sábado, 12 de fevereiro de 2011

Apreensão recorde de explosivos

Policia - RN


Marco Carvalho e Roberta Trindade - Repórteres



A quantidade de explosivos apreendida na ação das polícias Civil e Militar, em Lajes e Carnaúbas dos Dantas, foi ainda maior do que já havia sido noticiado. Nos dois locais onde a polícia fez buscas, foram localizadas 4,7 toneladas de dinamite e Nitron, um tipo de explosivo em pó, além de metros de estopim e espoletas. Seis caminhonetes foram necessárias para fazer o transporte das apreensões do interior para a capital. Três pessoas foram detidas, duas delas responsáveis pela venda dos explosivos e uma por posse ilegal.


O balanço das apreensões foi apresentado ontem pela manhã, pelo comando da Polícia Militar e pela cúpula da secretaria de Segurança e Defesa Social. O comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, considerou que “foi a maior apreensão dessa natureza na história do Rio Grande do Norte e uma das maiores do Nordeste”, disse. A quantidade de explosivos será encaminhada para o Exército brasileiro, responsável pela regulamentação do comércio desse produto.



Eficiente


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Aldair Rocha, classificou como “eficiente” a ação dos policiais que participaram das ações que deram início a localização e apreensão dos explosivos. “A empresa (localizada em Carnaúbas dos Dantas) onde foi encontrada essa quantidade até que era legal, mas não tinha permissão de comercializar esse tipo de produto e sequer requeria a documentação necessária para pessoas físicas comprarem explosivos”.

A quantidade de 4,2 toneladas de explosivos em pó, conhecido como Nitron – um derivado da nitroglicerina que também pode ser composto por Nitrato de Amônia -, foi achada em um paiol da empresa Comercial Manoel Lucas. “Encontramos 565 quilos em bananas de dinamite dentro dessa empresa. Quando fomos ao armazém tinha mais de quatro mil quilos desse pó, divididos em sacos de 25 quilos”, contou o delegado geral da Polícia Civil, Ronaldo Gomes.
A polícia precisou de reforço para transportar a quantidade. Foram seis caminhonetes, sendo duas da Polícia Civil, duas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), uma do Grupo Tático Operacional (GTO) e outra viatura de Currais Novos. Além do pó e das bananas, foram apreendidos oito mil metros de estopim e quatro mil espoletas, acessório indispensável para detonações.


Investigada relação com quadrilhas


Os dois presos por venda ielgal de explosivos são o comerciário Franklin Medeiros Dantas, de 27 anos, e uma outra senhora de 61 anos (identidade preservada em respeito ao estatuto do idoso). Os dois são empregados na empresa Comercial Manoel Lucas. A polícia investiga que se os explosivos usados nos assaltos a caixas eletrônicos, registrados no interior do RN desde julho do ano passado, foram comprados a empresa. O comerciário e a idosa vendiam uma caixa com 150 bananas de dinamite a R$ 190 e uma caixa de espoletas a R$ 125.
A polícia quer saber, agora, a origem dos explosivos e se há ligações com a quadrilha de assaltantes, presa em Goianinha e apontada como o bando que atacava os caixas eletrônicos. “Ainda vamos investigar se os explosivos eram importados ou produto de roubos.
O Exército também participará das investigações ao refazer o trajeto dos explosivos, já que todo o comércio é regulamentado. A empresa em Carnaúba dos Dantas já funcionava há dois anos sem documentação. A delegada Sheila Freitas, permanece com os trabalhos e depoimentos .
A chamada “maior apreensão de todos os tempos” foi mais um “golpe de sorte” e teve início em uma abordagem de rotina para PMs do destacamento do município de Lajes. Um policial foi chamado por moradores da rua Pedro Barbosa, naquela cidade, para conter um popular que estava armado e ameaçando a vizinhança. Heronildes Roberto Soares, o acusado de desordens, já era procurado pela polícia e foi detido durante à tarde da última quinta-feira. Na casa dele, a PM surpreendeu-se ao localizar 31 bananas de dinamite. “Interrogado sobre a compra, ele apontou um comércio em Carnaúba dos Dantas. Montamos um esquema e conseguimos pegar o comerciante em flagrante ao vender uma caixa de dinamites para o Heronildes”, explicou o delegado Ronaldo Gomes.
Foi na Comercial Manoel Lucas que foram encontrados mais 565 quilos em dinamite sem autorização do Exército e nota fiscal. Em um paiol que pertencia à empresa foram localizadas as 4,2 toneladas de Nitron. Os dois empregados e o homem preso em Lajes estão em Natal prestando esclarecimentos.


