sábado, 8 de janeiro de 2011

As dez doenças mais bizarras do mundo

Saúde - Mundo


1. DUPLICAÇÃO PENIANA



A difalia, também conhecida como Difalia é uma condição em que o homem nasce com dois pênis onde apenas um ou ambos membros podem ser totalmente funcionais. É uma condição rara com apenas mil casos registrados. Nos EUA, um em cada 5,5 milhões de homens tem dois pênis. [Listverse]





 
2. EPIDERMODISPLASIA VERRUCIFORME



Também conhecida como doença do ‘homem-árvore’, EV é uma doença hereditária extremamente rara que leva a formação de verrugas na pele que nunca param de crescer. Ela costuma se manifestar entre um e 20 anos de idade e afeta normalmente as mãos e os pés. O único tratamento conhecido é a remoção cirúrgica das verrugas que voltam a crescer em seguida, o que exige cirurgias freqüentes.

Em 2007, Dede, da Indonésia, teve quase seis quilos de verrugas removidas e hoje necessita novamente de cirurgia para poder utilizar novamente as próprias mãos (fotos).





 
 
 
 
3. FIBRODISPLASIA OSSIFICANTE PROGRESSIVA (FOP)


 
FOP é uma doença muito rara que faz com que partes do corpo como os músculos, tensões e ligamentos se transformem em ossos quando são danificados. Isso faz comumente que as articulações se fundam evitando o movimento. A remoção da ossificação é ineficaz, pois volta a crescer novamente similar a um processo de cicatrização. A doença é tão rara que normalmente é erroneamente diagnosticada como um possível câncer, levando os médicos a realizarem biópsias, o que aumenta o crescimento dos calos ósseos. Não existe cura.

O caso mais famoso é o de Harry Eastlack que teve o seu corpo tão ossificado que ao final da vida movia apenas os lábios. Seu esqueleto está exposto no Museu Mütter, nos EUA.




4. ELEFANTÍASE



A elefantíase é o esticamento da pele causado pela superpopulação de parasitas que podem nos contaminar através de picadas de mosquito. Não é incomum na África. Uma doença um pouco diferente é causada através do simples contato da sola do pé com solo contaminado. Em partes da Etiópia cerca de 6% da população sofre do problema e é uma das doenças mais comuns que tornam as pessoas inválidas no mundo. Existem vários esforços para erradicar a doença que se espera que desapareça até 2020.




5. PORFIRIA CUTÂNEA


 
A porfiria cutânea é uma doença que causa bolhas, excesso de pelos, inchaço e necrose da pele. Pode levar a dentes e unhas avermelhados e depois da exposição à luz solar a urina fica azul, rosa, marrom ou preta. Hoje se pensa que a doença está ligada a muitas lendas de vampiros e lobisomens onde o sofredor era obrigado a viver longe da sociedade por ser confundido com um monstro.

A doença é parte de um grupo de distúrbios conhecidos como porfirias que levam a problemas mentais e físicos devido à superprodução de certas enzimas pelo corpo. O nome da doença vem do grego “porphura” que significa “pigmento roxo”.



6. PROGÉRIA


A Progéria tem origem em um único e pequeno defeito no código genético do bebê, mas tem leva a efeitos terríveis para a vida da criança que geralmente não chega aos 13 anos de idade. Desde os seus primeiros dias seus corpos super-aceleram o processo de envelhecimento por causa de um defeito nas pontas (telômeros) que prendem as fitas de DNA unidas no núcleo das células. Eles sofrem sintomas que incluem calvície, doença cardíaca, osteoporose e artrite. A doença é muyito rara afetando apenas um em cada oito milhões de nascimentos.



