sábado, 28 de abril de 2012

Dayane Alencar - Paparazzo

Entretenimento


Bailarina caçula do “Domingão do Faustão”, Dayane Alencar, de 20 anos, posou para o Paparazzo no Parque Shanghai, na Penha, na Zona Norte do Rio. O ensaio sensual da paulistana teve como cenário carrossel, montanha russa e muitos brinquedos coloridos. “Tudo aqui é lindo! Achei a minha cara”, disse ela logo que chegou à locação (...)



O tema do Paparazzo de Dayane Alencar, a bailarina caçulinha do “Domingão do Faustão”, mexe com o imaginário masculino: a morena posou no melhor estilo lolita no Parque Shanghai, um parque de diversões na Penha, Zona Norte do Rio. “Tenho 20 anos, sou novinha, mas não faço estilo menininha na cama. Sei muito bem o que quero”, diz.
A morena veio de uma comunidade da Zona Sul de São Paulo e teve uma infância muito difícil. “Nunca passei necessidade, mas tive que começar a trabalhar cedo, aos 14 anos, para ajudar em casa. Não fui criada de perto pelos meus pais, pois eles trabalhavam fora e só chegavam tarde. Eu cuidava das coisas de casa e do meu irmão mais novo. Apesar disso, nunca deixei de estudar e de sonhar”, conta Dayane, que cursa o terceiro ano da faculdade de Administração, além de fazer curso de teatro e canto.
Solteira há apenas quatro meses após um namoro de sete anos, a bailarina diz que não teve muitos homens na cama, mas não se considera inexperiente. “Não é com muitos homens que você ganha experiência, e sim com a pessoa certa. Experiência se adquire com o tempo, e não com quantidade. Me considero experiente na cama”, comenta, sem revelar o número de parceiros que já teve. “Só posso dizer que foram mais que cinco e menos que dez”, brinca ela, que gosta de caprichar no modelito na hora H. “Adoro usar lingeries bonitas e fantasias."
A cantada que Dayane mais tem ouvido no momento é o refrão que faz sucesso nos bailes funk, “que isso, novinha, que isso”. “Quando descobrem a minha idade cantam isso para mim. Acho graça. Mas não gosto dos novinhos, prefiro os mais velhos, que são mais maduros.”
Propostas para fazer programa
Dayane conta que já recebeu propostas para fazer programas, e que houve quem a oferecesse até um carro. "Mas nunca aceitei e não aceitaria. Acho um absurdo quem vende o corpo em troca de dinheiro ou presentes. Vim de uma família humilde, mas fui muito bem educada e meus pais me passaram valores do ser humano. As propostas chegam para mim através de redes sociais. Fico triste e nem respondo”, diz ela, que também lamenta o preconceito com as bailarinas da TV.
“No ‘Domingão’, não ficamos de fio-dental rebolando a bunda para as câmeras. Nós somos profissionais da dança, e o Fausto sempre faz questão de mostrar nosso valor. As roupas que usamos são sensuais e não vulgares. Estamos lá para trabalhar com a dança e não com o corpo", afirma.





Veja + de dayane Alencar no link abaixo

http://ego.globo.com/paparazzo/ensaio/dayane-alencar.html

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Frente Parlamentar produz nota de repúdio à decisão do STJ que absolveu acusado de estupro de vulnerável

Politica - Natal - RN

Os membros Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Câmara Municipal de Natal expressaram, através de nota de repúdio, sua insatisfação com a postura do Superior Tribunal de Justiça em relação à manutenção da decisão que inocentou um homem acusado de estuprar três adolescentes de doze anos. O documento foi elaborado nesta quinta-feira (26), durante reunião mensal da Frente.

Segundo a relatora do processo no STF, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, o incidente não pode ser considerado crime, pois não violou a liberdade sexual das vítimas, já que estas eram prostitutas. De acordo com a presidente da Frente, vereadora Júlia Arruda, a decisão do STF vai de encontro ao trabalho de proteção desenvolvido por entidades que lutam em prol da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.


“Entendemos que a decisão não apenas provoca indignação, mas acarreta em maus exemplos futuros e irreparáveis, uma vez que abre precedentes negativos ao processo evolutivo que nossa sociedade vem tendo no que tange os direitos e garantias voltados para nossa infância e adolescência, além de configurar-se em retrocesso ao que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal de 1988”, diz a nota.

Confira a íntegra da nota:

NOTA DE REPÚDIO À DECISÃO DO STJ

Natal (RN), 26 de abril de 2012

Nós, da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente do Município de Natal, nos somamos aos gestores, parlamentares, instituições e entidades brasileiras que repudiam a recente decisão do STJ, que absolveu estuprador de três meninas de 12 anos de idade, sob a revoltante justificativa de que estas se prostituíram.

