sábado, 17 de março de 2012

Fábio Hollanda deixa a Sejuc e governadora nomeia Aldair Rocha

Politica - RN


A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, designou o secretário de Segurança (Sesap), Aldair da Rocha, para acumular, interinamente, o cargo de secretário da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Ele substitui, com isso, Fábio Hollanda, que estava no comando da Sejuc e entregou o cargo no início da tarde deste sábado.

Adriano AbreuFábio HollandaFábio Hollanda
A crise na Secretaria de Interior e Justiça foi deflagrada com uma entrevista concedida pelo secretário e publicada pela TRIBUNA DO NORTE na última quinta-feira. Na entrevista, Fábio Hollanda reclamou da falta de autonomia para comandar a Secretaria e nomear auxiliares. Lamentou também deficiência de gestão e limitação de recursos.

Na manhã deste sábado, em Natal, a governadora chegou a participar do encontro do PR, partido que indicou Fábio Hollanda para a Sejuc. Durante as entrevistas, a governadora foi reticente sobre a saída de Fábio Hollanda. Até então secretário, ele disse que precisava ter uma conversa com Rosalba e com o presidente estadual do PR, deputado estadual João Maia, antes de anunciar oficialmente o pedido de exoneração.
Alex RégisAldair RochaAldair Rocha

Mas no início da tarde, a assessoria do Governo divulgou que Fábio Hollanda comunicou que não ficaria mais na Secretaria. "A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, designou o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, (Sesed-RN), Aldair da Rocha, para acumular, interinamente, o cargo de Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, (Sejuc-RN), com o titular da Sesed-RN", informou a nota publicada no portal do Governo.

"A determinação da governadora foi imediatamente após o ex-titular da pasta, o advogado Fábio Hollanda, ter entregue pedido de exoneração do cargo de Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Sejuc-RN, na tarde deste sábado (17)", acrescentou a nota.

O presidente estadual do PR, João Maia, ainda não declarou publicamente se a saída de Fábio Hollanda do cargo vai implicar no rompimento político do partido com o Governo.

PR vai discutir com Rosalba permanência do secretário

Politica - RN
O deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, confirmou que buscará a governadora Rosalba Ciarlini para discutir a situação do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda. Em entrevista publicada ontem na TRIBUNA DO NORTE, o auxiliar de primeiro escalão, indicado pelo PR para o Governo, fez uma série de críticas ao modelo de gestão e admitiu que as fugas ocorridas em Alcaçuz foram provocadas por negligência.

"Vou conversar com a governadora, saber o que ela está pensando. Ela tem toda liberdade de tomar a decisão que achar melhor", disse. Analisando as declarações de Fábio Hollanda, João Maia foi reticente: "Se ele (Fábio Hollanda) acha que não pode ajudar... Se não é a pessoa apropriada...".

O líder do PR chegou a dizer que iniciou, em visita que a governadora fez à sua casa em Brasília, uma conversa sobre os problemas da Secretaria de Justiça e Cidadania, mas por compromissos no Congresso Nacional, na Comissão de Finanças e Tributação, teve que interromper o diálogo. Por isso, afirmou, o debate não ocorreu com a "profundidade necessária". Ontem à tarde João Maia desembarcou em Natal e estava sendo aguardada uma conversa entre ele e o secretário Fábio Hollanda.

O líder do PR disse que ficou surpreso com o fato do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, ter exposto os problemas do órgão em entrevista publicada na TRIBUNA DO NORTE. "O que ele disse na entrevista não é surpresa para mim, mas a surpresa é o fato dele ter tornado público", afirmou o deputado, que foi responsável pela indicação de Fábio Hollanda ao cargo de primeiro escalão no Governo Rosalba Ciarlini.

João Maia afirmou que o secretário já havia exposto para ele toda problemática da Secretaria de Justiça e Cidadania. "Fábio (Fábio Hollanda) conversou muito comigo e externou a situação dizendo da precariedade do sistema, da situação das Centrais do Cidadão e afirmando que é preciso implementar outro modelo de gestão", destacou João Maia.

