sábado, 14 de maio de 2011

Agentes da dengue: nem voltaram, já ameaçam parar

Saúde - Natal,RN


Ricardo Araújo - Repórter da Tribuna do Norte


O Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas) protocolou ontem, na sede da Prefeitura e na Promotoria da Saúde, o ofício nº 091/2011. O documento reforça o retorno dos agentes municipais ao serviço na próxima segunda-feira, mas com a condição de uma abertura à negociação com a Prefeitura. “Nós decidimos voltar ao campo. Mas se a prefeita não atender nossa reivindicação, iremos parar novamente na quinta-feira”, destacou o secretário do Sindas, Cosmo Mariz.


Cosmo afirmou que somente com o novo LIRA será possível traçar um novo plano de trabalho. “Na segunda-feira nós iremos nos apresentar aos nossos supervisores. Até agora, o Centro de Controle de Zoonoses não nos posicionou como será feito o trabalho”, disse.


Somente com os dados relacionados ao contingente vetorial, que dá um diagnóstico prévio do índice epidemiológico, é que as ações poderão ser melhor distribuídas. Alessandre Medeiros afirmou acreditar que, em até três dias, o LIRA esteja pronto. Ele alertou que já é preciso pensar nas ações contínuas para que a epidemia não se repita em 2012.


Recomeço


Apesar do cancelamento do contrato da Prefeitura de Natal com o Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), a recém-empossada secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Socorro Nogueira, prometeu ações enérgicas no combate ao aedes aegypti. A anulação do acordo trouxe consigo um legado de consequências negativas para as ações contra a dengue em Natal. Por outro lado, oxigenou a vontade dos agentes de saúde municipais de retomarem ao trabalho e começarem um novo ciclo de visitas aos domicílios. O trabalho, porém, não será fácil. Um novo Levantamento Rápido de Infestação (LIRA) deverá ser feito nos próximos dias para mensurar os índices e subsidiar a coordenação das ações.


De acordo com o coordenador do Programa Municipal da Dengue, Alessandre Medeiros, os 150 agentes terceirizados pelo ITCI serão incorporados pela Prefeitura. Com ressalvas, porém.


“Ao final do treinamento que demos aos terceirizados, eles fizeram uma prova. Os 95 que conseguiram atingir a média (7) irão pro campo com os agentes municipais a partir da próxima semana. Os demais, passarão por uma reciclagem e poderão, ou não, ir pro campo”, explicou Medeiros.


Além disso, o pessoal que trabalha no Centro de Hidratação, na Cidade da Esperança, também será mantido. O contrato firmado entre eles e o ITCI será finalizado para dar lugar a um acordo com o Município. Informações sobre a manutenção ou revisão dos salários não foram repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde.


“Nós estamos fazendo um cadastro dos profissionais que trabalham no Centro de Hidratação e dos agentes terceirizados para contratá-los”, garantiu Maria Nogueira. Tais ações seguem orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que solicitou a nulidade do contrato.


Novo ciclo de combate só deve ser concluído em sete semanas


Para Alessandre Medeiros, um dos integrantes da Comissão Técnica de Acompanhamento, Fiscalização e Controle do Projeto “Natal Contra a Dengue”, o cancelamento do contrato pelo Município foi uma decisão acertada. Ele afirmou que o procedimento correto em relação aos agentes terceirizados será feito a partir da próxima semana. “Eles acompanharão os mais experientes no campo. Iremos distribui-los de acordo com a necessidade de cada equipe nas cinco zonas epidemiológicas da capital”, ressaltou.


Com o esforço extra no quadro dos agentes municipais, o coordenador acredita que o segundo ciclo das visitas domiciliares seja concluído em até sete semanas. Em Mãe Luíza, bairro que apresentou os maiores índices de infestação da cidade, o segundo ciclo foi concluído graças a uma força tarefa realizada dias antes do início da greve. O objetivo agora é expandir esta ação para os demais bairros da capital.