Explosivo é utilizado para mineração


A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou a empresa “Dinacon – soluções em desmonte”, a marca que estava estampada em todos os 168 sacos de 25 quilos do Nitron apreendidos no paiol da empresa Comercial Manoel Lucas, em Carnaubas dos Dantas. O assessor técnico da empresa no escritório em Minas Gerais, Sandro Gomide, fez questão de enfatizar: “Nossos produtos são restritos à mineração por seu potencial de destruição. E só vendemos após preencher toda a burocracia exigida pelo Exército”.


Ele também se mostrou solícito a colaborar com as investigações. “Assim que formos contatados pelo Exército ou pelo governo do Estado, repassando o número dos lotes apreendidos, faremos o trajeto e apontaremos exatamente para quem e o dia que foi vendido”, disse. Sandro também procurou ressaltar o trabalho do Exército. “A sociedade pode ficar tranqüila, pois a fiscalização do Exército é rigorosa e nada passaria facilmente por eles”.
Perguntado sobre a capacidade exata de destruição do artefato, assim como a comparação com uma banana de dinamite, o assessor se recusou a dar mais detalhes. “Esses tipos de informações somente respondo com ofício do Exército ou do governo”, concluiu.
Quem também se recusou a repassar qualquer informação sobre a potência e uso de explosivos foi o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente coronel Marcos Vinícius. “Ninguém da polícia irá repassar essa informação, porque também serviria para os bandidos. Espero que entendam que essa é uma questão delicada”, disse.


Professor fala sobre riscos do material


Os artefatos apreendidos pela polícia poderiam ter explodido parte da cidade de Carnaúba dos Dantas em apenas dois minutos. A constatação foi feita pelo mestre em explosivos e professor do Instituto Federal de Ensino do Rio Grande do Norte (IFRN), Júlio César de Pontes.
Quem comercializava o artefato em Carnaúba dos Dantas (distante 240 quilômetros de Natal) talvez não soubesse do risco que corria e da possibilidade de mandar, literalmente, “a cidade para os ares”. Parte da população também estava “nas mãos” do proprietário da empresa que vendia os artefatos na cidade.
Para se ter uma idéia do risco, um estopim possui 80 centímetros e, após acionado, tem velocidade de 120 a 140 segundos por metro (dois minutos). A explosão ocorre quase que de imediato. N caso do depósito onde o material estava acondicionado, uma faisca poderia ser a responsável por uma destruição irreparável.
O professor lembra que todo o cuidado é pouco quando o assunto é emulsão explosiva encartuchada. “As pessoas habilitadas sabem como deve ser o manuseio e, por este motivo, não correm risco algum, mas a situação é totalmente inversa quando os artefatos são acondicionados de forma errônea em locais errados, como no caso do depósito em Carnaúba dos Dantas”.
Apenas como exemplo, o professor fez uma comparação. A quantidade apreendida pelos policiais civis e militares – quase cinco toneladas - poderia destruir por completo o Pico do Cabugi, em Lajes que possui altura superior a 400 metros.
Júlio César disse que é errado afirmar que os explosivos apreendidos são dinamites. “Na verdade devem ser chamados de emulsão explosiva encartuchada ou explosivo granulado porque a composição não tem nitroglicerina a base é de nitrato de amônia”, detalhou.
Júlio César acredita que as emulsões encontradas em Lajes e Carnaúba dos Dantas podem estar sendo desviadas de pedreiras. “Ou aqui do Rio Grande do Norte ou, no máximo de minas localizadas no Estado de Pernambuco”.
O mestre em explosivos alerta: “As mineradoras devem manter vigias e alarmes de roubo para evitar que sejam desviados artefatos. “Qualquer suspeita de roubo a polícia deve ser avisada, por meio, de boletins de ocorrência. É necessário que o procedimento seja feito para evitar problemas posteriores”.


