sexta-feira, 13 de abril de 2012

'Garibaldi está entre os onze titulares de Dilma'

Politica - RN - Brasil

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, é um dos destaques entre os auxiliares de primeiro escalão da presidenta Dilma Rousseff. Reportagem do jornal Correio Braziliense incluiu Garibaldi entre os integrantes do "time de confiança" da presidenta. A reportagem citou o nome de onze ministros, em referência ao número de jogadores em uma equipe de futebol.
Ed FerreiraGaribaldi Filho participou das articulações para aprovação FunprespGaribaldi Filho participou das articulações para aprovação Funpresp

O jornal de circulação nacional aponta o senador do PMDB como uma revelação do time escalado por Dilma Rousseff. O fato mais recente para o destacado trabalho do ministro da Previdência foi a aprovação no Congresso Nacional da Fundação de Previdência Privada do Servidor Público (Funpresp). "Único peemedebista na linha de frente, comanda uma pasta pouco cobiçada. Nas últimas semanas, pôs a bola embaixo do braço e foi ao Congresso trabalhar pela aprovação da Fundação de Previdência Privada do Servidor Público (Funpresp). Usou o fato de ter sido presidente do Senado, percorreu os gabinetes e conseguiu marcar um gol que orgulhou a técnica Dilma, para quem a Funpresp era uma prioridade", diz a reportagem do jornal Correio Braziliense.

A matéria observa ainda que no time de Dilma Rousseff o capitão escalado é o ministro da Fazenda Guido Mantega. As ministras da Articulação, Ideli Salvatti, e da Casa Civil, Gleici Hoffmann, são apontadas como as zagueiras do time da presidenta da República.

"No time principal pela atuação para aprovar a Lei Geral da Copa, está o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, típico exemplo de jogador que mudou de posição ao longo da carreira. Após um começo na lateral esquerda, até hoje o palmeirense tem uma canhotinha eficiente, quando necessário. Mas, após a tramitação do Código Florestal no Congresso, encaixou-se na ponta direita, ao lado de aliados ligados ao setor produtivo rural", diz um dos trechos da reportagem.

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Esporte, Aldo Rebello, também integram o time dos 11 titulares da presidenta "Dilma Rousseff. Dilma e Lula gostam dele, mas é uma posição perigosa. Afinal, quando as coisas apertam, o ponta-esquerda sempre é o primeiro a ser substituído", informa a reportagem do Correio Braziliense.


Todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE

Maternidade da PM pode ser desativada por falta de médico

Saúde - RN

O Hospital da Polícia Militar coronel Pedro Germano, localizado na avenida Prudente de Morais, corre sério risco de paralisar o atendimento na maternidade. Diariamente oito partos deixam de ocorrer na unidade por falta de plantonistas. Sem previsão de concurso público da Polícia Militar para o hospital, por limite prudencial do Governo, a direção da unidade suplica por atenção especial para o hospital que possui 13 leitos maternos e seis de UTI neonatal.
Adriano AbreuA UTI neonatal tem seis leitos. A pediatra de plantão, Tânia Mariuoka, afirma que a procura pelo atendimento é frequente no localA UTI neonatal tem seis leitos. A pediatra de plantão, Tânia Mariuoka, afirma que a procura pelo atendimento é frequente no local

Dos seis médicos obstetras, um está de licença médica e outro de férias. Os pediatras somam apenas cinco. "Essa equipe precisa se dividir em plantões de 12h, quando em cada plantão deve existir uma equipe mínima composta por dois médicos obstetras e um pediatra", diagnosticou o diretor do Hospital da PM, coronel Kléber Farias Cavalcanti, na tarde desta quinta-feira.

A unidade, que já contemplava a maternidade na época da fundação há 49 anos enfrenta hoje a pior crise de recursos humanos da história do hospital, já que o último concurso público foi realizado há 12 anos. Desde então a redução do quadro é constante. Dentro de dois meses, outro obstetra vai desfalcar o quadro pelo mesmo motivo de aposentadoria.

Em visita à unidade na tarde de ontem a equipe de reportagem constatou que a maternidade possui boas condições de receber parturientes, que muitas vezes são transferidas de municípios distantes.

A falta de médicos na unidade pode agravar ainda mais a delicada situação da quantidade de leitos de UTI neonatal da capital. Na tarde de ontem, os seis leitos do Hospital da PM estavam ocupados e de acordo com a pediatra neonatologista Tânia Mariuoka, a solicitação por leitos é constante e por isso sempre estão ocupados. Em todo Rio Grande do Norte existem apenas 47 leitos de UTI neonatal.

Enquanto se recuperava de uma cesariana, a paciente Maria Celeste Barreto (29) parabenizava o bom atendimento prestado pelo Hospital da Polícia Militar. Ela realizou o pré-natal no Centro Clínico do Alecrim, que encaminhou a paciente para a unidade ao passar a época do parto. O filho nasceu na noite desta última quarta-feira e estábemde saúde. "Estou sendo muito bem assistida aqui", ressaltou.

De acordo com informações do Diretor coronel Kléber Farias, a obra de recuperação da unidade ocorre de forma que não impeça o andamento dos atendimentos do hospital, que é geral. Segundo ele as novas instalações estarão prontas até o final do ano. Há 43 vagas para serem preenchidas no Hospital da Polícia Militar coronel Pedro Germano.

O Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda explicou na tarde de ontem que ao longo dos anos a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) colocou médicos à disposição de outras secretarias, como é o caso da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), a qual o Hospital da PM é ligado.

Domício explicou que a Promotoria da Saúde ingressou com uma ação para que todos os médicos da Sesap retornassem ao órgão da Saúde por problemas de falta de equipe nos demais hospitais do Estado. "Atualmente 78 médicos estão à disposição do hospital da Polícia Militar e a Secretaria entende que eles não podem sair de lá",explicou. A Sesap explicou também que o problema de falta de profissionais afeta diversas unidades do Estado.


todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE

 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

II Potengi Fest

Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho promove o II potengi Fest




A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho irá realizar no dia 12 (quinta-feira) de abril, deste ano, o II Potengi Fest na cidade. O evento será em praça pública e gratuito, com exceção para o Camarote FrontStage Brahma Fresh que será vendido. O horário previsto da festa é a partir das 19 horas.


A animação da festa ficará por conta das bandas:
  • Aviões do Forró
  • Dorgival Dantas
  • Indiazinha e Banda
  • Banda Novo Grito
  • Banda Bem Bolado