Para isto, o Executivo Municipal sinalizou positivamente para as solicitações feitas pelos coordenadores do Centro de Controle de Zoonoses. Com a dispensa das vans utilizadas pelo ITCI para transporte dos agentes e pacientes entre um posto de saúde e o Centro de Hidratação, os coordenadores solicitaram a aquisição de motocicletas, para uso dos supervisores, e veículos com compartimento de cargas para auxiliar as operações. Já o translado de pacientes ficará a cargo das ambulâncias do Samu e do Prae.


“Se tivermos os recursos humanos e a infraestrutura adequada com equipamentos adequados para as ações de combate, nós conseguiremos fazer um bom serviço”, declarou Alessandre. Sobre o cancelamento do contrato ele comentou que muitas metas não haviam sido cumpridas pelo ITCI.


Ele alerta, entretanto, que já é preciso pensar nas ações de combate para o ano que vem. De acordo com o infectologista Hênio Lacerda, em 2012, o sorotipo 4 poderá ser identificado em Natal. A educação da população e a intermitente ação da Saúde Municipal são de suma importância. O alerta foi dado.


Recomeço
- Parte dos 150 agentes temporários contratados pelo ITCI serão reaproveitados no trabalho de combate ao mosquito;
- Toda a equipe da Central de Hidratação também continua;

- A Prefeitura do Natal anunciou que contará com a ajuda do Samu e do Prae para transportar pacientes das unidade de saúde para a Central.


Prioridade: abastecimento dos postos


Quais são suas metas como secretária, a partir de agora?


As minhas metas, que são as metas já discutidas com a prefeita Micarla de Sousa, são a melhoria e o fortalecimento da atenção básica. Nós queremos fortalecer as unidades de saúde básica, as unidades de saúde da família e melhorar a saúde preventiva da população de Natal.

Já existe algum plano de reabastecimento dos postos de saúde municipais?

Sim.A gente já começou essa discussão de promover o abastecimento das unidades o mais rápido possível. Inclusive já está acontecendo um processo licitatório e com certeza essas medicações já devem estar chegando. Foi um processo licitatório que iniciou-se no mês passado. Nós também vamos fazer uma força-tarefa para organizar as estruturas físicas das unidades
.
Do seu ponto de vista, o que é mais complicado neste momento?

É o abastecimento (dos postos de saúde). Este é o ponto que nós vamos atacar prioritariamente.
A senhora é contra ou a favor da contratação de organizações sociais?

Eu não sou contra e nem sou a favor. Eu sou a favor de uma saúde de qualidade para a população. Então, às vezes, a contratação de uma organização social é um mecanismo que o Município tem para poder agilizar ou efetuar um serviço. Por exemplo: a contratação da OS (referindo-se ao ITCI) aconteceu porque nós estávamos no limite prudencial e não poderíamos contratar servidores ou comprar produtos sem passar pelos trâmites legais (licitação pública). A contratação da OS foi uma estratégia de urgência para poder fazer com que o serviço não deixasse de existir. A prioridade é que a gente possa fazer serviços contratados pelo SUS com nosso próprio quadro (de funcionários) ou com instituições públicas.

E agora, diante desta situação com a dengue, haverá uma atenção especial ao combate?

Sim, com certeza. Na verdade, a população pode ficar tranquila. Não haverá prejuízo com o cancelamento do contrato. Nós manteremos todas as atividades que foram iniciadas até porque nossa equipe já estava participando dela de alguma forma. O Centro de Hidratação se manterá com escala médica. Nós já mantivemos contato com a Coopmed (Cooperativa dos Médicos). Estamos fazendo o cadastro dos profissionais que estavam trabalhando lá e também dos agentes de endemias para que nós façamos o contrato com eles, por já estarem capacitados. A diferença vai ser que ao invés de serem contratados pelo ITCI, serão contratados pela Secretaria Municipal de Saúde que inclusive foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Como a senhora avalia o cancelamento do contrato?

O cancelamento foi uma orientação jurídica e do gabinete da prefeita. Realmente essa foi a melhor decisão encontrada pela gestão.

A senhora já tomou conhecimento da ação judicial impetrada pelo Ministério Público para o pagamento dos hospitais particulares conveniados ao Sistema Único de Saúde?

Eu ainda não tenho um conhecimento detalhado sobre isso. Nosso coordenador financeiro já saiu em campo para resolver esta situação.

Um melhor trabalho será feito a partir de agora?