Fonte;tribuna do Norte

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vereadores do PSB deixam a base de apoio da prefeita

Politica -RN


A prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) perdeu a maioria na Câmara Municipal. A desvantagem que a gestora passará a ter no Legislativo ocorreu por um reposicionamento de quatro vereadores do PSB, que decidiram compor um bloco independente e deixar a base governista. A decisão ocorreu ontem, durante reunião entre a presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, e a bancada peessebista. Estiveram presentes os vereadores Júlia Arruda, Júlio Protásio, Francisco de Assis, Adenúbio Melo e Franklin Capistrano. O único ausente foi Dickson Nasser.


“Os vereadores que fazem parte da bancada da prefeita irão adotar um novo posicionamento, agora como bloco independente. Isso ocorre porque eles (os vereadores) irão caminhar no rumo que o partido vai tomar em 2012”, disse a a vereadora Júlia Arruda (PSB). Ela era a única parlamentar peessebista que já fazia oposição a Micarla de Sousa desde o início da gestão.
A vereadora disse que o encontro foi um pedido dos parlamentares do PSB que ainda não haviam sido ouvidos desde o final do processo eleitoral de 2010, quando o partido foi derrotado no pleito para o Governo e para o Senado. “Desde que acabou o processo faltava diálogo dos detentores de mandatos e nós vereadores sentíamos a necessidade. Os vereadores merecem ser escutados nas principais decisões que o partido for tomar daqui para frente”, destacou Júlia Arruda.

Durante a reunião, os vereadores reiteraram o apoio à ex-governadora Wilma de Faria. “Ela conta com o nosso apoio em relação aos projetos futuros”, comentou, ponderando que não foi definida a questão da candidatura de Wilma de Faria à Prefeitura de Natal.
“Defendo que o partido tenha candidatura própria”, disse Júlia Arruda. Ela destacou que o PSB irá formar uma agenda para ir a todos os bairros da capital potiguar buscando uma proximidade maior com a comunidade e discutindo os problemas. “O PSB conta com força expressiva na cidade de Natal e vai cair em campo, visando o pleito de 2012. Nossa base está estruturada e respalda a possível candidatura natural do partido”, completou Júlia Arruda.


Nomes para 2012


O PSB tem como possível nome para disputa da Prefeitura de Natal a ex-governadora Wilma de Faria, que já administrou a cidade por três mandatos. Já entre a bancada na Câmara Municipal, o partido irá para o pleito 2012 sem dois vereadores.
Enildo Alves, eleito pelo PSB, hoje está sem partido, depois de ter conseguido a desfiliação por justa causa. Dickson Nasser ainda é filiado a legenda, mas não irá disputar a reeleição.
bancada - Como ficam as bancadas na Câmara Municipal
Vereadores da base da prefeita
Edivan Martins (PV)
Aquino Neto (PV)
Assis Oliveira ou Dinarte Torres (discussão sobre a vaga do suplente)
Enildo Alves (PV)
Dickson Nasser (PSB)
Albert Dickson (PP)
Chagas Catarino (PP)
Ney Lopes Júnior (DEM)
Maurício Gurgel (PHS)
Heráclito Noé (PPS)
Vereadores de oposição
Raniere Barbosa (PRB)
Luiz Carlos (PMDB)
Júlia Arruda (PSB)
George Câmara (PC do B)
Fernando Lucena ou Rejane Ferreira (discussão sobre a vaga do suplente)
Mary Regina (PDT)
Adão Eridan (PR)
Vereadores que se declaram independentes
Júlio Protásio (PSB)
Francisco de Assis (PSB)
Adenúbio Melo (PSB)
Franklin Capistrano (PSB)


