sábado, 10 de setembro de 2011

Fim de Semana

Direitos, deveres e lazer


Entrevista especial com a vereadora Julia Arruda


Júlia Arruda trocou a publicidade, que exerceu durante sete anos, pela política. Vereadora aos 26 anos de idade, teve seu cotidiano totalmente mudado pelas necessidades da Câmara. Mesmo assim, guarda espaço para momentos de lazer na cidade que agora pede toda sua atenção.


FDS - Do que você sente falta na programação de lazer da cidade? Há projetos para discutir esse segmento?


JA - Eu acredito que nós temos potencial para oferecer ao natalense e turista muito mais. Penso que precisamos potencializar os grandes talentos da nossa cidade. Então, nessa linha de raciocínio, vejo que as leis de incentivo fiscal ainda precisam ser melhor trabalhadas pelo poder público, fazendo com que os produtores culturais montem mais espetáculos, ofereçam mais opções de lazer e entretenimento e que os empresários dêem o apoio necessário. Falta mais divulgação dos benefícios para quem adere aos programas de incentivo. Talentos nós temos, mas falta valorização e nesse aspecto acho que a prefeitura tem falhado, no momento que quase não tem apoiado as iniciativas locais, salvo raras exceções, e ainda assim após muita pressão dos abnegados que fazem a cultura da cidade não morrer. Pensamos também que além dos eventos tradicionais mais conhecidos, poderíamos ter mais projetos legais, como os criados por iniciativa dos empresários que ousam colocar para frente ações interessante do o Circuito Cultural da Ribeira. Poderíamos ter o mesmo nas Rocas, que é nosso berço do samba e por aí vai.


FDS - Natal vive um grande momento gastronômico, com muitas opções e diversidade criativa na cozinha. Quais são restaurantes favoritos para almoçar ou jantar?


J A - Realmente Natal tem várias opções e ficamos felizes que os festivais estão se proliferando pelo estado, despertando os que amam a boa gastronomia. Fazer bons pratos é uma arte e admiro muito a área, assim como parabenizo os ótimos chefs que estão surgindo na região. Pois é: sou eclética no que diz respeito a sabores e concilio boa comida com bom papo. Escolher alguns restaurantes é um pouco injusto com tantas opções, mas cito os que me vêm com mais frequência, como o Camarões, Âncora Caipira e Temaki.


FDS - Quais são seus lugares favoritos na cidade ou em outras partes do Estado para passear?


J A - Eu gosto de tudo que envolve o lugar, por isso não defino os meus roteiros apenas baseada nas belezas naturais, mas o que o lugar vai me oferecer de acordo com o que estou precisando: mais paz ou mais agito. Dependendo do contexto, gosto, sim, de aproveitar nossas praias, mas também não dispenso o clima interiorano. Tanto que diante do corre-corre da nossa agenda não dispenso ir para fazenda para curtir bons momentos com amigos e família, curtindo a natureza... Mas quando estou por Natal gosto de ir prestigiar as diversas manifestações históricas e culturais realizadas nos bairros.


FDS - Indique alguns filmes bons para ver em casa, novidades ou clássicos, de sua preferência.


J A - Confesso que ultimamente tenho ido menos ao cinema. Por isso vou citar os que mais renderam bilheterias recentemente como "Tropa de Elite 2" e "Qualquer Gato Vira-lata", que prendem nossa atenção do início ao final.


FDS - Qual sua dica de leitura para o fim de semana?


J A - Bem, como a agenda está cada vez mais apertada e precisamos estar atualizadas sobre vários assuntos para exercer bem o trabalho na Câmara, as leituras que mais estou priorizando são as de notícias mesmo. Então mesmo nos fins de semana não consigo me desligar totalmente. Estou sempre me atualizando, lendo os jornais, revistas e buscando novidades em blogs e portais.


Todos os direitos reservados ao jornal Tribuna do Norte

América goleia Fortaleza e fica de vez com a liderança em seu grupo

Campeonato Brasileiro - Série C


Com a vitória por 4 a zero, o time rubro sobe para 16 pontos; o Fortaleza pode ser rebaixado.


 
O América goleou o Fortaleza no estádio José Nazareno, em Goianinha, em sua última participação no Gripo B da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro - 4 a zero.
O time da casa mostrou na etapa inicial quem mandava no local. Aos 23 minutos, Mazinho cobrou falta da intermediária pela esquerda; a bola chegou a Márcio Passos que escorou de cabeça, desviando a bola do goleiro. América, 1 a zero.
Aos 42, Wanderley foi derrubado na área - pênalti, convertido pelo próprio no minuto seguinte. América, 2 a zero.