7. SÍNDROME DE MÖBIUS


 
É uma doença rara em que os músculos faciais ficam paralisados. Na maioria dos casos os olhos também não conseguem se mover de um lado para o outro. O rosto congela de maneira que quem sofre deste distúrbio não tem expressões faciais, o que faz parecer que a pessoa seja apática ou sofra de retardo mental. Mas a realidade é que o desenvolvimento mental é completamente normal. As causas ainda não são bem compreendidas e não existe tratamento que leve a uma cura.





8. SÍNDROME DE PROTEUS



Joseph Merrick, ‘o Homem Elefante’ é provavelmente o caso mais famoso desta síndrome. A doença causa crescimento ósseo e de pele excessivos com incidência freqüente de tumores. Apenas 200 casos foram confirmados pelo mundo desde que a doença foi oficialmente descoberta em 1979. Quem sofre desta doença tem função e capacidade mental normal.













9. FŒTUS IN FŒTU


 
A foto ao lado é de Sanju Bhagat um indiano de 36 anos que parece grávido e, em efeito, está, de seu próprio irmão gêmeo. Nós já cobrimos este tipo de anomalia aqui, em um caso em que partes malformadas de um feto foram retiradas cirurgicamente do interior cérebro de um bebê.

Fetus is fetu é um distúrbio extremamente raro que é diagnosticado normalmente quando o ‘hospedeiro’ começa a aparentar problemas de saúde pelo alojamento do irmão ou irmã sem vida em seu corpo.




10. DISPROSOPIA


 
Também conhecida como duplicação craniofacial é um distúrbio raro no qual o rosto da mesma pessoa é duplicado na sua cabeça. Não se trata de nenhum tipo de gemelaridade como “fetus in fetu” mais abaixo. A condição é causada por uma proteína responsável por determinar as características do rosto e seu excesso leva a um segundo rosto espelhado. Falta da proteína leva a características faciais pouco desenvolvidas. Normalmente este tipo de anomalia sequer permite que a criança nasça com vida, mas Lali Singh, nascida em 2008, sobreviveu por dois meses antes de sofrer uma parada cardíaca

Novo boletim médico confirma melhora de Chico Anysio

Cultura - Brasil


RIO - O cardiologista Luiz Cesar Cossenza Rodrigues informou na manhã desta sexta-feira que o quadro de saúde de Chico Anysio continua apresentando melhoras, após o humorista sofrer uma nova infecção pulmonar na terça. De acordo com o médico, o humorista já começou a receber o tratamento com os antibióticos adequados, mas continua respirando com ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta.
- Chico está melhor, mais acordado. Ele ainda está no respirador, mas vamos começar a preparar o processo de desmame, que é a retirada gradual do suporte - afirmou o médico.
Chico permanece no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, no Rio, onde está internado desde 2 de dezembro. Segundo o boletim médico desta sexta-feira, o "paciente está mostrando um resultado dentro do esperado".
Na quinta-feira, a mulher do humorista, Malga Di Paula, informou pelo Twitter oficial do artista que os movimentos de Chico já são discretamente maiores.
"O Chico despertou muito pouco de ontem para hoje. Os movimentos das mãos e dos pés são discretamente maiores que ontem. Aos poucos ele está voltando ", ela escreveu .
Após ser transferido na tarde de quarta-feira da semana passada para a Unidade Intermediária, Chico teve uma hemorragia pulmonar durante a madrugada e teve que retornar à CTI do hospital Samaritano. O humorista foi submetido a uma broncoscopia (exame que permite, através de um aparelho com fibras óticas, a visualização interna do sistema respiratório) durante a noite de quinta-feira.
Chico Anysio chegou ao hospital no início do mês com falta de ar. Os médicos diagnosticaram obstrução da artéria coronariana. Ele foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Durante o período pós-operatório, Chico voltou a ter falta de ar, devido a um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Fonte; O Globo

Passaportes foram exigência da primeira Dama

Fonte do Ministério das Relações Exteriores garante que a concessão de passaportes diplomáticos a dois filhos (um deles enteado) e um neto do ex-presidente Lula foi uma exigência da ex-primeira-dama Marisa Letícia, no últimos dias do governo. Ela deu a ordem, prontamente cumprida pelo então chanceler Celso Amorim, após verificar que o documento faltava aos três. Bajulador emérito, Amorim atendeu.
"Eu diria que é um comentário indevido"

Luiz Sergio, ministro da Desarticulação Política, sobre o aliado Henrique Alves (PMDB)

Ela confunde...
Em julho de 2004, Marisa proibiu Lula de repreender publicamente os filhos que usaram avião da FAB para passear com 14 amigos.