Apoiamos todas as notas de repúdio elaboradas nos últimos dias, como a da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, documento este que foi apoiado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga a violência contra a mulher, do Senado.

Queremos registrar nosso total apoio aos senadores Paulo Paim (PT-RS), que preside a CDH, e Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI mista, que estão encaminhando solicitação ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e ao advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, para que analisem medidas judiciais cabíveis para a reversão desta MALÉFICA decisão judicial.

Entendemos que a decisão não apenas provoca indignação, mas acarreta em maus exemplos futuros e irreparáveis, uma vez que abre precedentes negativos ao processo evolutivo que nossa sociedade vem tendo no que tange os direitos e garantias voltados para nossa infância e adolescência, além de configurar-se em retrocesso ao que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal de 1988.

Lamentamos o entendimento dos magistrados de primeira instância e até de ministros de cortes superiores sobre o tema. Ao mesmo tempo em que nos posicionamos criticamente à decisão judicial, reafirmamos nosso compromisso de luta em prol dos direitos das nossas crianças e adolescentes, deixando claro que não nos calaremos diante de situações que coloquem em risco esse processo de evolução que buscamos através de nossa luta diária.

Atenciosamente,


 
Júlia Arruda
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente do
Vereadora | PSB

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Artrite e artrose atingem articulações do corpo e podem ser genéticas

Saúde - Brasil

Entenda por que as doenças reumáticas ocorrem e como tratá-las.
Especialistas também falam sobre formas de prevenção e diagnóstico.

Atividades simples e corriqueiras, como abrir um pote, podem se tornar bastante complicadas para quem sofre de artrite ou artrose, doenças capazes de atingir as articulações do corpo todo.
As causas muitas vezes são genéticas, mas no caso da artrose também estão ligadas ao envelhecimento e a movimentos repetitivos ou incorretos.

Em estágios mais avançados, esses problemas reumáticos comprometem a função das mãos e de outros membros. Segundo a terapeuta ocupacional Maria Cândida Luzo e a reumatologista Licia da Mota, a artrite reumatoide não pode ser prevenida, mas a artrose, sim. De qualquer forma, quem já sofre com dor nas juntas pode adaptar objetos e ações do dia a dia para facilitar a vida.

A artrite surge em qualquer idade, mas é mais comum dos 35 aos 50 anos e no sexo feminino. Já a artrose tem maior incidência entre os idosos e representa até 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.
O melhor momento para combater a artrite é nos primeiros três meses dos sintomas, quando ainda não há danos importantes às articulações. Rigidez, especialmente ao acordar, e dores nas juntas devem ser levadas a sério.

Com o frio, os sinais podem piorar. Isso porque as baixas temperaturas provocam contração dos músculos e das articulações.
Se você sentir dores reumáticas, procure orientação médica antes de fazer massagem ou exercícios. Até mesmo algumas atividades na água afetam as articulações, como é o caso da natação.
Artrite e artrose valendo (Foto: Arte/G1)


Medicamentos biológicos são aplicados contra a artrite como segunda opção, porque trazem maior risco de reações alérgicas – daí a necessidade de serem aplicados somente em ambulatórios.
Além disso, essas são drogas muito caras: enquanto os remédios mais usados custam R$ 360 por ano, um tratamento com substâncias biológicas saem por até R$ 100 mil por ano para um único paciente.

 Ações para não sobrecarregar as juntas

- Ao segurar ou levantar um prato ou bandeja, coloque as palmas das mãos por baixo

- Ao ler livros e jornais, não os segure nem aperte com os polegares

- Use talheres com cabos mais grossos ou amplie as alças de facas e outros utensílios com tubos de espuma. Cabos maiores são mais fáceis de segurar

- Ao cortar algo com faca, pegue-a com as duas mãos para ter mais força e segurança. Ou tente usar um cortador
 - Ao manipular ingredientes no preparo de alimentos, não prenda a colher com o polegar. Em vez disso, segure-a na palma da mão com os dedos enrolados em torno do punho

- Ao escovar os dentes e pentear-se, segure a escova com todos os dedos

- Lubrifique as fechaduras mais difíceis ou peça a um chaveiro para trocá-las

- Abuse dos antiderrapantes

 - Use tesoura com mola para cortar objetos. Elas diminuem o trabalho dos músculos e das articulações

- Ao escrever, use uma caneta mais grossa ou emborrachada

- Sempre que possível, utilize aparelhos elétricos, como abridor de latas, escova de dentes e chave de fenda



Médicos do estado entram em greve a partir de domingo

Saúde - RN

Os médicos da rede pública estadual de Saúde decidiram que vao iniciar movimento grevista a partir do domingo (29). Os profissionais cobram melhorias salariais e acusam o Governo do Estado de ainda nao ter apresentado proposta formal para o Sindicato dos Médicos (Sinmed). A partir das 7h do domingo, só serão realizados atendimentos de urgência e emergência.

