sábado, 30 de abril de 2011

Titulo de cidadão Norte-Rio-grandense

Politica - RN


Gilberto Kassab receberá o título de cidadão norte-rio-grandense




O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, afirmou que ao prefeito de São Paulo Gilberto Kassab será outorgado o título de cidadão norte-rio-grandense.
“Pelo que o senhor faz pelos nordestinos que estão em São Paulo, os deputados decidiram lhe outorgar o título de cidadão norte-rio-grandense”, completou.




Tribuna Potiguar pergunta
Porquê não homenagear aqueles que realmente merecem,tanta gente boa que tem no nosso estado
este prefeito de São Paulo que receberá o titulo de cidadão potiguar o que fez pelo nosso estado.
 

Agentes do combate à dengue de Natal entram em greve

Saúde - Natal,RN


O duelo entre o Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindas) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem uma nova e decisiva batalha, a greve. Após o cancelamento de uma reunião que estava marcada para ontem, às 11 horas, com o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, os representantes do Sindas decidiram protocolar o indicativo de paralisação e cruzarão os braços a partir da próxima segunda-feira. A decisão dos profissionais, porém, pode resultar em exonerações. Diante de incertezas, na guerra contra o mosquito, quem perde é a população.
“O secretário não nos recebeu e quis protelar a audiência para a próxima segunda-feira. Nós não aceitamos”, disse o secretário do Sindas, Cosmo Mariz. De acordo com ele, o cancelamento foi informado pelo assessor Carlos Fernando. “A desculpa que ele nos deu foi de que o secretário iria inaugurar uma obra, depois conceder entrevista e à tarde despachar com a prefeita”, complementou Mariz.

Diante da greve dos agentes de saúde municipais, o combate ao dengue está ameaçado. Os 150 profissionais contratados pela organização social terceirizada pela Prefeitura, ainda não tiveram nenhuma experiência em campo. Cosmo Mariz fez uma ressalva quanto ao perigo do manuseio do larvicida utilizado nas residências para as ações contra a dengue. O diflubenzuron 4 causou reações alérgicas em diversos agentes experientes.
De acordo com a bula do inseticida Trulymax, do laboratório Sinon, o componente é extremamente tóxico. Além disso, os mecanismos de toxicidade em humanos não são conhecidos. “Hoje (ontem), nós flagramos uma situação absurda. Todos os supervisores foram convocados para uma reunião no Posto de Saúde do Bairro Nordeste. Quando lá chegamos, estavam os agentes contratados esperando por treinamento prático”, comentou Cosmo. De acordo com ele, o período mínimo para o correto manuseio do larvicida é de um mês ao lado de pessoas experientes treinando.

O secretário do Sindas afirmou que a dosagem incorreta do diflubenzuron 4 pode causar envenenamento. Além disso, os técnicos que regulam o trabalho dos agentes municipais, não irão atestar o trabalho dos terceirizados sem eles comprovarem que sabem realizar todo o procedimento de uma visita domiciliar ou de campo corretamente.

Para Thiago Trindade, se os agentes não recorrerem da decisão, o Município poderá tomar medidas extremas. “Vale ressaltar que os agentes estão em estágio probatório e poderão sofrer sanções administrativas. A possibilidade de exoneração não está descartada”, alertou o secretário.

O documento assinado pelo diretor do Sindas, José Salustino, foi encaminhado à Procuradoria do Município. A ilegalidade da greve, baseado no estado de emergência decretado pela Prefeitura, será solicitada à Justiça.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

História do RN - Capitulo 01

História do RN


As Origens do Homem Americano


O Homem, quando chegou ao continente americano, já havia passado por uma longa evolução, desde o aparecimento do Homo Erectus, que viveu há 1,7 milhão de anos até 200 mil anos atrás. Pertencia ao grupo do Homo Sapiens. Não há, até o presente momento, unanimidade sobre a origem dos primeiros povos que colonizaram a América, mostrando ser assim um problema complexo. Diversas teorias abordam a questão, sendo a mais aceita aquela que defende terem os primeiros homens vindos da Ásia, através do Estreito de Bering, atingindo a América do Norte durante a última Era Glacial. Um grande volume de águas retidas nas geleiras provocou o abaixamento do nível das águas do mar, fazendo surgir uma ligação terrestre entre a Ásia e América. Segundo a pesquisadora Betty J. Meggers, "a mais antiga ponte terrestre existiu entre cerca de 50.000 e 40.000 anos atrás e foi usada por várias espécies de mamíferos do Velho Mundo (...) Após um intervalo de submergência que durou uns 12.000 anos, a ponte reapareceu entre cerca de 28.000 e 10.000 anos atrás". Nesse período, contudo, uma camada de gelo surgiu como obstáculo à passagem humana durante alguns milhares de anos. Acontece que, como esclareceu Meggers, "no decorrer de alguns milênios, antes que os segmentos de Leste e Oeste se fundissem e um corredor se abrisse novamente a ponte terrestre foi transitável." Permitindo, assim, a caminhada humana. Foi aproveitando essa oportunidade que os asiáticos teriam penetrado no continente americano.
Existem provas de caráter antropológico, etnográfico e lingüístico a favor da teoria asiática, mas Paul Rivet acreditou que essa não foi a única via de acesso do homem ao continente americano. Essas provas se restringiram a uma região, a parte setentrional da América do Norte, segundo Rivet. É justamente por essa razão que ele defende uma origem múltipla: os australianos teriam invadido a região mais meridional da América do Sul. Para Rivet, portanto, uma das influências étnicas que podem destacar-se na América é de origem australiana. Sua ação, por discreta e limitada que tenha sido, loga impor-se pela antropologia, pela lingüística e pela etnografia". Acredita ainda esse cientista que uma parte da América foi povoada pelos polinésios, apresentado provas lingüísticas, culturais e tradicionais.

Paul Rivet é de opinião que o Atlântico funcionou como uma barreira intransponível para que o homem chegasse até ao continente americano e que, "ao contrário, o litoral do ocidente da América foi permeável a migrações múltiplas, em toda a sua extensão. O Pacífico não se tornou de forma alguma um obstáculo. Foi, sim, um traço de união entre o mundo asiático, a Oceania e o Novo Mundo".

A teoria da origem múltipla de Raul Rivet foi defendida por alguns, porém combatida pelos seus adversários. A verdade é que, apesar do avanço nessa discussão, a questão ainda não foi totalmente solucionada.
A controvérsia não atinge apenas a via de acesso, mas igualmente a época em que os primeiros colonos povoaram a América. Para Betty Meggers, "as discordâncias surgem das informações esporádicas inconclusivas, da presença do homem do Novo Mundo entre 40.000 e 12.000 anos passados, datação que alguns autoridades aceitam e outras não."

O certo é que o "homem entrou no Novo Mundo enquanto estava ainda subsistindo à base de plantas e animais selvagens", nas palavras da mesma autora. Esse homem, ao migrar para outras regiões, caminhou a pé. Teria ocorrido, desse modo, várias migrações.

As primeiras comunidades agrícolas surgiram no México, na América Central, Equador e Bolívia. Viviam em pequenos bandos. Eram caçadores e coletores. À medida em que avançavam para o sul, segundo os que acreditam na origem única, asiática, as comunidades foram passando por mudanças, com o objetivo de se adaptarem ao novo ambiente. Essas adaptações foram importantes para o desenvolvimento dos diversos grupos.

A agricultura promoveu uma verdadeira revolução. Posteriormente, surgiram grandes civilizações: Astecas, Maias e Incas.


Migração para as terras Brasileiras


Com relação à presença dos primeiros homens no Brasil, existe também uma grande controvérsia. A ocupação de terras brasileiras pelo homem ocorreu entre 9.000 e 11.300 anos, segundo alguns pesquisadores. Outros defendem uma data bem mais remota. Aos poucos é que o quadra vai se delineando. Constataram-se, pelo menos, duas áreas de influência - a Bacia Amazônica e outra compreendendo o Planalto Central do Brasil - que foram ocupadas através de vagas sucessivas, até chegar ao Rio Grande do Norte" por um processo de migração que permitiu culturas estabelecidas em determinadas áreas fossem substituídas por outras, no decorrer de milênios e até séculos", de acordo com Tarcísio Medeiros.

Em síntese, o homem primitivo teria seguido o seguinte roteiro: Andes, Planalto do Brasil, Nordeste e, finalmente, o Rio Grande do Norte.
O centro de dispersão dos tupis, segundo o mesmo autor, aconteceu no "istmo do Panamá. Desse ponto, um ramo alcançou a foz do Amazonas; do outro rumou para o Nordeste brasileiro; e um terceiro desceu o Tapajós, o Madeira e iniciou uma migração pelo Xingu acima".


Os Primitivos habitantes do RN

 
O Rio Grande do Norte foi habitado pelos animais da megafuna na era Cenozóica e, dos estudos realizados sobre o assunto, é possível chegar a duas conclusões, como disse Tarcísio Medeiros:


"a) A extinção dos grandes mamíferos processou-se mais recentemente do que se supõe em partes dessa região."


"b) Que a presença do homem, em comum com esses animais da megafauna no mesmo território, é mais antiga do que se considera habitualmente".


Exemplo dessa presença humana no Nordeste: Chá do Caboclo (Pernambuco).


Os primitivos habitantes eram formados pelos grupos de caçadores e coletores. Os homens contemporâneos da megafauna deixaram vestígios que se encontram nos sítios Angicos e Mutamba II.

 Diversos estudos arqueológicos foram feitos pelo Museu Câmara Cascudo, tendo à frente o pesquisador A. F. G. Laroche que, com suas investigações, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, forneceu importantes subsídios para a pré-história nordestina. Nássaro Souza Nasser e Elizabeth Mafra Cabral analisaram as inscrições rupestres do Estado, publicando posteriormente um estudo sobre o assunto.

