-governador) e você verá o esforço que eu fiz para dar uma boa votação ao senador José Agripino", destacou.


Para Robinson Faria, o senador do DEM tentou gerar uma crise no Governo ao entrar com ação contra o PSD. "Foi ele sozinho que fez isso. Nem os deputados estaduais foram consultados".


Robinson Faria disse que não tem nenhum temor do PSD ser impugnado no Brasil e não ter tempo. "Não tenho nenhum temor na parte legal, na parte constitucional. Estamos no cumprimento das normas jurídicas. Foi tudo feito na maior perfeição. Esse negócio de falar das atas... Pegue as atas do DEM ou do PMDB e verá que a linguagem é padrão. Isso aí é algo muito primário de querer intimidar o nosso partido", afirmou.


Bate-papo

 
Robinson Faria » Vice-governador e presidente estadual do PSD


Como o senhor avalia a reunião da bancada do PSD com a governadora?

 
O balanço é de tranquilidade. Não há nenhuma crise da bancada com a governadora. Vieram os seis estaduais. Fábio não veio, mas eu represento, já que ele está viajando. Viemos na integridade e todos falaram uma só linguagem, um só sentimento em que ficou claro que esses últimos acontecimentos proporcionados pelo presidente do partido, senador José Agripino, não abala, não afeta nossa relação política e administrativa com a governadora Rosalba. Deixamos claro isso para ela. A normalidade permanece e que o projeto político nosso é o mesmo do início do governo, até mais fortalecido agora com a chegada do deputado Gustavo Carvalho e outros que virão para se somar ao PSD.


Qual a postura do PSD do Rio Grande do Norte em relação ao senador José Agripino Maia?

 
Eu prefiro falar por mim. Minha postura é de total indignação. Isso aí eu não vou recuar. Acho que não merecia a natureza das ações que ele entrou contra o PSD. Como presidente sou responsável pelo PSD para responder juridicamente, muito embora todos tenham sido atingidos. Acho que foi de uma virulência muito grande as ações. Extrapolou o lado de uma logística um pouco mais racional, para algo de caráter pessoal porque ele me acusa de distribuição de cestas básicas. Até porque, e ele sabe disso, o partido está com uma aceitação enorme, não há necessidade de simpatizantes em troca de favores. O partido não tem a necessidade desse tipo de recurso para acontecer nos municípios. Ele me enquadrou em dois tipos de delito que foram muito pessoais e não estão acontecendo nem nos demais Estados. O mais estranho de tudo isso é a falta de desarmamento de espírito dele. Esse grupo foi o que ele foi buscar para eleger senador em 2010. O PSD é a continuação do PMN que ele tanto se interessou em trazer para votar nele e em Rosalba. Então agora já não presta mais, só prestava quando era na eleição? Esse grupo já não é tão interessante? Ele está tentando nos tirar o direito de ter uma legenda no Rio Grande do Norte para continuar nossa caminhada e fortalecer Rosalba. Ele quer tirar esse direito nosso. Ele não reconhece que há pouco tempo fomos eleitores dele? Esse mandato de oito anos dá o direito de ter o desprendimento ou o dever de ter o desprendimento e nessa hora ser um diplomata, procurando harmonizar. Ele está tentando provocar um racha no sistema de Rosalba. Mas ele não vai conseguir porque nós separamos e entendemos que a governadora Rosalba não teve nenhuma participação nesse episódio. Está claro que ela não teve participação, nem os deputados do DEM foram escutados. Foi algo unilateral do senador José Agripino, o que evidencia sua má vontade conosco.


O senhor se sente traído pelo senador José Agripino?

 
Eu sinto que houve uma grande ingratidão da parte dele com Robinson e dos demais companheiros do PSD que eu levei para votar nele.


Todos os direitos reservados ao jornal Tribuna do Norte
 

Medicamentos são descartados próximo à estrada de Jenipabu

Saúde - Medicamentos - RN



Um terreno baldio próximo à estrada de Jenipabu se transformou em depósito de medicamentos vencidos. Frascos de substâncias controladas e perigosas - como morfina, lidocaína e outros anestésicos, antidepressivos, entre outros - foram descartados de forma indevida há cerca de uma semana. Segundo moradores, um carro oficial despejou várias caixas, algumas lacradas, no local.





Hoje pela manhã já não havia nenhuma das caixas lacradas que, segundo os moradores, foram despejadas no terreno baldio. O motivo é preocupante. José Carlos Soares, 50 anos, disse que boa parte dos medicamentos foi levada por pessoas que passaram pelo local. "As pessoas saíam daqui com a caixas e caixas de remédio na cabeça. E todos vencidos, o que é um perigo", relata.



Uma moradora, que preferiu não ser identificada, mostrou uma das caixas de medicamentos coletadas por ela mesma no local, com pomadas femininas para uso íntimo e neomicina, antibiótico para tratamento de micoses e outras doenças de pele. De acordo com ela, os medicamentos seriam utilizados "nos bichos": dois filhotes de cachorro. "Não vou passar em mim porque sei que está vencido. Mas os bichos aqui estão cheio de feridas e vou passar neles. Muita gente levou pra casa e eu peguei uma pra mim também, não vou mentir", conta.


O prazo de validade dos remédios descartados venceu entre 2007 e 2009. Em alguns rótulos, há a marca do Ministério da Saúde, o que denota que eram de um hospital público. São substâncias produzidas em laboratórios em São Paulo e Pernambuco, de acordo com informações presentes nos rótulos. Algumas caixas tem a marca do laboratório da Marinha.