Em negociação com o Governo do Estado há aproximadamente dois meses, o Sinmed cobra a abertura de diálogo por parte do Executivo para a discussão acerca de benefícios aos profissionais. O pedido inicial dos médicos vai desde o pedido de gratificação por atividade até o reajuste nos vencimentos dos profissionais de acordo com proposta de piso salarial unificado no país, que tramita no Congresso Nacional.

De acordo com o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, os médicos recebiam aproximadamente R$ 3 mil mensais referente à produtividade. Além disso, também há o pagamento dos salários, que são de R$ 4,5 mil para profissionais em início de carreira e podem chegar a até R$ 11 mil, aproximadamente, para os mais antigos. O presidente do Sinmed diz que o benefício referente à produtividade foi praticamente extinto e, por isso, cobra a implantação de uma gratificação por atividade.

Presidente do Sindicato dos Médicos no RN, Geraldo FerreiraPresidente do Sindicato dos Médicos no RN, Geraldo Ferreira
"O Governo, em 2011, praticamente extinguiu o valor pago pela produtividade. Hoje, em média, o profissional recebe algo próximo a R$ 1 mil. Já que estão acabando a produtividadem, defendemos que acabe de uma vez e seja criada a gratificação por atividade, no valor de R$ 3 mil", explicou Geraldo Ferreira.

O sindicalista também argumenta que os valores pagos a profissionais estão diferentes entre a própria categoria. Segundo ele, houve a incorporação de gratificações de alguns profissionais e os que não tinham o benefício estão com o salário inferior aos demais. "Pedimos o mesmo salário para todos os médicos", explicou.

Sobre o reajuste salarial propriamente dito, o Sinmed cobra que o Governo adote o piso nacional dos médicos como base. A proposta do valor, que ainda tramita nas comissões do Congresso, fixa em mais de R$ 19 mil os vencimentos dos médicos no Brasil. Porém, o sindicato potiguar diz que entende a impossibilidade de que o valor seja pago em curto espaço de tempo. O objetivo é atrelar os vencimentos ao piso e discutir uma forma escalonada para que o pagamento seja implementado.

"Dissemos ao Governo que estamos abertos a conversar. Atualmente, há médicos que recebem 55% do piso. Então, queremos negociar para que, por exemplo, em um período de um ano esse percentual passe para 60% do valor do piso nacional, e assim por diante. Estamos querendo o diálogo, mas ainda não tivemos resposta", afirmou.

Geraldo Ferreira disse que as tratativas sobre o acordo salarial estão ocorrendo com o secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda. O titular da Sesap, segundo o presidente do Sinmed, disse que fez consulta ao setor financeiro do Governo e que, até o momento, a proposta é de reposição salarial de aproximadamente 7%, referente à inflação, com o valor sendo pago também de forma parcelada e dependendo do limite prudencial. Contudo, não houve, de acordo com Geraldo Ferreira, um comunicado oficial. "Não recebemos nenhuma resposta por escrito", garantiu.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou o contato com o secretário Domício Arruda, mas até o início da noite não teve sucesso.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CR7 e Kaká param na muralha Neuer, e Bayern elimina o Real nos pênaltis

Futebol - Liga dos Campeões da Europa

Português marca duas vezes no tempo normal, mas perde o seu na disputa final. Alemães decidirão a Liga dos Campeões contra o Chelsea em casa

 Poderia ser o jogo de Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes no tempo normal. Ou poderia ser o de Kaká, que saiu do banco de reservas no fim do segundo tempo para se aproveitar do cansaço dos rivais. Mas era a noite de Manuel Neuer. O goleiro titular da seleção alemã se consagrou ao defender as penalidades do português e do brasileiro e ainda contou com um chute para fora de Sergio Ramos para levar o Bayern de Munique à grande decisão da Liga dos Campeões, após vitória por 3 a 1 nos pênaltis e derrota por 2 a 1 até a prorrogação, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Detalhe: a finalíssima será na Allianz Arena, casa do Bayern, contra o Chelsea, no próximo dia 19 de maio.

Por pouco Iker Casillas também não foi herói. O goleiro espanhol defendeu duas cobranças dos bávaros - de Kroos e Lahm -, mas Alaba, Mario Gómez e Schweinsteiger deram números finais a uma emocionante e exausta semifinal. O holandês Arjen Robben, que não participou da disputa final, marcou no primeiro tempo, justamente de pênalti.