Sim, com certeza. A gente tem uma equipe técnica muito valiosa e ela está toda empenhada em fazer essa recuperação da atenção básica, para oferecer aos munícipes de Natal uma saúde de qualidade.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Secretaria de Saúde rescinde contrato com ITCI

Saúde - Natal,RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal rescindiu unilateralmente, nesta quarta-feira (11), o contrato com Instituto de Tecnologia, Capacitação, e Integração Social (ITCI) para ações de combate à dengue. A rescisão está publicada na edição do Diário Oficial do Município e é assinado pelo secretário Thiago Trindade.

O contrato foi assinado no dia 12 de abril passado e desde então vinha sendo questionado pelo Ministério Público e, mais recentemente, pelo procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte. Na manhã de hoje, às 9h, está prevista plenária do TCE para definir se o tribunal vai ou não pedir pelo cancelamento do contrato.

TCE pede nulidade do contrato com ITCI

Saúde - Natal,RN


A sessão ocorreu na manhã desta quart-afeira
Ricardo Araújo - Repórter

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Alcimar Torquato de Almeida, abriu a 1 Sessão da Câmara de Contas com o objetivo de julgar as irregularidades apontadas pelo promotor Luciano Silva Costa Ramos acerca do contrato firmado entre o Município e o Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social-ITCI.

A conselheira do TCE e relatora do processo 4.444/2011, Maria Adélia Sales, fez a leitura do seu voto diante de um plenário repleto de agentes de endemias municipais. O procurador geral do Município, Bruno Macedo, defendeu a Prefeitura dizendo que os argumentos do Tribunal de Contas do Estado em relação ao contrato em questão são infundáveis.
Por unanimidade, a nulidade do contrato foi proferida pela relatora Maria Adélia Sales. A relatora caracterizou as ações do Município no combate à dengue como uma "inércia".

Rescisão
A Prefeitura Municipal de Natal antecipou-se à decisão do TCE e emitiu, há poucos instantes, uma nota oficial onde justifica a rescisão do contrato com a empresa pernambucana ITCI, que receberia R$ 8,1 milhões para gerenciar durante três meses ações de combate a dengue.

No comunicado, o Executivo não admite irregularidade na contratação e culpa a ITCI pela rescisão, por “não cumprir recomendações sugeridas pelo município”.


Ex-secretário de Saúde afirma que contrato com o ITCI foi aprovado pelo Gabinete Civil

Saúde - Natal,RN

Anna Ruth Dantas - Panorama Político

O ex-secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, afirmou que todo contrato firmado com o ITCI, empresa pernambucana que receberia R$ 8,1 milhões para gerenciar durante três meses ações de combate a dengue, foi analisado e aprovado pelo Gabinete Civil, que tem como titular Kalazans Bezerra. “Eu não exonero e nem nomeio. Todo ato administrativo passa pela análise do Gabinete Civil. O projeto ‘Natal contra Dengue’ foi desenvolvido no âmbito do Gabinete Civil. Eu não tomo decisão individual”, comentou Thiago Trindade, que pediu exoneração do cargo.

O contrato com o ITCI foi o ponto alto da crise na Secretaria Municipal de Saúde. “Quem quer que assuma (a Secretaria) vai se deparar hoje com carência total no combate a dengue. Os agentes estão em greve e a não contamos mais com os 150 agentes temporários”, comentou Thiago.

Thiago Trindade deixa a SMS de Natal

Saúde - Natal,RN


O secretário municipal de saúde, Thiago Trindade, confirmou há pouco em coletiva que vai deixar a pasta. O anúncio foi feio em meio às explicações quanto à suspensão do contrato entre a SMS e o Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social-ITCI, publicado na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Município.

Thiago Trindade é advogado e ocupava, antes de assumir a SMS,  o cargo de secretário adjunto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Ele foi nomeado secretário de saúde do Município no dia 23 de abril de 2010, e assumiu a pasta depois de nove meses como adjunto da Semsur.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cirurgia cardíaca: de volta à vida normal

Saúde - RN


Isaac Ribeiro - repórter da Tribuna do Norte


O avanço da medicina faz cair por terra o velho mito de que quem é operado do coração está no final da vida. A tecnologia tem contribuído bastante para tornar o diagnóstico mais preciso, os procedimentos cirúrgicos mais eficazes e menos prolongada a recuperação, com o retorno às atividades cotidianas sendo abreviado. Isso vale para cirurgias cardíacas mais complexas, colocação de pontas de safena ou mamária, vascularização, angioplastia, implante de stent ou marca-passo.