A arqueóloga Gabriela Martín, da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisou intensamente as inscrições rupestres do Rio Grande do Norte, resultando em estudos como o intitulado "Amor, Violência e Solidariedade no Testemunho da Arte Rupestre Brasileira". Participou também do "Projeto Vila Flor", financiado pelo SPAN/Pró-Memória, cujo objetivo era o "estudo arqueológico e levantamento da documentação histórica da Antiga Missão Carmelita de Gramació". A mesma pesquisadora recentemente publicou um livro sobre a pré-história do Nordeste.
Na fase Megalítica, os homens se tornaram sedentários. O pesquisador Nássaro Nasser descobriu as "Tradições Cerâmicas", chamadas de Papeba e Curimataú. O professor Laroche, por sua vez, encontrou vestígios de diversas culturas pré-históricas, sendo a mais antiga do sítio "Mangueira", em Macaíba.


O professor Paulo Tadeu de Souza Albuquerque, coordenador do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Larq/UFRN), realizou uma série de pesquisas, trazendo novas luzes sobre o longínquo passado potiguar. Participou de escavações realizadas na Fortaleza dos Reis Magos e na antiga catedral, onde encontrou o túmulo de André de Albuquerque Maranhão.


Alberto Pinheiro de Medeiros, coordenando investigações de alunos da UFRN, enveredou por outras vertente sobre o tema pesquisado, chegando a sistematizar uma alternativa - descrita no item sobre as inscrições rupestres, mostrado a seguir que poderia ser acrescida às conclusões já apresentadas sobre os primeiros habitantes do Rio Grande do Norte.


Fonte;Tribuna do Norte

Usuário pode mudar de plano de saúde sem nova carência

Saúde - Planos de Saúde - Brasil


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou uma resolução nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União que amplia as regras de portabilidade de carências de planos de saúde --a carência é o período no qual o usuário paga as mensalidades, mas ainda não tem acesso a coberturas previstas no contrato.


Com a norma, os beneficiários têm o direito de mudar de plano de saúde sem cumprir novos prazos de carência. Desde de abril de 2009 isso já era permitido para planos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999.


A agência estima que cerca de 12 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a medida e informou que, entre os principais ganhos para o consumidor estão "a extensão do direito para os beneficiários de planos coletivos por adesão e a instituição da portabilidade especial para clientes de planos extintos".


Um dos critérios que deixam de ser exigidos para a portabilidade é a abrangência geográfica do plano --ou seja, não faz mais diferença para pedir a portabilidade se o plano é estadual, municipal ou nacional.


A permanência mínima no plano é reduzida de 2 anos para 1 ano a partir da segunda portabilidade. A operadora do plano de origem também deve comunicar aos beneficiários o prazo exato estabelecido para solicitar portabilidade de carências.


Com a norma, o direito à portabilidade também é estendido aos planos de saúde coletivos por adesão (contratados por pessoa jurídica de caráter profissional) e aos clientes de planos que foram extintos pela morte do titular.


* Fonte: UOL.

Oferta de medicamentos pelo SUS terá novas regras ainda este ano

Saúde - Medicamentos - SUS


A inclusão de medicamentos e procedimentos terapêuticos entre os oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passará a seguir novas regras ainda este ano. O objetivo é agilizar o acesso a tratamentos e reduzir as ações judiciais. Atualmente, é comum que pacientes recorram à Justiça para obter medicamentos que não estão na lista do SUS, principalmente os de alto custo.

A mudança, introduzida pelo projeto de lei do Senado (PLS) 338/07, foi sancionada nesta quinta-feira (28) pela presidente Dilma Rousseff na forma da Lei 12.401/11. A nova lei fixa prazo de 180 dias para a conclusão dos processos de incorporação de novos medicamentos, produtos e procedimentos na lista oferecida pelo SUS. O prazo é prorrogável por 90 dias. As novas regras entram em vigor em seis meses.

A decisão sobre a inclusão ou não dos tratamentos será tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, formada por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de um membro indicado pelo Conselho Nacional de Saúde e um pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Embora a nova lei prometa agilizar a análise de pedidos de inclusão, a presidente Dilma vetou artigo que obrigava o SUS a fornecer o tratamento ou remédio caso não fosse cumprido o prazo para a análise da comissão.

Na justificativa do veto, a presidente Dilma cita argumento do Ministério da Saúde, segundo o qual a oferta de medicamentos e procedimentos antes da análise da comissão “pode representar riscos à saúde da população e a aplicação inadequada dos recursos disponíveis, em prejuízo ao atendimento do usuário”.

A presidente também vetou artigo que restringia a possibilidade de rejeição da inclusão do medicamento ou procedimento na lista do SUS em função do impacto econômico. “A exclusão deste último critério pode acarretar prejuízo ao atendimento da população, além de inviabilizar a negociação com fornecedores visando a redução dos custos, com a conseqüente otimização e racionalização da aplicação dos recursos públicos”, diz a presidente na justificativa.


O PLS 338/07, de autoria do então senador Flávio Arns (PSDB-PR), foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assustos Sociais do Senado (CAS) em maio do ano passado e na Câmara dos Deputados em dezembro de 2010.


Rodrigo Chia / Agência Senado

Professores do Estado entram em greve na segunda-feira

Educação - Greve dos Professores do RN


Professores e servidores da rede pública estadual entram em greve por tempo indeterminado na próxima segunda-feira. A decisão tomada em assembleia, ontem, é segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN uma resposta ao governo que até agora não atendeu à reivindicação de aplicação da tabela salarial à categoria. Os 19 mil professores ativos questionam que seus salários estão defasados em relação a outras categorias e que o governo não estaria oferecendo o mesmo tratamento.



Presidente do Sinte/RN diz que greve depende de negociação
 Em entrevista por telefone na manhã desta sexta-feira, a coordenadora do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso, afirmou que a governadora chegou a enviar uma carta à instituição. “Mas essa carta é absolutamente evasiva. Ao mesmo tempo que se mostra interessada em resolver, diz que não tem como”. “Queremos o mesmo tratamento que o Governo concede a outras categorias”, afirmou.
De acordo com o Sindicato, o salário de um professor em início de carreira, é de R$ 739,00. O cumprimento da tabela que trata dos vencimentos da categoria elevaria esse piso para R$ 1.759,50 podendo chegar a R$ 3.519,00 de um professor com doutorado, por exemplo.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação, a responsável pela pasta, Bethania Ramalho, ainda não foi informada oficialmente pelo sindicato sobre a greve, e só se pronunciará quando receber o comunicado.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Hospital Maria Alice não retoma atendimentos até o próximo dia nove

Saúde - Natal,RN


Hospital Maria Alice Fernandes


O diretor geral do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, Wilson Cleto, disse nesta quinta-feira (28), que apresentará uma proposta ao secretário de saúde do estado, Domício Arruda, para a retomada das atividades na unidade. A proposta deve ser discutida em uma reunião marcada para a tarde desta sexta-feira (29), prevendo o retorno parcial dos atendimentos do hospital para o próximo dia nove de maio.
Wilson explica que a ideia, por enquanto, é apenas uma proposta, e só será viável caso a unidade atenda apenas às urgências referenciadas. O diretor afirma que se o Maria Alice se limitar a atender os casos “realmente de urgência” é possível fechar a escala de maio com os 16 pediatras que o hospital dispõe. Segundo Wilson, das 300 crianças que procuram o Hospital Maria Alice, cerca de metade apresentam casos de ordem ambulatorial.
Com relação aos sete novos médicos, com contratação publicada hoje (28), Wilson Cleto afirma que só pode tratar do assunto quando eles se apresentarem. Por lei, os profissionais têm 30 dias para fazê-lo, e podem pedir adiamento deste prazo.

Suplentes aguardam decisão sobre posse na CMN

Politica - Natal,RN

Camara Municipal de Natal



Vereador Assis oliveira

Os suplentes de vereador Fernando Lucena (PT) e Assis Oliveira (PR) estão aguardando as decisões do desembargador Vivaldo Pinheiro e do juiz Nilson Cavalcante para que tomem posse na Câmara Municipal do Natal. A expectativa é que as decisões sejam proferidas ainda nesta quinta-feira (28).
Na noite da quarta-feira (27), a Corte do Supremo Tribunal Federal, por 10 votos a 1, decidiu que os suplentes das coligações, e não dos partidos, têm o direito de ocupar as vagas deixadas pelos titulares em caso de renúncia ou licença. Com a decisão em mãos, o advogado Felipe Cortez, que trabalha nos casos de Lucena e Assis Oliveira, acionou a Justiça para que os suplentes sejam empossados. "A posse será imediata tão logo o TJ cumpra a decisão do STF", explicou o advogado.

Ainda segundo o advogado, não há a confirmação se a decisão será proferida já nesta quinta-feira, mas a intenção é que a Justiça do estado se posicione o mais rapidamente possível. Lucena, por sua vez, disse que acredita na decisão ainda nesta quinta e a posse até a sexta-feira.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Currais Novos: urgência do hospital regional é fechada por falta de plantonistas

Saúde - Currais Novos,RN


Rafael Barbosa - Repórter da Tribuna do Norte


A urgência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho, de Currais Novos, está fechada por 24 horas. O médico plantonista do dia avisou que não iria comparecer para o trabalho e, devido a isso, o diretor médico da unidade, Pedro Cabral, comunicou que o hospital estará fechado. Ele solicitou uma viatura da Polícia Militar para dar suporte à urgencia.



Fechamento


Pedro Cabral informou que a urgência pode fechar por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (29) por falta de médicos. Segundo o diretor administrativo da unidade, Bernardo Gomes, o hospital só tem quatro médicos plantonistas concursados pelo Estado, e atende a 24 municípios da região Seridó.

A direção do hospital enviou um ofício ao Governo do Estado esta semana, e, caso as reivindicações não sejam cumpridas, a unidade hospitalar paralisará as atividades. Além da disponibilização de mais médicos, também foi pedido ao Governo mais recursos para o hospital.