Com o sonho do 10º título continental adiado novamente, resta aos merengues concentrarem os seus esforços no Campeonato Espanhol, competição em que o time é líder com sete pontos de vantagem para o arquirrival Barcelona, que também se despediu da Champions nesta semana. Restam quatro rodadas.

cristiano ronaldo neuer penaltis Real Madrid X Bayern munique (Foto: AFP)Neuer defende cobrança e Cristiano Ronaldo e começa a se consagrar no Santiago Bernabéu (Foto: AFP)
 
Os alemães, por sua vez, também apagaram a má impressão deixada no estádio após a decisão da Liga dos Campeões de 2010. Na ocasião, foram derrotados para o Internazionale de Milão, comandado por José Mourinho, por 2 a 0. A equipe comandada por Jupp Heynckes busca o seu quinto título em final inédita contra os Blues, que ainda não conquistaram a Champions - bateram na trave em 2008, diante do Manchester United, nos pênaltis.

Início avassalador

Em um cenário próximo do ideal para o Real Madrid, o time conseguiria reverter a vantagem do Bayern de Munique com 15 minutos de jogo. Foi exatamente o que aconteceu em um Santiago Bernabéu pulsante. A torcida comprou o barulho e fez do seu estádio uma arma que funcionou - ao menos no início.


Prova disso foi o pênalti marcado logo aos cinco minutos. Di María recebeu lançamento de Marcelo e acertou chute de primeira. Alaba se jogou para interceptar a finalização e tocou com o braço na bola. O juiz hesitou por um instante, mas a pressão foi tamanha que o árbitro húngaro Viktor Kassai apontou para a cal mesmo sem muita convicção. Cristiano Ronaldo não repetiu Lionel Messi na véspera e converteu, desviando de Neuer: 1 a 0.
O Bayern concentrava suas forças no ataque. A resposta quase foi instantânea, mas o holandês Arjen Robben perdeu gol inacreditável após cruzamento de Alaba, aos sete, já na pequena área. Aos 11, foi a vez de Mario Gómez chutar da entrada da área e obrigar Casillas a espalmar. Ribéry tentou completar no rebote, mas Khedira salvou com um carrinho.

Comemoração Cristiano Ronaldo - Real MAdrid X Bayern (Foto: Ag. AFP)Com dois no tempo normal, CR7 tinha tudo para ser o melhor em campo. Até parar em Neuer (Foto: AFP)
 
Mourinho sabia do perigo que corria e chamou Cristiano Ronaldo para uma rápida conversa. A expressão do treinador foi clara: segurar a bola, ter calma, como o craque português havia pedido depois de fazer o gol da vitória diante do Barcelona, no sábado, ainda que ironicamente. E não é que deu certo? Aos 14, Özil encontrou Cristiano com passe espetacular. O luso não perdoou e fez o segundo dele e dos merengues.

No lá e cá, melhor para o Bayern

A vantagem àquela altura já era mais do que o suficiente para os donos da casa avançarem à final. Os bávaros, então, avançaram mais a marcação e continuaram chegando com perigo. Em um contra-ataque, aos 25, Benzema quase ampliou - a bola ficou viva na grande área até que Neuer pudesse afastar.

robben marcelo Real Madrid X Bayern munique (Foto: Getty Images) 
Marcelo tenta levar o Real ao ataque: lateral
brasileiro teve boa atuação (Foto: Getty Images)
 
Seria uma injustiça, principalmente pelo que apresentavam os alemães. Não à toa chegariam ao gol no minuto seguinte. Lahm cruzou para Mario Gómez, que caiu na grande área depois de ser tocado por Pepe. O árbitro marcou pênalti do zagueiro. Robben se encarregou da cobrança e diminuiu, ainda que Casillas e a trave quase tenham evitado.

O "lá e cá" seguiu até o fim da primeira etapa. Aos 30, Benzema fez boa jogada pela esquerda e chutou forte. Neuer afastou com os olhos. Depois, aos 33 e 46, foi Casillas quem apareceu em finalizações de Gómez e Robben, de falta. Era um jogaço, para o deleite de Vicente del Bosque e Joachim Löw, técnicos das seleções da Espanha e Alemanha, presentes nas tribunas do Bernabéu.

Cautela x emoção

A partida seguiu carregada de tensão no segundo tempo, o que refletia no comportamento dos torcedores, menos participativos. Mas em campo era mais do mesmo: lá e cá. Aos dois, Lahm cruzou da direita e Gómez cabeceou forte. A bola passou raspando a trave direita de Casillas. Aos dez, no entanto, foi Benzema quem encontrou espaço e concluiu para a defesa de Neuer.

