sábado, 8 de setembro de 2012

Nordeste concentra 40% do consumo de crack no Brasil, aponta estudo

Saúde - Brasil


Regiões Sudeste e Centro-Oeste têm praticamente os outros 60%.
Pesquisadores acham difícil explicar aparente baixo uso no Sul e no Norte.




 
O consumo de crack e outros derivados de cocaína no Brasil está mais concentrado no Nordeste, com 40% do total, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em seguida, aparecem o Sudeste (36%) e o Centro-Oeste (22%). Sul e Norte têm 1% cada.
Para a pesquisadora Clarice Madruga, que coordenou o estudo na Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp, o aumento do uso na Região Nordeste pode ter relação com a menor renda da população, pois essa é uma droga barata – com preço até cinco vezes mais baixo que no exterior.

 
"Já no Sul, existe a hipótese de que os três estados estejam seguindo o padrão europeu, onde a cocaína e seus derivados têm sido substituídos por substâncias sintéticas, como ecstasy e anfetaminas", sugere Clarice.
No caso do Norte, poderia haver uma menor disponibilidade de crack e a região funcionaria mais como rota da droga, que chega pela Colômbia, Bolívia e Peru. Isso tudo, porém, é apenas uma especulação, já que não existem dados anteriores que comprovem essas teorias. "O porquê mesmo é difícil de explicar", diz.

Clarice destaca que esse tipo de estudo domiciliar, que entrevistou 4.607 pessoas em 149 municípios das cinco regiões, não é ideal para avaliar o número de consumidores de crack no Brasil, pois os usuários estão geralmente concentrados nas ruas, em redutos como a Cracolândia paulistana – razão pela qual os dados devem estar subestimados.
Segundo o psiquiatra Marcelo Ribeiro, também pesquisador da Unifesp, o crack e o óxi estão mais presentes no Nordeste, no Sudeste e no Sul, enquanto a merla – que é uma pasta mais mole e "suja" da cocaína, por conter mais resíduos, embora isso não interfira no efeito – é mais encontrada no Centro-Oeste e no Norte.
"Aparentemente, há um consumo no Sul que carece de uma análise estatística mais aprofundada, levando em conta outras variáveis, como sexo, idade, classe social e uso de outras drogas", cita Ribeiro.
De acordo com o médico, esses três derivados mais comuns da cocaína passam por um processo de refinamento que leva diferentes produtos químicos, como querosene, gasolina, cal virgem, ácido clorídrico, carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio, acetona e éter, entre outras substâncias.

Uso geral de cocaína e derivados

 Na quarta-feira (5), a Unifesp divulgou dados gerais sobre a presença de cocaína e derivados no Brasil. A droga se mostrou três vezes maior nas áreas urbanas, com principal incidência no Sudeste – 46% dos usuários, ou 1,4 milhão de pessoas. Depois vêm o Nordeste (27%), o Norte e o Centro-Oeste (10% cada), e o Sul (7%).
Em breve, o Lenad deve divulgar outras partes do estudo, que se referem ao consumo de álcool e cigarro no país.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Carlos tem 44% e Hermano, 19%

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN



A primeira pesquisa Ibope/InterTV sobre a eleição para prefeito de Natal foi divulgada na noite de ontem e revelou que o candidato Carlos Eduardo (PDT) tem, no levantamento deste instituto, 44% das intenções de votos. Em segundo lugar, está Hermano Morais (PMDB), com 19%. Fernando Mineiro (PT) aparece na terceira colocação. Ele está com 5%. Rogério Marinho (PSDB) fica em quarto, com 4%. Robério Paulino (PSOL) pontuou com 1% e Roberto Lopes (PCB) teve menos de um ponto percentual. Outras 10% disseram que ainda não sabem em quem irão votar. Os votos brancos e nulos somaram 17%.