O hospital


Na sua fundação, em 1943, era administrado pela diocese de Caicó. Inicialmente funcionou na Casa de São Vicente em forma de albergue, recolhendo os que necessitavam de abrigo ou os acometidos de enfermidades. No ano de 1964, o RN cedeu à paróquia de Sant'Ana, diocese de Caicó, instalações edificadas conforme arquitetura hospitalar, onde hoje funciona o Hospital Regional, dando início a uma parceria entre o Estado e a fundação "Padre João Maria e Maternidade Ananília Regina".

O Hospital é uma sociedade de fins filantrópicos reconhecida pelo Ministério de Assistência e Promoção Social conveniado com a Secretaria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. As decisões são tomadas mediante um Conselho Administrativo no qual é representado pela Fundação Padre João Maria (entidade da diocese de Caicó) e pela Diretoria Executiva que é formada por três diretores.

O Hospital tem alcance regional e atende 24 municípios da região, sendo estes: Acari, Bodó, Caicó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Equador, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santa Cruz, Santana do Matos, Santana do Seridó, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batista.

Mensalmente o atendimento de urgência recebe cerca de 4.800 usuários e realiza uma média de 520 internações. O Hospital possui 108 leitos, desses 96 estão cadastros no SUS. Dispõe também de atendimentos diversos em clínicas específicas para tratamentos como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica, Clínica Pediátrica, UTI Geral Adulto, UTI Neonatal, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e outros.

O Hospital está inserido em vários programas e projetos, tais como: Programa de Aleitamento Materno, Programa de Humanização (Posso Ajudar), Programa Multiplicação, Programa Renascer, Projeto Alma - Arte Livre Mente Aberta, Projeto Atando Laços com a Vida e o Projeto Reciclar.


* Com informações de Jota Dantas.

Cardiologia - Parte 3

Saúde - Especial Cardiologia


CHOCOLATE


Em medicina, como medicamento.

O chocolate foi levado do México para a Europa no século XVI. Os invasores espanhóis se encantaram com o chá desta planta, se surpreenderam menos com o seu gosto e mais agradavelmente com os seus outros efeitos. O gosto amargo foi contornado adocicando o cacau conforme o gosto de cada um.

Desde cedo, aconteceram surpresas com o chocolate, o que continua acontecendo até os nossos dias. A primeira indicação terapêutica do chocolate veio quando descobriram que ele ajudava aos asmáticos nas suas crises, e a última surpresa agradável vem agora da Alemanha, onde um estudo muito bem conduzido chegou à conclusão que o chocolate é útil no combate à hipertensão arterial e na prevenção de doenças isquêmicas decorrentes da elevação da pressão arterial.

Um dos primeiros componentes estudados do cacau foi a teobromina. Esta palavra vem do grego e significa “alimento dos deuses”. A teobromina é um alcalóide do grupo das metilxantinas, assim como a cafeína e a teofilina. No chocolate o alcalóide de maior concentração é a teobromina.

Por outro lado, o chocolate teria a capacidade de liberar endorfinas, substâncias que provocam bem estar e facilitam o sono. É por esta razão que as camareiras dos hotéis costumam colocar à disposição um bombom ou um pequeno chocolate sob o travesseiro para que os hóspedes durmam bem.

O cacau contém outras substâncias, como os poilifenóis e os flavonóides. Os flavonóides têm a propriedade de diminuirem a pressão arterial, se administrados em doses maiores correspondendo a mais de 100 gramas de cacau ao dia. A novidade que é importante: os médicos pesquisadores (D.Taubert, R. Roesen, C. Lehmann, N. Jung e E. Schöemig) da Universidade de Colônia, na Alemanha, estudaram o efeito do cacau sobre a pressão arterial, administrando 6,3 g/dia de chocolate amargo ou 5,6 g/dia de chocolate branco e observaram o efeitos sobre a pressão arterial de pessoas voluntárias, da terceira idade, hipertensas leves e sãs sob demais aspectos. O estudo foi publicado na revista JAMA, 4 de Julho de 2007,. Vol. 298.

Foi constatado que depois de ingerir chocolate, 5,6 gramas por dia, havia uma diminuição da pressão arterial, já observável após 6 dias , e que depois de 18 dias baixava mais ainda, tanto em homens como em mulheres. A redução na pressão sistólica (a máxima), depois de 18 dias ingerindo 5,6 g de chocolate amargo/dia, era em média de 2,9 mm de Hg nas mulheres e 3,0 mm de Hg nos homens. Já na pressão diastólica (a mínima) a redução foi de 1,9 mm de Hg nas mulheres e 1,8 mm de Hg nos homens. Isto aconteceu somente com o chocolate amargo. Com o branco não houve influência sobre a pressão arterial.

A substância responsável por esta diminuição da pressão arterial seria do grupo S-nitrosoglution, encontrada somente no chocolate negro. A quantidade de chocolate administrada de 5,6 gramas ao dia, não alterou os níveis de açúcar no sangue e de colesterol, triglicerídeos ou creatinina. Os pacientes também não engordaram.

O cacau puro é bastante amargo, mas no chocolate o cacau é associado ao açúcar, o que pode tornar o seu consumo prejudicial nas dietas de emagrecimento ou para diabéticos. Já existem no mercado chocolates dietéticos, sem açúcar.

Podemos concluir que, além das dietas ricas em fibras, frutas e verduras, pobres em gorduras saturadas ou trans, o chocolate é recomendável para ajudar a controlar a pressão arterial. Aos pacientes se recomenda que não se fiem somente nestes dados, devem continuar controlando a sua pressão arterial com o seu médico.


CIANOSE


O que é?



É uma coloração azulada da pele ou das mucosas.

Como se desenvolve?

O sangue que circula no nosso corpo está sob duas formas, o venoso e o arterial.

O primeiro tem uma cor mais escura, é o que corre pelas veias até o pulmão. No pulmão a hemoglobina do sangue perde o gás carbônico e recebe oxigênio. Com essa troca ele se transforma de sangue venoso em sangue arterial, que é um sangue de cor mais viva, rutilante e que tem a função de levar oxigênio dos pulmões para todo o corpo.

Em média o sangue de uma pessoa normal, adulta, contém de 12,5 até 15 gramas de hemoglobina. Quando 5 gramas ou mais da hemoglobina do sangue arterial estão sem oxigênio, costuma surgir na pele ou nas mucosas uma cor azulada, denominada de cianose. Existem três tipos de cianose, a central, a periférica e a diferencial.

A cianose central acontece quando o sangue que vem dos pulmões para a periferia do corpo já chega com pouco oxigênio, o que ocorre em algumas doenças do pulmão ou do coração. A cianose periférica geralmente é provocada quando o coração não tem a capacidade de enviar uma quantidade adequada de sangue para a periferia ou é causada por uma lentificação local da circulação.

Ela aparece quando a circulação do sangue nas veias periféricas, por exemplo, nas veias das mãos ou do rosto, se torna muito lenta. O oxigênio que o sangue contém é transferido para as células e o sangue se torna pobre em oxigênio, azulado e com isso - onde a pele for mais delgada, nas mucosas ou nos lábios, por exemplo - aparece uma cor azulada.

A cianose periférica em 50% dos casos desaparece colocando a parte cianótica em água morna.

A diferencial é a cianose que aparece em alguma parte do corpo, ou só nas pernas, ou só nos braços e geralmente é indicativa de doença congênita do coração.

Como se faz o diagnóstico?


O diagnóstico de cianose e da causa dela deve ser feito pelo médico ao observar o paciente. O diagnóstico pode ser confirmado pelo exame de sangue medindo o teor de oxigênio e de hemoglobina.

Quais são as causas?


Existem diversas causas para cianose que vão desde a falta de oxigênio no ar inspirado até a incapacidade da hemoglobina fixar o oxigênio. Por exemplo, nas intoxicações por sulfas ou outros medicamentos pode surgir a cor azulada da pele.

As causas mais freqüentes de cianose são:
Doenças cardíacas

Doenças pulmonares

Doenças circulatórias

Doenças circulatórias

Intoxicações


Falta de oxigênio no ar inspirado


Exemplo de baixos teores de oxigênio no ar inspirado é a cianose que surge nas alturas. Aos 5400 metros de altura a oferta de oxigênio para o sangue é somente a metade da que é oferecida ao nível do mar. Portanto, quanto mais no alto estivermos, menor a saturação da hemoglobina e quanto mais nos aproximarmos do nível do mar, maior será a oferta de oxigênio. Essa é a razão pela qual os alpinistas de grandes alturas só conseguem fazer esforço recebendo um suplemento de oxigênio.

Existem mecanismos naturais pelos quais o organismo tenta compensar a falta de oxigênio do ar ambiente. O primeiro é a hiperventilação quando as pessoas respiram mais vezes por minuto e mais profundamente.

No segundo, o organismo começa a produzir mais glóbulos vermelhos, onde está a hemoglobina, e assim permite transportar mais oxigênio para todas as células do corpo. É por esse motivo que as pessoas que vivem em grandes altitudes, como nas cidades de La Paz ou do México, têm normalmente taxas de hemoglobina bem maiores no sangue circulante.


Fonte; Site ABC da Saúde


MP pede suspensão de direitos políticos do prefeito de Ceará-Mirim

Politica - RN


O plantio de mudas de árvores correspondentes ao número de crianças nascidas no Hospital Dr. Percílio Alves desde 4 de dezembro de 2007 até a data do julgamento da Ação civil Pública (ACP). Esse é o objetivo do Promotor de Justiça de Ceará-Mirim, Antônio de Siqueira Cabral, com a ACP ajuizada contra o município.



Segundo o Promotor de Justiça, o prefeito estaria descumprindo a lei municipal 1.488/07, que instituiu o Projeto Plantando Vidas em 4 de Dezembro de 2007. Pela lei o município de Ceará-Mirim deveria fornecer uma muda de árvore, frutífera ou não, aos pais de cada criança nascida viva no Hospital Dr. Percílio Alves, desde 4 de dezembro de 2007.