O tempo foi passando e o jogo virou sinônimo de cautela. O Real sabia que sofrer um gol poderia ser fatal, assim como para o Bayern exagerar nos espaços não pareceria boa ideia. Sem se comprometer, os merengues atacavam com chutes de média distância, principalmente nas faltas de Cristiano Ronaldo.
Mourinho pôs Kaká restando pouco mais de 15 minutos para o fim do jogo. Fez também o papel de incentivador ao puxar aplausos das arquibancadas. O Real tentou responder em campo, mas não conseguiu - muito por conta do cansaço de Cristiano Ronaldo, que se desdobrava entre ataque e marcação. Kaká entrou mal, sem confiança, desperdiçando contra-ataques. E ainda viu Pepe e companhia se segurarem lá atrás quando Mario Gómez recebeu de Robben e foi travado, aos 41. Era noite de prorrogação.

Cristiano Ronaldo - Real Madrid X Bayern (Foto: Ag. EFE)O brasileiro Luiz Gustavo vigiou de perto o craque português em boa parte do jogo (Foto: Ag. EFE)
Cansaço domina tempo extra

A prorrogação pôs em campo mais um elemento: a condição física. Cansado, Ribéry deu lugar a um renovado Müller. O Bayern pôde se dar ao luxo de realizar sua primeira substituição no tempo extra depois de ter poupado oito titulares no fim de semana. O Real, enquanto isso, lutava contra todo tipo de fadiga. E o primeiro tempo não teve um grande lance sequer de emoção.

O cansaço merengue era maior, mas a postura foi ainda mais ofensiva nos minutos finais de jogo. O problema é que não havia ninguém inspirado que pudesse resolver - Kaká, inclusive, tirava a paciência dos torcedores ao cometer seguidos erros. Aos 10 (ou 115), o brasileiro acertou o cruzamento, mas Granero se enrolou e desperdiçou grande oportunidade ao se jogar tentando cavar um pênalti. O árbitro não caiu na do meia. A decisão sairia da marca da cal, mas não naquele momento.

Cristiano Ronaldo e Kaká erram no mesmo canto


kaka Real Madrid X Bayern munique (Foto: AFP) 
Kaká mais errou do que acertou (Foto: AFP)
 
Após pouco menos de cinco minutos de descanso, os dois times foram para os pênaltis. Alaba converteu a primeira cobrança. Cristiano Ronaldo, que vinha de 25 pênaltis seguidos sem perder, pegou a bola e... Bateu fraco, permitindo a defesa de Neuer. Na sequência, Mario Gómez fez 2 a 0 para o Bayern.
Kaká, que entrou no segundo tempo, tinha a chance de diminuir, mas acabou telegrafando o canto (o mesmo de CR7) e Neuer, mais uma vez, defendeu. Quando tinha a chance de praticamente liquidar a fatura, Kroos chutou rasteiro, sem força, e Casillas fez a defesa.

Xabi Alonso, na terceira cobrança do Real, finalmente marcou. Logo depois, Lahm bateu com uma “pequena” cavadinha, e Casillas salvou sem problemas: 2 a 1 para o Bayern. O zagueiro Sergio Ramos partiu para a quarta cobrança do Real e mandou longe, muito longe. Schweinsteiger, então, tinha a chance de garantir o Bayern na decisão em casa. E não a desperdiçou. Com força, deslocando Casillas, colocou no fundo da rede, calou o Bernabéu e fez a festa dos bávaros.

Schweinsteiger Comemorando - Real Madrid X Bayern (Foto: Getty Images)Schweinsteiger deslocou Casillas na cobrança final: Bayern em nova decisão (Foto: Getty Images)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Carlos Eduardo cresce 11 pontos e lidera com 49,50% dos votos

Politica - Natal - RN

Ex-prefeito marcara 38,43% em novembro do ano passado; todos os demais candidatos pré-candidatos somam 34,39% de intenções de votos. 

  O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera o levantamento estimulado contratado pelo Nominuto.com ao Instituto Certus com 49,50% dos votos. O pré-candidato cresceu oito pontos na mensuração, se comparado à pesquisa divulgada em janeiro pela Tribuna de Norte, quando marcou 41,57%. Em comparação com o publicado em novembro de 2011 pelo Portal Nominuto.com, o pedetista cresceu 11,07%. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) continua em segundo lugar. Ela marcou 19,26% no atual levantamento, contra 19,43% em janeiro, e 25,57% em novembro do ano passado, também recuando além da margem de erro. Rogério Marinho (PSDB) aparece atrás com 5,56%. Ele marcara anteriormente 4,86% e 6,29%.