Mas cada paciente representa um caso isolado e suas condições clínicas e histórico de hábitos de vida estão diretamente atrelados a um bom pós-operatório e consequente volta à “normalidade” cotidiana.


De acordo com o cardiologista Itamar Oliveira, presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Norte, apenas cerca de 30% dos pacientes são submetidos à cirurgia cardíaca. A grande maioria, cerca de 80%, é de casos passíveis de solução com a colocação de stent, espécie de pequenos balões inseridos no interior das artérias, que, ao serem inflados, desobstruem o vaso, reestabelecendo o fluxo de sangue (ver gráfico na página 3).

Itamar Oliveira é presidente da Sociedade de Cardiologia do RN
 Itamar Oliveira diz realizar uma média de 700 procedimentos de colocação de stents por ano, com retorno à vida normal mais rápido do que muita gente imagina. “Hoje, noventa por cento dos nossos pacientes de angioplastia fazem o procedimento num dia e no outro vão embora para casa. E no outro, dependendo do caso, podem viajar, trabalhar, enfim, fazer o que quiser. Já tive paciente que fez angioplastia e no outro dia foi para os Estados Unidos.”



Porém, para casos mais complicados, um infarto agudo do miocárdio, por exemplo, a volta às atividades é mais demorada, dependendo do tamanho do fato e da circunstância do paciente. “Aqueles bem tratados, com recuperação da artéria, e que obtiveram sucesso no tratamento, esses sim podem voltar a ter uma atividade, começar tudo bem devagarzinho... As restrições maiores são quanto à cicatrização do corte”, comenta o cardiologista. “Mas hoje a volta é bem precoce.”


Na angioplastia, a maioria logo se reestabelece, segundo Itamar Oliveira. “Pode voltar a ter vida sexual quando chegar em casa; e até usar viagra, dependendo da medicação que esteja usando.” Com relação a exercícios físicos, a recomendação, além da medicação, é não fazer exercícios que provoquem, muita desidratação, perda líquida.


DETECTANDO O PROBLEMA


O paciente com suspeita de algum distúrbio cardíaco tem sua situação clínica diagnosticada através de eletrocardiograma, teste de esforço, exame de enzimas, sendo o cateterismo o que vai mostrar se realmente há obstrução da artéria por placas de gordura. E se o caso é para cirurgia ou angioplastia, ambos denominados procedimentos de revascularização, sendo a colocação de stent menos invasiva, sem necessidade de abrir o peito do paciente.


“É no cateterismo que julgamos a necessidade do paciente ir para a cirurgia, para angioplastia ou ficar em tratamento clínico. Introduzimos sondas adequadas e através do sistema de imagens de raio-X que passa pelo paciente, nós injetamos nele uma substância chamada contraste, que vai delinear a luz na artéria e mostrar se ela tem obstruções ou não.”


Disciplina e repouso são fundamentais para uma boa recuperação


Hoje faz exatos 65 dias que Domingos Sávio da Costa Souza, 60 anos, empresário do setor de produção de vídeo, mais conhecido entre os amigos como Perón, foi submetido à uma cirurgia para colocação de uma ponte de safena e outra mamária. O motivo foi obstrução de 80% de uma artéria coronária. Antes disso, ele já tinha recebido três stents no coração.


Perón classifica seu pós-operatório como maravilhoso e confere todos os méritos de sua recuperação à equipe que o atendeu. “Foi muito importante a tranquilidade que todos me passaram”, comenta ele, afirmando ainda não ter sentido uma única dor durante todo o processo. “É uma situação que exige muito de cada um; do estado físico e da cabeça de cada pessoa.”


De temperamento inquieto e “muito elétrico”, Perón confessa estar incomodado com o tédio imposto pelo pós-operatório. Mas compreende a necessidade do repouso. “É melhor perder uns dias em casa, repousando, sendo disciplinado, do que ter alguma complicação. É manter a cabeça fria, ler alguns livros, ver tevê e relaxar ao máximo”, recomenda.