A pesquisa foi encomendado pela InterTV-Cabugi, afiliada da Rede Globo. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 081/2012. Foram 602 entrevistadas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Ibope também revelou a rejeição dos candidatos a prefeito de Natal. Nesse quesito, há um fato curioso: todos os seis prefeitáveis estão tecnicamente empatados, se forem consideradas as variações dentro da margem de erro da sondagem do instituto.

O professor Roberto Lopes é o que registra a maior rejeição com 32%. O ex-prefeito Carlos Eduardo e o deputado estadual Fernando Mineiro têm, cada um, 31% de rejeição. O deputado federal Robério Marinho apresenta 30 pontos percentuais de rejeição.

Robério Paulinho e Hermano Morais ficaram, cada um, com rejeição de 28%. Na pesquisa do Ibope, 6% dos entrevistados afirmaram que poderão votar em qualquer um dos candidatos que concorrem à sucessão da prefeita Micarla de Sousa. Outros 12% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Essa foi a primeira pesquisa Ibope divulgada sobre o pleito da capital potiguar. Os números foram apresentados no RN TV 2ª Edição, telejornal da InterTV. O estudo foi feito já com os programas eleitorais no rádio e na televisão lançados e ainda após dois debates entre os prefeitáveis, promovidos pela Rede Bandeirantes e pela TV Universitária.

O instituto de pesquisa também divulgou, no jornal Nacional, números de intenção de votos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte (veja dos dados abaixo).

Em BH, Patrus está mais próximo de Lacerda

Belo Horizonte (AE) - O ex-ministro Patrus Ananias (PT) reduziu para 14 pontos percentuais a distância que o separa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), líder de pesquisa Ibope divulgada ontem. Pelo levantamento, o socialista oscilou dois pontos para baixo em relação à pesquisa divulgada no último dia 16, passando de 46% para 44% da preferência do eleitorado. Já o petista passou de 23% para 30% das intenções de voto.


A pesquisa encomendada pela TV Globo mostrou ainda que a candidata Vanessa Portugal (PSTU) também oscilou de 2% para 1%, enquanto Maria da Consolação Rocha (PSOL) se manteve com 1%. Os candidatos Tadeu Martins (PPL), Alfredo Flister (PHS) e Pepê (PCO) não chegaram a 1% em nenhum dos levantamentos. Os eleitores que declararam voto branco ou nulo passaram de 13% para 11%, enquanto os indecisos ou que não responderam oscilou de 15% para 13%.

O Ibope também ouviu o eleitorado a respeito de um possível segundo turno entre Lacerda e Patrus. Nesse caso, o socialista obteve 45% das intenções de voto, contra 32% do petista.

Além de liderar as intenções de voto, o prefeito também aparece à frente no índice de rejeição, ao lado de Pepê, com 20% das respostas. Patrus e Vanessa Portugal ficaram em segundo, com 19% cada, seguidos por Alfredo Flister e Maria da Consolação (12%) e Tadeu Martins (11%).

A pesquisa Ibope, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) sob o número 00345/2012, ouviu 805 eleitores da capital mineira entre 2 e 4 de setembro. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Russomanno amplia vantagem sobre José Serra

São Paulo (AE) - Em seis dias, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, cresceu quatro pontos e ampliou sua vantagem sobre os adversários. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Russomanno na liderança isolada da disputa, com 35% das intenções de voto.

O tucano José Serra, em trajetória de queda desde o fim de junho, oscilou mais um ponto para baixo e agora tem 21%. Fernando Haddad (PT) oscilou dois para cima e está com 16%. Como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, Serra e Haddad estão em empate técnico.

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, manteve os 7% da pesquisa anterior. Soninha Francine (PPS) tem 5%. Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria tanto Serra quanto Haddad. Num embate direto com o tucano, ele triunfaria por 58% a 30%. Se disputasse a fase final com Haddad, ganharia por 56% a 30%. Esta é a primeira vez na atual disputa que o Datafolha simula segundo turno para a eleição paulistana.