Hermano Morais (PMDB) ficou em quarto lugar, com 5,14%, praticamente estável em relação aos dois levantamentos anteriores. Fernando Mineiro, que mensurou na faixa dos 4% em janeiro e novembro, desceu agora aos 2%, ficando atrás da prefeita Micarla de Sousa (PV) que tem 2,43% das intenções de voto.

Arte: Nominuto.com
Pesquisa, registrada no TREl sob o protocolo 00010/2012 RN, foi realizada em 14 e 15 de abril.

Para 11,98% do eleitorado, nenhum candidato apresentado seria escolhido. Os que não souberam responder estacionaram em 3,85%; 0,29% não respondeu.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 00010/2012 RN, foi realizada em 14 e 15 de abril e colheu 701 entrevistas domiciliares, em áreas selecionadas por bairros, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução, renda, religião e zona.

Messi para na trave, Ramires faz golaço, e Chelsea elimina o Barça

Futebol - Mundo

Empate por 2 a 2, com direito a pênalti perdido do argentino e gol de Torres
no fim, cala Camp Nou e tira os catalães da briga pelo título da Champions

Acostumado a sempre decidir a favor do Barcelona, Lionel Messi experimentou um sentimento distinto nesta terça-feira. Com atuação abaixo de sua média, com direito a um pênalti perdido, o craque argentino parou na trave e viu os catalães serem eliminados pelo Chelsea na fase semifinal da Liga dos Campeões, no Camp Nou, com o empate por 2 a 2. O herói, desta vez, foi o brasileiro Ramires, que marcou um golaço no fim do primeiro tempo e ajudou a garantir os ingleses na grande decisão do dia 19 de maio, em Munique.

Busquets e Iniesta anotaram para o Barça, enquanto Fernando Torres fechou o caixão culé nos acréscimos.
O resultado desta terça praticamente coloca a palavra fracasso como a melhor para definir a temporada dos espanhóis, a quarta de Guardiola no comando do clube, uma vez que o título espanhol é quase impossível (o Real está sete pontos na frente restando quatro rodadas). Para evitar uma tragédia ainda maior, o Barça pega o Athletic Bilbao no dia 25 de maio, no Vicente Calderón, em Madri, na final da Copa do Rei.

Já o Chelsea, que se desdobrou em campo com um homem a menos desde os 37 minutos da etapa inicial (Terry foi expulso ao dar uma joelhada em Sánchez), agora fica ligado na televisão e espera nesta quarta-feira o adversário de sua segunda decisão - em 2008, perdeu para o Manchester United nos pênaltis. Real Madrid e Bayern de Munique se enfrentam no Santiago Bernabéu com os alemães jogando pelo empate após vencerem por 2 a 1 na Allianz Arena.

ramires chelsea x barcelona (Foto: AP)Ramires comemora o golaço que ajudou e muito a garantir o Chelsea na decisão da Champions 
 
A partida em muito lembrou a então última eliminação do Barça na Champions, há quase exatos dois anos, quando derrotou o Inter de Milão de José Mourinho por 1 a 0, gol de Piqué, em resultado que não foi suficiente para garantir a vaga. Curiosamente, na ocasião também com um a mais na maior parte do tempo: o brasileiro Thiago Motta foi expulso aos 28 da etapa inicial.

45 em 15

O primeiro tempo, obviamente, teve 45 minutos, mas seria mais fácil contar a partir dos 15 minutos finais. Afinal, tirando as lesões de Cahill, muscular, e Piqué, pancada na cabeça, que os fizeram ser substituídos, o que se viu foi o de sempre: massacre do Barcelona com amplo domínio territorial e de posse de bola diante de um Chelsea que se defendia de todas as maneiras.


De diferente da partida do Stamford Bridge, apenas a postura dos ingleses, que tentavam avançar a marcação sempre que podiam e dificultavam as ações dos culés, muito reféns das triangulações e tabelinhas do trio Messi, Fàbregas e Sanchéz. A partir dos 30, o jogo pegou fogo.

Surpreendentemente ansioso e apelando para chuveirinhos e chutes sem direção de fora da área, o Barcelona parecia nervoso diante da dificuldade de furar a retranca azul. Foi quando abriu o placar com um gol, digamos, improvável, aos 34. Primeiro, porque Messi, Xavi, Fàbregas ou Iniesta não participaram da armação da jogada; segundo, pelo posicionamento dos protagonistas.

Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Daniel Alves na entrada da área. Ao melhor estilo Xavi, ele serviu Cuenca, escalado para jogar aberto pela direita, livre no lado esquerdo. O jovem cruzou rasteiro e achou Busquets, como típico centroavante, para escorar de canhota no segundo pau: 1 a 0, e o confronto estava empatado.