Fonte:Tribuna do Norte

América lidera e mantém os 100%

Futebol - RN




O América segue sendo o único time com 100% de aproveitamento no campeonato potiguar. A nova vítima foi o Alecrim, que não conseguiu segurar o Alvirrubro e foi derrotado por 1x0, com gol marcado pelo meio-campo Tiago Lima, aos 11 minutos do segundo tempo, ontem a noite no Machadão, jogo válido pela quarta rodada do Estadual. Esse foi o terceiro gol do jogador americano em sua terceira partida pelo time. Com o resultado, o rubro chegou aos 12 pontos, com quatro vitórias seguidas e se isolou na liderança, seguido pelo Santa Cruz, em segundo e ABC, próximo adversário, no clássico de domingo, em terceiro lugar.
A partida foi marcada pelo excesso de faltas de ambos os times. Ao todo, o árbitro do jogo, Antônio Márcio da Silva Rosário, distribuiu 11 cartões amarelos e ainda teve que expulsar o técnico do América, Dado Cavalcanti, nos acréscimos da etapa final, depois de ser envolver em uma confusão com o meio-campo do Alecrim, Caíco. Com isso, o comandante americano vai desfalcar sua equipe no confronto diante do ABC.
A partida começou com as duas equipes procurando atacar, mas não conseguiam furar os bloqueios que os técnicos montaram nas suas defesas. O primeiro chute a gol do clássico foi dado pelo América, apenas aos 34 minutos do primeiro tempo. O meio-campo Washington fez grande jogada na entrada da área e tocou para o atacante Charles, que entrou livre na área e chutou forte, para a boa defesa do goleiro Dida,
Na volta do intervalo, as equipes voltaram sem substituições, mas o Alecrim entrou em campo decidido a vencer a partida. Antes dos três minutos, o atacante Fabinho, do Alviverde, perdeu duas boas oportunidades. Em uma delas, driblou a zaga americana e chutou forte, assustando Tutti. O América respondeu quase que imediatamente. Primeiro com o zagueiro Robson, que entrou livre e tocou na saída de Dida. A zaga do Alecrim tirou em cima da linha.
Em seguida, o gol. Washington fez jogada pela esquerda e cruzou na medida para Tiago Lima desviar de cabeça e marcar o único gol do clássico. Esperando o tempo passar, o América apenas administrava o resultado, enquanto o Alecrim buscava o gol de empate, mas sem sucesso. Já no final, o meio-campo Caíco foi bater um lateral, o técnico do América jogou a bola para longe, o que gerou uma confusão, culminando com a expulsão do técnico americano.


Santa Cruz assume a vice-liderança


Jogando em casa, no estádio Iberezão, o Santa Cruz manteve a boa fase ao vencer o Baraúnas por 1 a 0. O gol foi marcado por Didi Potiguar. O Tricolor do Inharé, que havia derrotado o ABC, em pleno Frasqueirão, pelo mesmo marcador, vai a 10 pontos e passa a ocupar a segunda colocação no Campeonato Estadual.
Coma derrota, o time mossoroense segue em crise e o treinador Edinho Cardoso pode ser demitido nas próximas horas. O Baraúnas, com a derrota, segue com apenas um ponto na competição. No estádio Nogueirão, empate na partida entre o Potiguar de Mossoró e o Centenário de Pau dos Ferros em 1 a 1.Oldair abriu o placar para o time da casa e parecia que o Alvirrubro iria conseguir a primeira vitória no certame. No entanto, Cleberson empatou para os visistantes. Ambas as equipes atingem o segundo ponto ganho no torneio estadual.


Assu


Na partida do estádio Dinarte Mariz, em Caicó, o ASSU conseguiu afastar a ameça de se transformar no pior time do País nesse início de temporada. O time que ainda não tinha nenhum ponto e zero gols marcados venceu o Corinthians por 1 a 0.
De acordo com o jornal O Globo, até a rodada de ontem o time assuense com 0% de aproveitamento perdia até para o América-PE – que estava com 1 ponto em 9 jogos – 3,7% de aproveitamento.


