domingo, 6 de junho de 2010

Cardiologia


O que é Cardiologia?

Cardiologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular

Sintomas relacionados a lesões de certas partes do coração ou do aparelho circulatório também são examinados pelo cardiologista, seja por meio da ausculta cardíaca, método não-invasivo mais comum, seja pela realização de procedimentos cirúrgicos complexos.

A função básica do sistema cardiovascular é transportar oxigênio e outros nutrientes para as células do corpo, além de remover produtos do metabolismo celular e carregar substâncias de uma parte para outra do corpo.

O funcionamento do coração, além de ser ser altamente complexo, está sob a influência de outros sistemas do corpo. Algumas doenças ou estados emocionais também aumentam a possibilidade do indivíduo vir a sofrer de complicações cardíacas.

Entre os principais fatores de risco estão:

- Diabetes;
- Estresse;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Colesterol.

Além desses fatores, há sinais de alerta que indicam ao paciente a necessidade de visitar um cardiologista para avaliar a saúde do coração.

Os exames vão indicar qual o tratamento será adotado para cada uma das diversas patologias cardíacas.

Sinais de Alerta

A queixa mais comum entre as pessoas com problemas de coração é a dor no peito, braço, queixo ou cabeça, podendo sentir ainda palpitações e perder os sentidos

Em alguns casos, há falta de ar que pode acarretar mudança no tom de pele devido à diminuição de oxigênio nos pulmões.

Diante do surgimento de qualquer um destes sintomas a medida mais sensata é buscar uma emergência cardiológica, onde o especialista de plantão analisará a situação e fará uma avaliação das medidas terapêuticas, sejam medicamentosas ou cirúrgica a serem tomadas.


Procedimentos


Os diversos procedimentos utilizados na cardiologia visam a identificação de alterações no orgão e no seu funcionamento, que possam indicar possíveis patologias

ECG (Eletrocardiograma)
Utilizado para examinar o ritmo, a freqüência e alterações elétricas.

Radiografia de Tórax
Para visualizar o tamanho e a localização do coração e sua repercussão com o pulmão.

Ecodopplercardiograma
Exame dinâmico e não invasivo capaz de avaliar com precisão o desempenho cardíaco e a anatomia de forma funcional do mesmo.

Cintilografia com Radioisótopos
Com a aplicação de substâncias que criam contrates e são detectados por uma câmara especial, tem-se uma visão do músculo cardíaco e pode-se detectar áreas lesionadas e determinar a possibilidade de intervenção cirúrgica.

Cateterismo Cardíaco
Através da inserção de um cateter em uma artéria, os especialistas podem estudar toda a rede coronariana, podendo instituir procedimentos terapêuticos que podem tanto evitar uma cirurgia como adiar para uma ocasião mais propícia.


Tratamentos

Os tratamentos das patologias cardíacas podem ser de orientação dietética, medicamentosa, cirúrgica ou com implante de mecanismos substitutos

Em alguns casos é necessária a colocação de um tipo de malha de aço - chamadas de “Stents” - que impeçam o entupimento dos vasos cardíacos. Essa prótese também visa melhorar e prolongar os resultados de procedimentos de angioplastia.



Principais Patologias

A maioria das patologias cardíacas tem em geral um sintoma em comum: dor no peito. Esse é um sinal importante e quando se manisfesta é preciso buscar a orientação de um especialista

Entre as principais patologias podemos citar:

Angina
É uma dor ou sensação de pressão no centro do peito, decorrente do fornecimento insuficiente de sangue para determinada parte do coração.

Apesar de ocorrer normalmente em situações de estresse ou de grande esforço físico, em que o coração é mais exigido e necessita de mais oxigênio, pode surgir também em repouso.

A angina apresenta três diferentes níveis:

Angina estável
Provocada por esforço, estresse emocional e taquicardia, é aliviada por repouso.

Angina variante
Pode se apresentar mesmo em repouso e é aliviada por vasodilatadores.

Angina instável
Forma mais grave com dor mais intensa e prolongada, também chamada de "angina pré-infarto".

Arritmia
Arritmia cardíaca é qualquer alteração do ritmo e da frequência dos batimentos cardíacos, por irregularidade na condução do estímulo elétrico.

Aterosclerose
A aterosclerose é um estreitamento e endurecimento das artérias que ocorre pela formação de placas de gordura que se aderem à camada interna das artérias, obstruindo o fluxo sangüíneo. É a grande causadora da cardiopatia isquêmica.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Qualquer doença cardíaca pode determinar um Acidente Vascular Cerebral. Quando há algum problema que impede que o coração bombeie o sangue corretamente vai ocorrer uma dificuldade para o sangue alcançar o cérebro, além dos outros órgãos, podendo levar a uma isquemia.

As principais situações em que isto pode ocorrer são: arritmias, infarto do miocárdio, doença de Chagas, problemas nas válvulas, etc

Cardiopatia Isquêmica
É o comprometimento do músculo cardíaco pela deficiência de oxigenação de determinada área do coração.

Causado pela diminuição do diâmetro das artérias, devido ao acumulo de gorduras, cálcio e fibrina na sua camada interna.

Causa a morte do tecido cardíaco e diversas patologias: Angina, Infarto Agudo do Miocárdio e Morte Súbita Cardíaca.

Infarto Agudo do Miocárdio
O infarto decorre de um grande entupimento das coronárias, que reduz significativamente ou mesmo interrompe o fornecimento de oxigênio para o músculo cardíaco, causando morte do tecido cardíaco.

Sintomas
A dor no peito é o sintoma clássico e mais comum de infarto. Geralmente é sentida no centro do peito e irradia-se para a parte anterior do tórax, pescoço, mandíbulas e braço esquerdo.

Esses sintomas podem vir acompanhados de náuseas, vômitos, suor intenso, dormência e sensação de formigamento no braço esquerdo, palpitação, taquicardia e escurecimento da visão.

Os médicos alertam que esses sintomas apesar de serem os mais comuns em caso de infarto agudo do miocárdio, nem todos ocorrem durante um ataque.

Fatores de Risco
Tabagismo
Obesidade
Pressão arterial elevada
Altos níveis de colesterol no sangue
Sedentarismo
Diabetes
Alimentação irregular
Estresse

Insuficiência Cardíaca
Se trata da incapacidade do coração de bombear para o organismo todo o sangue que recebe. síndrome que é consequência de patologias do próprio coração ou de outros órgãos.

As doenças das artérias coronárias compõem a principal causa, seguido por hipertensão arterial, alcoolismo, doença de chagas, doença reumática das válvulas cardíacas e infecções virais.

Como a quantidade de sangue está abaixo do que o organismo necessita, há um reflexo direto no dia-a-dia e na qualidade de vida do paciente.

Como decorrência o indivíduo apresenta principalmente falta de ar que inicialmente compromete qualquer esforço físico e chega a interferir no sono do paciente.

Fadiga, tontura, extremidades frias, palpitações, cansaço progressivo, edema (inchaço) nos pés, perda de peso, palpitações, dores abdominais (devido ao crescimento do fígado) também são manifestações freqüentes.

Valvulopatias
São patologias que acometem as válvula cardíacas (Mitral, Aórtica, Pulmonar, Tricúspide), que podem apresentar Insuficiência (a válvula não fecha completamente ocorrendo um refluxo de sangue) ou Estenose (a válvula não abre completamente, oferecendo uma resistência ao fluxo sangüineo).

Os sinais e sintomas são variados conforme o local e a severidade da valvulopatia, os mais comuns são cansaço, falta de ar, fadiga, angina e palpitações.