Desde outubro de 2009 o Ministério Público tem acompanhado o descumprimento da lei e buscado soluções extrajudiciais para garantir o plantio das árvores, mas sem sucesso. Antônio de Siqueira ressalta que a população é a principal prejudicada; pois deixa de contar com inúmeros benefícios para a cidade do ponto de vista ambiental, como aumento da oferta de oxigênio e captura de gás carbônico, através do processo físico-químico fotossintético que melhora o micro-clima, com o aumento da umidade do ar, aumento da proteção do solo e evitando o assoreamento dos cursos d’água e aumento do nível de infiltração de água no lençol freático.


A Ação busca, ainda, a responsabilização do prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto por ato de improbidade no descumprimento da lei municipal. Para isso, o Promotor de Justiça pede a suspensão dos direitos políticos do prefeito, de cinco a oito anos; reparação integral dos danos ambientais causados, já que o Município não pôde usufruir dos benefícios que a lei traria; pagamento de multa civil, e multa pessoal no valor de mil reais de seu salário, por dia pelo não cumprimento da decisão.


* Fonte: MPRN.

SMS de Natal divulga lista de postos de vacinação contra Influenza

Saúde - Natal,RN


Começou nesta segunda-feira (25), e vai até o dia 13 de maio a campanha nacional de vacinação contra a influenza. O dia 30 de abril será o “Dia D” de mobilização da campanha, que este ano tem como lema: “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito assegurado pelo SUS”. Nesta terça-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a relação dos 63 postos de vacinação. Confira a lista:



DISTRITO SANITÁRIO NORTE I – 3232-8181


1 - CENTRO DE SAÚDE NOVA NATAL (AME)

Rua do Pastoril, s/n – 3661-3858 - 3232-8250


2 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE GRAMORÉ

Av. Guaratinguetá, s/n –3663-1404 – 3232-8245
1-USF DE GRAMORÉ - Av. Guaratinguetá, s/n

2-CICON – CENTRO DO IDOSO

3-CRECHE MUNICIPAL (GRAMOREZINHO)- AV. Moema Tinoco da Cunha Lima



3 – UNIDADE MISTA DE PAJUÇARA

Rua Maracaí, s/n – 3663-1341 - 3232-8240
1- UNIDADE MISTA DE PAJUÇARA (POSTO I e POSTO II) - Rua Maracaí, s/n

2- CRECHE SANTA MÔNICA – RUA VISCONDE OURO PRETO, S/N

3- CRECHE MUNDO DO SABER – RUA DOS IMIGRANTES - 1145

4- SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR E PAZ (SEAP) – Rua Roberto Júnior - Loteamento Santa Cecília



4 - USF ÁFRICA

Av. João Medeiros Filho, s/n –3232-8190
1- USF ÁFRICA - Av. Dr. João Medeiros Filho, s/n

2- VOLANTE - VILAGE DAS DUNAS

3-Casa da Sra. Mariza - R ua Gumercindo Iaraiva


5 – USF DA REDINHA

Rua do Campo, s/n 3232-8185
1-USF DA REDINHA - Rua do Campo, s/n


6 – USF VISTA VERDE

Rua Linda Batista s/n – 3663-4072 - 3232-8270
1-USF VISTA VERDE - Rua Linda Batista, s/n

2-ESCOLA MUNICIPAL MARIA ALEXANDRINA – Rua Aniquim s/n

3-ESCOLA MARIA ZULEIDE FERNANDES – LOT. Brasil Novo

7 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA NATAL I

Rua do Aboio conj. Nova Natal s/n 3232-9237
1-USF NOVA NATAL I - Rua do Aboio

2-DROGARIA CHEGANÇA – AV. Chegança

3-FARMACIA SANTA FE – AV. DA CHEGANÇA


8 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA NATAL II


Rua Tataiara, - 3232-8203
1-USF NOVA NATAL II - Rua Tataiara – Próximo ao João Paulo II


9 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA POMPÉIA

Av. Governador Antônio Melo de Souza - 3232-8124
1- USF POMPÉIA – Av. Governador Antonio Melo de Souza

2- COZINHA SOLIDARIA ( ANTIGA COZINHA ESCOLA) – Rua San Marino s/n

3- DROGRARIA SANTA FE – AV.GOV.ANTONIO MELO DE SOUZA ( REFERENCIA: supermercado Super SHOW)


10 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA JOSÉ SARNEY

Rua dos Lírios - 3232-9236
1-USF JOSÉ SARNEY - Rua dos Lírios nº 231 –Loteamento José Sarney

2-ESCOLA LÍRIOS DO VALE – Rua Dom Pedro I.


11 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA CIDADE PRAIA

Av. Três Américas, 96 – Lagoa Azul 3232-9232
1- USF CIDADE PRAIA – ( POSTO I e POSTO II ) Av. Três Américas, 93 (Prox. Igreja Universal do Reino de Deus

2- VOLANTE – Área 046

3- VOLANTE – Área 048


12 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA NORDELÂNDIA

Rua Maria Araújo Carmélio

1-USF NORDELÂNDIA ( 02 POSTOS FIXOS) - Rua Maria Araújo Carmélio

2-IGREJA CATOLICA NOSSA SENHORA DE SANTANA – Rua Nila Jales S/N


13 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA PARQUE DAS DUNAS


Rua Mar do Sul, s/n
1- USF PARQUE DAS DUNAS - Rua Mar do Sul Nº 260


14 – ALTO DA TORRE

Rua Rio Carnaúbas – 75
1- ALTO DAS TORRES – Rua Rio Carnaúbas - 75

2- CRECHE JARDIM DAS FLORES- Próx. ao Mercadinho Candelária

3- IGREJA CATÓLICA – End.: CONJUNTO DOS GARIS


DISTRITO SANITÁRIO NORTE II – 3232 8200


1 -CENTRO DE SAÚDE BELA VISTA

Rua Novo Recreio, s/n – 3232-8255
1-CENTRO DE SAÚDE BELA VISTA – Rua Novo Recreio, s/n

2- CICON CIDADE DO SOL – (Nordestão do Gancho)


2 -CENTRO DE SAÚDE VALE DOURADO


1- CENTRO DE SAÚDE VALE DOURADO - Rua Irmã Vitória, S/N

2- ESCOLA ESTADUAL JOSÉ FRAZÃO – Av. Boa Sorte

3-C. C. AMOR DIVINO- Poconé, nº7 – Jardim Progresso


3 - USF. DE PANATIS

Av. das Pimenteiras, s/n – 3232-8220
1-USF. DE PANATIS – Av. das Pimenteiras, s/n

2-ESCOLA CO-EDUCAR – Tv. Rua Siqueira Campos, s/n


4 –UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SANTARÉM.


Av. das Fronteira, s/n
1-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SANTARÉM. - Av. das Fronteira, s/n


5 -UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA POTENGI


1- USF POTENGI- Av. Itapetinga, s/n (ao lado da penitenciária)

2- ESCOLA ESTADUAL ADELINO DANTAS – Rua Bragantina, s/n

3- ECOLA BABY DISNEY – Av. Pompéia


6-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOLEDADE I


1-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOLEDADE I - Rua Santanópólis

2-NORDESTÃO SANTA CATARINA – Av. Dr. João Medeiros Filho

3-CARREFOUR - Av. Dr. João Medeiros Filho


7 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOLEDADE II


1-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOLEDADE II - Av. Serra Negra, s/n

2- ESCOLA ESTADUAL WALTER PEREIRA – Av. Blumenal – s/n Sta Catariana

3-ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FAGUNDES – Av. Rio Doce s/n


8- UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ST. CATARINA

Rua Aracati, 2711 Panatis III 3232-9233
1-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ST. CATARINA - Rua Aracati – Posto I; Posto II


9 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA PARQUE DOS COQUEIROS

Rua das Pedrinhas s/n, – 232-8183
1- USF PARQUE DOS COQUEIROS - Rua das Pedrinhas s/n

2- IGREJA CATÓLICA.


10 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA PLANÍCIE DAS MANGUEIRAS

Rua Nova Granada s/n , 3232-4848
1 - USF PLANÍCIE DAS MANGUEIRAS - Rua Nova Granada s/n

2 - ESCOLA ESTADUAL DALVA DE OLIVEIRA – Av. Boa Sorte s/n

3 - ESCOLA COOPEN – Rua San Martinho s/n


11 - UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA IGAPÓ

Rua São Tiago, s/n 3232-9478
1-USF IGAPÓ - Rua São Tiago, s/n


12- CENTRO DE SAÚDE IGAPÓ


Rua Professora Maria da Cruz, s/n
1- C.S.IGAPÓ – Rua Prafª Maria da Cruz, s/n


DISTRITO SANITÁRIO SUL - 3232-8284


1- CENTRO DE SAÚDE CANDELÁRIA

Rua Barão do Açu – 3232-8295


2- CENTRO DE SAÚDE CIDADE SATÉLITE

Rua Sera de Piracambu, s/n –232-8395
1-CENTRO DE SAÚDE CIDADE SATÉLITE -Rua Serra de Piracambu, s/n. 1º Etapa

2-ESCOLA MUNICIPAL ASCENDINO DE ALMEIDA – Próximo a Igreja Santa Clara

3- DROGRARIA SAUDE – AV. XAVANTES


3- UNIDADE MISTA DE SAÚDE DA CIDADE SATÉLITE

Rua Pastor Isaias Batista, nº1353- 3232-8390
1- UNIDADE MISTA DE SAÚDE DA CIDADE SATÉLITE

2-Escola Estadual DJALMA ARANHA MARINHO- Próx. Praça S. Francisco de Assis.


4- CENTRO DE SAÚDE PIRANGI

Av. São Miguel dos Caribes, s/n Conj. Pirangi 3232-8380
1- C S. PIRANGI - Av. São Miguel dos Caribes, s/n Conj. Pirangi.


