quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Criança de cinco anos é primeira vítima do H1N1

Saúde - Influenza A H1N1 - RN


Uma criança, de cinco anos, foi a primeira vítima fatal de influenza A H1N1 este ano, no Rio Grande do Norte. A confirmação da causa do óbito, ocorrido no último dia 12, foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), na tarde de ontem, mediante laudo do Instituto Evandro Chagas. Outro caso suspeito, ainda sem confirmação, envolve criança de 7 anos, moradora da Grande Natal, que passa bem. As notificações ocorrem após um ano sem qualquer caso da doença confirmado no Estado. 2011, existiram apenas 16 casos suspeitos, com 2 óbitos descartados. O último caso de H1N1 havia sido confirmado no Rio Grande do Norte em janeiro de 2010.
Aldair DantasA subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Juliana Araújo descarta surto da doença no EstadoA subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Juliana Araújo descarta surto da doença no Estado

A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Juliana Araújo enfatiza que não caracteriza novo surto da doença, embora considere haver subnotificação dos casos, após a pandemia ocorrida em 2009. "Não há estado epidêmico e nem indicam surto. São casos pontuais, isolados, mas iremos reforçar os cuidados", disse. Apenas os casos graves, que apresentam febre, tosse e dispnéia são notificados. Uma nota técnica mostrando as estatísticas e reforçando a necessidade de atenção para o diagnóstico e tratamento, bem como para práticas de higiene será publicada hoje, pela Sesap. A redução no número de casos se deve a cobertura da vacinação, realizada em 2010. "Como houve a imunização de grupos de riscos isso reduziu a ocorrência, mas não quer dizer que o vírus está fora de circulação. Não há como termos prevenção sem vigilância", disse.

Juliana Araújo lembra que o vírus tornou-se um vírus sazonal, com maior incidência, em estados da região Nordeste, no período de dezembro a fevereiro, quando o calor e as chuvas intermitentes aumentam o número de problemas respiratórios. Na região Sul ocorre na época de inverno.

Stella Leal, responsável pela vigilância da Influenza na Sesap, explicou que a vacinação não atinge 100% da população e que ainda pode deixar algumas pessoas susceptíveis ao vírus, que continua em circulação em todo o país. Stella lembrou ainda que a Sesap vem observando uma redução nas notificações da doença e alerta para que os profissionais de saúde continuem fazendo as notificações de casos suspeitos e solicitando o exame de confirmação.

Apesar da mutação do vírus, alerta o médico e presidente da Sociedade de Infectologia Hênio Lacerda, os casos são pontuais e a cobertura da vacinação tem se mostrado eficaz. "É preciso investigar se este é um caso que não foi imunizado, se fazia parte do grupo de risco porque não recebeu ou se é uma fatalidade", afirma. A retomada de práticas de higiene, como lavar as mãos com sabão, o uso de álcool em gel e evitar ambientes fechados de grande aglomeração, bem como o uso compartilhado de objetos, podem prevenir o contágio.

Em caso de dificuldade de respirar associada a gripe, orienta o médico, é preciso buscar uma unidade médica. O uso de medicação durante as primeiras 48 horas de manifestação dos sintomas é fundamental. Os hospitais regionais e alguns privados estão abastecidos com a medicação, usada somente sob prescrição médica.

Cuidados

Os vírus que causam a gripe podem sobreviver de 2 a 8 horas em locais como maçanetas, mesas, corrimões, etc. Então, lave as mãos vigorosamente e com frequência; use água e sabão e esfregue bem entre os dedos.

Evite ficar tocando seus olhos, nariz e boca; Evite locais com muitas pessoas e mantenha os ambientes arejados; Se já estiver com o vírus: Cubra sua boca ou nariz com um lenço de papel quando espirrar ou tossir; Procure ficar em casa por 7 dias e evite abraços, beijos e apertos de mão.

Carol Vieira no Paparazzo

Paparazzo - Carol Vieira


Carol Vieira ficou bem à vontade ao posar para o Paparazzo. A bailarina do "Domingão do Faustão", ex-namorado de Diogo, do "BBB", fez bonito no ensaio feito em uma casa na Zona Oeste do Rio. Carol exibiu o corpão conquistado através, é claro, da dança, e da corrida. "Corro pelo menos duas vezes por semana", contou.