Para o líder do PR, o problema da Secretaria de Justiça e Cidadania é de gestão e, portanto, "precisa mudar o modelo". "Temos a Copa do Mundo que vai chegar, uma fuga de preso levará o Rio Grande do Norte para uma manchete mundial, é preciso mudar o modelo de gestão, como já vez fazendo outros Estados, como Espírito Santo e Minas Gerais", comentou o parlamentar. Ele observou que a "precária" situação do sistema carcerário deixa o Rio Grande do Norte como "alvo fácil" do crime organizado.

Sobre a participação do PR no Governo, João Maia ressaltou que o partido "foi para o Governo para ajudar". A nomeação do titular de Justiça e Cidadania para o Governo Rosalba Ciarini, ocorrida em janeiro deste ano, foi o fato concreto que marcou a adesão do PR à base governista. A articulação de aproximar o PR do Governo Rosalba foi feito pelo senador José Agripino.

Em entrevista à TN, publicada ontem, o titular da SEJUC disse que a fuga no presídio de Alcaçuz ocorreu por falta de cuidado e negligência. Hollanda também afirmou que não teria qualquer problema em deixar a Secretaria. "Eu não terei nenhum constrangimento em deixar a Secretaria. Eu terei constrangimento em ficar na Secretaria e não conseguir desenvolver um bom trabalho com o dinheiro do contribuinte do Rio Grande do Norte. Se dependesse de mim, na condição de presidente do PR em Natal, o partido entregaria a Secretaria e manteria uma posição independente do ponto de vista administrativo do Governo Rosalba Ciarlini", disse.

Deputados foram surpreendidos

A entrevista do secretário estadual de Justiça e Cidadania Fábio Hollanda, publicada ontem na TRIBUNA DO NORTE, repercutiu muito entre os deputados estaduais. Parlamentares da bancada de oposição e de apoio ao Governo se mostraram surpresos com as afirmações do secretário, apontando problemas do próprio órgão que dirige e detalhando, inclusive, que requereu segurança ao BOPE e não foi atendido.

Correligionário de Fábio Hollanda, o deputado estadual George Soares (PR) disse que estava surpreso com a entrevista. "Eu fui pego de surpresa, achava que estava tudo bem", disse o deputado. Ele afirmou que será necessário a direção do PR marcar uma reunião para adotar uma decisão. "Até então, achava que estava tudo caminhando dentro do que o Governo e o próprio Fábio queria; não tenho dúvida que o trabalho dele (Fábio) na Secretaria era muito sério", disse o parlamentar.

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) também se disse surpreso com as declarações e observou que a problemática da segurança pública no Rio Grande do Norte é de muitos anos. "A governadora está no mandato há um ano e três meses; o governo está fazendo um trabalho de reestruturação financeira para que o Estado possa ter capacidade de investimento e tratar da questão (segurança) que aflige todos nós", comentou.

Integrante da bancada oposicionista, o deputado estadual Fábio Dantas (PHS) disse que a entrevista de Fábio Hollanda mostra o retrato da falta de profissionalismo do governo. "Na gestão falta planejamento, profissionalismo, a secretaria está entregue ao secretário a quem não é dado condição de trabalho", ressaltou. Para Fábio Dantas, o "sentimento de Fábio Hollanda é de um gestor que não está conseguindo implantar o necessário e não tem o básico", analisou o parlamentar do PHS.

Sindicato prefere a permanência do secretário

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN) se posicionou de forma contrária à possibilidade do secretário Fábio Hollanda deixar o cargo que ocupa na Secretaria de Justiça e Cidadania. Para a presidenta do Sindasp, isso representaria um retrocesso no diálogo e projetos desenvolvidos com o atual titular da pasta. "Se ele reclama da situação que está passando, imagine os servidores como não estão. O cenário é lamentável no Sistema Prisional, e todos sabem disso", disse a presidenta da Sindasp, Vilma Batista.