...público e privado
Diante de três ministros, Marisa vetou a reprimenda do marido aos filhos que abusaram do erário: "Queremos o tudo a que temos direito".

Eu posso, eu faço
Em 2004, Marisa plantou no Alvorada um canteiro na forma da estrela do PT, no jardim cujo projeto foi doado a JK pelo imperador do Japão.

Precisa provar
Ex-presidentes, suas mulheres e eventuais filhos menores têm direito a passaporte diplomático. Além de comprovado "interesse nacional".

Rolo da Cesp pode dar 'choque'
O governador tucano Geraldo Alckmin está com um problema de milhares de volts na Cesp, a Cia Energética de São Paulo: o conselho de ética da OAB e o Ministério Público querem punição para a grotesca trapalhada com o dinheiro público dos advogados da estatal: eles perderam o prazo em 16 ações, todas julgadas no Supremo Tribunal Federal, num prejuízo de mais de R$ 3 bilhões para o contribuinte.

Encalhou
A agenda da ministra Ideli Salvatti no site do ministério da Pesca lançou âncora em 3 de janeiro, data da posse. E submergiu.

É podre
Os erros jurídicos primários e o rombo poderão ficar debaixo do tapete com a privatização a toque de caixa, usando a tal "moeda podre".

Pede pra sair, nº 1
Garibaldi Alves (Previdência) contou ter sido avisado que sua pasta "é um abacaxi". Deveriam ter deixado Carlos Eduardo Gabas no cargo.

Simancol
Um enorme relógio de parede, daqueles que se encontram nas Lojas Imaginário, está sendo colocado no gabinete presidencial. É que Dilma, a CEO da Nação, não quer deixar de lembrar aos interlocutores que o tempo dela vale ouro. Audiência tipo vapt-vupt, e vamos em frente...


A era Franklin Martins acabou mesmo. O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) colocou uma pá de cal na sua apressada "regulação" da mídia, que mal disfarça a intenção de controlar a imprensa.

Thomas com Palocci
O ministro Antonio Palocci (Casa Civil) foi buscar no mercado Thomas Traumann, ex-colunista da revista Época, para ser seu assessor de imprensa. Um craque. Ele estava na FSB atendendo a clientes no Rio.

Lorota de Jobim
José Genoino adora milicos, tem boa relação com eles, mas fez cara de espanto com a lorota do ministro Nelson Jobim (Defesa) de que o havia convidado para sua assessoria. E nem acredita nessa hipótese.

Topo-Top irrelevante
Marco Aurélio Top-Top Garcia acha "irrelevante" a concessão ilegal de passaportes diplomáticos para filhos do casal Lula. O aspone para assuntos internacionais aleatórios, ele é especialista em irrelevâncias.

Operação limpeza
O poeta, jornalista e delegado Miguel Lucena recebeu a missão de presidir e recuperar a Codeplan, órgão de planejamento do governo do DF jogado no lixo pelas mãos de um ex-delegado, Durval Barbosa.

Bebê a bordo
Sai Florianópolis (SC), entra Porto Alegre (RS): a presidência da República reservou R$ 169 mil para a gasolina e a manutenção frota de oito carros da segurança dos parentes da presidenta Dilma em 2011.