Veja mais no link abaixo

http://ego.globo.com/paparazzo/ensaio/carol-vieira.html

Articulações projetam Márcia Maia para vice de Carlos Eduardo

Politica - Eleições 2012 - Natal - RN


Caso chapa seja confirmada, Lauro Maia assume vaga na AL e ganha foro privilegiado em investigações nas quais é réu.


Um projeto político que começa a ser costurado sob o manto do silêncio deverá ter repercussão na esfera judicial e aglutinará duas poderosas forças da política do Estado. Trata-se uma chapa majoritária encabeçada pelo ex-prefeito Carlos Eduardo e pela deputada estadual Márcia Maia (PSB).

Caso as articulações saiam dos intramuros e se confirmem, Lauro Maia, primeiro suplente da coligação, será conduzido à Assembleia Legislativa em substituição à irmã.

A consequência é lógica: O filho de Wilma de Faria e todos os réus da Operação Hígia passam a dispor de foro privilegiado.

Outro detalhe: caso a denúncia sobre a Operação Sinal Fechado seja acatada e inclua Lauro Maia na lista de réus, também todos os envolvidos nesse caso passam a dispor de foro privilegiado.

O desenrolar do novelo é acompanhado de perto pela ex-governadora Wilma de Faria, que vê nessa possível composição um dos motivos para não falar, pelo menos por enquanto, como pré-candidata à Prefeitura do Natal.

No PDT de Carlos Eduardo e no PSB de Wilma de Faria ninguém fala abertamente sobre o assunto. Extraoficialmente, contudo, quem orbita em torno das conjecturas sussurra com cautela sobre o assunto.

O projeto não satisfaz a deputada Márcia Maia. O papel de vice-prefeita seria de coadjuvante, embora seu partido pudesse estender os tentáculos na administração municipal. Procurada pelo Nominuto.com, Márcia, que prometeu falar à reportagem sobre as articulações políticas na manhã de hoje, não atendeu as chamadas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Nova Musa do Brasiliense

Musa do Brasiliense - Andresa Silva - Brasiliense F C







 
Confira no link abaixo todas as fotos

http://www.brasiliensefc.com.br/site/musas.asp

http://www.brasiliensefc.com.br/site/

Pré-candidatos divergem na análise da pesquisa

Politica - Eleições 2012 - Natal - RN


Os pré-candidatos a prefeito de Natal divergiram da interpretação dos números apontados pela pesquisa Certus, divulgada na edição de domingo da TRIBUNA DO NORTE. Os postulantes ao Palácio Felipe Camarão que estão nos primeiros lugares preferem avaliar os números pela ótica da pesquisa estimulada, na qual o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) aparece com 41,57%, já a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) está com 19,43%. O terceiro colocado é o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) com 5%.
Alex RégisCarlos Eduardo, PDT: É o momento de agradecer ao natalense. Estamos liderando, o que demonstra o desejo do eleitor.Carlos Eduardo, PDT: É o momento de agradecer ao natalense. Estamos liderando, o que demonstra o desejo do eleitor.

Já os candidatos que estão nas últimas posições optam por uma análise que mostra mais de 50% das pessoas ainda sem um candidato definido, número apontado pela pesquisa espontânea (onde o entrevistador não cita os nomes dos candidatos). Três candidatos a prefeito se posicionam na margem dos 4 pontos percentuais (Rogério Marinho 4,86%, Felipe Maia 4,29% e Fernando Mineiro 4,29%); a prefeita Micarla de Sousa (PV) e o deputado federal Fábio Faria (PSD), que estão na margem dos 2 pontos percentuais. A atual prefeita surge com 2,86% e Fábio Faria com 2,43%.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo avaliou que os números da pesquisa Certus "são promissores". "Sem sombra de dúvidas das pesquisas ajudarão a transformar nossa pré-candidatura em candidatura. É o momento de agradecer ao natalense. O que há na realidade desde a primeira pesquisa, realizada ainda em 2010, é que estamos liderando, o que demonstra o desejo do eleitor", destacou.