5- CENTRO DE SAÚDE JIQUÍ

Rua União dos Palmares, s/n –3232-8385
1- CENTRO DE SAÚDE JIQUÍ -Rua União dos Palmares, 11.


6- POLICLÍNICA NEÓPOLIS


Av. Airton Senna, s/n – 3232-8370
1- POLICLÍNICA NEÓPOLIS - SUL -Av. Airton Senna, s/n.

2- IGREJA SANTANA (PELA MANHA)


7- UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PLANALTO

Rua: Miramangue nº 08 – 3232-8400
1- U.S.F. PLANALTO – Rua: Miramangue nº 08 – 232-8400

2- DROGARIA ALIANÇA – Rua Monte Rei., n 376

3- CONJUNTO BELA VISTA, Capela São José – Rua Tamborim

4 - ASSEMBLÉIA MONTE HEBRON - Rua Antonio Freire de Lemos, nº 120

8- CENTRO DE SAÚDE MIRASSOL

Rua das Violetas, s/n –3232-8290
1- CENTRO DE SAÚDE MIRASSOL – Rua das Violetas s/n conjunto Mirassol

2- SUPERMERCADO NORDESTÃO- Av. Eng. Roberto Freire (CIDADE JARDIM)

3- CONSELHO COMUNITÁRIO DE POTILÂNDIA

9- CENTRO DE SAÚDE NOVA DESCOBERTA

Rua Xavier da Silveira, s/n 3232-8285
1- CENTRO DE SAÚDE NOVA DESCOBERTA (POSTO I E POSTO II) -Rua Xavier da Silveira, s/n.

2- SUPERMERCADO NORDESTÃO- Av. Senador Salgado Filho


10- CENTRO DE SAÚDE DE PONTA NEGRA

Rua José Medeiros, s/n Praça Irmã Magalhães 3232-8410
1- CENTRO DE SAÚDE DE PONTA NEGRA -Rua José Medeiros, s/n Praça Irmã Magalhães.

2- ASSOC. DOS MORADORES DE PONTA NEGRA E ALAGAMAR – Rua Praia de Itamaracá, s/n.

3- ESCOLA JOSEFA BOTELHO - Rua Manoel Congo, s/n Praça Irmã Magalhães.



DISTRITO SANITÁRIO LESTE - 3232-8556

1 - CENTRO DE SAÚDE SÃO JOÃO

Rua Romualdo Galvão, 891- 3232-8570
1- CENTRO DE SAÚDE SÃO JOÃO - Rua Romualdo Galvão, 891 - 3232-8570


2 – UNIDADE BÁSICA APARECIDA

Rua Guanabara, 1050 – Aparecida 3232-8620
1-UNIDADE BÁSICA APARECIDA Rua Guanabara, 195 – Aparecida


3 - UNIDADE MISTA DE MÃE LUÍZA

Rua João XXIII, s/n - 3232-8625
1-UNIDADE MISTA DE MÃE LUÍZA -Rua João XXIII, s/n.


4 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA ROCAS


Rua Francisco Bicalho, s/n.- 3232-8540

1-USF. ROCAS-Rua Francisco Bicalho, s/n.

2- SUPERCOP SUPERMERCADO (REDE MAIS)– Rua São João de Deus - Rocas


5 - CENTRO DE SAÚDE BRASÍLIA TEIMOSA

Rua Miramar, s/n 3232-8611
1-CENTRO DE SAÚDE BRASÍLIA TEIMOSA –Rua1 Miramar, s/n


6 - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PASSO DA PÁTRIA

Rua ocidental de baixo s/n
1-USF DE PASSO DA PÁTRIA - Rua ocidental de baixo s/n


7 – UBS ALECRIM

Av.Presidente Bandeira, 935. TEL: 3232-8428

1-UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ALECRIM -Av.Presidente Bandeira 935, s/n

3 – IGREJA SÃO JÕAO - Rua São João – Lagoa Seca

8 - UNIDADE MISTA DE LAGOA SECA

Rua Padre Antonio, s/n 3232-8475
1- UNIDADE MISTA DE LAGOA SECA - Rua Padre Antonio, s/n

2 - FARMÁCIA SAÚDE – Av. Bernando Vieira – Lagoa Seca( PRÓX. AO POSTO DE GASOLINA)


9 -UNIDADE DE SAÚDE DA FAMILIA GUARITA


Rua Presidente Sarmento 1955 . TEL: 3232-8438
1--USF. GUARITA - Rua Presidente Sarmento 1955

2- ESCOLA STELLA GONÇALVES –Rua Pereira Pinto

3- CASA DE CLEOMAR – Rua Campos Limpos


10 -UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR COMUNITÁRIA

Av. Nilo Peçanha, s/n
1-UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR COMUNITÁRIA – Av. Nilo Peçanha, s/n

2-ESCOLA MUNICIPAL LAURA MAIA – Rua do motor, 691, Praia do Meio

3-ALTO DO JURUÁ – Rua vereador João Soares

4-CAPELA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (CAPELINHA) – Rua Pedro Afonso S/N


11 – CEASI

Praça Augusto severo, 281 – Ribeira.

1-CREAI – Praça Augusto Severo – C.Clínico J. Carlos Passos.


DISTRITO SANITÁRIO OESTE – 3232-8304

1-USF . DE BAIRRO NORDESTE


Rua Alto da Bela Vista, s/n –3232-8450
1-USF DE BAIRRO NORDESTE Rua Alto da Bela Vista, s/n

2-COZINHA COMUNITÁRIA- Rua Potengi

3-COLÉGIO CHICO SANTEIRO- Rua da Cruz


2-UNIDADE MISTA DAS QUINTAS

Rua dos Paiatis, s/n 3232-8430
1- UNIDADE MISTA DAS QUINTAS -Rua dos Paiatis, s/n


3-CENTRO DE SAÚDE DAS QUINTAS - (CRESO BEZERRA)


Tv. Luis Sampaio, s/n 3232-8435
1-CENTRO DE SAÚDE DAS QUINTAS - (CRESO BEZERRA) -Tv. Luis Sampaio, s/n

2-FARMÁCIA SANTA FÉ - Rua São Geraldo

3 – ESCOLA MARIA MONTEZUMA

4 – FARMÁCIA POPULAR

5 - POSTO VOLANTE 1

4-USF . MONTE LÍBANO

Rua Matsalém, s/n Quintas – 3232-8440
1. - USF. MONTE LÍBANO -Rua Matusalém, s/n Quintas

2. - CRECHE VIDA NOVA - Rua Salva Terra s/n


5-CLÍNICA POPULAR NOVO HORIZONTE

Rua dos Paiatis, 128, Bom Pastor – 3232-8445
1- CLÍNICA POPULAR NOVO HORIZONTE -Rua dos Paiatis, 128, Bom Pastor

2- ESCOLA MUNICIPAL ANGÉLICA MOURA – Rua Prefeito Gentil Ferreira


6-USF. BOM PASTOR

Rua Augusto Calheiros, s/n - Bom Pastor – 232-8455
1-USF. BOM PASTOR -Rua Augusto Calheiros, s/n - Bom Pastor

2-ESCOLA ESTADUAL JEAN MERMOZ – Rua dos Paianazes


7-UNIDADE MISTA CIDADE DA ESPERANÇA

Av Pernambuco, 12 – 3232-8335

1-UNIDADE INTEGRADA DE SAUDE DA CIDADE DA ESPERANÇA -Av Pernambuco, 12

2 – DROGRARIA SANTA FÉ - Av. Rio Grande do Norte


8-USF NOVA CIDADE

Rua Horácio Dantas, s/n 3232-8325

1-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE NOVA CIDADE - Rua Horácio Dantas, s/n


9-UPA SANDRA CELESTE

Av. Jaguarari – 232-8468

1- UPA SANDRA CELESTE- Av. Jaguarari

2- ESCOLA ESTADUAL PROFESSOER LUIZ SOARES – Av. Coronel Estevam


10-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NAZARÉ


Rua Rubens Mariz, 743 – 3232-8350

1-USF NAZARÉ -Rua Rubens Mariz, 743

2-ESCOLAMUNICIPAL SÃO FRANCISCO – AV. MIGUEL CASTRO

3-– ESCOLA ESTADUAL LUÍS GONZAGA


11-UNIDADE MISTA DE FELIPE CAMARÃO

Rua Tamarineira, s/n 3232-8320

1-UNIDADE MISTA DE FELIPE CAMARÃO – P.S. 1- Rua Tamarineira, s/n


12-USF. DE FELIPE CAMARÃO II

Rua Santa Clara , s/n 3232-8315

1 - USF DE FELIPE CAMARÃO II -Rua Santa Cristina, s/n


13-USF CIDADE NOVA


Rua Laranjal, s/n – 3232-8330

1-UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE CIDADE NOVA -Rua Laranjal, Q 59

2-ESCOLA EMILIA RAMOS – Av. Central s/n

3-IGREJA BATISTA – Rua Bela Vista, s/n

4 – CASA DE D. CREUZA – RUA PINHEIRO S/N


14-USF. DOS GUARAPES


Rua Lagoa Seca, 131 – 3232-8405
1- USF. DOS GUARAPES -Rua Lagoa Seca, s/n

2-ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO VARELA


15-USF KM 06

AV. Mor Goveia - 3232-8310

1- USF KM 06 – Av. Mor Goveia

2 – RESIDÊNCIA SR. RANILSOM – Rua Pedrinho Bezerra nº 134


16-USF FELIPE CAMARÃO III

Rua Itamar Maciel nº 30

1- USF FELIPE CAMARÃO III (02 POSTOS)- Rua Itamar Maciel nº 30

2- ESCOLA CLARA CAMARAO

3-VOLANTE

terça-feira, 26 de abril de 2011

Justiça determina ampliação da escala de médicos no Hospital Maria Alice

Saúde - RN


O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Natal, José Dantas de Paiva, determinou nesta segunda-feira (25) que fossem tomadas as providências necessárias para a relotação de médicos pediatras no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal. A decisão se deu após ingresso de uma Ação Ordinária pelo Ministério Público. O Governo do Estado e o secretário de Saúde Pública (Sesap), Domício Arruda, já tomaram ciência da decisão.
Se não cumprirem as determinações em um prazo de 30 dias o Poder Executivo ficará sujeito à multa diária de R$ 40 mil e o secretário da Sesap de R$ 3 mil/dia. Entre as providências a serem tomadas está a transferência de médicos que estão em hospitais diversos. “Que remaneje de onde está sobrando”, enfatizou o juiz. Ele estipulou um número mínimo de três profissionais por plantão. “Além disso é necessária a convocação dos novos concursados e as respectivas nomeações”, acrescentou José Dantas
 