Itália, não

Uma vez que até o neto de Lula ganhou passaporte diplomático, talvez o ex-presidente planeje mudar-se do Brasil... Exceto para a Itália, que não o quer por perto após sua proteção ao bandidão Cesare Battisti.



Coluna do Claudio Humberto
Tribuna do Norte



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Nelson Jobim convida o deputado federal José Genoíno para ser assessor especial do Ministério da Defesa

BRASÍLIA - O deputado federal José Genoino (PT-SP) foi convidado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para ser assessor especial da pasta a partir de fevereiro, quando termina seu mandato. Na eleição de outubro, o petista não conseguiu se reeleger, e é o primeiro suplente da coligação integrada pelo PT. Na Defesa, é dada como certa a ida de Genoino - um dos réus do mensalão no Supremo Tribunal Federal e ex-guerrilheiro - para o ministério.



- Não estou em Brasília. Estou de férias e não há convite. Depois de fevereiro, irei decidir o que fazer - desconversou Genoino nesta quinta-feira, que afirmou ter bom trânsito junto aos militares.
- Atribuo essa especulação ao fato de sempre ter me dado bem com Jobim. Ajudei na aprovação de projetos do ministério, como a Estratégia Nacional de Defesa e a lei complementar. E mantenho uma boa relação institucional com os militares - disse.
MP denunciou o deputado pelo episódio do mensalão

Genoino foi líder estudantil e atuou na Guerrilha do Araguaia, quando esteve no PCdoB, na década de 70. Foi preso em 72, torturado, e passou cinco anos detido. É um dos fundadores do PT e foi presidente da legenda. Em 2005, deixou o comando do partido após o escândalo do mensalão. Genoino foi denunciado pelo Ministério Público e acusado de corrupção e de destinar recursos para a base do governo.

Em depoimento à Justiça Federal, o petista negou envolvimento e disse que foi perseguido pelo que representava. Ele está na lista dos 39 réus do processo do mensalão que tramita do STF. Genoino avalizou os empréstimos que o então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, fez e que, segundo o Ministério Público, serviriam para o pagamento do mensalão a deputados da base governista.

O deputado integra a direção da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, que atua a favor de projetos das Forças Armadas na Câmara e no Senado. Como assessor especial, Genoino poderá atuar no Congresso Nacional. Em 2010, ele teve papel importante na aprovação da lei que criou o Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, duas novas secretarias no ministério e que deu poder de polícia para a Marinha e a Aeronáutica. O deputado também apoiou o envio de tropas para o Haiti.

No primeiro mandato de Lula, Genoino chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Defesa. Entre os militares da ativa não há tanta resistência ao nome de Genoino, mas sim o receio de que esteja sendo preparado para ser o futuro ministro.

As maiores restrições ao seu nome estão entre os oficiais da reserva. Sua participação no combate ao regime militar ainda incomoda. Ao longo de sua carreira política, Genoino recebeu várias condecorações militares, como a do Mérito Tamadaré, da Marinha; medalha Santos Dumont, da Aeronáutica; do Pacificador, do Comando do Exército; e do Mérito da Defesa, do Ministério da Defesa.

Governadora acata parecer da Procuradoria e suspende inspeção veicular por 45 dias

A inspeção veicular no Rio Grande do Norte foi suspensa. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) acatou os pareceres da Procuradoria do Estado e Ministério Público Estadual que recomendaram a suspensão. A suspensão é, inicialmente, de 45 dias.
Com as diversas manifestações contrárias e repercussão na mídia sobre a inspeção veicular, o Ministério Público recebeu pedidos da população para que averiguasse a legalidade da cobrança para a inspeção. Uma reunião foi organizada e a governadora também solicitou que o Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, realizasse um estudo sobre o caso. Com o parecer, Rosalba suspendeu a inspeção por 45 dias.
Durante esse período, o Executivo vai pedir ao Idema que realize um estudo sobre a necessidade da inspeção no estado e também haverá, por parte do Governo, uma análise do contrato do Poder Público com a empresa que fará o trabalho.
A suspensão será publicada na edição do Diário Oficial do Estado do sábado (8)