Esta é a segunda vez em dois dias que medicamentos são encontrados nas ruas da cidade. Ontem, garis encontraram 103 ampolas de insulina Insunorm R, utilizadas em pacientes com diabetes mellitus, além de 16 frascos do anestésico Provive 1%, cuja substância ativa é o propofol, ao lado de uma caçamba de lixo perto do Detran, na Zona Oeste.



Todos os direitos reservados ao jornal Tribuna do Norte
 

América goleia CRB em Goianinha e se aproxima da classificação à 2ª fase

Campeonato Brasileiro - Série C


Os rubros potiguares deixaram o adversário "de 4", gols de Mazinho, Max, Wanderley e André Neles, e lideram o Grupo B com 9 pontos.


O América fez sua fez o dever em "casa" - no jogo de times rubros, os potiguares golearam o CRB por 4 a zero com um bom público em Goianinha, em mais uma partida válida pelo Grupo B da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, neste sábado (6), no Estádio Nazarenão, em Goianinha.



Foi mais uma linda festa da torcida rubra, que lotou o estádio e mandou na partida do início até o fim. No começo, um grande susto. Torcedores do CRB soltaram rojões que atingiu o canavial ao redor do estádio. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, numa demonstração de muito preparo, conseguiram controlar as chamas e evitar que carros de torcedores e da imprensa, estacionados atrás do estádio fossem atingidos.


A partida valia a liderança do grupo - as duas equipes estavam empatadas com 6 pontos, com o anfitrião potiguar em vanagem pelos critérios de desempate. Com exatamente 1min20s de partida, o placar foi aberto - Val, da esquerda, lançou Mazinho, que tocou na saída do goleiro e pega meio mundo de surpresa. América 1 a zero. Tinha início o domínio dos rubros potiguares.



Con o tempo, tornou-se visível que as equipes estavam avançando especialmente pela alas. A direita - no caso americano, as principais jogadas vinham pelo eixo Valber-Wanderley, com Mazinho-Ivan Gonzalez atuando pela esquerda; o CRB buscou não se entregar, e em mais de uma ocasião pegou a zaga americana "no contrapé", causando alguns sustos.




O América tinha como principal adeversário o vento forte que soprava no Nazarenão, e só ele conseguia atrapalhar um pouco as ótimas jogadas de Válber e Vanderlei pela Direita e Mazinho e Iván Gonzáles. Mais gols rubros pareciam ser somente uma questão de tempo. Apesar de várias chances criadas, o jogo caminhava para final do primeiro tempo com o plcar mínimo.


Mas, aos 41 minutos, uma belíssima jogada que começou com Wanderley, este cruzou a Valber pela direita, avançou, ganhou na velocidade e foi até dentro da pequena área quase rente ao poste e de voltando para Max que chutou na área - o chute saiu "prensado" em um marcador e a bola foi parar no fundo da redes num emanaranhado que só as jogadas de Max conseguem. América, 2 a zero.


O segundo tempo começou com o CRB querendo tentar sufocar o América. O único defeito rubro era que ficava muito atrás. Mesmo assim, o "sufoco" poucos minutos. Aos 15 minutos do segundo tempo, Wanderley aproveitou uma bobeada da defesa, antecipou um passe, invadiu livre e deu um toquinho de bico na saída do goleiro; a bola foi parar no canto direito do gol. América, 3 a zero.


Aos 30 minutos, numa jogada espetacular do "giante Val (outra), ele avançou de área a dentro, driblou o marcador, driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo; voltou a driblar o goleiro e enbcontrou André Neles (que havia entrado no lugar de Max) que, em melhor posição, tocou com o lado de dentro do pé para o gol - América, 4 a zero, placar final.


Depois daí foi só administrar o resultado e esperar o apito do juiz. Mas mesmo assim, sempre contando com grandes jogadas de Válber-Mazinho e Vanderlei, e mais participação de André Neles no jogo, o rubro quase amplia o placar. A torcida fazia a festa e cantava o "olé".


Com este resultado, os rubros potiguares se mantêm na liderança do Grupo B com 9 pontos e veem a classificação à segunda fase bem próxima.


Outros jogos


No outro jogo da rodada do Grupo B, o Fortaleza recebeu e venceu de virada o Guarany no Ceará, 3 a 1 [gols: Esley, Carlinhos Bala (pên), Guto (FOR); Eliomar (GUA)].


Com isto, o CRB se manteve em segundo com 6 pontos, e do "meio para baixo" da tabela está tudo embolado, todos com 3 pontos e separados apenas pelos critérios de desempate - o Fortaleza é o terceiro, o Campinense (que folgou na rodada) é o quarto, e o lanterna e o Guarany-CE.


América 3 x 0 CRB

América


Fabiano, F. Sanches, Luisão, Rodrigão (Mauro); Valber, Dudu Araxá (Tata), Val, Mazinho, Ivan Gonzalez; Max (André Neles), Wanderley
Técnico: Flávio Araújo

CRB

 
Cristiano, Maizena, Felipe, Rodrigão, Edson (Paraíba); Roberto Lopes (Sidnei), Ednei, Davi, Everton Maradona; Cadu (Marinho), Geovane
Técnico: Flávio Lopes



Árbitro: Emerson Sobral (CE)
Local: José Nazareno Goianinha, (RN)
Renda e público: R$ 44.600,00 para 3.466 pagantes (e 476 não-pagantes)
Gols: Mazinho, Max, Wanderley, André Neles (AME)


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM

PT silencia sobre aproximação entre Carlos Eduardo e Robinson Faria

Politica - Natal - RN


Perguntado se aliança entre pedetista e vice da gestão do DEM afastaria PT, dirigente petista diz que "a gente só se distancia de quem está próximo".