Terry vira vilão; Ramires, o herói
terry chelsea x barcelona (Foto: Reuters)John Terry ouve reclamações de Puyol após dar joelhada em Sánchez: expulsão precoce 

Dois minutos depois, porém, John Terry aumentou sua lista de momentos polêmicos e foi expulso. O zagueiro, que já foi acusado de racismo, teve relacionamento com a mulher do companheiro de seleção Wayne Bridge, "agrediu" Puyol fora do lance na partida de ida e escorregou no pênalti que daria o título da Champions ao Chelsea em 2008, deu uma joelhada em Alexis Sanchéz sem bola e recebeu o vermelho direto. Na sequência, fez apenas uma feição de surpresa enquanto passava a faixa de capitão para Lampard. Quase não reclamou.

Com um a menos, o Chelsea fez o que lhe restava: defender até onde fosse possível. E não foi possível muito tempo. Aos 43, em inacreditável contra-ataque oferecido por uma equipe em desvantagem numérica, Alexis Sanchéz tocou para Messi, que serviu Iniesta. O camisa 8 apenas definiu na saída de Cech.
O mundo pensou: fatura liquidada. Menos Ramires. O brasileiro, que está fora da final por ter recebido o terceiro amarelo, aproveitou excelente passe de Lampard, invadiu livre a área e, com incrível frieza, tocou no cima de Valdés: golaço! E o brasileiro dançou diante do silêncio de 95 mil culés no Camp Nou. O improvável Chelsea terminava o terceiro dos quatro tempos do confronto classificado para a decisão.

Messi perde pênalti

O segundo tempo começou a mil. Como uma avalanche, o Barcelona engolia o Chelsea e se mandava para o ataque. E o gol parecia que não ia demorar para sair. Logo aos dois minutos, Drogba tentou ajudar na defesa e derrubou Fàbregas dentro da área. Pênalti que o árbitro turco Cunyet Çakir teve dúvidas, mas marcou com a ajuda do auxiliar Tarik Ongum.

Na cobrança, Messi, o melhor do mundo, o maior artilheiro de uma edição da Champions (14 gols), o craque do time. À frente dele, porém, estava Petr Cech, o goleiro que havia enfrentado sete vezes sem sucesso. Parece que a figura do tcheco pesou. O argentino caminhou lentamente e acertou o travessão. O mundo arregalou os olhos: ele também falha! Este foi o oitavo pênalti perdido dos 33 que cobrou com a camisa do Barça.

E, neste jogo em especial, como falhou. Mesmo com a assistência para o gol de Iniesta, Messi esteve irreconhecível: errou passes bobos, se mostrou nervoso, fez faltas duras - levou um cartão amarelo - e até empurrou Lampard em confusão com Fàbregas aos seis. Definitivamente, Barça x Chelsea não era um confronto normal.

Sem ter muito o que fazer, Roberto Di Matteo fechou o Chelsea de vez e trocou Mata por Kalou. Seriam 30 minutos de pura pressão. Aos ingleses, por sua vez, pesava a experiência, principalmente de Drogba e Cech. No ataque, o marfinense se virava como podia, segurava a bola e até gol do meio-campo tentava. Lá atrás, o tcheco era um monstro.

Messi - Chelsea X Barcelona (Foto: Ag. AFP)Lionel Messi perdeu um pênalti no início do segundo tempo: vilão na eliminação do Barça 
 
Como se não bastasse parar chute de Cuenca na pequena área, o arqueiro amarrava o jogo e irritava os rivais demorando para cobrar tiros de meta. Ele ainda contou com a sorte e viu chute de Messi explodir em sua trave esquerda. Tudo dava certo para o Chelsea. Os deuses da bola pareciam estar de cansados da hegemonia do Barça.

Antigo carrasco decreta eliminação do Barcelona

Do lado de fora, Guardiola tirava o casaco, mexia na gravata, gritava, gesticulava. O Barça dominava, mas não criava. Pior que isso, via quase todas as jogadas ofensivas morrerem nos pés de seu melhor jogador: Messi. O clima de tensão era evidente. Incrédulos, os culés sequer conseguiam apoiar e reclamavam até dos três minutos de acréscimos. Também pode ser sofrido torcer para o Barça. E dessa vez o sofrimento é por tempo indeterminado.

Em contra-ataque mortal, Fernando Torres decretou o 2 a 2 aos 47 minutos. Não é novidade para o Camp Nou ver gols de “El Niño”, algoz desde os tempos de Atlético de Madrid - o oitavo em 11 jogos. A festa é inglesa, e na quarta tudo pode ficar ainda pior, com uma festa em Madri. Ao Barça, restam as lágrimas de Xavi e Sanchéz ainda em campo, um Messi em estado de choque e secar para que o principal rival não lhe roube o posto de melhor do mundo. Sim, pode ainda ser pior.