Batucada de volta à praia



Exaltasamba será uma das principais atrações da abertura do verão em Pirangi



Batuques cariocas e paulistas se encontram sem atravessar o ritmo, para abrir oficialmente a temporada de shows de verão em Pirangi. O Circuito Skol de Verão começa neste sábado, a partir das 21h, no Circo da Folia, trazendo os shows do Monobloco e Exaltasamba e Jammil e Umas Noites para comandar a festa. Para completar a trilha, as bandas locais Pura Tentação e Forró da Pegação.
O Monobloco é conhecido por dar um trato suingado em qualquer gênero musical através de sua batucada percussiva. No palco, os cantores interpretam desde as marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo forró de Luiz Gonzaga, o funk carioca, Tim Maia, Jorge Benjor, até músicas do Paralamas do Sucesso, O Rappa e Cidade Negra. O rock, o funk e o forró viram carnaval nas mãos do Monobloco. A banda-baile foi criada por Pedro Luís no fim dos anos 90.
Já a praia do Exaltasamba é o batuque paulista com pegada romântica. O grupo nasceu em São Bernardo do Campo (SP), nos anos 80, e já vendeu quase 10 milhões de discos. Entre seus 16 CDs lançados em 25 anos de carreira, vieram uma série de hits que serão cantados no show de sábado, como “Tá vendo aquela lua?”, “Um minuto”, “Viver sem ti”, “A gente faz a festa”, “Não tem hora nem lugar”, “Não seria justo”, “Abandonado”, entre outras. A banda é formada atualmente por Péricles (banjo e vocal), Thiaguinho (banjo e vocal), Pinha (repique de mão), Brilhantina (cavaquinho) e Thell ( Rebolo).

No caso dos baianos do Jammil, a pegada é do Axé Music. Bastante conhecidos do público potiguar, Tuca Fernandes e companhia há anos agitam o Carnatal, entoando sucessos que marcaram gerações, como "Milla", "A Fórmula do Amor", "É Verão" e "Ê Saudade". A expectativa é que Tuca, Mano e Beto fechem com chave de ouro o show em Pirangi.
Serviço:
Circuito Skol de Verão. Sábado, às 21h, no Circo da Folia, Pirangi. Informações pelo 4006-0990.

Comperve divulga os nomes dos primeiros colocados no Vestibular 2011 da UFRN

A ansiedade para cinco candidatos no vestibular 2011 da UFRN acabou há poucos instantes. A Comperve divulgou os nomes dos primeiros colocados de cada área. Os demais aprovados terão os nomes divulgados a partir das 12h.

Betânia Ramalho diz que vestibular transcorreu de forma tranquila

Na opinião da presidente da Comperve e futura secretária de Educação do estado, Betânia Ramalho Leite, o vestibular e a divulgação do resultado transcorre dentro do esperado. "Tivemos um vestibular tranquilo, dentro das expectativas, como tem sido na UFRN. Esperamos que todos se orgulhem de estar ingressando em universidade pública e de qualidade, que é a UFRN", disse.





Confira os nomes:

 
Humanística I - Camila Leitão Veira de Melo (Ciências Contábeis)

Humanística II - Lázaro Silva Gomes do Nascimento (Direito)

Tecnológica I - Marcela Lorena Farkac Scheer (Arquitetura)

Tecnológica II - Jônatas Jales Silva Batista (Ciência e Tecnologia)

Biomédica - Antônio Gomes da Silva Filho (Medicina)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Procurador Geral de Justiça convoca reunião para discutir problemática da inspeção veicular

O Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto, irá se reunir na sexta-feira (7) com a promotora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania, Daniele Fernandes, para discutir a problemática em torno da cobrança da inspeção veicular.