 
“A gente só se distancia de quem estamos próximos”. Essa foi a resposta, em tom enigmático, dada pelo presidente estadual do PT e vereador de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, quando perguntado se a possível aliança entre o PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo e o PSD do vice-governador Robinson Faria poderia afastar petistas e pedetistas nas eleições de 2012 em Natal.


Eraldo disse que o partido ainda “não avaliou esse cenário”, mas ponderou que as legendas têm “liberdade para discutir suas alianças com quem quiser”. Ele reiterou que possíveis alianças visando o segundo turno em Natal “ainda não estão na ordem do dia do PT”.


“A única discussão no PT é a candidatura a prefeito do deputado estadual Fernando Mineiro. Hoje, cem por cento da militância petista quer a candidatura própria. Estamos trabalhando nisso incansavelmente. Conversas sobre alianças vão acontecer na hora certa”, declarou.


O dirigente petista disse respeitar “qualquer movimento de aliado ou possível aliado” do PT e, em sua visão, afirmou que não há “nenhuma novidade” na aproximação entre Carlos Eduardo e Robinson Faria, integrante do governo do DEM no Rio Grande do Norte.


“A base aliada [da presidenta Dilma Rousseff no RN] é assim. [O senador licenciado e ministro da Previdência] Garibaldi Filho apoiou [a governadora] Rosalba Ciarlini [DEM]. Não tem muita novidade [na aliança entre Carlos e Robinson]”, comentou.



Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Robinson reúne deputados e vai pedir apoio a Rosalba

Politica - RN


Vice-governador e seus liderados tentarão convencer governadora a intervir junto ao presidente do DEM, José Agripino, contra impugnação do PSD.


 
O vice-governador Robinson Faria vai se reunir com o grupo do PSD para avaliar o pedido de impugnação do registro do partido, protocolado pelo DEM do senador José Agripino e pelo PTB do deputado estadual Ezequiel Ferreira junto ao Tribunal Regional Eleitoral do RN (TJ-RN). Depois de juntar os aliados, ele vai à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), quando tentará convencê-la a intervir junto ao presidente nacional dos democratas.


Rosalba assegurou que desconhecia a ação contra o partido de Robinson. Ele, por sua vez, fez questão de dizer que a relação com a governadora “não muda em nada”. A mesma coisa não se pode afirmar com relação a José Agripino. A ação do DEM representa, na prática, a confirmação do distanciamento entre o vice-governador e o democrata.




De acordo com uma fonte próxima a Robinson, até a última segunda-feira (1º) ele estava convicto que os democratas não iriam representar contra o novo partido no RN. A ação dos democratas e dos trabalhistas se fundamenta na denúncia da suposta clonagem de atas para formalização dos diretórios de quatro cidades potiguares.


O grupo que deverá acompanhar Robinson Faria na filiação ao PSD é formado pelos deputados estaduais Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN, José Dias, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho e Gesane Marinho e pelo deputado federal Fábio Faria.


Há duas semanas, quando questionado sobre as críticas de José Agripino à criação do PSD, liderado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, Robinson ponderou que o democrata estava se referindo ao “contexto nacional” ao dizer que o DEM estava sofrendo um “ataque especulativo” do novo partido.


Depois da confirmação do pedido de impugnação do DEM contra o PSD, Robinson se disse “decepcionado, triste e indignado” com José Agripino. O futuro presidente da nova legenda no RN afirmou, ainda, que está “absolutamente tranquilo” quanto “a parte jurídica e a legalidade do PSD”.


Enquanto isso, o deputado estadual Ezequiel Ferreira telefonou para o vice-governador para dizer que o PTB do RN não tinha nada a ver com o pedido de impugnação contra o PSD, que teria sido protocolado por “decisão unilateral” do diretório nacional da legenda.
 
 
Juiz pretende relatar caso até o final do mês
 
 
O juiz eleitoral Fábio Holanda, a quem caberá relatar o processo, contou que pretende apresentar seu voto o mais rápido possível. Ele revelou que indeferiu outro pedido feito pelo DEM, que pedia a suspensão do processo de criação do PSD até que a corregedoria eleitoral investigasse as denúncias de captação irregular de assinaturas para legalizar a legenda.


“Entendo que isso [denúncias de irregularidades] deve ser investigado pela corregedoria. O que precisamos apurar agora é o aspecto formal [da criação do partido]. Nesse caso [das assinaturas], são acusações muito pontuais. O processo, portanto, deve caminhar”, declarou. A decisão deve ser publicada ainda nesta sexta-feira no Diário Oficial da Justiça.





Quanto ao processo referente ao pedido de impugnação do PSD, Fábio Holanda informou que pretende apresentar seu voto e submeter o caso ao pleno do TRE-RN ainda este mês. “Precisamos dar segurança jurídica aos que querem participar da eleição de 2012”, pontuou.