Precisando se recuperar de qualquer maneira a fim de não ser "degolado" na Série C, o Fortaleza tratou de obter mais posse de bola no segundo tempo. O tricolor cearense obteve seu intento apenas parcialmente: nos primeiros minutos da etapa, mas com poucos avanços ao gol americano, não foi muito além disso.


O América, de sua parte, foi minando os esforços do Fortaleza e acabou recompensado nos minutos finais. Aos 44, em contra-ataque, Pingo avançou pela esquerda, ganhou em velocidade de três marcadores, foi à linha de fundo e cruzou para André Neles complementar a jogada, a bola só parou no fundo da redes. América, 3 a zero.


Um minuto depois, André Beleza surpreendeu os marcadores e arriscou chute de fora da área, o goleiro "aceitou" - América 4 a zero, placar final.


Com este resultado - e juntando-se o empate entre CRB e Campinense por 1 a 1 [gols: Geovani (pên) (CRB); Gilberto Matuto (CAM)] - o América, agora com 16 pontos, encerra sua participação na primeira fase como líder do Grupo B (o CRB, em segundo, só pode chegar a 14 pontos); o Fortaleza, com 6 pontos, despenca à lanterna do grupo e corre risco de ser rebaixado à Série D.


América 4 x 0 Fortaleza



América

Fabiano, Mauro, Zé Antônio, Rodrigão; Norberto, Márcio Passos, Nata, Mazinho (André Beleza), Ivan Gonzalez; Wanderley (André Neles), Max (Pingo).

Técnico: Flávio Araújo


Fortaleza

Lopes, Márcio Gabriel, Zezinho, Lino, Guto; Leandro (João Vítor), Escobar, Rogério, Zé Augusto (Vavá); Carlinhos Bala (Vinicius), Reginaldo Jr.

Técnico: Júlio Araújo


Árbitro: Sebastião Rufino Filho (PE)

Local: José Nazareno (Goianinha, RN)

Renda e público: R$ 37.625,00 para 4.249 presentes

Gols: Márcio Passos, Wanderley (pên), André Beleza, André Neles (AME)

Cartões amarelos: Nata, Max (AME); Lino (FOR)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Natal terá Política Municipal do Livro

Politica - Natal - RN


Câmara Municipal aprova o projeto de lei da vereadora Júlia Arruda no Dia da Alfabetização



O Dia da Alfabetização de 2011 teve uma razão a mais para ser comemorado na capital. A Câmara Municipal de Natal aprovou durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 100/2010 de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB) que dispõe sobre a instituição da Política Municipal do Livro.




De acordo com Júlia Arruda, “o projeto visa formar uma sociedade leitora através da dinamização do acesso ao livro. Além disso, busca fomentar a pesquisa social e científica, conservar o patrimônio cultural do município e principalmente melhorar a qualidade de vida e o estímulo à produção literária”, defendeu a parlamentar.


O projeto ainda institui o dia e a semana alusiva ao livro. A propositura da vereadora segue agora para sanção do Executivo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Novidades para o combate ao câncer da pele

Saúde - Cancêr de Pele


O número de casos de câncer de pele, inclusive na sua forma mais letal, o melanoma, tem aumentado no Brasil. A boa notícia é que novos meios de diagnóstico e o lançamento de fármacos mais modernos estão ajudando a melhorar o tratamento desses tumores. Estes foram os principais temas tratados na 9ª Conferência Brasileira sobre Melanoma.

 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 2000, 7,7% dos pacientes atendidos na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele tiveram diagnósticos positivo. No ano passado, este número aumentou para 11,1%, representando um crescimento de 44% na incidência.


Câncer de pele é o mais frequente no Brasil


Este tipo de tumor é o mais frequente no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, e corresponde a 25% de todos os cânceres. A melhor maneira de se proteger é aplicar filtro solar diariamente, evitar a exposição prolongada ao sol em horários de maior incidência de radiação ultravioleta e não usar câmaras de bronzeamento artificial.


Acontece que apenas 31,44% dos brasileiros que se expõem ao sol se protegem e, quanto maior o número de episódios de pele queimada, vermelha ou com bolhas, maior a probabilidade de ter câncer - alerta o médico Carlos Barcaui, presidente da Conferência e diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Diagnóstico precoce é essencial para a cura


Além da prevenção, o diagnóstico precoce é essencial para se livrar do câncer de pele. A doença caracteriza-se pelo crescimento anormal e descontrolado das células que constituem a pele. Há três tipos: basocelular (70% dos casos), espinocelular e o melanoma. Este último é o menos frequente, porém mais letal.


Portanto, é preciso consultar o dermatologista quando se percebe crescimento na pele de mancha ou pinta de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida; pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; ou ferida que não cicatriza, e continua a crescer causando coceira, crostas, erosões ou sangramento.


Novidades


No caso de melanoma, a novidade em diagnóstico é a microscopia confocal, um aparelho que permite ao médico enxergar em tempo real o que antes só seria visto com a biópsia, cujo resultado leva de sete a dez dias para ser entregue ao dermatologista. No Brasil existem apenas três aparelhos, todos em São Paulo. Um deles disponível para usuários do SUS, na Santa Casa de Misericórdia.


Com relação a medicamentos para tratar melanoma também há novidades, dois novos medicamentos para a fase avançada da doença: o ipilimumabe que estimula células de defesa a combater a doença e o vemurafenibe que atua nas células tumorais para evitar a proliferação do processo maligno e impedir que o câncer continue crescendo.
Nos grupos estudados, as novas drogas aumentaram a sobrevida em 6 meses, em média.



Fonte: Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (18/8/2011).

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PMDB ingressa no governo Rosalba

Politica - RN


Agora é oficial. O PMDB fará parte da base da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Após longa conversa entre a gestora e o deputado federal Henrique Eduardo (PMDB), ontem, no apartamento do parlamentar, saiu a definição. Rosalba oficializou o convite para que o deputado faça parte da administração e ele aceitou. O peemedebista frisou que a aliança será administrativa e política.



Na próxima semana, Henrique reunirá o diretório estadual do partido para referendar a aliança. Durante a reunião, o partido vai elaborar uma carta de propostas, mais voltadas para a economia e a ação social, para ser entregue a Rosalba, junto com a resposta positiva ao convite feito hoje pela democrata. Com a definição, os parlamentares da legenda na Assembleia Legislativa (AL) serão orientados a integrar a base governista.



O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB), já fazia parte do governo. Por isso, Henrique disse que não indicará cargos. Antes de aderir ao governo, o deputado dizia que as indicações eram pessoais de Garibaldi. Após a adesão acertada ontem, ele ressaltou que a legenda já está bem contemplada no governo. O peemedebista prometeu empenho para ajudar a gestão do DEM.


As negociações em torno do processo eleitoral do próximo ano também já estão fechadas. Henrique declarou, em entrevista à imprensa local, que pretende unir o PMDB à base aliada do governo Rosalba em todos os municípios possíveis. "Onde for possível, vamos somar. É importante também a participação do vice-governador Robinson Faria (PSD) e do senador José Agripino (DEM)", destacou.


Apesar de Henrique ter citado o vice-governador, Robinson ainda não tem participado das conversas políticas referentes ao pleito de 2012. O principal articulador do bloco político governista, senador José Agripino (DEM), ainda não engoliu a ida do seu "aliado" para o PSD, legenda fundada por dissidente do Democratas. O peemedebista, pelo que disse, pretende conciliar os ânimos na base.
 
 
Todos os direitos reservados ao jornal Diario de Natal
 

Autoescolas terão que ter veículos para portadores de deficiência

Politica - Natal - RN


Projeto de Lei foi aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal de Natal.


 
A Câmara Municipal de Natal, aprovou na sessão desta terça-feira (6), em segunda votação, o Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de veículos adaptaos nas autoescolas que funcional na capital potiguar. O número da matéria é o 077/2011.


A autora da proposta, a veeadora Júlia Arruda (PSB), explicou que sua proposição busca garantir o direito do portador de deficiência física a oportunidade de aprender.



“Esse projeto foi debatido na Frente Parlamentar Municipal em Defesa das Pessoas com Deficiência. O objetivo é a questão de oportunizar o aprendizado de portadores de deficiência nas autoescolas e nos Centro de Formação de Condutores com a disposição de um carro adaptado”, explanou.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM
 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ministro defende união da base aliada em torno de Carlos Eduardo

Politica - Natal - RN


Para Carlos Lupi (Trabalho), apoio à candidatura do ex-prefeito é uma "tendência natural" em virtude da liderança ostentada por ele nas pesquisas.



O ministro Carlos Lupi (Trabalho), presidente nacional licenciado do PDT, disse, ao desembarcar no Aeroporto Augusto Severo, que o partido vai tentar convencer as demais legendas da base aliada do governo federal a apoiarem a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato à sucessão natalense em 2012. Para o dirigente, a “tendência natural” seria a união em torno do nome do pedetista.




Lupi usa como principal argumento a dianteira que o ex-prefeito ostenta nas pesquisas de intenção de voto até então divulgadas. Isso, na opinião dele, deveria ser suficiente para demover os planos, por exemplo, do PT e do PSB de lançar candidaturas próprias para endossar a chapa do PDT.

 
“É natural reivindicarmos a união da base aliada em torno de Carlos Eduardo, porque ele lidera todas as pesquisas e tem todas as chances de ser eleito. Vamos trabalhar para isso, para unir todos em torno do nome dele e, assim, construirmos uma grande vitória em Natal”, declarou.

 
Além do PT e do PSB, ambos com suas pré-candidaturas na praça, o ministro citou também o PMDB do deputado federal Henrique Alves e do ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência), que foi recebê-lo no aeroporto, como possível parceiro para 2012.

 
Ao cumprimentar Garibaldi, Lupi brincou dizendo “vamos fazer essa aliança”. O líder peemedebista respondeu com um sorriso amistoso, sinalizando que as portas para o “diálogo” estão abertas.

 
Carlos Eduardo, que também estava no aeroporto, disse que o partido deu início às “articulações” visando à formação de alianças e confirmou que vai, sim, bater à porta do PT, PSB, PMDB e do novato PSD do vice-governador Robinson Faria. Lupi se apressou em lembrar que, por enquanto, “está todo mundo conversando com todo mundo” e que o momento ainda é de “namoro, não de casamento definitivo”.


Todos os direitos reservados ao NOMINUTO.COM


Assalto termina em tiroteio no Banco do Brasil em Parnamirim

Assalto - Banco do Brasil - Parnamirim - RN



Uma tentativa de assalto a um banco em Parnamirim resultou em tiroteio e pelo menos duas pessoas feridas na tarde desta segunda-feira (5). De acordo com informações preliminares, um bando tentou roubar os malotes de dinheiros que eram entregues na agência por um carro de uma empresa. Os seguranças reagiram e houve a intensa troca de tiros.





Uma das pessoas que estava no local informou que bandidos renderam um dos seguranças no momento da retirada dos malotes, quando houve a reação por parte dos seguranças do banco e da própria empresa. Durante o tiroteio, duas pessoas envolvidas no confronto foram baleadas. Informações preliminares dão conta de que eram dois policiais militares à paisana que estavam fazendo a escolta do carro de valores. Um dos bandidos foi preso e outros suspeitos foram detidos para averiguação.



Segundo moradores e pessoas que estavam na agência, os bandidos fugiram em direções diferentes. A Polícia Militar, no entanto, não confirmou a informação, mas relatou que PMs já recuperaram um malote com R$ 92 mil. Um dos criminosos, segundo a PM, foi perseguido até Emaús e fugiu para um matagal, mas os policiais seguem em diligências para encontrá-lo.


A área foi cercada e a Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, segue em diligência para capturar os criminosos envolvidos no assallto.




 

Policial Militar baleado em assalto morre no hospital


O policial militar Francisco Osmar dos Santos, de 48 anos, morreu após ferimentos durante tiroteio próximo em frente à agência do Banco do Brasil, no centro de Parnamirim. O policial estava fazendo a escolta de um carro de uma empresa que transportava altos valores para serem depositados na agência. Depois de diversos ferimentos, o policial, que estava à paisana, teve morte confirmada às 17h20.




Na companhia de outro policial militar que também estava à paisana, a dupla de PMs foi ao banco em dia de folga supostamente para fazer a escolta do carro da empresa. No entanto, ao observarem a ação dos criminosos, os dois policiais agiram para impedir o assalto. Em menor número, ambos foram atingidos.



Enquanto o primeiro PM, identificado apenas como soldado Carlos, foi atendido e está com situação estável, o segundo não resistiu aos ferimentos. O policial foi alvejado diversas vezes, inclusive na cabeça, e os médicos não conseguiram reverter a situação. O bandido baleado pela polícia também não correr risco de morrer, assim como um funcionário da empresa que também estava no carro, ferido e já medicado.
 
 
A polícia militar segue em diligências em busca dos criminosos. Até o momento, há a confirmação de que pelo menos seis bandidos participaram da ação.



Todos os direitos reservados ao jornal Tribuna do Norte