A partir de um e-mail encaminhado por um leitor da TRIBUNA DO NORTE ao Procurador Geral, e diante da repercussão do assunto na sociedade e redes sociais na Internet, ele decidiu estudar o caso. Num primeiro momento, haverá uma reunião com a promotora Daniele Fernandes e, em seguida, serão montadas estratégias conjuntas com os promotores que atuam nesta área.



Leia abaixo o e-mail enviado ao Procurador. O leitor que enviou terá seu endereço eletrônico preservado.



Prezado representante do Ministério Público,




Na condição de cidadão, venho por meio desta, denunciar o governo do estado do Rio Grande do Norte e consórcio INSPAR, de forma preventiva, tendo em vista que a partir de 10 de janeiro de 2011, será obrigatória a todo proprietário de veículo automotor uma inspeção veicular, conforme vem sendo noticiado na imprensa deste Estado, levantando em conta as seguintes considerações: 1-) Não seria razoável que a inspeção veicular dos automóveis iniciasse com os veículos que tem mais de 5 anos de uso e os veículos pesados como caminhão e ônibus? Tendo vista que os veículos mais leves e novos, em regra, não apresentam problemas que levem a poluição ambiental, considerando que tais veículos já foram fabricados de acordo com as regras estabelecidas nas Resoluções do CONAMA, de nº 299/2001 e a de nº 297/2002? 2-) Não seria abusivo o valor individual a ser cobrado a cada proprietário de veículo? Numa simples operação matemática, constatamos que será arrecadado aproximadamente OITENTA E UM MILHÕES DE REAIS (700.000 veículos x R$ 68,90 700.000 veículos x R$ 45,00). Tal valor parece embutir um lucro considerável para a concessionária INSPAR, sendo necessário, em respeito ao princípio da publicidade e da transparência dos atos administrativos, que a mesma divulgue a sociedade a planilha orçamentária dessa inspeção, para que todos tenham conhecimento dos custos desse serviço, em respeito ao código do consumidor e a constituição federal 3-) Não estaria sendo violado o princípio constitucional da capacidade contributiva? Na medida em que os tributos devem ser cobrados conforme a capacidade econômica de cada contribuinte? No caso em tela, percebemos que a taxa de R$ 68,90 será cobrado independente do valor do automóvel. Seria justo então, cobrar o mesmo valor de um proprietário de veículo popular e de um empresário, que tenha um ônibus ou caminhão que comprovadamente poluem muito mais o meio ambiente? Será que a técnica utilizada para inspeção de veículos tão distintos apresenta o mesmo custo tarifário? 4-) Conforme noticiado no site da INSPAR (*), o selo eletrônico objetiva ampliar e facilitar o poder de fiscalização dos veículos, no sentido de que haverá uma espécie de radar eletrônico que alertará quais os veículos estarão inadimplentes com a inspeção veicular, nos próximos anos . Dessa forma, é forçoso concluir que até a fiscalização da inspeção veicular, que a princípio deveria um ônus da Administração Pública, será custeada pelo contribuinte. Sem olvidar que a instalação de um selo eletrônico, que conterá os dados dos veículos e de seus proprietários, precisar ser objeto de análise profunda por parte do Ministério Público, pois tal controle pode está violando o direito de privacidade de cada cidadão potiguar proprietário de veículo automotor . (*)http://www.inspar.net.br/website/selo.html 5-) Não há informação se os órgão ambientais estaduais ou municipais realizaram inventário de emissões de fontes móveis e o monitoramento da qualidade do ar, visando a redução da emissão de poluentes em nosso Estado, apontado as alternativas de ações de gestão e controle da emissão de poluentes e do consumo de combustíveis, incluindo-se, se for necessário, um Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, consoante determina o art. 4º da Resolução nº 418/2009 do Conama (**). Além disso, o governo do estado, sem nenhuma fundamentação técnica, definiu que toda a frota de veículos do Estado seria inspecionada, o que vai de encontro com o Art. 6º da referida Resolução. Além disso, a nosso ver, o foco dessa norma são as cidades com mais de três milhões de veículos (art. 5º), onde a qualidade do ar e a emissão de poluentes são motivos de grande preocupação por parte das autoridades locais. Neste aspecto, é sabido que a cidade de Natal possui um dos melhores climas das América Latina, conforme já foi constatado pela NASA, sem deixar de mencionar que o número de veículos não supera meio milhão. Sendo assim, que sentido teria a inspeção veicular em nosso Estado? A sociedade precisar conhecer o inteiro teor do inventário de emissões de fontes móveis e o monitoramento de qualidade o ar, por município, para ter certeza se realmente é necessário a implantação de um programa de inspeção de manutenção de veículos em uso, nos moldes em que está exigido pelo Estado do RN no presente momento. Diante do exposto, solicito aos nobres representantes do paquet que tomem as medidas judiciais necessárias e impeçam que a empresa INSPAR inicie a inspeção veicular no RN nos moldes atuais, pois não restam dúvidas, conforme questionamos acima, que ela viola os princípios constitucionais da publicidade, da privacidade, da razoabilidade e da capacidade contributiva dos cidadãos potiguares.