Fonte:Tribuna do Norte

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Itep paralisa serviços também nas Centrais do Cidadão

Greve - Itep,RN


As centrais da cidade alta, zona Norte, zona Sul (no shopping Via Direta e PraiaShopping) e Alecrim estão sem atender a população

Quatro centrais do cidadão e a sede do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) no bairro da Ribeira estão com os serviços comprometidos devido a greve dos servidores do órgão. As centrais da cidade alta, zona Norte, zona Sul (no shopping Via Direta e PraiaShopping) e Alecrim não estão mais atendendo pessoas que buscaram o serviço do Itep. A greve deflagrada nesta terça-feira (8) permanece por tempo indeterminado.

As reivindicações correm em torno da recuperação das gratificações cortadas, como diárias e adicionais por insalubridade.O sindicato também reclama a aprovação do estatuto pela Assembleia Legislativa. O documento estaria “engavetado desde a gestão passada”, segundo Vilma Marinho – presidente do Sinpol.
O Itep passam a funcionar baseado na Lei de Greve, estabelecendo que 30% dos serviços devem ser oferecidos. Esse percentual será destinado exclusivamente a recolhimento de cadáver, perícia em crime registrado em flagrante e necrópsia. Serviços de identificação, laudos médicos e demais perícias estão suspensos
 
Fonte;Tribuna do Norte
 

Preso bando que explodia bancos

Policia - RN

Marco Carvalho - repórter






A polícia desarticulou uma das quadrilhas suspeitas de explodir caixas eletrônicos no interior do Rio Grande do Norte e nos estados vizinhos, como Paraíba e Pernambuco. O bando composto por oito homens, dois dos quais acabaram mortos durante a ação policial, foi encontrado na zona rural de Goianinha, a 60 quilômetros da capital no último sábado. As prisões da Operação Cash, como foi denominada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), permite agora que o inquérito enquadre os criminosos em delitos como roubo qualificado, porte ilegal de arma de fogo, receptação, uso de documento falso e formação de quadrilha.
Com o bando foram encontrados duas espingardas calibre 12, um fuzil, três pistolas calibre ponto 40, dois revólveres calibre 38, além de três coletes balísticos e boné com adesivo da Polícia Federal. A polícia descobriu que quatro dos oito presos são foragidos do regime semiaberto, dois deles condenados por roubo e outros dois por latrocínio [roubo seguido de morte]. As diligências e investigações continuam, pois os presos não representam a totalidade dos criminosos que estavam agindo no RN.
“É uma quadrilha grande, que também chega ao Ceará e Maranhão e se aproveitava das cidades do interior, que são menos protegidas. Desarticulamos a maioria”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesed), Aldair Rocha.
O secretário esclareceu que os bandidos agiam tanto com explosivos quanto com maçaricos, nas ocorrências referentes a roubo a terminais eletrônicos. “Mas eles não agiam só nessa área. Também há registro de diversos assaltos a estabelecimentos comerciais, sendo o último ocorrido na sexta-feira [dia 4]”, disse Aldair.
Pesam na conta do bando o assalto à Fiern (Federação das Indústrias do RN) em agosto do ano passado, quando foi roubado um carro de placa branca, destinado a veículos oficiais, que os auxiliava nos roubos ao se passarem por agentes da Polícia Federal.
Quanto às explosões, eles são suspeitos de participarem dos casos em Monte das Gameleiras, Brejinho e Vera Cruz, todos nesse ano. Além disso, assaltos em Boa Saúde, Goianinha e São João do Sabugi pode ter tido o bando como autores.