O instituto também investigou um eventual enfrentamento entre Serra e Haddad na fase final. Nesse caso, o candidato petista venceria o tucano por 46% a 37%. O levantamento, feito com 1.078 entrevistas, mostra consolidação das intenções de voto em Russomanno.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador faz a pergunta sem mostrar os nomes dos candidatos, Russomanno subiu de 18% para 25%. Serra manteve os 13% da pesquisa anterior. Haddad foi de 9% para 11%. Outros 2% dizem apenas que irão votar "no candidato do PT".

O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles já decidiram o voto ou se ainda cogitam mudar de candidato até o dia da eleição. Em toda a cidade, 60% dizem que estão totalmente decididos. Entre os adeptos de Russomanno, 69% descartam uma troca, índice mais alto nesse quesito. No grupo dos que votam em Haddad, 67% afirmam estar totalmente decididos. Já entre os eleitores de Serra, a convicção é um pouco menor, 57%.

Eduardo Paes mantém liderança no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (AE) - Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que o atual prefeito do Rio e candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB) venceria o pleito no primeiro turno. Ele subiu de 47% na última pesquisa, divulgada em 17 de agosto, para 52%. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) permanece em segundo: passou de 12% para 14%. Rodrigo Maia (DEM) ficou em terceiro, com 3%; seguido de Otavio Leite (PSDB) e Aspásia (PV), com 2%. Cyro Garcia (PSTU), Fernando Siqueira (PPL) e Antonio Carlos (PCO) não pontuaram. Dos entrevistados, 16% disseram que vão votar em branco ou nulo. Os indecisos são 10%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro. Foram entrevistadas 1.001 pessoas na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, está registrada no TRE-RJ, sob o número 00074/2012.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

População do RN fica sem exames de alta complexidade

Saúde - RN

Nota de Esclarecimento

 

Esclarecemos aos operadores do SIGUS-APAC que o sistema encontra-se temporariamente indisponível, em função de pendências financeiras com a SESAP. 
Desde junho de 2012 o Estado não efetua os pagamentos pela utilização do sistema, além de acumular outras pendências relativas a períodos anteriores, o que inviabiliza a manutenção e funcionamento do SIGUS.
Aguardamos que uma solução seja apresentada em breve.

domingo, 2 de setembro de 2012

Maurício lidera pesquisa em Parnamirim

Eleições 2012 - Parnamirim,RN


Maioria para o segundo colocado é de 9,98 pontos, segundo pesquisa Certus divulgada neste sábado.

Se as eleições municipais fossem hoje, o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos (PDT) seria eleito com uma diferença de quase 10 pontos porcentuais sobre o segundo colocado, o candidato do PV, Gilson Moura. É o que mostra pesquisa realizada pela Certus Pesquisa e Consultoria nos dias 25 e 26 de agosto e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RN-00067/2012.

De acordo com a Certus, o prefeito Maurício Marques, que é candidato à reeleição pela coligação Vitória da Continuidade, tem 43,54% das intenções de voto na pesquisa estimulada, ante 33,56% de Gilson, que é candidato pela segunda vez a prefeito por uma coligação que inclui, além do PV, o DEM da governadora Rosalba Ciarlini e o PR do deputado João Maia. O candidato do Psol, Tita Holanda tem 2,04% das intenções de voto e Camarada Leto 0,23%. Dos 450 entrevistados, 10,88% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 9,75% não responderam ou disseram que não sabem em quem votar.

Com a vantagem conquistada a pouco mais de um mês da eleição, Maurício está fora da margem de erro, que é de três pontos para mais ou mais menos. Num cenário mais otimista (que puxa a intenção de voto do líder para cima e o do segundo colocado para baixo), Maurício teria 46,54% e Gilson 30,56%. No cenário mais pessimista para o prefeito, ele teria 40,54% e Gilson 36,56%.