Garibaldi Alves é empossado para mandato de senador

Tomou posse ontem, aos 87 anos, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), na vaga de Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que renunciou aos próximos quatro anos de mandato para assumir o governo do Rio Grande do Norte. Ele é pai do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), atualmente licenciado para ocupar o cargo de ministro da Previdência.

Nascido em 1923, Garibaldi Alves torna-se a partir de hoje o senador mais idoso na Casa. Até então, o parlamentar mais velho era o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que tem 86 anos.
Ao prestar o juramento na sala de audiências da Presidência do Senado, Garibaldi Alves se emocionou e chorou, pedindo ao filho que justificasse sua emoção.

“Acho natural a pessoa se emocionar em um momento como esse. É uma oportunidade muito grande e uma honra muito grande”, disse o ministro, ao se referir ao pai.
Garibaldi Alves Filho afirmou também que seu pai, como parlamentar, defenderá os interesses do Rio Grande do Norte. Já o senador João Faustino (PSDB-RN), que presidiu a cerimônia, destacou a trajetória política do senador empossado. “Garibaldi Alves é um político que durante toda sua militância partidária honrou o Rio Grande do Norte e contribuiu para a democracia deste país”.

Prerrogativas


A particularidade de ser o mais idoso parlamentar da Casa concede determinadas prerrogativas ao senador. Dentre elas, a possibilidade de assumir a presidência da sessão plenária em caso de ausência dos membros da mesa.
O Regimento Interno do Senado prevê ainda que, quando da realização de reuniões preparatórias no início da legislatura, assume a presidência da Casa - na ausência dos membros da mesa anterior - o mais idoso dentre os presentes, até que seja realizada a eleição na segunda reunião preparatória.

Biografia

Garibaldi Alves começou sua carreira política em 1958, quando foi eleito deputado estadual, tendo sido reeleito por mais duas vezes: em 1962 e em 1966.
Em 1969, durante a ditadura militar, teve seu mandato parlamentar cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos.
Na década de 1980, foi vice-governador na gestão de Geraldo Melo (1987-1990). Durante aquela administração, assumiu o governo do Rio Grande do Norte por duas vezes.
Foi ainda diretor do Serviço Social da Indústria (Sesi) no estado e diretor da extinta Telern, empresa estadual de telecomunicação, criada na gestão do governador Aluízio Alves (1961/1965), seu irmão.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Folha de Noticias

O informativo Serrinhense Folha de Noticias
 voltará a circular no dia 20 de janeiro
apartir desta edição iremos tambem atender as comunidades de
pendencias,Jacumirim dos Secundos,Boa Vista e Maretas
iremos aumentar nossa tiragem de 1.000 para 2.000 exemplares
para que desta forma possamos atender estas comunidades
e em breve iremos atender todo o municipio de Serrinha.
agradecemos a compreenção de todos e um forte abraço