O Hospital Maria Alice Fernandes atende a crianças e adolescentes especialmente da região metropolitana de Natal. O reduzido quadro de médicos tem ocasionado problemas graves, a ponto de o Governo do Estado ser obrigado a anunciar o fechamento da unidade por falta de profissionais. Além disso, enfatizou o magistrado na decisão, das nomeações oriundas do último concurso público poucos foram os médicos encaminhados para o Maria Alice Fernandes. “A escala já estava comprometida e os profissionais que restaram foram tirando férias e licenças, as quais tinham direito, o que acabou sem qualquer médico para atendimento”, disse ele.
Ele observou ainda que a distribuição dos pediatras aprovados no concurso público e posteriormente nomeados foi feita de maneira desigual. Para se ter uma ideia, o Hospital da Polícia recebeu 16 novos médicos, enquanto o Maria Alice Fernandes foi contemplado com apenas cinco.

Processo n.º 0107412-72.2011.8.20.0001

* Fonte: TJ/RN


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sesap realiza ação de combate a hipertensão

Saúde - RN


Para comemorar o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, nesta terça-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, no prédio da instituição, uma ação de sensibilização em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN.


A partir das 8h e até às 18h, uma equipe de técnicos da Sesap estará verificando a pressão arterial, medindo circunferência abdominal e incentivando o hábito de práticas saudáveis entre servidores e população em geral. A ação também será estendida a todos os hospitais estaduais.


Com o tema "Eu sou 12 por 8" a campanha nacional pretende alertar a população sobre os riscos da pressão alta, problema que afeta cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil. Aqui no estado a Sociedade Brasileira de Cardiologia/RN e a Sesap organizam para o dia 1º de maio (domingo) uma grande mobilização, no Parque das Dunas, a partir das 8h com palestras, distribuição de informativos, prática de exercícios físicos e aferição de pressão arterial.
O site oficial da campanha está disponível no endereço: http://www.eusou12por8.com.br/

Com informações da assessoria de imprensa da Sesap

História dos Mártires - Parte Final

Religião - RN


Locais sagrados

Memória histórica desapareceu de Cunhaú e Uruaçu, mas a fé dos mártires já começou a atrair devotos



Três séculos e meios separam a atual comunidade de Cunhaú dos dias de horrores devido a presença de índios bravios e invasores holandeses sob o comando do alemão Jacob Rabbí. Em 1634, quando os holandeses chegaram, Cunháu era o maior engenho em produção na capitania do Rio Grande. Pertencia a Antônio Albuquerque Maranhão.


O local que foi palco do martírio já não está intacto. A capela passou por várias reformas e, do tempo do morticínio, restam apenas os pilares da pequena Igreja. O engenho também está desativado. A população também diminuiu. Hoje, os moradores da fazenda Cunhaú se dedicam ao gado e a agricultura, plantam feijão e jerimum. No total, são oito famílias, cerca de 30 pessoas, que residem no antigo engenho.



A rotina pacata destes moradores muda aos domingos, quando às 10h é celebrada a missa na capela de Nossa Senhora das Candeias. Fiéis de Natal e do interior vão assistir a celebração. O administrador da fazenda, Ademar Rodrigues, confirma o grande movimento de peregrinos para a capelinha.


Diferente dos pontos já famosos de romarias, em outros estados brasileiros, em Cunhaú o comércio de lembrancinhas dos mártires ainda não se instalou nem despertou maiores interesses entre os moradores. Maria Barbosa Soares, que há três anos mora na fazenda, vende o livro "Terra de Mártires", escrito por Auricéia Antunes. A casa onde ela reside é em frente a capela e a senhora destaca que diariamente reza pelos mártires de Cunhaú.


Salvina Barbosa, que mora em São Bento do Norte, é sogra de Socorro e semana passada visitou a fazenda. "Rezo muito pela beatificação. Estes mártires marcaram a Igreja", comenta a senhora, enquanto varria a calçada da capela. Alguns dos moradores nem sabem direito como se deu o martírio.O pedreiro Marciano Barbosa Soares desconhece os detalhes históricos, mas se confessa devoto e admirador dos futuros beatos.


Dúvidas históricas


O local exato do segundo massacre de colonos no Rio Grande do Norte, o antigo porto de Uruaçu, ainda é uma incognita e motivo de controvérsias entre pesquisadores e historiadores. A dificuldade está no fato de que Uruaçu não tinha propriamente um local de moradia, como em Cunhaú. Era apenas um porto às margens do rio Potengi-Jundiaí, para quem ia ao engenho Potengi.


Pesquisas mais recentes localizam a área do massacre dentro da fazenda Carnaubinha, município de Macaíba. Se estiver correto, o local continua sendo o descampado que era no século XV.


As atividades da fazenda Carnaubinha, onde está o Marco do Martírio, estão restritas a cerâmica e a criação de gado. A lavoura aparece apenas no período de chuvas. O único fato que lembra o martírio é um cruzeiro, para onde, no ano passado, foi feita uma grande peregrinação. As marcas de velas no chão mostram que os fiéis continuam visitando o cruzeiro.


Os próprios moradores da fazenda são devotos dos futuros beatos brasileiros. Anália Firne de Melo, 70 anos, reside na fazenda há mais de 20 anos. Diariamente ela caminha por 30 minutos para ir ao cruzeiro. O ritual é sempre o mesmo: ajoelha e começa a rezar com o terço na mão. Nas orações, ela dirige o pedido aos mártires para lhe conceder muita saúde.


Anália faz questão de destacar que já alcançou algumas graças com a ajuda dos futuros bem aventurados brasileiros, mas não entra em detalhes A admiração desta devota pelos mártires fica a mostra para qualquer pessoa. "Rezo durante uma hora", faz questão de ressaltar. As orações são feitas na companhia de outras duas pessoas.


Josefa Guilherme da Conceição, 30 anos, mora na fazenda Carnaubinha, bem próxima do cruzeiro. Ela confirma que muitas pessoas do interior do Estado vão ao local do martírio de Uruaçu.


Além de presenciar o movimento em torno do cruzeiro, Josefa é uma devota dos mártires. Ela diz que alcançou a graça de ter feito uma cirurgia sem qualquer complicação. "Tenho muita fé neles", afirma, apontando para o local do cruzeiro.


Anchieta foi o primeiro



O Brasil demorou a ter beatos reconhecidos pela Igreja, mas a lista já inclui vários outros nomes de religiosos



As beatificações no Brasil começaram com o padre José de Anchieta, declarado bem aventurado no dia 22 de junho de 1981. Este sacerdote teve um trabalho de grande destaque na doutrinação dos índios. "Com eles eu me dou melhor do que com os portugueses", dizia padre Anchieta. Para se comunicar com os nativos, ele aprendeu a língua tupi.


Padre Anchieta nasceu em La Laguna, nas Ilhas Canárias, em 19 de março de 1534, Vinte anos depois desembarcou no Brasil. Aos 25 anos foi nomeado reitor do Colégio de São Vicente, na capitania do mesmo nome. Participou ainda da fundação da cidade do Rio de Janeiro e do hospital da Misericórdia, em São Paulo. Foi também padre Anchieta que atuou na aliança com os índios para a expulsão dos calvinistas franceses do Rio de Janeiro.


O serviço deste religioso poderia ter sido dividido no trabalho com os missionários e o de educador. Para este último, ele escreveu "A arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil". E ainda fez algumas peças como "Ao Santíssimo Sacramento". Padre Anchieta morreu no dia 9 de junho, na cidade de Reritiba, hoje chamada Anchieta, no Espírito Santo.


MADRE - Na última vez que o papa João Paulo II veio ao Brasil, em 1991, ele celebrou a missa de beatificação de madre Paulina. Esta italiana, da cidade de Vigolo Vattaro, nasceu no dia 16 de dezembro de 1865. Junto com os pais e os quatro irmão, veio como imigrante para o Brasil, onde chegou em 1875.


Com 25 anos, madre Paulina deixou a casa da família para cuidar dos cancerosos. Começava aí a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Em dezembro de 1845, ela fez os votos de religiosa e passou a se chamar irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Seu trabalho era dirigido aos excluídos, em especial aos menores abandonados.


Em 1938, madre Paulina perde a mão direita, devido a um problema de diabet. Depois ficou sem o braço direito. Quando morreu, em junho de 1942, ela cega. A madre deixou o exemplo de oração e trabalho na comunidade católica.


BRASILEIRO - O caso mais recente de beatificação foi do frei Galvão, que aconteceu no dia 26 de outubro de 1998. Este religioso foi o primeiro beato brasileiro. Antônio Santana Galvão, como era chamado antes de ingressar na vida religiosa, morreu em 1822, com 83 anos de idade. A ele foi atribuído o milagre da estudante Daniela Silva, 14 anos. Ela foi curada de uma hepatite aguda quando tinha 4 anos de vida.