O juiz explicou que o PSD tem prazo de três dias úteis para apresentar a defesa formal. O material, segundo assessores do vice-governador, já está sendo preparado e deve ser protocolado na próxima segunda-feira (8). Depois da formalização da defesa, Fábio Holanda vai abrir prazo para manifestação do Ministério público Eleitoral (MPE).


De acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido de Gilberto Kassab precisa estar registrado até o dia 7 de outubro para poder participar das eleições municipais de 2012.
 
 
  Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Wilma é candidata a prefeita", garante líder do PSB na Câmara

Politica - Natal - RN


O vereador Júlio Protásio (PSB) disse que "o partido precisa e as bases estão pedindo" que Wilma de Faria disputa da Prefeitura de Natal em 2012.


 
O líder do PSB na Câmara Municipal, vereador Júlio Protásio, assegurou que a ex-governador e ex-prefeita Wilma de Faria, presidente estadual da legenda, será candidata à sucessão da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV).


“[Wilma] É candidata porque o partido quer, o partido precisa e as bases estão pedindo. Partido que não joga não tem torcida. Ela será, sim, candidata, mas sem radicalismos, sem perseguir a ninguém e sem fazer oposição pessoal a ninguém”, declarou.



Júlio disse o partido vai “trabalhar para trazer de volta à prefeitura a gestora consagrada que é a professora Wilma de Faria”. Esse trabalho passa pela interlocução com outras legendas, como PT, PDT, PC do B e PPS, na tentativa de formar um “arco de alianças” em torno da candidatura da socialista.

“A professora Wilma tem conversado com as lideranças dos outros partidos, como o PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo e o PPS do ex-deputado estadual Wober Júnior. Vamos dialogar. Acreditar que seja possível construir uma frente em torno da candidatura dela”, comentou.


Contrariando o otimismo de Júlio Protásio, PT e PDT insistem que não abrem mão de disputar, com nomes próprios, o cargo de prefeito. O deputado estadual Fernando Mineiro, cujo nome é cobiçado para ser companheiro de chapa de Wilma de Faria, tem repetido que o único projeto em discussão entre os petistas é a candidatura própria.


Entre os pedetistas, não há dúvidas sobre a candidatura de Carlos Eduardo. No último sábado, durante a eleição da nova “Juventude Socialista”, o ex-prefeito deixou claro que será candidato a prefeito ao declarar que “o partido vai às ruas para vencer a eleição”.



Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM
 
 

Com planos adiados, Walter Alves critica reeleição da mesa diretora

Politica - RN


Peemedebista seria o sucessor de Ricardo Motta, atual presidente da Assembleia Legislativa; decisão de votar contra proposta foi pessoal.

 
O deputado estadual Walter Alves (PMDB) endossou as críticas à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende restabelecer a recondução à presidência a mesa diretora da Assembleia Legislativa.


"Vou votar contra porque não vejo necessidade dessa antecipação de um assunto que votamos há sete meses", disse o peemedebista, cujos planos para alcançar a cadeira hoje ocupado pelo deputado Ricardo Motta (PMN) foram adiados.

 
Um acordo com o PMDB havia pactuado a condução de Walter Alves à presidência da AL imediatamente após a titularidade de Motta. Walter nega ter tomado a decisão orientado por sua legenda.


"[Votar contrariamente à PEC] é uma determinação pessoal. Essa votação é um evento político e terei que respeitar a decisão da maioria", disse.


Em face da nova configuração que se desenha, Alves afirmou que não trabalhará com vistas à presidência da Casa em 2014. Pela PEC, os deputados só podem se reeleger dentro de uma mesma legislatura, ou seja, Ricardo Motta só poderá ser reeleito presidente da Casa uma vez neste mandato.


O arranjo permite, todavia, que Walter tente a Prefeitura do Natal no próximo ano. O Executivo municipal, entretanto, não lhe interessa. "Vou trabalhar para concluir o meu mandato". Até agora, o nome do PMDB para disputar a Prefeitura do Natal é do deputado.


A votação da PEC será na próxima semana. O quórum para aprovação é de 15 deputados; 17 assinaram o requerimento que tornou em projeto a possibilidade de reeleição.



Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM
 
 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Caixa eletrônico é explodido em Parnamirim

Segurança - Insegurança - RN



O caixa eletrônico 24 horas de uma farmácia no bairro de Vale do Sol, em Parnamirim, foi explodido na madrugada desta segunda-feira (1). A ação dos bandidos ocorreu por volta das 3h30, na farmácia Santa Fé da rua Átila de Sousa.


Segundo o tenente Moisés, do 3º batalhão da Polícia Militar, populares viram cerca de quatro pessoas, portando armas de grosso calibre se aproximando do estabelecimento. A quadrilha chegou a atirar para o alto, assustando os moradores da região. Os quatro chegaram ao local, e derrubaram a porta com o automóvel que utilizaram para realizar o crime, e depois instalaram os explosivos no terminal eletrônico.



O carro, um Honda Civic prata de placas HDI-9457, foi abandonado poucos quilômetros depois do local da explosão. A polícia já recolheu o veículo, que havia sido roubado na semana passada, no bairro de Capim Macio, zona Sul de Natal. A quantia em dinheiro levada do terminal ainda não foi contabilizada.


Todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA do NORTE



domingo, 31 de julho de 2011

'Há um chamamento para minha candidatura a prefeita'

Politica - Natal - RN


Anna Ruth Dantas - Repórter da Tribuna do Norte

Oficialmente a ex-governadora Wilma de Faria mantém o discurso de que não decidiu sobre a candidatura a prefeita de Natal em 2012. Mas, ela traz comentários e respostas que levam a concluir pela sua tendência de disputar o Executivo da capital potiguar. Presidenta estadual do PSB, afirma que a prioridade da legenda é ter um "candidato bom" em Natal e Mossoró. Para o segundo maior colégio eleitoral do Estado, confirma o nome da deputada estadual Larissa Rosado.

Oficialmente a ex-governadora Wilma de Faria mantém o discurso de que não decidiu sobre a candidatura a prefeita de Natal em 2012. Mas, ela traz comentários e respostas que levam a concluir pela sua tendência de disputar o Executivo da capital potiguar.

Já em Natal, embora cautelosa, é evasiva ao falar sobre uma composição com o ex-prefeito Carlos Eduardo e contundente ao dizer que está tendo um "chamamento" para disputar a Prefeitura da capital potiguar. "De repente não estava no nosso planejamento de partido minha candidatura propriamente dita, mas a gente sente um chamamento. Esse chamamento tem sentido, precisa ser valorizado pelo nosso partido, a gente precisa parar para pensar sobre isso e estamos fazendo essa reflexão e um trabalho de pesquisa", comenta. Nesse projeto de retornar ao Executivo, a ex-governadora confirmou que já mantém conversas com o PT, PC do B, PPS e PTB.


Entre as articulações para o pleito 2012, a presidente estadual do PSB admite que o partido passa por um momento delicado, já que filiados estão deixando o grupo. Wilma de Faria soube da saída oficial do deputado Gustavo Carvalho, que integra o diretório estadual do PSD, através da reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Foi lacônica ao comentar o fato: "Eu prefiro que as pessoas julguem. Gustavo foi um companheiro, bom, leal, trabalhador e, realmente, me surpreende".



Sobre as administrações de Rosalba Ciarlini e Micarla de Sousa sobram críticas. Para a ex-governadora, a prefeita de Natal decepcionou por não ter realizado investimentos e não ter feito sequer os serviços básicos, como a limpeza da cidade.


Já quando fala da governadora Rosalba Ciarlini, Wilma disse que a atual gestora está apenas fazendo "propaganda de obras iniciadas pela administração passada". "A governadora usa a estratégia de criticar o Governo Iberê e o Governo Wilma e, naturalmente, deixa de dizer as coisas que ela está fazendo em função da ação do nosso Governo", destaca.


Confira a entrevista que Wilma de Faria concedeu à TRIBUNA DO NORTE.

 
Como a senhora avalia a saída do deputado Gustavo Carvalho do PSB para o PSD (ela foi informada pela TRIBUNA DO NORTE de que o deputado havia assinado a ata da convenção do PSD)?

 
É uma pena perder um parlamentar, mas faz parte da dinâmica política. É só o que tenho a dizer.


A que a senhora credita? Seria mais um sintoma de que o PSB, pelo fato de não estar no poder, enfraqueceu?


Eu não vou fazer nenhuma crítica e não vou colocar nenhum juízo de valor em relação a essa questão. Eu prefiro que as pessoas julguem. Gustavo foi um companheiro, bom, leal, trabalhador e, realmente, me surpreende. Mas vamos continuar caminhando e fortalecendo o PSB.


Nesse projeto do PSB, quando o partido não tem a Prefeitura de Natal e o governo do Estado, como fortalecer uma legenda nessa adversidade?


É muito difícil, tendo em vista que estar na oposição, em um Estado como no Rio Grande do Norte... A gente sabe das dificuldades, porque as pessoas são muito dependentes e tudo mais. Mas temos consciência de que o partido tem seu caminho bem orientado do ponto de vista de um programa em relação aos interesses sociais e acho que deve atrair, de forma idealista, aqueles que desejam caminhar de forma progressista. Baseado nesse tema, nessa questão do idealismo, a gente vai trazer as pessoas para somarem conosco. A gente tem conseguido. Apesar de termos problemas, em algumas cidades temos alcançado... Hoje nós temos 15 prefeitos candidatos à reeleição. E depois também temos um benefício que é importante para a democracia que é a fidelidade partidária. O Congresso não legislou sobre isso, mas o judiciário, praticamente, legislou. Estou sobrevivendo na política sem ter os sistemas de comunicação, esse poderio todo que outros têm. Veja, do outro lado, o senador José Agripino é oposição à prefeita Micarla, mas hoje o vereador dele apóia a Prefeitura.


Quais serão os municípios prioritários para o PSB em 2012?

 
Pretendemos ter candidatos nas duas principais cidades do Rio Grande do Norte, que são Natal e Mossoró. Vamos ter candidatos bons. Vamos ter também candidatos nas cidades onde nós já temos prefeitos que são candidatos à reeleição e candidatos em outras cidades importantes. Nova Cruz é uma cidade importante e nós vamos ter candidato lá. Há outras novidades que vão acontecer.


Então, nessa ótica da senhora, quem é um candidato bom para o PSB colocar na disputa para Prefeitura de Natal?


Nós vamos analisar essas questões. As pessoas me colocam como possível candidata e não posso dizer que isso vai acontecer, mas vamos aguardar um pouco porque está cedo.


O que pode lhe levar a voltar a disputar a Prefeitura de Natal?