Fernando Torres Chelsea x Barcelona (Foto: Getty Images)Fernando Torres dribla Valdés para selar a classificação do Chelsea à decisão (Foto: Getty Images)








segunda-feira, 23 de abril de 2012

Partidos da base foram os mais contemplados com programa Minha Casa, Minha Vida

Politica - Brasil

Prefeitos de partidos que compõem a base da presidente Dilma Rousseff (PT) foram os maiores beneficiados na projeto de construção de 107.348 imóveis na segunda etapa do programa federal MCMV (Minha Casa, Minha Vida), em 2.582 cidades do país, com menos de 50 mil habitantes.

O anúncio da construção dos imóveis foi feito quinta-feira (12), em solenidade, em Brasília, com a presença de Dilma, ministros e pelo menos 1.000 prefeitos.
Levantamento feito pelo UOL cruzou informações da lista da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), em que constam os prefeitos de todas as 4.952 cidades de todo o país com menos de 50 mil moradores, e da fornecida pelo Ministério das Cidades, com os municípios atendidos.

Segundo a CNM, os dados com nome e partido dos chefes do Executivo têm atualização diária.
Entre os partidos da oposição, o DEM foi o maior contemplado. A legenda governa 441 prefeituras de municípios com menos de 50 mil moradores e teve 213 atendidas pelo programa –ou 48%.
O PSDB recebeu investimentos em apenas 41% (276) do total de 674 municípios pequenos onde é governo.
O PPS recebeu menos ainda. Das 119 cidades que governa, 45 (38%) receberam casas do programa federal.
Em seu discurso na solenidade de quinta-feira (12), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse que a distribuição dos imóveis não obedeceu um "cálculo político”.
Os 22 partidos da base aliada (PT, PMDB, PC do B, PRB, PSB, PR, PTB, PV, PDT, PP PDB, PT do B, PRTB, PRP, PMN, PHS, PTN, PSC, PTC, PSD, PSDC e PSL) detém a maior parte das prefeituras do país.
Nos 4.952 municípios brasileiros com até 50 mil habitantes, segundo a CNM há 3.603 prefeitos da base, 1.234 da oposição e 115 sem partido ou sem registro na CNM.

Aliados

Na base aliada, dos maiores partidos e aqueles com assento no primeiro escalão, o PCdoB foi o que mais se beneficiou. A sigla é governo em 32 cidades de todo o país com menos de 50 mil habitantes. Vinte sete (84%) vão receber imóveis do MCMV.
O PSB teve 71% das cidades que governa atendidas pelo programa. Foram 194 municípios dos 271 que mantém o chefe do Executivo.

O PT, da presidente Dilma, terá o MCMV em 229 das 448 cidades governadas, ou em 52% delas.
O PMDB – legenda que detém a maior parte das prefeituras no país — teve 48% das administrações municipais contempladas (507 de um total de 1.051 prefeituras).
No total geral de cidades beneficiadas, 53% (1.911) são governadas por partidos aliados e 534 pela oposição; em137 cidades, o partido do prefeito não consta na lista da CNM.

Reclamação

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), líder dos tucanos no Senado, afirmou que é comum partidos aliados obterem recursos mais facilmente. “Percebemos que, em geral, há facilidades para prefeitos da base”, disse.
Para o líder do governo na Câmara, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), é “natural” que partidos da base sejam beneficiados, por conta de terem mais prefeitos.
“É uma representação proporcional”, diz. De acordo com Tatto, o governo não destina verbas ou programas em função do partido político. “Se uma prefeitura do PT não apresenta uma proposta consistente, não recebe recursos.”

Municípios mais pobres

O Ministério das Cidades informou, por meio de assessoria de imprensa, que a prioridade na escolha foram os municípios mais pobres e com maior déficit habitacional.
O levantamento do UOL também considerou, além do partido do prefeito, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das cidades.

O cruzamento dos dados apontou que foram contemplados 80% dos municípios de até 50 mil habitantes com IDH considerado baixo (até 0,499, numa escala de 0 a 1), 55% dos municípios de IDH médio (de 0,5 a 0,799) e 8% dos municípios de alto IDH (acima de 0,8).

Análise

“Esse tipo de direcionamento [para partidos da base aliada] não é nenhuma surpresa. Ocorre o tempo todo, não só em ano eleitoral”, afirma o cientista político Claudio Couto, da FGV (Fundação Getulio Vargas).
De acordo com Couto, há uma tendência de os governos gastarem mais em ano eleitoral. “Por isso, talvez, haja mais repasses para municípios da base aliada”, disse.