O trabalho de frei Galvão foi exclusivo aos aflitos e escravos. "Ele se dedicou com amor e devotamento aos aflitos e aos escravos de sua época no Brasil", ratificou o papa João Paulo II, na homilia da beatificação. Ele lembrou ainda a fé franciscana e evangelicamente vivida pelo religioso.


DULCE - É provável que, depois dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, a próxima beata brasileira seja irmã Dulce. O arcebispo de Salvador Geraldo Majella Agnelo já instalou o tribunal eclesiástico para investigar dois milagres atribuídos a religiosa, entre eles uma cura de câncer.


Irmã Dulce dedicou mais de 50 anos da sua vida para o trabalho com os pobres. A obra social é reconhecida internacionalmente. O hospital Santo Antônio, fundado por ela, atende mais de mil pacientes, diariamente. O orfanato na cidade de Simões Filho foi outra criação da freira.


Junto com esta religiosa, a arquidiocese de Salvador também vai investigar a irmã Lindaura, que foi assassinada com 48 facadas por um interno do Abrigo Dom Pedro II. A intenção é que ela seja declarada mártir.


Sesap confirma 1,853 casos de dengue em 2011

Saúde - Dengue - RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta segunda-feira (25), por meio do Programa Estadual de Combate à Dengue, o novo boletim epidemiológico com os números da dengue. Desde o início do ano até o último dia 16 de abril, o RN contabiliza um total de 8.993 casos notificados, dos quais 1.853 foram confirmados.



Conforme os últimos dados, o número de municípios que apresentam incidência alta da doença corresponde a 46, enquanto 50 estão com média, 59 com baixa e 12 com incidência silenciosa. O município de Natal permanece com incidência média, tendo registrado 2.156 notificações. Os dez municípios que apresentam o maior número de casos notificados no Estado são: Mossoró (1.000), Parnamirim (504), João Câmara (429), Pau dos Ferros (355), Macaíba (335), Nova Cruz (240), São Gonçalo do Amarante (230), Equador (188), Guamaré (183) e Santo Antônio (162).


Para combater o avanço da dengue, a Sesap continua realizando a operação com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV) nas zonas Leste e Oeste de Natal, iniciada no último dia 14. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue, Kristiane Fialho, a operação abrange 10 bairros: Petrópolis, Cidade Alta, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Bom Pastor, Dix Sept Rosado, Barro Vermelho, Lagoa Seca e Mãe Luiza. Também são contemplados pela operação os municípios de Parnamirim e Macaíba, onde há alta transmissão da doença.


Com informações da assessoria de imprensa da Sesap

domingo, 24 de abril de 2011

Atestados médicos falsos e fáceis


Saúde - Policia - Natal,RN


Margareth Grilo- Repórter da Tribuna do Norte



O atestado médico que abre essa reportagem (ao lado) pode até chamar atenção pelo nome ilustre do paciente: Café Filho. Mas, no geral, não despertaria suspeitas. Ele tem a CID (Classificação Internacional de Doenças) e um carimbo com nome e CRM do médico. Mas é um engano achar que está tudo correto. Não está. O documento, meramente ilustrativo, foi produzido pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, propositalmente, com informações que não são verdadeiras.

Jornalista da TN entrega carimbos falsos à Polícia Civil

 
Não existe uma médica pediatra Margareth Grilo com CRM 3351. E sim uma jornalista, que assina o documento. E mais: o dono do CRM, impresso no carimbo é o cirurgião torácico, Jeancarlo Fernandes Cavalcante, presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern). Ele autorizou o uso de seu número de CRM para que a reportagem pudesse mostrar que não há dificuldades para a fabricação de um carimbo de uso médico.


Não foi difícil comprovar que o carimbo sai, de qualquer jeito, a critério do cliente. Na terça-feira, 19/04, sem apresentar qualquer documento que comprovasse o exercício da medicina, conseguimos comprar, em menos de seis horas, dois carimbos – um no bairro do Alecrim e outro, na Cidade Alta, zona leste de Natal. Tudo sem a menor dificuldade, apenas mediante o pagamento de R$ 33,00. Dos fabricantes, ouvimos a mesma resposta, ao perguntar sobre o que era necessário para fazer o carimbo:



- Não precisa nada. Coloque apenas seu nome e CRM nesse papel.


As encomendas foram feitas às 10h e às 15h30 estávamos de posse de um carimbo assinado como médica pediatra, CRM 3351; e outro como sendo médica neurologista, CRM 1206. Esse último CRM é do médico gastroenterologista Dr. Damião Nobre de Medeiros, diretor técnico do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina.


“Não existe qualquer fiscalização e não há, nem mesmo no Código de Ética Médica, algum artigo que estabeleça regras para a confecção desses carimbos. É tudo muito livre, com brecha pra todo tipo de fraude”, afirmou o médico Damião Nobre, o primeiro a alertar sobre a vulnerabilidade dos médicos nesse aspecto.


A reportagem da TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com uma das lojas fabricantes de carimbo e a gerência informou, por e-mail, que não exige nenhum documento para a confecção dos carimbos, por não haver legislação que estabeleça essa obrigatoriedade. Em 90% dos casos, os clientes já chegam com texto pré-escrito e já sabe o que querem, segundo a nota enviada.


O ideal, segundo o presidente do Cremern, é que exista um controle sobre a emissão de carimbos de médico, por meio de lei estadual. “É importante que se obrigue quem faz carimbo a cobrar documentação, uma identificação profissional”, disse Jeancarlo Fernandes. Ele adiantou que o Cremern vai procurar a bancada estadual da Frente Parlamentar de Saúde para propor projeto de lei nesse sentido.


Ao entrevistar o delegado titular da Especializada em Falsificações e Defraudações, Iramar Xavier da Cruz, às 11h30 da quarta-feira, 20/04, a reportagem fez a entrega dos dois carimbos confeccionados. Um termo foi lavrado pelo investigador de polícia, Jairo de Souza Severo, que recebeu o material.


Esquema fraudulento é alvo de investigação


A facilidade de confeccionar carimbos abre uma larga porta para um crime cada vez mais comum: a falsificação e a venda de atestados médicos. De posse de um carimbo, basta um computador, acesso a internet e uma impressora. Em minutos cópias e mais cópias de formulários podem ser impressos. O esquema fraudulento é alvo de investigação na Corregedoria do Conselho Regional de Medicina do RN, na Polícia Civil e no Ministério Público Estadual.


No MP, aproximadamente, 40 inquéritos estão em andamento nas seis promotorias criminais. A maioria está em fase de exames grafológicos, realizados no Itep. Segundo o promotor Fernando Vasconcelos, a morosidade da Polícia Civil, no encaminhamento dos atestados para identificar grafia e realizar as oitivas com as partes, termina por dificultar as investigações, acarreta prejuízos e facilita a ação dessas quadrilhas.


Presidente do Cremern, Jeancarlo Fernandes, recebe 20 pedidos de confirmação de atestados por mês

A promotoria Criminal, pela qual responde, tem seis inquéritos instaurados e nenhum finalizado. “A maioria tem mais de um ano e, apesar de não ser uma investigação complexa, a polícia civil não tem concluído os inquéritos com agilidade. Os processos vão e voltam sem que os delegados finalizem”, afirmou o promotor. O MP, explicou ele, fica na dependência da finalização desses inquéritos que vão apontar os elementos de prova, para a promoção da ação criminal.



Por isso, acrescentou, não há provas fechadas em relação à raiz desses esquemas fraudulentos - quem falsifica e vende os atestados. “Nós perdemos tempo com a morosidade e terminamos por não identificar o autor da fraude, a origem desses esquemas. Pegamos apenas quem usa o atestado falso”, disse o promotor.


Segundo ele, os inquéritos apontam para duas situações: a utilização de atestado falso para justificar ausência no trabalho e a falsificação de receita médica para compra de medicamentos especiais (tarja preta), caso em que as farmácias devem recolher a receita médica, mas o controle ainda é ineficaz.


Na Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) foram instaurados, em 2010, 14 inquéritos policiais para investigar suspeitas de fraude em atestados e receitas médicas. O titular, Iramar Xavier da Cruz, disse que assumiu a delegacia há 30 dias e ainda está se inteirando dos procedimentos instaurados, em torno de 1.900. “Estamos trabalhando nesses processos para remetê-los ao judiciário, e vamos ver quais são as pendências nesses casos dos atestados médicos”, informou.


No Cremern, a Corregedoria recebe, em média, 20 pedidos mensais para confirmação de autenticidade. Todos chegam com indícios claros de falsificação. Para cada denúncia é aberta uma sindicância e o médico é convocado a ir ao Conselho para confirmar se emitiu e assinou o atestado. Em muitos casos, a fraude é comprovada.


“Não tenho dúvida que é uma indústria que falsifica carimbos, formulários e vende esses atestados. Temos pilhas e mais pilhas de processos e toda semana está chegado denúncia”, afirmou o presidente do Cremern. Ao comprovar a falsificação do atestado, o médico é orientado a fazer o Boletim de Ocorrência (BO) e levar cópia para o Cremern.


“Nós anexamos o BO ao processo e remetemos para o Ministério Público, a quem cabe propor a ação. É um caso de polícia”, explicou Jeancarlo Fernandes, mostrando vários processos endereçados ao MP. Ele lamenta que até agora, a polícia não tenha chegado aos autores das fraudes.


Nas sindicâncias, o Cremern já identificou várias situações de fraude. Tem casos em que os dados estão corretos (nome do médico e CRM), mas o timbre utilizado no atestado é de um hospital, onde o médico nunca trabalhou. Em outra situação, a pessoa utiliza um CRM existente, mas usa um nome fictício ou mesmo de alguém que conhece. Em outros casos, os falsários mesclam o nome de um médico com o CRM de outro.


Na maioria das vezes, acreditam as autoridades, os carimbos e formulários são confeccionados; em outras, chegam a ser furtados de dentro de hospitais e clínicas. Muitas vezes, o médico é vítima de roubo. A maleta, com esses materiais, esta no carro e quem leva fica utilizando, ou repassa para quem está nesses esquemas.