Mas o empresário já está liberado pelos médicos para realizar pequenos passeios e sabe que com 90 dias de cirurgia poderá voltar a dirigir. Por enquanto, tem caminhado por meia hora na área aberta do prédio onde mora.


Os problemas cardíacos de Perón não são de hoje. Há cinco anos passou a sentir um aperto à altura da garganta, na região do esôfago. “Não era dor; era algo que incomodava muito, mas não dá para explicar.” Um cateterismo realizado, à época, não detectou nenhuma obstrução. Os sintomas voltaram após um ano, mais fortes e mais frequentes. Uma nova bateria de exames — eletrocardiograma, teste de enzima, cateterismo e eco-estresse — acusou três artérias comprometidas. Foram colocados stents.


Mas mesmo assim, os problemas continuaram. E um novo e forte mal-estar foi sentido enquanto caminhava com amigos no Bosque dos Namorados. Foi tomada então a decisão de que era hora de realizar a cirurgia cardíaca. Embora tenha sido fumante por trinta anos, o empresário já havia abandonado o tabagismo, fazia dieta e estava oito quilos mais magro. “Não foi abuso de cigarro, bebida, frituras.”


DIFÍCIL READAPTAÇÃO


Já o jornalista Marcílio Amorim, que sofreu um infarto no início do ano passado, confessa não estar conseguindo seguir à risca as recomendações feitas por sua médica para depois da angioplastia a que foi submetido. Ela recomendou uma vida menos estressante, diminuição de peso com atividade física e alimentação balanceada. Fora isso, ele considera normal a vida após o susto e a colocação de um stent no coração.


“Já fiz dois checapes pós-infarto e não acusou nada. Não sou diabético, não sou hipertenso e nem tenho colesterol alto”, comenta Marcílio, que planeja fazer redução de estômago ainda este ano para resolver a questão das recomendações de perda de peso e alimentação de uma única vez.


O jornalista conta nunca ter sido submetido a nenhum procedimento cirúrgico antes de implantar o stent. “Nunca tinha levado nenhum ponto sequer. Não tinha noção do que estava acontecendo comigo.”


Os primeiros sinais de que algo estava errado foram uma dor muito forte no braço esquerdo e uma sensação ruim, uma agonia. “Era como eu estivesse levantando um carro só com um braço. Fui parar na UTI!” Dois dias depois, Marcílio estava sendo submetido a um cateterismo para detectar o problema. Identificada a obstrução em uma artéria, foi decidida a angioplastia. Cronologicamente, ele lembra ter entrado no hospital dia 4 de janeiro do ano passado; dia 6 o stent foi implantado e no dia 9 saiu do hospital caminhando normalmente. De início, tomava seis tipos de medicamentos para ajudar na adaptação ao stent. Atualmente, tomo apenas dois; um para a pressão, e um AAS. “Hoje, me considero uma pessoa com vida normal.”


Mudança de hábitos de vida é fundamental antes e depois


Na hora em que for acender um cigarro, é bom lembrar sempre que esse hábito nada saudável, diga-se, apesar do prazer momentâneo, pode causar muito, mais muito mal mesmo à saúde, inclusive comprometendo pulmões e a atividade cardíaca. E esse é apenas um dos comportamentos condenados pelos médicos. O resultado pode ser a passagem por uma mesa de cirurgia...


Uma vez sentidos os sintomas de um problema cardíaco sério, e comprovada a necessidade de cirurgia, algumas medidas devem ser tomadas; entre elas a mudança de hábitos de vida.


É preciso abandonar o tabagismo e o consumo de álcool pelo menos dois meses antes do procedimento. Manter uma alimentação saudável e balanceada também é importante. A mudança de hábitos de vida é fundamental para o sucesso pós-cururgia.


“Mas, na verdade, a mudança de hábitos tem de vir antes do problema acontecer. Depois que acontece, as pessoas têm mais aderência, porque passaram pelo susto”, analisa o cardiologista Itamar Oliveira, que atrela o retorno do cirurgiado às suas atividades cotidianas ao seus histórico de vida e clínico.