O deputado estadual Hermano Morais enalteceu o fato de ter chegado ao terceiro lugar na pesquisa. "Estou feliz com o crescimento da nossa pré-candidatura, que foi lançada há apenas três meses. Estamos em escala ascendente e com baixo nível de rejeição, o que demonstra nosso potencial de crescimento na medida em que ganharmos as ruas de Natal", destacou Hermano Morais, chamando atenção que fará reuniões com os pré-candidatos a vereador e com a comunidade para elaborar o programa de governo. "Depois de oficializarmos a nossa candidatura vamos apresentar o programa. Fico animado com o nosso crescimento que vem sendo feito de forma consistente", analisou o peemedebista.

O deputado federal Rogério Marinho chama atenção para o seu crescimento nas pesquisas e pondera que está disputando um pleito onde há um ex-prefeito, no caso Carlos Eduardo, e uma ex-prefeita e ex-governadora que é Wilma de Faria. "Temos tido crescimento e posição de consolidação da situação. Vejo também que esse é o momento em que a população não está prestando atenção no processo eleitoral, quem presta mais atenção são os políticos e a imprensa", analisou Rogério.

Para o candidato tucano, as pesquisas nesse momento apontam tendências que podem se consolidar ou não. "O cenário do princípio de janeiro não necessariamente será o de junho, na época das convenções. Basta ver o que ocorreu nas últimas eleições (de 2008)", destacou.

Com o tom direto de crítica a prefeita de Natal Micarla de Sousa, Rogério Marinho disse que o importante é que "qualquer que seja o candidato a governar a cidade precisa ter um projeto criativo e ousado porque Natal está imersa em um caos administrativo e gerencial". "Natal precisa de alguém ou grupo político que ao invés de fulanizar a política, discuta os projetos. Isso estamos tentando fazer desde março do ano passado com o Pensar Natal", completou.

O deputado estadual Fernando Mineiro disse que não vê muita diferença de uma pesquisa para outra. "As pesquisas de uma forma geral mostram uma indefinição da população de Natal. As pessoas estão muito indiferentes. A grande maioria da população está muito indefinida e isso mostra que temos um grande caminho a trilhar", disse o petista.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com a ex-governadora Wilma de Faria, mas ela não atendeu ao telefone celular. A Assessoria da prefeita de Natal Micarla de Sousa disse que retornaria com o posicionamento dela, mas até o fechamento dessa edição não o fez.

Registro

A pesquisa de intenção de votos para a eleição de Natal, em 2012, foi registrada pelo Instituto Certus junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) sob o número 00002/2012. Os questionários foram aplicados entre os dias 6 e 7 de janeiro. Foram pesquisados eleitores maiores de 16 anos em Natal, nas quatro regiões administrativas, e em 33 bairros. A amostra ouviu 700 pessoas, cujas entrevistas foram realizadas nos respectivos domicílios natalenses. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança de 95%.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Carlos Eduardo lidera pesquisa com 47,5% de intenção de votos

Politica - Eleições 2012 - Pesquisa Start-96FM - Natal - RN


Ex-prefeito aparece em primeiro lugar em levantamento da Start/96FM na pesquisa estimulada; quatro por cento não sabem em quem votar.

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves lidera as intenção de votos para a Prefeitura do Natal com 47,5% da preferência do eleitorado, segundo pesquisa realizada pela Start, em parceria com a 96FM, que indica a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, em segundo lugar, com 17,5%.

O quadro é completado por Rogério Marinho (PSDB – 8,8%), Hermano Morais (PMDB – 4,8%), Felipe Maia (DEM - 2,4%), Micarla de Sousa (PV - 2,2%) e Fernando Mineiro (PT – 1,1%). Não souberam responder e nenhum somam 15,5%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral em 11 de janeiro, sob protocolo 00003/2012 e entrevistou 960 eleitores, residentes em 32 bairros/localidades de Natal, nos dias 13, 14 e 15. A margem de erro é de 3,2%.