Para ela, o secretário teve um primeiro mês de trabalho turbulento, em virtude da adaptação ao cargo e às recorrentes fugas. "Mas agora já estávamos desenvolvendo conversas, visando dar mais assistência à nossa categoria. Não queria que esse contato fosse desfeito agora e ter que começar tudo do zero", afirmou Batista.

Ela classifica os problemas entre o partido e o Governo como um impasse, e espera pela solução do problema. "Esperamos pela solução desse impassem, que eles possam encontrar um entedimento. O secretário tem razão ao fazer aquelas críticas. Vamos lutar pela melhoria do Sistema Prisional".

Vilma Batista informou que assembleias já estão marcadas com a categoria para discutir melhorias e projetos propostos em acordo com o secretário Fábio Hollanda. Há dois meses como titular da Sejuc, Hollanda enfrenta problemas para solucionar os diversos problemas enfrentados pelo Sistema Prisional.

Prefeita Micarla de Souza

Politica - Natal - Eleiçoês 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Evite sete fatores que favorecem as varizes

Saúde - Mundo

Entenda a relação do problema com a pílula, horas na posição sentada

Elas lembram uma pequena teia de aranha e costumam aparecer clarinhas e discretas, mas vão se espalhando com o tempo e podem se sobressair na pele. O efeito estético da svarizes é péssimo e ainda há riscos para a saúde, já que essas veias dilatadas perdem sua função, ou seja, deixam de levar o sangue de volta para o coração.

As varizes podem aparecer em diversas partes do corpo, mas são comuns nos membros inferiores, uma vez que o esforço para fazer o sangue subir nesta região é maior. "O problema é mais comum em mulheres e é favorecido pela predisposição genética, mas hábitos, como ficar muito tempo sentado, também aumentam o risco do aparecimento e agravamento delas", afirma o angiologista Ivanésio Merlo, diretor de publicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Com a ajuda dele e de outros especialistas, você descobre como fazer para se manter longe desse problema.
Anticoncepcional

A proporção de mulheres e homens com varizes é de três pacientes do sexo feminino para um masculino. Segundo o cirurgião vascular Jorge Kalil, do Hospital São Luiz, isso acontece pela alta concentração de progesterona e estrógeno na mulher, hormônios que favorecem o aparecimento de veias doentes.

O problema é que esses hormônios também são a principal composição de métodos contraceptivos, como a pílula. Assim, seu uso regular aumenta o risco do aparecimento de varizes. O especialista ressalta ainda que o anticoncepcional via oral é o que mais contribui para o problema, já que a absorção dos hormônios se dá de maneira mais intensa do pelo adesivo, por exemplo.

Gravidez

"Quanto maior o número de gestações de uma mulher, maior o risco de desenvolver ou agravar as varizes", afirma Ivanésio. Ele explica que, com o aumento do volume uterino, há compressão das veias dos membros inferiores, o que eleva a pressão e deixa as veias dilatadas. Por isso, nesse período é fundamental realizar repousos com as pernas elevadas e usar as conhecidas meias elásticas, que também ajudam a prevenir o problema.









Sedentarismo

Segundo o cirurgião vascular Hilton Waskman, do Hospital Israelita Albert Einstein, o sedentarismo favorece o aparecimento das varizes porque não estimula os músculos da panturrilha e da planta dos pés, que funcionam como um segundo coração que bombeia o sangue para cima. Por isso, ele recomenda atividades, como uma caminhada, corrida leve e hidroginástica, para melhorar a circulação sanguínea. "Evite atividades muito pesadas, como a musculação, pois elas podem exercer sobrecarga nos membros inferiores, favorecendo a deterioração das veias", alerta.
 