De acordo com o médico, como boa parte dos pacientes é sedentária, não é objetivo de ninguém torná-los atletas, ou voltar a sê-lo; e sim apenas incluir uma atividade na rotina.


Estudos demonstram que, no pós-operatório, a porcentagem dos pacientes que fumavam foi reduzida de 24% para 12%; os que praticavam alguma atividade física regular subiram de 16% para 47%, e a porcentagem dos que adotaram uma dieta pobre em gorduras saturadas passou de 34% para 72%.

ABC vence Santa Cruz e é bicampeão estadual

Futebol - RN


O ABC quebrou o tabu de vitórias contra o Santa Cruz em grande estilo. Com autoridade, o alvinegro aplicou 3 a 1 na equipe do Trairi e não deu chances para o adversário, que jogava com a vantagem do empate para conseguir o título. No entanto, o ABC começou bem e se impôs desde o inicio da partida.

Jogadores comemoraram o 52º título regional do ABC

 Jogando com força máxima, o ABC iniciou o jogo indo para cima do Santa Cruz. Cascata, Gabriel e, principalmente, Leandrão estavam inspirados e mostrando disposição. Logo aos 5 minutos de jogo, no entanto, foram os laterais que chegaram com perigo ao gol. Pio cruzou rasteiro da direita e Renatinho Potiguar soltou a bomba na trave esquerda de Isaías. O lance inflamou a torcida, que foi recompensada pouco tempo depois.



Aos 14 minutos, Cascata arrancou pelo lado esquerdo e passou para Gabriel. O atacante do ABC deu um lindo passe de calcanhar para Leandrão que, dentro da área, completou para o gol. Com o 1 a 0 no placar, o alvinegro reverteu a vantagem e o Santa Cruz demonstrava nervosismo em campo. Jogadores não conseguiam levar perigo ao gol de Wellington e o ABC manteve o domínio, até que o segundo gol saiu de forma natural.



Capitão Basílio comemorou mais um título pelo ABC

O volante Bileu, um dos destaques do ABC na partida, fez ótimo lançamento para Cascata. Camisa 10 alvinegro invadiu a área em velocidade e tocou com capricho no lado esquerdo de Isaías. A bola tocou na trave e voltou nos pés do próprio Cascata, que mandou a bomba e fez o segundo gol da equipe, aos 39 minutos. O placar se manteve até o fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Santa Cruz apostou na entrada do meia Wlademir, que entrou na vaga do zagueiro André Luís. E logo no início do jogo a equipe do Trairi demonstrou que iria buscar o resultado. E o gol do tricolor saiu, mais uma vez, com o jovem Felipe.


 O atacante, cria do ABC, entrou na vaga de Didi Potiguar e sofreu falta na entrada da área. Aos 14 minutos, ele mesmo foi para a cobrança e mandou no contrapé do goleiro Wellington, que nada pôde fazer. Com o gol, a equipe do Trairi cresceu no jogo. Caso marcasse o segundo tento, o Santa Cruz voltaria a ficar com o título nas mãos. Porém, o experiente zagueiro Pantera complicou as coisas para o tricolor.




Leandrão foi o destaque do ABC na final do Campeonato Estadual

Depois de polêmicas durante a semana, o jogador era o mais perseguido pela torcida do ABC. Em um contra-ataque puxado pelo atacante Leandrão, Pantera fez falta dura e, aos 23 minutos, recebeu o cartão vermelho direto. Os jogadores do Santa Cruz protestaram, mas tiveram que mudar a postura em campo, e o ABC se aproveitou.

Jackson fez o terceiro gol do ABC



O experiente Jackson, que havia entrado na vaga de Gabriel, que sentiu câimbras, teve o seu momento de redenção. Bastante criticado, foi ele que aproveitou a sobra de uma disputa de bola entre Leandrão e Lano. O meia, dentro da área, driblou Isaías e mandou para as redes aos 25 minutos.
Os 10 jogadores do Santa Cruz que permaneceram em campo até tentaram impor seu jogo, mas o ABC soube controlar a partida e segurou o placar, que garantiu o bicampeonato estadual e a festa da Frasqueira.