Confira os números do levantamento estimulado:

Nominuto.com
Legenda da foto


Carlos Eduardo 47,5%

Wilma de Faria 17,5%

Rogério Marinho 8,8%

Hermano Morais 4,8%

Felipe Maia 2,4%

Micarla 2,2%

Fernando Mineiro 1,1%

Nenhum 11,5%

Não sabe 4%

Certidão que desqualificou Ducal não era obrigatória, diz presidente da CPL

Politica - CEI dos Contratos - Natal - RN


A presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria Municipal de Educação, Denise da Mata, afirmou na manhã de hoje, durante depoimento na CEI dos Contratos, que a apresentação da certidão de ônus real "não era obrigatória" para a aprovação das propostas dos interessados em abrigar a SME e a Secretaria Municipal de Saúde à época do processo de transferência de sede das pastas. A falta do documento havia sido apontada como a razão pela qual a Prefeitura do Natal deu preferência ao Novotel, cujo aluguel era de R$ 126 mil, em relação ao Ducal, que apresentou tarifa mensal de R$ 38 mil.

marcelo barrosoEm depoimento à CEI dos Contratos, Denise da Mata afirmou que escolha da nova sede da SME e SMS se deu por preenchimento de requisitosEm depoimento à CEI dos Contratos, Denise da Mata afirmou que escolha da nova sede da SME e SMS se deu por preenchimento de requisitos
"A certidão não era obrigatória, no entanto, nós usamos como critério de seleção o cumprimento dos itens pedidos na nota da chamada pública. O Novotel cumpriu todos os itens, já o Ducal apresentou a menor proposta, mas não tinha a certidão e a comissão julgou que não atendeu o que estava sendo pedido no edital de convocação", disse ela. Responsável por elaborar o chamamento público para a contratação da nova sede das secretarias no ano de 2010, a presidente da CPL disse que o modelo de chamada pública utilizado pela Prefeitura foi baseado na nota que regulamenta os procedimentos de aquisição ou locação de imóveis do Ministério Público da União.

Diante da afirmação, a presidente da CEI dos Contratos, vereadora Júlia Arruda se mostrou perplexa e declarou: "Se a certidão não era obrigatória, acho que não era impeditivo para a aprovação da proposta do Ducal, que cobrava um valor mais barato". A servidora da SME respondeu afirmando que não houve disputa de proposta financeira no chamamento público. "A comissão apenas analisou quem cumpriu todos os requisitos e quem não cumpriu".

Segundo Denise, não houve qualquer favorecimento no processo de análise das empresas que responderam ao chamamento público. De acordo com ela, o papel da comissão foi apenas o de checar a lista de exigências previstas no documento e a decisão pela contratação do imóvel vencedor ficou a cargo do então secretário Elias Nunes. "A Comissão não recebeu nenhum tipo de direcionamento. Não houve vício", disse.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Começou o Campeonato Potiguar de Futebol 2012

Futebol - Campeonato Potiguar 2012


América goleia Caicó e comprova favoritismo


Se a primeira impressão é a que fica, o América deu motivos de sobras para os seus torcedores, o inicio de Campeonato Estadual não poderia ser melhor para equipe, que goleou de forma impiedosa o Caicó hoje a tarde no estádio Nazarenão, em Goianinha. Os poucos torcedores que decidira pegar a estrada rumo ao interior para prestigiar o clube, deixaram o estádio sorridente com a força demostrada pelo grupo comandado pelo treinador Flávio Araújo. Os 5 a 0 traduziram bem a diferença entre as duas equipes em campo. Júnior Xuxa foi o destaque individual do confronto marcando os três primeiros gols, Zé Antônio e Isac fecharam a placar. Com um time apenas voluntarioso, o Caicó ainda teve o zagueiro Abraão expulso aos 40 minutos do segundo tempo.
Frankie MarconeAmérica inicou campeonato com o pé direitoAmérica inicou campeonato com o pé direito

Dispostos a comprovar a fama de favorito para conquista do Estadual, o América não demorou muito para tomar o controle do jogo e desde o princípio pressionou o Caicó atrás de abrir vantagem. A equipe seridoense, que chegou a Goianinha num ônibus escolar, bastante desconfortável, bem que tentou, porém resistiu pouco as investidas do representante natalense.

Aos sete minutos de partida, o alvirrubro que já havia tentado algumas investidas perigosas com Isac, chegou ao gol após uma boa trama de ataque, quando os jogadores de frente fizeram uma boa troca de passes, Carlinhos recebeu ao lado da área e conseguiu colocar a bola na cabela de Júnior Xuxa, que só teve o trabalho de desviar e tirar do alcance do goleiro Cimar.

O América continuou senhor absoluto da situação tanto que o goleiro Fabiano praticamente acabou sendo um mero espectador do confronto. Bola em si ele só pegou para bater tiro de meta, porém levou dois sustos: o primeiro aos 34 quando Andresson ganhou da zaga na cabeça e mandou a bola rende a trave e o segundo ocorreu no último lance da etapa inicial, quando Nildo teve tudo para empatar o jogo e acabou desperdiçando uma excelente oportunidade na pequena área.

Mas a vitória parcial fez justiça ao que as duas equipes apresentaram dentro de campo, o goleiro Cimar embora baixo para os padrões atuais, não teve culpa no gol sofrido e com uma defesa segura em falta cobrada por Carlinhos, livrou os caicoenses de um prejuízo maior no primeiro tempo.

Animado pelo gol desperdiçado no final da etapa inicial, o Caicó se mostrou mais ofensivo no início do segundo tempo, mas acabou pagando caro pela ousadia pois o América tratou de ampliar a vantagem logo aos 12 minutos, novamente com Júnior Xuxa cobrando falta e aos 14 minutos o camisa 10 resolveu assinar a obra prima da rodada, marcando um golaço. Ele arrancou da intermediária com a bola dominada, passou por quatro marcadores, antes de chutar, ver a bola explodir em Cimar e entrar mansamente no gol caicoense. Com 3 a 0 no placar, a missão dos visitantes ficou praticamente impossível de ser revertida.

Com adversário completamente batido dentro de campo, não demorou muito para o alvirrubro comprovar sua fama de favorito ao transformar uma simples vitória em goleada com um gol do zagueiro Zé Antônio, aos 20 minutos, depois de receber a bola de Carlinhos na cobrança de uma falta na entrada da área.

Contando apenas com três jogadores no banco de reservas, o treinador rubro-negro Sidcley Souza não teve muito o que fazer a não ser torcer logo para que acabasse a partida para que seu time não sofresse uma humilhação ainda maior. O a dupla de ataque americana ainda teve tempo de mostrar um mínimo de entrosamento na partida de estreia e aumentar o placar para os donos da casa. Aos 35 Wanderley escapou pela esquerda e cruzou na cabeça de Isac, que concluiu sem chances para Cimar.

Ficha Técnica

América 5 x 0 Caicó

América: Fabiano, Edson Rocha, Márcio Passos e Zé Antônio, Ferreira (Fabinho), Ricardo Baiano, Ferreira, Nata (Ricardo Oliveira) e Júnior Xuxa (André Beleza), e Carlinhos; Isac e Wanderley. Técnico: Flávio Araújo.

Caicó: Cimar, Ewerton, Luís Alves, Abraão e Sandro; Andresson, Vinicius, Artur Coimbra (Rafael) e Nilo Paraíba (Jonhy Recife); Soares e Ramón Carioca (Eduardo). Técnico: Sidcley de Souza

Árbitro: Leandro Saraiva
Gols: Júnior Xuxa/AME (7'/1ºT ,12' e 14'/2°T), Zé Antônio/AME (20'/2ºT) e Isac (35'/2ºT)
Renda: R$ 13.425,00
Público: 883 pagantes
Estádio: Nazarenão

ABC e Baraúnas ficam no empate em Mossoró


A estreia de Baraúnas e ABC em Mossoró frustrou as duas torcidas. Na partida deste domingo (15), tricolores e alvinegros ficaram no empate por 1 a 1, com gols de Adalgiso Pitbull e Eliélton, para Baraúnas e ABC, respectivamente. O jogo foi decepcionante.

Visivelmente fora de ritmo, as duas equipes não conseguiram demonstrar um bom futebol aos pouco mais de 2 mil torcedores que foram ao estádio Nogueirão. Porém, o Baraúnas tomou a iniciativa desde o início do jogo e foi premiado pela maior ousadia na primeira etapa.

Depois de manter o controle da partida, o Baraúnas teve uma falta perigosa ao seu favor aos 24 minutos, depois de uma bola que bateu no braço de Bileu. Na cobrança, Didi Potiguar mandou na barreira, mas a bola sobrou para Adalgiso Pitbull. O atacante bateu firme e não deu chances a Camilo.