Eu fui governadora, fico refletindo sobre todo processo. Vejo como está o Governo do Estado, esse início de governo, as dificuldades. Eu sinto o que a população também está sentindo em relação as mudanças que hoje ocorrem no Governo Rosalba, de não ter um diálogo maior das categorias dos profissionais que trabalham no Governo. Há uma reclamação sobre isso. Há uma reclamação de demissões feitas, preocupação com relação à continuação de obras estruturantes importantes do nosso Governo que fizeram com que o Rio Grande do Norte tivesse bons indicadores sociais e econômicos. Eu também estou focada na capital. Fui prefeita de Natal. Sei que a nossa capital é fundamental para o crescimento do nosso Estado, tendo em vista que temos uma Copa pela frente, em 2014. Nós lutamos muito para essa realidade (da Copa do Mundo de 2014). Hoje é uma realidade graças ao trabalho que fizemos junto com vários segmentos da população do Rio Grande do Norte. Eu entendo que Natal precisa passar por uma grande mudança. Natal é uma capital que representa 25% da população do Rio Grande do Norte. No contexto das capitais do Nordeste, por exemplo, ela é muito importante, requer que tenhamos uma preocupação maior em tornar Natal uma cidade que cresça de forma sustentável. E nós temos problemas que precisam ser corrigidos. Natal precisa ser pensada como uma cidade que deve e pode ter um plano. Não basta você escolher nomes. Da forma como você pergunta quais são os nomes, é melhor perguntar qual o projeto. A gente vai trabalhar agora até o final deste ano com um projeto para Natal.


A senhora coloca que o PSB "terá um candidato bom"...

 
Ou vai ter um bom candidato ou vai apoiar um bom candidato. Um "bom candidato" é o que vai apresentar o melhor projeto.


Então o PSB pode abrir mão de ter um candidato próprio em Natal?


É possível.

 
'Larissa será candidata em Mossoró'


Dos nomes postos até agora como pré-candidatos, quem o PSB poderia apoiar?

 
Pode apoiar um candidato do nosso grupo, do nosso partido, onde o nome apontado tem sido o meu, mas por enquanto não tem nenhuma discussão (sobre apoiar nome fora do partido).


O fato da senhora ser a presidenta do PSB e estar em segundo lugar nas pesquisas divulgadas recentemente, a credencia e estimula a disputar?

 
Claro que me credencia, de repente não estava no nosso planejamento de partido minha candidatura propriamente dita, mas a gente sente um chamamento. Esse chamamento tem sentido, precisa ser valorizado pelo nosso partido. A gente precisa parar para pensar sobre isso e estamos fazendo essa reflexão e um trabalho de pesquisa. Com isso, vamos poder definir o nosso destino.


Vou insistir um pouco mais nessa pergunta. Neste momento a senhora está motivada a ser candidata a prefeita de Natal?


Eu não quero que você insista porque não posso lhe responder mais sobre isso. A motivação para enfrentar os desafios e as adversidades eu sempre tive. Idealismo para superar os problemas e encontrar um caminho vitorioso faz parte da minha história. Então isso já diz tudo. Agora evidente que você, como jornalista, quer antecipar os fatos. Mas a gente não pode antecipar. Eu tenho que ter a maior cautela nas minhas colocações porque a decisão é coletiva. Se é coletiva, preciso ouvir.


Algumas pessoas já chegaram a especular que a senhora poderia partir para Câmara de Vereadores.


Isso está fora de cogitação.


É possível uma composição com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo?

 
Temos uma aproximação, já estivemos juntos. Mas ele tem a história dele, o posicionamento dele. Hoje ele tem um partido que não é o meu. A gente pode continuar conversando, como já conversamos outras vezes. Aliás, não tenho dificuldade de conversar com nenhum partido.


A senhora não tem dificuldade de conversar com nenhum partido?

 
Evidente que há partidos prioritários. Nossa aliança será principalmente com os partidos que já fizeram frente conosco na última eleição como o PPS, o PT, que é um partido importante no cenário nacional e cresceu em nível local. Temos também sido procurados para conversar com o PC do B. O PTB é outro partido que irá somar conosco. Vamos conversar também com o PP que vai ter uma nova orientação em nível estadual e conseqüentemente dos municípios também, principalmente em Natal. Enfim, a gente tem como crescer nessa aliança.


Alguns chegaram a comentar o nome da deputada estadual Márcia Maia (PSB) como vice na chapa de Carlos Eduardo...

 
Nunca houve isso. Quero deixar muito claro que em nenhum momento nosso partido reivindicou ou, por acaso, foi tratado esse assunto. Uma vez só foi tratado mas pelo ex-prefeito Carlos Eduardo que disse que queria uma aliança. Foi manchete de um jornal dizendo que ele queria que o PSB fosse aliado dele e que o nome bom seria o de Márcia Maia para ser a vice. Mas isso não ficou definido.


E o que a senhora pensa?

 
Isso nunca foi motivo da gente sentar na mesa e discutir. Não posso discutir nada que não seja de forma plural onde todos participem e isso não ocorreu ainda. Hoje mesmo encontrei em Caicó alguns vereadores e companheiros da executiva para discutir, mas sem definição. A definição vai amadurecer, vamos trabalhar nisso. Veja que a própria governadora e outros partidos falaram que podem lançar candidato. Acho que tudo é uma construção ao longo de 2011.


A senhora defenderia união de partidos como PT, PDT e PSB em torno de um único nome?