Quadrilha detida articulava o próximo assalto no RN


A Operação Cash prendeu Márcio Gomes da Silva, Francisco de Assis Ananias dos Santos, Evangelista Matias da Silva, Juliano Mendes da Silva, André Luís Nobre de Sena e Genilson Nobre de Sena. Sueldo Lopes Guimarães, o Véio – apontado como líder da quadrilha e remanescente da quadrilha dos Carneiro, e outro homem identificado apenas por Daniel, foram baleados, não resistiram aos ferimentos e morreram no hospital.
todos os oito homens, de naturalidade potiguar, foram encontrados na zona rural de Goianinha. Na casa onde estavam funcionava uma rinha de galos. A Polícia Ambiental foi acionada e recolheu mais de 100 animais.
Márcio Gomes e André Nobre são condenados por roubo. Sueldo Lopes e Ananias dos Santos respondem por latrocínio.
“Na última sexta-feira, eles assaltaram a casa de um comerciante lá em Goianinha. Eles já estavam planejando também um grande roubo na mesma cidade”, afirmou a delegada titular da Deicor, Sheila Freitas. Para isso, mais quatro bandidos já haviam sido acionados e estavam vindo da Paraíba para dar reforço.
Apenas três integrantes confessaram a participação: André Luís, Márcio e Ananias. André, além de dar detalhes da ação criminosa, confirma a presença do seu irmão, Genilson, no último roubo do bando.
Quatro integrantes utilizavam documentos de identificação falsos. Márcio Gomes e Sueldo Lopes se passavam por Bruno Cardoso e Edmilson Nascimento, respectivamente. André Nobre e Ananias dos Santos diziam se chamar Bruno Oliveira e Rosemberg da Silva.
Para a delegada da Deicor, mais suspeitos serão detidos em breve. “Nos próximos dias, esperamos prender o resto dos envolvidos. Operações também estão acontecendo nos outros Estados na expectativa de encontrá-los”, disse Sheila, esclarecendo que o valor roubado pelos criminosos dos terminais eletrônicos não será divulgado por questões de segurança.


Prisão na Paraíba beneficia Estado potiguar


A Polícia Civil de Campina Grande (PB) prendeu na última terça-feira (1) onze pessoas que estariam planejando explodir caixas eletrônicos na região da Paraíba e Rio Grande do Norte. A polícia apreendeu varias bananas de dinamites que seriam utizadas para conseguir a quantidade de dinheiro dos equipamentos bancários.
Para Sheila Freitas, da Deicor, essas prisões são fundamentais para o fim de ocorrências dessa natureza. “Eles têm vários compradores e pessoas que sabem como explodir o terminal. Com uma parte presa, os que estão soltos vão perdendo fornecedores e pessoal que sabe como proceder nesse tipo de assalto”, afirmou.
A polícia interceptou o bando na BR-104, no município de Alcantil a poucos quilômetros de Campina Grande. Na troca de tiros, um dos bandidos foi morto e outro ferido. Esse conseguiu escapar do cerco policial, enquanto o restante do bando foi preso. Todos foram levados para a Central de Polícia, em Campina Grande.


Polícia investiga ligações do bando


A Polícia Civil, no fim de semana, prendeu seis membros de quadrilha que promovia assaltos através de explosões a caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte e estados vizinhos. O bando, que era comandado por Sueldo Lopes Guimarães, o “Véio”, teve dois homens mortos e, de acordo com a Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), ainda pode haver membros da quadrilha foragidos. As suspeitas de que o traficante Alexsandro Freitas de Souza, o “Senhor”, tenha ligação com a quadrilha ainda não foram confirmadas.
Na quinta-feira (3), a Polícia prendeu um homem que, junto a outros seis criminosos, tentou render policiais em São Miguel do Gostoso para supostamente assaltar caixas eletrônicos na cidade. Em diligência, os policiais militares prenderam Shênia da Silva Costa, de 25 anos, que seria uma das namoradas de Senhor. Ela estava em um táxi com o filho de pouco mais de um ano, quando possivelmente iria buscar o traficante em Extremoz.
Devido à forma como eles agiram e os instrumentos que carregavam, os policiais levantaram a suspeita de que o bando poderia ter ligação com a quadrilha que assalta caixas eletrônicos no interior do Estado. Porém, mesmo após a prisão de parte da quadrilha, a delegada Sheila Freitas disse que ainda não foi possível comprovar a ligação entre os bandos de Sueldo Lopes e Senhor. “As investigações continuam e vamos apurar se realmente há a ligação”, explicou a delegada.


Fonte:Tribuna do Norte

Micarla de Sousa inicia reforma do secretariado

Politica - Natal,RN

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, começou mais uma reforma do secretariado. Pastas chaves do primeiro escalão terão mudanças na titularidade. Entre as definições já feitas estão os novos titulares das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Infraestrutura. As duas pastas serão ocupadas por pessoas ligadas ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB.



A engenheira Elizabeth Thé, que era secretária municipal de Habitação, assumirá a titularidade da pasta de Mobilidade Urbana, que estava vaga desde a saída de Renato Fernandes, então indicado pelo PR, do deputado federal João Maia. Já a Secretaria de Obras e Infraestrutura será ocupada por Dâmocles Trinta, que atuou como secretário de Infraestrutura do Governo Wilma de Faria e Iberê Ferreira.
Da reunião, em que foram definidas as duas indicações, participou o deputado Henrique Eduardo. “Esses foram convites pessoais. Elizabeth já era secretária do município, Dâmocles foi uma escolha da prefeita e eu elogio porque é uma pessoa de competência e experiência”, comentou o líder peeemedebista.
Ele disse que as duas indicações não foram feitas pelo PMDB, que mantém a posição de independência, mas foi uma escolha da prefeita. “Dâmocles nem filiado ao PMDB é. A posição do PMDB é de independência e nós vamos continuar ajudando à prefeita Micarla, do mesmo jeito que também estou pronto para colaborar com a governadora Rosalba”, destacou Henrique Eduardo.
Com a acomodação de Elizabeth Thé na Secretaria de Mobilidade Urbana, o PR fica sem espaço na administração municipal. Desde o início da atual administração, essa pasta era colocada na cota do partido presidido pelo deputado federal João Maia.
Outra pasta que terá mudança será Esporte, atualmente ocupada pelo vereador Chagas Catarino. Ele já decidiu que deixará a Prefeitura. Para o cargo, os dois vereadores do PP, o próprio Chagas e Albert Dickson, desejam indicar o suplente Ubaldo Fernandes. No entanto, pessoas próximas a prefeita Micarla de Sousa garantem que ela têm resistência ao nome de Ubaldo e prefere uma indicação técnica para o esporte.


Cargo


O ex-deputado estadual Luiz Almir (PV) deverá ser acomodado na Prefeitura de Natal. Como não conseguiu se reeleger para Assembleia Legislativa, o político aguardava ser nomeado para o Governo Rosalba Ciarlini. Mas, como essa também não prosperou, restou a Luiz Almir a Prefeitura de Natal. Hoje ele deverá ser recebido pela chefe do Executivo da capital. O encontro servirá para escolher qual cargo será ocupado por Luiz Almir.
Nas acomodações políticas da reforma do secretariado de Micarla de Sousa, ela também buscará uma aproximação com o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB.


Fonte;Tribuna do Norte

Ex-prefeito de Nova cruz rompe com governo de Rosalba Ciarline

Politica - Nova Cruz,RN

Disputa por cargo provoca rompimento com o governo



 

Ex-prefeito Cid Arruda afirma que rompe com o govermo, mas não pretende sair do PMN

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já soma a primeira desavença entre os aliados que a apoiaram na campanha eleitoral ano passado. O ex-prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda Câmara (PMN), anunciou no último final de semana que não faz mais parte da base governista. Ele alega falta de prestígio em detrimento do principal adversário político no município do Agreste, o prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo (PMDB). Cid e Flávio protagonizaram uma campanha inusitada no município quando decidiram – ambos protagonistas de grupos radicalmente opostos – apoiar a então candidata do DEM. “A condição foi não subir no mesmo palanque que o grupo oponente”, relembrou Cid. O rompimento foi anunciado após a nomeação da bioquímica Ana Karla Cartacho, mulher do prefeito da cidade, no comando da 3ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Esporte (Dired), segundo Cid Arruda, o principal cargo da região. “O rompimento é com o governo e não com o PMN”, salientou.


Ele assinalou que conversou com o vice-governador Robinson Faria (PMN) assim que soube da possível nomeação da bioquímica e pediu que a escolha para o comando da Dired partisse do próprio ex-presidente da Assembleia Legislativa. A ideia, segundo Cid Arruda, era não prestigiar nenhum grupo em detrimento de outro. “Rosalba Ciarlini veio em Nova Cruz e disse que Robinson Faria seria o governador da região Agreste. O que estamos vendo não é isso”, desabafou o ex-prefeito.
Cid Arruda relembrou também que apoiou os deputados eleitos com o maior número de votos na região – Fábio Faria, para federal, e Raimundo Fernandes, para estadual – o que não justificaria o preterimento ao grupo de Flávio Azevedo. “Eles preferiram apoiar candidatos da aliança de Iberê, que foram Henrique Alves para federal e Ezequiel Ferreira, para estadual”, criticou.
Cid Arruda ressentiu-se ainda de que cada demonstração de prestígio que Rosalba dava ao grupo do atual prefeito se traduzia em “achincalhes” e “provocações” por parte dos aliados de Flávio Azevedo. “Agora mesmo, quando a mulher dele foi nomeada passaram a noite soltando foguetões. Refleti, ouvi minha base e resolvi ficar no meu lugar. Não tem volta”, enfatizou Cid Arruda.
O ex-prefeito de Nova Cruz somente optou pelo apoio à Rosalba Ciarlini face o líder do seu partido, o PMN, ser candidato na condição de vice. Ele disse que não se arrepende da decisão tomada - “faria tudo de novo”, embora os correligionários tenham demonstrado desde o início a insatisfação do apoio à Rosalba Ciarlini. Cid Arruda deixa um programa semanal que comandava na rádio do vice-governador. “Não me sentiria a vontade. Vou bater no governo e ele é do governo. Mas o problema não é com o PMN”, assinalou.

bate-papo - » Cid Arruda ex-prefeito de Nova Cruz

O que aconteceu?

Os deputados do meu partido já haviam me informado que as indicações de Nova Cruz iam ficar para depois da eleição da Assembleia, que foi no dia 1º. No dia seguinte eu vi a notícia de que no dia 3 iam ser empossados os diretores das Direds. Eu já vinha conversando com o vice-governador Robinson e disse que se fosse para escolher que ele o fizesse, que era o mais correto. Eu entrei em contato com Robinson, com Fábio e Raimundo Fernandes. Robinson não estava sabendo de nada. Vão colocar a mulher do prefeito?, perguntei a ele. No primeiro momento conseguiram sustar a nomeação dela. Tanto é que no dia 3 a governadora deu posse no auditório e ela não estava lá. Mas depois, no dia 4, o Diário Oficial trouxe a confirmação. Eu já tinha dito que se acontecesse isso, não ficaria mais no governo.

O senhor falou que aliados seus temem perseguição...

Ela [Ana Karla Cartacho] é radical, persegue as pessoas. Eles ficam fazendo achincalhe, os professores nossos indignados, pensando que Rosalba ia botar uma pessoa da área e não coloca um representante de uma das administrações mais fracas do Estado.

O senhor continua acompanhando o vice-governador?

Eu não estou rompendo com Robinson, estou saindo do governo. Agora eu me sinto desconfortável de estar na emissora dele criticando o governo do qual ele faz parte.


Fonte:Tribuna do Norte

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sorria

Duas faixas da BR 101 são liberadas pela PRF

BR 101 - Natal,RN

Duas das três faixas da BR 101 que estavam interditadas em virtude do surgimento de uma cratera causada pelo excesso de chuvas foram liberadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã deste domingo (6). O acesso às vias do sentido Parnamirim-Natal voltou a ser permitido após a conclusão dos reparos no trecho danificado.
De acordo com informações da PRF, o buraco já se encontra tapado, entretanto, o fluxo no local só será totalmente liberado depois que equipes do Dnit concluírem o conserto na tubulação localizada sob a área.
Com a liberação das vias, o desvio improvisado no canteiro central da rodovia para aliviar o congestionamento no local foi desativado e o fluxo de veículos deve melhorar. Para evitar possíveis transtornos, a PRF continua aconselhando que os motoristas utilizem a BR-226 como rota alternativa.

Parte do asfalto da BR-101 desabou devido a forte chuva que caiu na capital no último dia 24 de janeiro. A cratera, localizada nas proximidades da entrado do bairro de Cidade Satélite, foi resultado da erosão causada pelo rio Pitimbu, que passa logo abaixo do trecho danificado.

Fonte:Tribuna do Norte