Tendo em vista que a consolidação do voto chega perto de 70%, que a administração é aprovada por 48,07% da população, que Maurício lidera na espontânea (36,05% a 28,57%) e ainda tem menor rejeição que o concorrente, uma mudança no quadro seria difícil. A rejeição ao nome de Gilson Moura, cuja vinculação à prefeita Micarla de Sousa vem sendo explorada pela “Vitória da Continuidade”, é de 28,12% e a de Maurício 23,13%. Segundo a pesquisa, quanto maior o grau de instrução do eleitor, maior a rejeição ao candidato do PV. No grupo dos que têm diploma de curso superior ou estão fazendo universidade, a rejeição chega a 58%.

“A pesquisa registra em números o que vemos nas ruas. E o sentimento do eleitor é de recusa à estratégia do PV de implantar em Parnamirim o modelo de administração que afundou Natal”, disse Naur Ferreira, após participar de uma reunião com a coordenação da campanha. Naur lembrou que todas as pesquisas, “inclusive as realizadas pelos adversários”, confirmam vitória de Maurício.

Uma outra constatação do grupo que analisou a pesquisa é a seguinte: Três em cada grupo de quatro eleitores não sabem da vinculação do deputado Gilson Moura com o escândalo do IPEM e com a venda do mandato de deputado, no final da legislatura passada, episódio que está sendo investigado pelo Ministério Público.

PESQUISA CERTUS

ESTIMULADA
Maurício 43,54%
Gilson 33,56%
Tita 2,04%
Leto 0,23%
Nenhum 10,88%
NS/NR 9.75%

ESPONTÂNEAMaurício 36,05%
Gilson 28,53%
Tita 0,68%
Outros 0,91%
Nenhum 10,43%
NS/NR 23,13%

REJEIÇÃOGilson Moura 8,12%
Mauricio Marques 23,13%
Tito Holanda 5,90%
Camarada Leto 9,30%
Rejeita Nenhum 18,59%
Não sabe 1,59%
Outras respostas 13,38%

Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM

Carlos Eduardo tem 50% e Hermano Morais, 13,88%

Eleições 2012 - Natal,RN



A nova rodada da pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE - a primeira depois do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão - mostra algumas variações nos percentuais de intenção de votos dos candidatos à Prefeitura de Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está com 50% e o deputado Hermano Morais (PMDB), com 13,88%. Fircaram praticamente empatados os deputados Fernando Mineiro (PT), com 6,5%, e Rogério Marinho (PSDB), com 6,25%. O professor Robério Paulino (PSOL) tem 1,13% e Roberto José (PCB), 0,75%. Ainda responderam "não sabe" 13,88% e "nenhum", 7,63%. Essas números são da sondagem estimulada. Os questionários foram aplicados nos dias 29 e 30 de agosto.

Na pesquisa Certus/TN anterior, aplicada nos dias 11 e 12 de julho, Carlos Eduardo estava com 55,71%; Rogério, com 7,43%; Hermano com 7,29%; Fernando Mineiro, com 5,14%; Robério, com 1,4% e Roberto, com 0.43%. Isso significa que Carlos Eduardo teve uma variação de 5,71 pontos percentuais para menos. Hermano Morais subiu 6,59 pontos. Rogério Marinho variou negativamente dentro da margem de erro (1,18 pontos). Fernando Mineiro também mudou de percentual dentro da margem de erro (1,36 pontos, para mais).

Os números da sondagem estimulada revelam ainda que, nessa nova rodada da pesquisa, Carlos Eduardo tem um percentual maior entre as mulheres (56,41%), do que entre os homens (42,59%). Hermano Morais chega a 17,79% entre os homens e vai para 10,49% entre as mulheres.

O candidato do PT fica, entre os eleitores masculinos, com um índice que é praticamente o triplo (9,97%) do que tem entre as mulheres (3,5%). Rogério Marinho está na faixa dos 6 pontos percentuais nos dois gêneros.