 
Seria o ideal que os partidos de oposição se unissem. Os partidos aliados ao Governo Federal. Mas uma outra proposta seria buscar alianças. Como se trata de eleição municipal e cada município é uma história, depende de aproximações e tudo mais. Então a gente pode conversar com outros partidos também. Veja que a gente propôs uma aliança com partidos que apóiam o Governo do presidente Lula, mas o PPS esteve aliado conosco em 2010. Isso pode acontecer também na eleição municipal.


Recentemente a senhora chegou a afirmar que sobre 2012 tinha dúvida, mas em 2014 havia certeza da candidatura.


Mas se por acaso eu for disputar em 2012, aí muda a história. É diferente. O que o nosso partido propunha era que eu fosse candidata em 2014. Mas começou haver um chamamento para 2012 e só tomo qualquer posição após a discussão. Jamais poderia ser candidata a prefeita de Natal, um cargo muito importante, e dizer que sou candidata em 2014. Seria contraditório, um desrespeito a Natal.


O partido propôs a senhora ser candidata a que em 2014?

 
O partido não propôs, mas nós definimos que seria candidata em 2014 ao Senado, poderia ser. Não teria uma definição. Poderia ser candidata a vários cargos. Mas vamos falar de 2012, vamos deixar 2014 para depois. 2014 vai depender de 2012. 2014 não acontece sem 2012.


Seu nome foi muito comentado para ocupar um cargo no governo federal. O que houve de concreto?

 
O PSB não concretizou os cargos que estavam previstos para o partido em nível regional. Então ficou em compasso de espera e eu preferi ficar em Natal cuidando do meu partido.


O Senado Federal continua lhe encantando?

 
[Ela sorri e para um pouco] É um cargo importante. Não é que me encante, os senadores são muito importantes para o Estado. É fundamental que se preocupe também com o Senado. Mas isso tudo será uma questão para o futuro.


O Governo da senhora foi alvo de muitas críticas por parte da governadora Rosalba Ciarlini. A senhora se sente injustiçada?

 
Não. Entendo que é estratégia política dela. A governadora usa a estratégia de criticar o governo Iberê e o Governo Wilma e, naturalmente, deixa de dizer as coisas que ela está fazendo em função da ação do nosso governo, passando por adutoras, saneamento básico, estradas, financiamentos todos já assegurados, projetos e obras em andamento, como a continuação da Prudente de Morais que é a nova entrada para a cidade. Tudo que a governadora fez até agora de propaganda foi dizer o que o nosso governo estava fazendo. Ela está fazendo propaganda das obras dos Governos Wilma e Iberê.


Qual a visão que a senhora tem hoje da administração Micarla de Sousa?

 
A administração de Micarla de Sousa, além de não ter conseguido realizar obras estruturantes importantes para mudar o crescimento da cidade, deixou de fazer o básico. A cidade está suja, com lixo, esburacada, sem pavimentação adequada, o trânsito caótico. Isso define bem claramente como está o atual governo da Prefeitura de Natal. A gente precisa que tenha um maior cuidado. Eu, por toda minha história, todas as minhas vitórias começaram por Natal, preciso ter muito cuidado em relação a essa questão, independente de ser candidata ou não, precisamos trabalhar um projeto para Natal. Transporte urbano é problema seríssimo hoje para Natal. Assumi o compromisso de colocar o Veículo Leve sobre Trilho no PAC 2 e foi colocado. Precisamos ter os equipamentos importantes na área de portos, o terminal de passageiros,


No início dessa entrevista a senhora disse que o PSB terá candidato próprio em Mossoró. Quem será?


A deputada Larissa Rosado. Ela será candidata. Já discutimos isso várias vezes e está confirmado.



Todos os creditos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE



PT de Natal assegura não ter interesse em vaga de vice na disputa pela prefeitura

Politica - Natal - RN


Deputada federal Fátima Bezerra se mostrou surpresa ao saber de especulações sobre aliança com o PSB, cuja candidata seria Wilma de Faria.




Deputada federal e uma das principais líderes do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assegura que a sua legenda não tem nos planos, outra meta senão a de lançar uma candidatura própria nas eleições municipais 2012.


Nesta entrevista ela confirma o favoritismo dos membros do partido pela indicação do deputado estadual Fernando Mineiro para encabeçar chapa.


Fátima ressalta a parceria que tem com o PDT e o PCdoB, além do PSB parceria com o qual foram geradas especulações esta semana, sobre uma aliança encabeçada pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB), e o PT na vaga de vice.


“Não sei de onde saiu essa história, no PT só há uma resolução que é a de candidatura própria”, resume a parlamentar.


Diógenes Dantas – A imprensa tem destacado a possibilidade de uma aliança PT – PSB para a Prefeitura de Natal, com Wilma de Faria encabeçando e Fernando Mineiro como vice. O que há de concreto nisso?


Fátima Bezerra – O PT de Natal tem uma resolução muito clara que é de candidatura própria, não existe uma para vice. Desde o início do ano que estamos fazendo um trabalho de fortalecimento do partido, e o nome mais cotado hoje é o do deputado estadual Fernando Mineiro – um excelente quadro. Mineiro está percorrendo os bairros, e esse trabalho será intensificado agora no segundo semestre.

DD – A senhora confirma que houve uma reunião com a ex-governadora Wilma de Faria na semana passada e, se sim, foi por isso que gerou toda essa especulação?