Após o gol, o Baraúnas seguiu dominando as ações, mas sem conseguir levar perigo. O ABC, por sua vez, só teve bons momentos em tabelas de Jérson, Léo Gamalho e Raul, mas também não chegou a assustar o goleiro Érico. As equipes foram para o intervalo com a vantagem para os mossoroenses.

Na segunda etapa, o ABC voltou ligado e quase empatou logo no primeiro minuto. Gabriel recebeu passe de Raul e bateu firme. A bola passou raspando a trave de Érico. O alvinegro voltou com nova postura e dominou as ações na segunda etapa, até conseguir o empate.

Depois de receber passe de Berg, que havia acabado de entrar na partida, Eliélton, de pé esquerdo, bateu firme. A bola bateu na trave e entrou, sem chances para a defesa de Érico. Depois disso, as duas equipes tiveram boas chances, mas ninguém conseguiu desempatar o jogo.

Agora, o ABC se prepara para receber o Coríntians de Caicó, na quarta-feira (18), no Frasqueirã, enquanto o Baraúnas viaja para Assu, onde enfrenta a equipe local no Edgarzão.


 Resultados da primeira rodada do estadual 2012

Santa Cruz 4 a 0 Palmeira
Braúnas 1 a 1 ABC
América 5 a 0 Caicó
Coríntians 2 a 0 Potiguar M
ASSU 1 a 3 Alecrim.

Rosalba é reprovada por 58 por cento e Micarla por 89 por cento

Politica - Pesquisa Instituto Certus - Natal - RN



A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Natal Micarla de Sousa não conseguiram reverter os índices de desaprovação nos últimos seis meses. Pesquisa Certus, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 002-2012, apontou que as gestões estaduais e municipais se mantém com os mesmos percentuais de desaprovação de seis meses atrás, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Tanto a governadora Rosalba quanto a prefeita Micarla tiveram um pequeno crescimento na desaprovação, mas que se mantém dentro da margem de erro da pesquisa.
Aldair DantasPrefeita Micarla de SousaPrefeita Micarla de Sousa

A governadora Rosalba Ciarlini é desaprovada hoje por 58,57% dos natalenses. Outros 25,71% aprovam a gestão. Dos 700 entrevistados da pesquisa, 13,14% não souberaram responder e outros 2,57% não responderam. No comparativo com a pesquisa Certus divulgada na edição da TRIBUNA DO NORTE do dia 10 de julho do ano passado, houve crescimento de quase três pontos percentuais na desaprovação, e a aprovação se manteve praticamente estável. Há seis meses, os números apontavam que Rosalba Ciarlini tinha a gestão desaprovada por 55,6% e era aprovada por 25,4%.

Já a prefeita de Natal Micarla de Sousa teve um pequeno crescimento na desaprovação. Na pesquisa Certus de seis meses atrás, a administração da capital desaprovada por 88,6%. Dessa vez o estudo mostra que o índice de desaprovação chegou a 89%. A aprovação da prefeita teve uma pequena alta inferior a um ponto percentual, o que também se mostra dentro da margem de erro da pesquisa. Em julho de 2010, 7,8% das pessoas aprovavam a administração de Micarla. Dessa vez 8,57% disseram aprovar a gestão. No novo estudo, 1,71% não souberam responder sobre a administração da prefeita e outros 0,71% não responderam.

PRESIDENTA

Entre as administrações municipal, estadual e federal, a presidenta Dilma Rousseff é a única que consegue manter o índice de aprovação, inclusive crescer acima da margem de erro da pesquisa. A Certus identificou que a gestão do Governo Federal é aprovada por 72,57% das pessoas. Na pesquisa feita há seis meses esse percentual era de 61,4%.

No novo estudo, 18,57% desaprovam a gestão da presidenta Dilma Rousseff, 7,57% não souberam responder e outros 1,29% dos entrevistados não responderam. No comparativo com os números da pesquisa passada, houve uma queda no número de entrevistados que desaprovam a gestão do Governo Federal. Há seis meses eram 25,4% das pessoas.

A pesquisa Certus foi realizada nos dias 6 e 7 de janeiro e entrevistou 700 pessoas em 33 bairros das quatro regiões da cidade.

Índice de "péssimo" do governo chega a 22%

Diante da pergunta sobre como avalia a administração, em uma escala de "ótimo" a "péssimo", a pesquisa Certus apontou que 43,29% das pessoas classificaram o governo Rosalba Ciarlini como "regular". Apenas 3,43% consideraram ótimo e 15,43% disseram ser uma administração boa. Já no conceito de ruim foram 12,86% e outros 22% dos entrevistados disseram ser a gestão péssima.

No caso da prefeita de Natal Micarla de Sousa, o alto índice de desaprovação é estampado também na classificação da administração. 65,14% das pessoas consideram a administração da gestora da capital péssima e outros 14% dos entrevistados disseram ser "ruim". A administração de Micarla é considerada ótima por apenas 1,71% das pessoas e boa por 3,71%. Na pesquisa Certus 14,86% consideram a administração de Micarla regular.

Na classificação das administrações, a presidenta Dilma Rousseff inverte exatamente a curva de reprovação das gestoras municipal e estadual. O Governo dela é considerado bom por 47% das pessoas e ótimo por 15,43%. Na pesquisa Certus, 24,71% considerou a administração federal "regular". Já 3,57% das pessoas disseram ser ruim e 6,29% péssima.

A pesquisa Certus também apontou as aprovações das gestões municipal, estadual e federal dividida por zona da capital potiguar. No caso da governadora Rosalba Ciarlini a maior desaprovação ocorre na zona Oeste. Naquela região ela é desaprovada por 62,7% das pessoas. A maior aprovação da gestão estadual é na zona Leste, onde 27,62% dos entrevistados disseram aprovar a gestão.

Já a prefeita de Natal Micarla de Sousa tem o maior índice de desaprovação na zona Sul, onde 92,5% das pessoas disseram desaprovar a gestão. Na zona Leste está o maior índice de aprovação da gestão municipal, com 14,29% dos entrevistados dizendo aprovar a administração. Sobre a prefeita de Natal, a pesquisa Certus fez uma extratificação por religião e mostrou que a aprovação da prefeita entre os evangélicos alcança o dobro do índice verificado entre os católicos.

Governadora considera que percentual é o esperado

A governadora Rosalba Ciarlini avaliou que os índices de desaprovação da sua gestão, chegando a quase 60%, já eram esperando devido ao ano difícil de 2011. "Encontramos o Estado em uma situação difícil economicamente. Para recuperar o equilíbrio financeiro tivemos que adotar algumas medidas que desagradaram alguns setores, como o funcionalismo (no caso da não implantação do plano de cargos carreiras e salários). Mas o importante é que o Estado está recuperando o equilíbrio financeiro a ponto de ser considerado pelo Tesouro Nacional como o melhor Estado do Nordeste em recuperação financeira", destacou a governadora Rosalba Ciarlini. Ela citou que houve uma redução nos gastos do Governo do Estado,mas, em contrapartida, já foi possível oferecer alguns reajustes, como o caso do magistério, que passou a receber o Piso Nacional do Professor. "Aplicamos um reajuste de 34% no salário dos professores", destacou a chefe do Executivo.

Como medidas de redução de gastos ela citou 43% de diminuição no número de diárias, no comparativo com 2010 e 6,8 milhões de litros de combustível no ano. "Conseguimos economizar 18mil litros de combustível por dia", ressaltou a chefe do Executivo. Ela citou também as medidas para recuperar a credibilidade do Estado junto ao Ministério do Esporte, Governo DFederal e Fifa, conseguindo viabilizar a Copa do Mundo em Natal.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE procurou também o secretário municipal de Comunicação, Jean Valério, para entrevista a prefeita Micarla de Sousa. Ele afirmou que o Executivo não comentará pesquisa. Mas destacou que "a prefeita tem se dedicado a um planejamento estratégico e antecipar vários investimentos importante que a cidade terá".

O secretário citou o exemplo das obras de mobilidade da Copa do Mundo, "que serão iniciadas em fevereiro". Jean Valério também afirmou que a Prefeitura fará a recuperação das avenidas da cidade e a conclusão da "modernização da saúde, com mais uma Unidade de Pronto Atendimento.

Carlos Eduardo tem 41% e Wilma 19%

Politica - Eleições 2012 - Pesquisa Instituto Certus - Natal - RN


A primeira pesquisa eleitoral registrada pelo Instituto Certus com vistas às eleições municipais deste ano, em Natal, apontou a liderança do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que tem a preferência de 41,57% dos eleitores da capital. Ele dispõe de mais que o dobro das intenções de votos que obteve a segunda colocada, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que aparece com 19,43%. A terceira colocação é assumida pela primeira vez pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB), que registrou 5%; Rogério Marinho tem (PSDB) 4,86%; e Fernando Mineiro (PT) está empatado com Felipe Maia (DEM), ambos com 4,29%. A prefeita Micarla de Sousa (PV), que dispõe da preferência de 2,86% do eleitorado só está à frente do deputado federal Fábio Faria (PSD), que aparece na análise com 2,43%. Os dados são da pesquisa estimulada (quando o entrevistador apresenta as opções de candidaturas para escolha do eleitor). Nesta avaliação 10,43% dos ouvidos disseram que não dispõem de candidatos e 4,86% não sabem.

O diretor do Instituto Certus, Mardoni França, observou que se constatou haver no momento um "pseudo-cenário", ou seja, um quadro ainda irreal, sobretudo porque se tem uma lista de candidatos que podem permanecer ou não até o final da disputa. "O que está colocado nesse cenário é uma coisa provisória, embora alguns nomes provavelmente certos no pleito já disponham de uma carga de intenção eleitoral considerável e já venham mantendo uma dianteira em relação aos outros", assinalou.

Mardoni enfatizou também que a pesquisa espontânea (quando o entrevistador pergunta apenas em quem o eleitor votaria, sem apresentar nomes de candidatos) é um parâmetro interessante para os concorrentes porque revela um interesse natural do eleitor. O Instituto Certus registrou mais uma vez, ao coletar os dados desse tipo de análise, a predominância do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Ele foi lembrado por 22,43% dos entrevistados enquanto que a segunda colocada, a ex-governadora Wilma de Faria, pontuou 6,14%. Apenas outros dois possíveis concorrentes ao pleito registraram percentuais acima de 1% na análise espontânea - a prefeita Micarla de Sousa, com 2%, e o deputado Hermano Morais, com 1,57%. Os demais citados ficaram na casa de meio ponto percentual - Fernando Mineiro (0,86%); Rogério Marinho (0,71%); Felipe Maia (0,57%); e Fábio Faria (0,29%). Outros possíveis candidatos, que não tiveram os nomes citados, pontuaram 3,71%.

Chama atenção o número de entrevistados que afirmaram não saber em quem votar. 50,86% dos natalenses se mostraram alheios ao processo eleitoral, uma marca que consolida, segundo Mardoni, a indefinição completa do processo neste momento. "O número de indecisos na espontânea é uma indicação de que os nomes não estão devidamente fixados na mente do eleitor", frisou o consultor. Ele ressaltou, porém, que ao apresentar os possíveis candidatos a margem cai em torno de 5%. 10,71% dos entrevistados revelaram que não votarão em ninguém e 0,14% não quiseram responder.

Sondagem avalia mudança na intenção de voto

A pesquisa analisou ainda se a escolha do candidato é definitiva ou se pode sofrer modificação ao longo do processo eleitoral. 59,16% das pessoas ouvidas disseram que não têm intenção de mudar o voto, mas um número também alto de entrevistados, 40,54% deles, afirmaram que a decisão não está consolidada e pode ser alterada. O resultado da análise foi considerado "surpreendente" pelo consultor Mardoni França. "Praticamente 60% disseram que é definitiva, mas essa média de 40% indicando sobre possíveis modificações de intenções leva a crer que o índice de fidelidade do voto ainda está sujeito a mudanças", assinalou Mardoni França, que emendou: "Este achado da pesquisa merece ser olhado com bastante atenção, pois aponta para uma "provisoriedade" do cenário que a pesquisa revelou", frisou.

Registro

A pesquisa de intenção de votos para a eleição de Natal, em 2012, foi registrada pelo Instituto Certus junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) sob o número 00002/2012. A análise correu às ruas da capital entre os dias 6 e 7 de janeiro. Foram pesquisados eleitores maiores de 16 anos em Natal, nas quatro regiões administrativas, e em 33 bairros. A amostra ouviu 700 pessoas, cujas entrevistas foram realizadas nos respectivos domicílios natalenses. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança de 95%.