Ficar muito tempo parado

A posição que mais contribui com a volta do sangue dos membros inferiores é a horizontal. Ficar em pé ou sentado, por outro lado, dificulta a o fluxo sanguíneo, o que contribui com o aparecimento ou agravamento das varizes. "Por isso, pessoas que trabalham em uma mesma posição por muito tempo devem fazer pequenas pausas para se alongar e andar", afirma o cirurgião vascular Cesar Iaccino, do Hospital 9 de Julho. Segundo o médico, cruzar as pernas aumenta ainda mais a compressão das veias.
Salto alto

Uns dizem que o uso de sapatos com salto alto facilita o retorno do sangue pelas veias, diminuindo, assim, o risco de aparecer ou agravar as varizes. Outros afirmam o contrário, pontuando que eles causam problemas vasculares, porque impedem a movimentação adequada da panturrilha. Seja como for, ainda não há consenso sobre a influência desse tipo de calçado sobre as veias. "O que se sabe, entretanto, é que o uso constante de sapatos de salto pode causar problemas ortopédicos, como o encurtamento do tendão, tecido que liga o osso do calcanhar ao músculo da panturrilha", diz Hilton Waskman.
Obesidade

"Pessoas com sobrepeso ou obesidade sobrecarregam demais os membros inferiores, o que dificulta a volta do sangue venoso", explica Jorge. Segundo ele, o fator não é tão agravante quanto ficar muito tempo na mesma posição, mas contribui para o aparecimento das varizes. Assim, o risco é ainda maior para aqueles que, além dessa característica, ainda são submetidos a atividades com pouca movimentação.







Roupas justas

Algumas pessoas usam roupas tão justas que, no fim do dia, acabam ficando com dores nas coxas e panturrilhas, o que levou originou a ideia de que roupas apertadas podem causar varizes. Entretanto, segundo o cirurgião vascular Cesar, a influência é baixíssima, pois ela não chega a criar uma pressão tão grande quanto a do sobrepeso ou a de ficar muito tempo sentado, por exemplo. Ainda assim, ele recomenda priorizar roupas confortáveis e que não limitem a movimentação para evitar o desconforto muscular.

Distúrbios do sono causam arritmia e podem prejudicar o organismo

Saúde - Mundo


Alteração é maior em indivíduos que não conseguem descansar durante a noite


Entre todos os distúrbios do organismo causados por problemas do sono, um dos mais perigosos é a arritmia cardíaca. Possível causadora de consequências cardiovasculares graves e situações emergenciais, essa moléstia é maior em indivíduos que não conseguem descansar à noite ou têm uma qualidade de sono insatisfatória.
A arritmia consiste na alteração ou na inconstância dos batimentos cardíacos. Eles podem tanto ficar acelerados, o que é chamado de taquicardia, quanto mais lentos, nesse caso a bradicardia. A presença de arritmias cardíacas é fator de risco para diversas atividades e deve ser observada de perto. Quem não dorme com qualidade, portanto, está arriscando a sua saúde sem precisar.
A arritmia é apenas um dos problemas cardiovasculares impulsionados pela deficiência no sono. Diversas outras doenças, como a hipertensão, por exemplo, têm associação com a quantidade insuficiente de horas de sono ou um repouso sem a qualidade necessária para recarregar as energias.

A médica e pesquisadora do sono Fernanda Haddad afirma que a arritmia tem duas implicações. "A primeira é que diminui a oxigenação dos pacientes durante a noite. O nível de oxigênio no sangue cai e é necessário esforço cardiovascular por conta da hipóxia. Além disso, durante a apneia, ocorre a ativação do sistema simpático, que, somado à hipóxia, causa as doenças cardiovasculares", afirma a pesquisadora.

Pacientes com apneia do sono podem ter arritmia cardíaca pois a respiração fica mais intensa por causa da obstrução nas vias respiratórias. Durante o sono dos portadores de apneia há uma reação de relaxamento da faringe, dificultando a passagem do ar, causando, no esforço para respirar, um aumento da pressão sanguínea.
A obstrução das vias respiratórias faz com que o organismo use uma camada extra de força para que o ar chegue até o pulmão. Por isso, pacientes com históricos de problemas cardíacos devem se preocupar ainda mais a qualidade do sono.

A fim de evitar a arritmia, os indivíduos devem tomar alguns cuidados. O primeiro é observar as horas de sono necessárias para o perfeito descanso do organismo. Além disso, é importante saber que a má qualidade do repousar é tão ruim para o organismo quanto a privação do mesmo.