À direção

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Garibaldi defende inclusão de trabalhador informal no sistema previdenciário

Brasília - Ao assumir hoje (3) o Ministério da Previdência Social, o ministro Garibaldi Alves disse que os principais desafios da pasta serão acompanhar o ritmo de crescimento do número de beneficiários e incluir os trabalhadores da economia informal no sistema previdenciário.

“Temos que administrar o inchaço do sistema e as dificuldades para financiá-lo. Além disso, teremos que administrar o imenso vazio da economia informal”, afirmou. Segundo Garibaldi Alves, os trabalhadores sem carteira assinada, apesar de não contribuir, são cidadãos e têm direitos.



No primeiro discurso, o novo ministro disse que a reforma da Previdência demanda tempo e negociação com o Congresso Nacional e a sociedade e não pode ser feito de forma abrupta. Ele ressaltou, no entanto, que, mesmo sem uma mudança geral no sistema, é possível diminuir os trâmites burocráticos e dar qualidade ao atendimento ao cidadão.


O combate à sonegação e à fraude e a recuperação dos créditos devidos por empresas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foram citados como prioridades pelo novo ministro. Simpático, Garibaldi fez um discurso bem humorado e se emocionou ao agradecer ao deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara, brincou ao comparar o convite para assumir o ministério a um abacaxi.


“Ao invés de me desejar um feliz Ano-Novo, as pessoas me diziam: você vai assumir um abacaxi. Mas isso é uma injustiça. A Previdência mudou”, disse Garibaldi, que assumiu o cargo no lugar de Carlos Eduardo Gabas, que agora passa a ser o secretário executivo da pasta.



Com informações da Agência Brasil.

Benefícios do INSS maiores que o salário mínimo são reajustados em 6,41%

Portaria dos ministérios da Fazenda e da Previdência publicada hoje (3), no Diário Oficial da União, fixa em R$ 540 o valor mínimo dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e reajusta em 6,41% os benefícios com valor acima do piso.



O aumento atinge 8,7 milhões de pessoas que ganham acima do piso previdenciário, o que corresponde a uma despesa adicional de R$ 7,987 bilhões nos benefícios a serem pagos pelo INSS em 2011. O reajuste dos benefícios de até um salário mínimo atinge 15,5 milhões de pessoas e representa um acréscimo de R$ 5,148 bilhões.
O piso previdenciário vale para as aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte e para as aposentadorias de aeronautas e pensões especiais pagas às vítimas da síndrome da talidomida.
O piso também vale para os benefícios da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), para idosos e portadores de deficiência, para a renda mensal vitalícia e para as pensões especiais pagas aos dependentes das vítimas de hemodiálise da cidade de Caruaru (PE). Já o benefício pago aos seringueiros e seus dependentes, com base na Lei nº 7.986/89, terá valor de R$ 1.080.
A portaria também fixa as novas alíquotas de contribuição do INSS dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos. As alíquotas são de 8% para quem ganha até R$ 1.106,90; de 9% para quem ganha entre R$ 1.106,91 e R$ 1.844,83; e de 11% para os que ganham entre R$ 1.844,84 e R$ 3.689,66. Essas alíquotas – relativas aos salários pagos em janeiro - deverão ser recolhidas apenas em fevereiro.
Os recolhimentos de janeiro, relativos aos salários de dezembro, ainda seguem a tabela anterior. Nesse caso, as alíquotas são de 8% para quem ganha até R$ 1.040,22; de 9% para quem ganha entre R$ 1.040,23 e R$ 1.733,70; e de 11% para os que ganham entre R$ 1.733,71 e R$ 3.467,40.

 
Fonte: Agência Brasil