Na distribuição por faixa etária, Carlos Eduardo chega ao maior percentual entre os que têm de 45 a 59 anos (52,07%) e ao menor entre os jovens de 25 a 34 anos (48,19%). Hermano Morais chega a 17,43% entre os eleitores de 16 a 24 anos e vai para 8,97% na faixa de 35 a 44 anos.

Espontânea

A nova pesquisa Certus/Tribuna do Norte também fez a sondagem espontânea, na qual não é apresentada a lista de candidatos aos entrevistados.

Neste caso, Carlos Eduardo tem 41,75%; Hermano Moraes, 10,50%; Fernando Mineiro, 4,63%; Rogério Marinho, 3,75%; Robério Paulino, 0,38% e Roberto José, 0,25%. Responderam outros nomes que não são candidatos 0,75%; "nenhum", 12,63%; e "não sabe", 25,37%.

Aumenta rejeição de quatro candidatos

Os números da nova rodada da Pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE mostram que os quatro candidatos com os maiores índices de intenção de voto para prefeito de Natal, tiveram um crescimento nos percentuais de rejeição. A nova sondagem aponta que o índice de Carlos Eduardo nesse item é de 14,63%. Próximo, está Fernando Mineiro, com 12%.

A rejeição de Rogério Marinho é de 10,25% e a de Hermano Morais de 7,12%. Roberto José foi rejeitado por 7,38% dos entrevistados e Robério Paulino por 5,25%. Ainda responderam que não têm rejeição contra qualquer dos candidatos 25,50% e que reijatam todos 9,13%.

O aumento do percentual dos que responderam rejeitar Carlos Eduardo foi 6,34 pontos. No caso de Hermano Morais, a rejeição cresceu 2,69 pontos. Fernando Mineiro teve um crescimento na rejeição de 2,43 pontos. Rogério Marinho também tem uma rejeição maior: aumento de 3,11 pontos percentuais.

Definição do voto

Entre os eleitores que foram entrevistados pelos pesquisadores da Certus, 65,76% disseram que fizeram uma opção definitiva para o pleito deste ano. Enquanto isso, 33,97% responderam que podem mudar de voto.

A maioria (68,25%) dos eleitores - independente da escolha que fizeram para o voto na sucessão municipal - afirmam que Carlos Eduardo vencerá a eleição. Há ainda os que afirmam convicção na vitória de Hermano (6%), de Rogério Marinho (2,88%) e de Fernando Mineiro (1,75%).

Programas interferem no voto de 48,8% dos eleitores

Os programas do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começaram a ser exibidos desde o último dia 21 de agosto pela manhã e a noite, são importantes para a definição dos votos de 48,89% dos eleitores natalenses. Esse foi o percentual de entrevistados que responderam positivamente na pesquisa Instituto Certus/TRIBUNA DO NORTE à questão sobre a influência dos programas dos candidatos na definição do voto. Na mesma questão, 5,30% dos entrevistados consideraram "cedo para saber" se definirão o voto a partir do que tem visto nos programas, enquanto 45,64% foram categóricos em afirmar que não definirão o voto através do que vêm no Horário Eleitoral Gratuito.

O percentual de influência dos programas sobre a definição dos votos corrobora os índices de audiência do horário eleitoral gratuito. A pesquisa mostra que 71,13% dos eleitores natalenses já assistiram pelo menos uma vez aos programas dos candidatos. Quanto a freqüência com que estes eleitores assistem aos programas, 26,44% afirmaram assistir "todos os dias"; 52,54% apenas "algumas vezes" e 20,67% "raramente". A audiência é praticamente uniforme, segundo a distribuição dos eleitores pelas zonas geográficas da cidade, com maior incidência entre aqueles da zona norte (75,17%) e menor na zona sul (66,84%).

Eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos e com mais de 60 anos constituem a maioria do público que afirma assistir aos programas "todos os dias" ou mesmo apenas "algumas vezes". Também é nas faixas etárias dos mais jovens - 16/24 anos e 25/34 anos - e entre eleitores da zona norte que se concentram os maiores índices de "muito interesse" pela campanha eleitoral em Natal.

No geral, quanto ao interesse pela campanha, 32,38% disseram ter "muito interesse", enquanto 51,25% disseram ter "pouco interesse" e 14,12% afirmaram não ter "nenhum interesse".os motivos alegados, pelos que tem pouco ou nenhum interesse pela campanha em Natal variaram entre "não gostar de politica" (26,94%), "não acreditar nos políticos (50%) e "a campanha não empolga" (10,27%). Um quarto item apresentado para o baixo interesse do eleitor em relação a campanha foi que "ela está mal feita/mal apresentada". 4,07% alegaram essa razão.

Em relação a essa "questão estética", a pesquisa também procurou levantar a opinião dos eleitores quanto a qualidade dos programas apresentados pelos candidatos a prefeito de Natal no Horário Eleitoral Gratuito. Para a pergunta "qual candidato tem apresentado o melhor programa", os resultados foram: 39,44% para Carlos Eduardo; 17,10% para Hermano Morais; 10,99% para Rogério Marinho; 7,16% para Fernando Mineiro; 0,87% para Robério Paulino. 19,90% não soube responder a esta questão e 3,84% disseram que nenhum dos candidatos apresentam bons programas.

Sete que disputam a reeleição estão entre os dez mais citados

A pesquisa do Instituto Certus/TRIBUNA DO NORTE também levantou as intenções de votos dos eleitores natalenses para a Câmara Municipal. Entre os dez candidatos citados pelos entrevistados, com maiores percentuais, três estão disputando pela primeira vez um mandato. Os outros sete são vereadores que buscam a reeleição.


Os três novatos são jovens, mas dois também são filhos de lideranças políticas com mandatos. O mais bem colocado entre eles é Rafael Motta, filho do deputado Ricardo Motta, presidente da Assembléia Legislativa, que aparece em quarto lugar na lista de citações para a Câmara de Natal. A professora Amanda Gurgel - conhecida pela intervenção que fez em uma audiência pública sobre a educação, divulgada no Youtube - aparece em sétimo e Dickson Nasser Jr. - o pai não disputará um novo mandato - é o décimo na lista.
Adriano AbreuCâmara Municipal de Natal terá um aumento de oito vagasCâmara Municipal de Natal terá um aumento de oito vagas

A relação completa de citações tem 43 nomes. Apenas os três primeiros citados tem percentuais acima de 2%. Em primeiro aparece o atual vereador Aquino Neto, com 3%; seguido dos também vereadores Chagas Catarino (2,75%) e Adão Eridan (2,63%). Acima do patamar de 1% das citações, além da Professora Amanda e Rafael Motta, estão os vereadores candidatos a reeleição Júlia Arruda (1,75%); Júlio Protásio (1,75%); Raniere Barbosa (1,25%) e o bispo Francisco de Assis (1%).

Levando-se em consideração o total de 29 vagas para a Câmara Municipal de Natal, em disputa nestas eleições, 14 dos citados pelos entrevistados do Instituto Certus são novatos, o que poderá representar uma renovação de mais de 50% no legislativo municipal. Isso, no entanto, não pode ser dado como certo.

Além do grande percentual de eleitores que disseram não saber ainda em quem votarão para a Câmara Municipal de Natal (29,50%), para a eleição de um candidato a vereador concorrem outros fatores além da votação nominal, como a quantidade de votos obtidos pela coligação e/ou partido pelo qual ele concorre. 24,75% citaram outros nomes, com percentuais baixos demais para figurarem na lista, e 14,25% disseram que não votaram em nenhum nome para vereador.

Todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE