domingo, 20 de maio de 2012

Alzheimer: novo método de diagnóstico

Saúde - Mundo


Perda de memória, humor alterado, dificuldades em realizar tarefas domésticas, desorientação de tempo e espaço, perda de iniciativa e motivação estão entre os sintomas do Mal de Alzheimer, doença que atinge mais de 25 milhões de pessoas no mundo. Um novo método de diagnóstico precoce está sendo desenvolvido e pode mudar os rumos da doença em um futuro bem próximo.
O novo procedimento permite reconhecer a doença de maneira bem mais precoce, antes dos sintomas aparecerem, e ainda diferenciá-la de outras formas de demênciaO novo procedimento permite reconhecer a doença de maneira bem mais precoce, antes dos sintomas aparecerem, e ainda diferenciá-la de outras formas de demência

Cientistas alemães da Universidade de Leipezig desenvolveram um novo método capaz de identificar a doença anos antes de o paciente apresentar os primeiros sintomas. A novidade foi apresentada durante o 40º Congresso da Sociedade Alemã de Medicina Nuclear, na cidade de Brêmen.

Duas substâncias desenvolvidas pelos cientistas permitem reconhecer alterações no tecido cerebral, onde são depositadas determinadas proteínas muito antes de a perda de memória se instalar no paciente.

As tais proteínas são denominadas placas beta-amiloides e são produzidas no cérebro dez anos antes de os sintomas da doença se manifestarem.

Segundo Osama Sabri, chefe do grupo de cientistas responsáveis pela pesquisa, um novo produto farmacêutico de baixa radiação é capaz de identificar essas especial placas através de uma tomografia especial.

A melhoria no diagnóstico do Alzheimer através do novo método é bastante significativa, de acordo com Sabri, que espera lançar sua descoberta no mercado ainda este ano. "Os novos procedimentos melhoramo atendimento ao paciente", disse ele, reconhecendo, porém, não haver ainda um tratamento adequado para combater o mal.

O novo procedimento permite reconhecer a doença de maneira bem mais precoce e ainda diferenciá-la de outras formas existentes de demência. Também é possível controlar o desenvolvimento da doença nos pacientes e comprovar se está sendo possível frear a degeneração cerebral promovida pelo Alzheimer.

Mas os estudos não param. A equipe do médico Osama Sabri realiza no momento estudos com uma segunda substância em vinte pacientes de Alzheimer em fase inicial. O objetivo é reconhecer alterações de determinados receptores no cérebro provocadas pelas mesmas proteínas citadas no início desta matéria.

Mas como novos procedimentos sempre suscitam aspectos negativos e positivos, a descoberta de novos procedimentos pelos cientistas de Brêmen não ficam de fora. Os organizadores do 40º Congresso da Sociedade Alemã de Medicina Nuclear afirmam que o novo método de diagnóstico é importante do ponto de vista científico, mas oferece pouco ao paciente, já que não muda o fato de não existir ainda um tratamento efetivo contra a doença.

Nova droga

O governo dos Estados Unidos divulgou, semana passada, que pela primeira vez será testada uma droga para controlar o Alzheimer, em pacientes propensos geneticamente à doença. Segundo o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde, Francis Collins, trata-se se uma pesquisa sem precedentes. A maioria dos pacientes participantes são de uma família de 5 mil integrantes na Colômbia - provavelmente a que mais possui membros com Alzheimer em todo o mundo. Eles possuem uma mutação genética rara com os primeiros sinais surgidos precocemente aos 45 anos.

Porém, os 300 integrantes da família a serem testados na fase inicial da pesquisa estão longe de apresentar quaisquer sintomas, pois estão na faixa dos 30 anos em sua maioria.

Eles usarão a droga Crenezumab, que atava a formação de placas no cérebro ligadas ao mal de Alzheimer. Grande parte dos cientistas acredita que essas placas sejam responsáveis pela origem da doença. A nova substância causaria menos efeitos colaterais que outras usadas até hoje contra o problema.

Um terço dos participantes receberão o remédio e o outro terço vai receber um placebo. Os 100 participantes restantes são pessoas sem a mutação que leva à doença, e também tomarão o placebo. Todos, porém, passarão por testes de memória, cognição, além de exames de saúde e avaliações psicológicas, uma vez que depressão, ansiedade e irritabilidade costumam aparecer antes do Alzheimer.

Robinson Faria anuncia apoio a Carlos Eduardo

Politica - Natal - RN

O vice-governador Robinson Faria anunciou o apoio do PSD a Carlos Eduardo Alves, pré-candidato do PDT na eleição municipal de Natal, este ano. O partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, se soma a outros três (PC do B, PPS e PPL) que anteciparam a união em torno do projeto pedetista para o pleito municipal. Robinson destacou que a escolha se deu por "afinidade" e também porque considera a proposta do ex-prefeito a mais viável para a capital. "Atuamos juntos na Assembleia durante cinco mandatos e sempre tivemos uma convivência harmoniosa e sincera", destacou o vice-governador. Ele garante que para firmar a parceria com o PDT ouviu antes a opinião dos deputados Fábio Faria, Gesane Marinho e José Dias, parlamentares peessedistas. A escolhida se deu, segundo o vice-governador, de maneira unânime.
Alberto LeandroRobinson Faria destaca que o partido tomou a decisão após analisar a experiência de Carlos EduardoRobinson Faria destaca que o partido tomou a decisão após analisar a experiência de Carlos Eduardo

"Carlos é o pré-candidato que mais se encaixa hoje nos princípios do PSD. Ele tem um discurso novo, mostrou ser um bom gestor e quando deixou a Prefeitura de Natal com uma imagem positiva", elogiou Robinson Faria. Ele destaca que além do amadurecimento enquanto agente público, o ex-prefeito de Natal tem uma visão politico e administrativa abrangente, o que na opinião dele facilitará as relações entre o município e outros entes federados, como a União, na busca de parcerias, investimentos e ajuda financeira.

O vice-governador observou que Natal precisa retomar o diálogo com o governo federal como "ocorreu nos quatro anos em que Carlos Eduardo foi prefeito da capital". "Até porque muitos representantes dos Ministérios, em Brasília, continuam lá, então esse canal deverá ser aberto facilmente", ressaltou o peessedista. A aliança entre PDT e PSD deve se concretizar tanto na esfera majoritária, com o apoio à candidatura do ex-prefeito, quanto na proporcional, com os candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Natal. De acordo com Robinson Faria, a união com vistas à eleição municipal deste ano não implica em garantias de apoios para o pleito de 2014, no qual o vice-governador deverá concorrer.

" Para 2014 não devemos ter pressa", despistou Robinson. Ele garante que nas conversas entre os representantes do PDT - o ex-prefeito Carlos Eduardo e o deputado Agnelo Alves - e o PSD não houve tentativa de alinhamento no que diz respeito à eleição que ocorrerá daqui a dois anos. Mas admitiu que a disputa municipal de 2012 fará nascer o desenho das urnas de 2014. "Nossa caminhada é em conjunto", emendou o vice-governador. Ele espera que o partido encampe aproximadamente 50 candidaturas a prefeitos e a expectativa é de que de 25 a 30 desses candidatos possam deixar o pleito vitoriosos.

Ainda de acordo com Faria, apesar da animosidade entre peessedistas e democratas, não há qualquer veto no âmbito do PSD para a composição de alianças pelo interior do Rio Grande do Norte, mesmo que o propenso aliado seja da legenda do senador José Agripino Maia. "Não concordamos com o tratamento que o DEM tem nos dispensado, mas não temos intenção de polir ninguém e inclusive tenho aliados que são democratas e não me importarei em subir em palanques. Não sou mesquinho", desabafou o vice-governador.

Presidente do PSD defende união dos partidos de oposição

Robinson Faria defende que a oposição em Natal se alie já no primeiro turno da eleição, em torno do nome de Carlos Eduardo Alves. Para isso, lembrou que já entrou em campo, no intuito de tentar convencer mais precisamente a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, segunda colocada nas pesquisas de intenção de votos até agora realizadas. "Carlos Eduardo tem se mostrado o nome mais expressivo para esta eleição municipal", enfatizou o vice-governador, para depois emendar: "É um desejo nosso ter a ex-governadora Wilma no mesmo palanque unificando a oposição". Ele destacou que conversou longamente sobre o assunto com a presidente do PSB, disse que ela estava pensativa, admitiu a possibilidade de recuar no projeto de ser candidata, mas não apontou uma definição.

Wilma de Faria poderá anunciar nos próximos dias se vai ser ou não candidata a prefeita de Natal. Ela vem sofrendo pressão por parte dos vereadores da legenda, que querem uma definição quanto ao pleito. A vereadora Júlia Arruda é cotada para ser o nome do PSB na chapa de Carlos Eduardo Alves. Mas informações de bastidores dão conta de que a parlamentar não conta com o aval da presidente estadual peessebista para uma candidatura de vice-prefeita. Júlia Arruda tem dito que priorizará a campanha de reeleição para vereadora. Na Câmara Municipal de Natal os vereadores têm externado, com desconforto, que o impasse interno do PSB solidificado com a indefinição do nome de Wilma de Faria, tem prejudicado as articulações do grupo.

O outro pré-candidato da oposição - que no RN é formada por partidos da base da presidenta Dilma Rousseff - o deputado Fernando Mineiro, do PT, tem afirmado que a intenção dos petistas natalenses é permanecer na disputa e não há ruídos no sentido de possível desistência do pleito na condição de cabeça de chapa. Mineiro defende a união dos aliados do governo federal no segundo turno da eleição. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), disse em visita a Natal que o diretório nacional do PT não recomendará candidatura própria, tampouco fará o contrário, mas deixará à vontade municípios onde a base aliada tenha mais de um candidato.