FB – Em nenhum momento tratamos sobre este assunto. Eu tive uma tratativa com a ex-governadora, temos conversado muito ao longo desse período sobre as perspectivas do Governo Federal, o quadro político aqui no Estado e é importante ressaltar que não é só o PSB que é o nosso aliado, mas o PDT e o PCdoB. Nós temos conversado com a responsabilidade que nós temos enquanto lideranças políticas, e temos que nos preparar para as eleições 2012. É importante que esse bloco de forças de perfil progressista possa sair vitorioso no próximo pleito. Até porque esse bloco foi duramente derrotado nas duas últimas eleições. Neste momento o que PT tem feito é se organizar, a exemplo das demais legendas. Queremos ampliar e muito a presença do PT nos legislativos municipais, começando por Natal, onde vamos vir com um grupo forte de candidatos a vereadores.


Marcos Alexandre – A senhora citou a existência da resolução do partido que assegura a candidatura própria em 2012. Mas essa questão já está fechada, ou pode ser revista?


FB – O sentimento dentro do PT é de unanimidade, eu não sei de onde tiraram essa história, pois se teve alguém dentro do PT que não defende a candidatura própria, até hoje não teve a coragem de colocar isso no âmbito do partido. A eleição em Natal, inclusive, se dá em dois turnos...



DD – Geralmente, na última eleição foi no primeiro turno.


FB – É, a gente viu que foi uma eleição que naquele momento se por um lado a nossa candidatura arregimentou um leque considerável de forças políticas, por outro lado a minha adversária também conseguiu agregar ao lado dela um leque de forças, aliás, dos poderosos, né? Como o senador José Agripino, o então presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria, o PR, o deputado Rogério Marinho, aliás, arregimentou em torno de si essas lideranças políticas que hoje querem pousar para a sociedade de candidaturas oposicionistas, quando eles – na verdade – é que foram os grandes responsáveis pela eleição de Micarla e, conseqüentemente, responsáveis pela situação em que Natal se encontra hoje.


Marcos Alexandre – A base governista tem três pré-candidatos aqui em Natal: o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Como o Diretório Nacional tem acompanhado essa questão aqui na capital potiguar e qual a orientação?


FB – Eu faço parte da Executiva Nacional, e foi criado um grupo de trabalho para fazer o acompanhamento das eleições em todo o país. Nós estamos priorizando as capitais e as cidades acima de 150 mil habitantes. Essa é a prioridade que o PT definiu. Evidente que tanto o PSB e o PDT são nossos parceiros estratégicos.

Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM

América vence o Campinense e se mantém na liderança na Série C

Campeonato Brasileiro - Serié C


Por Luan Xavier, do estádio Nazarenão em Goianinha.




Foi difícil, mas o América conseguiu chegar a sua segunda vitória no Grupo B da Série C 2011 e permanecer na condição de líder mesmo com um jogo a menos que os rivais. Em partida que marcou o maior público do estádio Nazarenão, em Goianinha, Wanderley, destaque na atuação americana, foi o autor do único gol que deu a vitória ao Dragão contra o Campinense e fez a alegria dos 3907 torcedores presentes ao estádio. Agora com seis pontos, o América volta a campo no próximo sábado, novamente em casa, contra o CRB-AL.
 




O jogo


Fazendo valer a lotação do estádio Nazarenão pela torcida americana, o time de Flávio Araújo começou a partida fazendo pressão em cima do Campinense. Melhor na partida durante toda a primeira etapa, o América chegava com mais perigo nas cobranças de bola parada. Em uma delas, aos 19 minutos de jogo, Wanderley aproveitou o levantamento feito por Mazinho e empurrou a bola para o fundo do gol defendido por Sérvulo, mas o assistente marcou impedimento do jogador alvirrubro.


Depois que conseguiu abafar a pressão inicial do time da casa o Campinense passou a valorizar mais a posse de bola e começou a explorar os contra-ataques, as era o América quem continuava melhor no jogo. Aos 39 o time de Natal teve sua primeira grande chance de gol com Wanderley. Da esquerda ele foi conduzindo a bola até o centro na frente da área da Raposa e mandou um chute certeiro no canto direito do goleiro Sérvulo, que fez boa defesa. A segunda e última boa chegada do Alvirrubro foi no último minuto do tempo regulamentar, aos 45, quando em boa jogada pela esquerda Mazinho finalizou com perigo à esquerda do gol do Campinense.


O segundo tempo começou marcado pelo equilíbrio nos primeiros minutos de jogo, porém mais uma vez foi o América que tomou a iniciativa de buscar abrir o placar atendendo aos pedidos do técnico Flávio Araújo, que realizou duas alterações nos primeiros instantes da etapa final. Fábio Sanchez deu lugar a Mauro e André Neles entrou na vaga de Max. Com a entrada de André o time rubro passou a ter mais poder de chegada ao ataque e logo aos 6 minutos levou perigo ao gol de Sérvulo com o chute de Wanderley. A primeira chance clara veio logo depois, aos 8, quando Wanderley, novamente, quase conseguiu empurrar a bola para as redes após a sobra na cobrança de escanteio.


Depois que o Campinense conseguiu equilibrar a partida e chegar por algumas vezes levando perigo à meta defendida por Fabiano, o torcedor do América teve que esperar até os 40 minutos para iniciar de vez a festa no Nazarenão. André Neles foi derrubado na área pelo zagueiro Valney, que levou o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Wanderley mandou no canto esquerdo e correu para a torcida, que nem quis esperar o apito final para comemorar a segunda vitória do time no campeonato.

 
Todos os direitos reservados ao DN Online