Médicos se surpreendem com uso indevido de CRM


O cirurgião geral Edmar Montenegro foi vítima de falsificação e foi comunicado pelo próprio Conselho Regional de Medicina. “Tive que ir ao Conselho para reconhecer a assinatura que, para minha surpresa, não era minha. Todos os dados, exceto meu nome, estão errados”, contou. Ele também registrou Boletim de Ocorrência e rastreou o beneficiário do atestado.


Teve uma surpresa: era uma nutricionista, funcionária do hospital regional Deoclécio Marques em Parnamirim. “Ela disse ao hospital que tinha comprado na feira de Parnamirim”. O atestado entregue por ela em dezembro de 2010 possuía timbre apenas da Prefeitura de Parnamirim e constava nele o CRM 1765. O CMR correto do cirurgião é 1760.


Ele também ingressou com um procedimento junto à Comissão de Ética do Conselho Regional de Nutrição. O médico foi vítima de outros dois casos, em 2009. “Só descobri porque o CRM me chamou pensando que eu tinha falsificado, mas era tudo falso. Nunca atendi em Parnamirim. O pior disso tudo é que hoje com a internet você não tem mais privacidade”.


Segundo a diretora do Hospital Deoclécio Marques, Elisabeth Carrasco, a servidora foi afastada e foi aberto um procedimento administrativo na Secretaria Estadual de Saúde, em fevereiro deste ano. O depoimento de Edmar Montenegro causou espanto a quem estava na Sala de Médicos do Walfredo Gurgel, mas não surpreendeu o ortopedista Edson Borges, que relatou que é vítima da mesma fraude.


No caso dele, a pessoa seria um funcionário do Hospital de São José de Mipibu, que estaria já há mais de dois meses entregando atestados médicos supostamente assinados pelo ortopedista, para justificar ausências no trabalho. O timbre do atestado médico seria do Hospital do Coração. “Eu nunca atendi nesse hospital. Então, a gente fica preocupado”, disse.


A direção do hospital de São José teria informado, há dois meses, a direção do Hospital Walfredo Gurgel de que uma pessoa viria a Natal para conversar com o médico e apresentar os atestados médicos suspeitos de fraude, mas até agora nada. “Eu fico sem saber de nada, e isso é muito ruim porque não sei se meu nome continua sendo usado indevidamente”.


Quando recebe atestado com indícios de falsificação ou quando é provocada a investigar alguma situação, a direção do hospital Walfredo Gurgel convoca os médicos para o reconhecimento da assinatura e, caso não atestem a fraude, são orientados a fazer uma declaração e registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia, informou a médica Hélida Bezerra. Esse BO pode ser feito em qualquer delegacia distrital.


Nos últimos seis meses, o hospital registrou quatro casos reincidentes. Ela disse ter conhecimento desse caso de Edson, mas não recordava de ter sido procurada, durante o período que estava na direção do HWG pelo Hospital de São José.


O Hospital Regional Deoclécio Marques também vive as duas faces da moeda. Recebe questionamentos quanto à veracidade de atestados médicos e também faz rastreamento. “Quando há suspeita, sempre confirmamos que é falso. Na maioria das vezes, o CRM não confere com o do médico e a assinatura é diferente”, disse ela.


A unidade percebeu, nos últimos meses, indícios de fraude em vários atestados, assinados por quatro médicos diferentes. Quando as informações foram checadas todos eram falsos. “É difícil coibir, vamos adotando providências caso a caso”.


O QUE DIZ A LEI


Art. 299
Falsidade Ideológica
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa, se o documento é particular.


Art. 301
Certidão ou Atestado ideologicamente falso
Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:
Pena - detenção, de 2 (dois) meses a 1 (um) ano.


§ 1º - Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor de certidão ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos


Art. 302
Falsidade de atestado médico
Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:
Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano.


Art. 304
Uso de documento falso
Pena – Cominada à falsificação ou à alteração (até 2 anos)


Preços dos atestados variam entre R$ 20 e 50


Em São Paulo, no início de março, a polícia desmantelou uma quadrilha que vendia atestados médicos. No centro da capital paulista era possível, por 40 reais, comprar atestados e até receitas médicas para remédios controlados. No RN, o esquema não é escancarado como em São Paulo, é discreto, mas existe. Os relatos ouvidos pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE entre os dias 18 e 20/04 também apontam para a existência de pessoas que vendem atestados médicos.


Atestado foi entregue com falsificação de assinatura de médico


Em Natal e Parnamirim, pode-se comprar atestado médico, por valores que variam de R$ 20,00 a R$ 50,00, de acordo com o número de dias da licença médica. Essas são informações do conhecimento do Cremern e dos departamentos de Recursos Humanos das empresas que denunciaram os casos suspeitos de fraudes. “Uma das pessoas que utilizou atestado falso disse à empresa que comprou por R$ 20,00 no Alecrim”, afirmou o presidente do Cremern.


Na Casa Norte, a gerente administrativa Ana Paula Guedes Duavy, também já ouviu o mesmo. No entanto, nenhuma das pessoas que utilizou atestado falso chegou a confirmar o local exato dessa venda. “Quando a gente imprensava mesmo, eles desconversavam. Um deles chegou a dizer que foi abordado, num hospital, por um sobrinho de uma médica, e que o atestado seria R$ 20,00, mas como o rapaz era amigo dele saiu de graça”, revelou Ana Paula.


Em 2011, a empresa já comprovou cinco fraudes, envolvendo atestados médicos, com uma demissão por justa causa. Segundo ela, houve crescimento acentuado de atestados suspeitos de fraude, nos últimos seis meses, e as empresas é que estão “pagando a conta”. Até porque, muitos casos com indícios de fraudes não são comprovados. Alguns hospitais ajudam na investigação do caso, outros não. E essa é a maior dificuldade.


Um dos casos em que a fraude foi confirmada o funcionário utilizou um formulário próprio do hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina. Esse caso foi registrado na 8ª. Delegacia de Polícia e o funcionário demitido por justa causa. Ana Paula acredita que se os hospitais tivessem uma espécie de Ouvidoria facilitaria a comunicação com as empresas e, com certeza, inibiria esse tipo de fraude, porque os casos seriam acompanhados com mais rigor e agilidade.


Ela citou um caso que chamou atenção na empresa, o de uma funcionária que, em dois meses, apresentou oito atestados médicos (entre 14/01 e 17/03), alguns com elaboração grosseira. Nem todos os atestados dessa funcionária foram confirmados como sendo falsos. Um deles teve a autenticidade confirmada pelo hospital.


Segundo Ana Paula, em algumas situações, como nesse caso, foi possível perceber indícios de que houve ajuda de funcionários do hospital, que era uma unidade privada. “A gente não sabe onde está o esquema – se é o próprio colaborador que falsifica ou se há uma indústria por trás disso –, mas a gente sabe que ele existe”, afirmou.


Em 6 meses, hospital confirmou a falsificação de 20 documentos


O diretor técnico do hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina, Damião Nobre de Medeiros, não tem dúvidas da ação de quadrilhas especializadas. “Pela quantidade que recebemos, existe uma ação organizada em falsificar e vender esses atestados e não me espantaria se essa quadrilha envolver funcionários de hospitais e clínicas”, afirmou o médico.


Ele disse que é difícil para um hospital como o Santa Catarina controlar todo o fluxo de formulários. “Somos um hospital grande, não temos como evitar que uma pessoa leve uma folha de formulário. Não há como evitar furtos dentro da empresa”, disse Damião Nobre.


Nos últimos seis meses, o hospital já recebeu, pelo menos, 20 atestados médicos com suspeita de falsificação e confirmou a maioria deles. Todos em formulário com timbre da unidade e assinatura de, pelo menos, sete médicos diferentes. Dois deles, sequer pertencem ao corpo clínico do hospital. Em todos os casos as assinaturas não batiam com a verdadeira.


Além disso, em alguns atestados a grafia do texto manuscrito era a mesma, embora os documentos fossem assinados por médicos diferentes. Nos atestados, constavam ainda supostas assinaturas de Carlos Antônio Dantas, Otto Max Barreto Aragão. Na maioria das vezes, o profissional é pego de surpresa e tem que se desdobrar para não ser responsabilizado por um ato que não cometeu.


“Todos esses atestados que chegam aqui no hospital, encaminhados pelas empresas são falsos. Nunca recebi um que não fosse”, afirmou o médico gastroenterologista, Damião Nobre. Ele citou várias empresas que solicitaram que o hospital confirmasse a autenticidade de atestados médicos, entre elas, a rede Bompreço, Guararapes, Otoch, Nutrivida e Casa Norte, por desconfiança de que eram falsos. De uma só empresa ele recebeu sete, de uma vez.


Em 2010, o clínico Otto Max foi vítima por cinco vezes de falsificação. Só tomou conhecimento do caso em fevereiro deste ano, quando foi convocado pelo Hospital Santa Catarina, onde também trabalha. “Foi um transtorno. Eu estava em João Câmara, e tive que me deslocar para Natal para reconhecer essas assinaturas. Depois fui prestar queixa, mas terminei desistindo porque perdi muito tempo. Sei que foi um erro, mas não fiz o B.O.”.


Carlos Antônio é cirurgião do hospital Santa Catarina. Foi vítima da mesma fraude. No atestado, afirmou, a exemplo de Otton Max, o seguinte: “não é minha assinatura”. Comparando as duas assinaturas - a dele e que está no atestado (veja fax-símile) a diferença é gritante. “Além disso, o número do CRM utilizado no atestado não era o meu. As empresas que recebem esses atestados tem a obrigação de investigar”, disse ele.


Além de checar a assinatura do médico, a direção confirma se o paciente citado no atestado tem boletim médico registrado. Na maioria dos casos suspeitos, não houve qualquer atendimento.


Número de atestados eclode nas datas festivas


Os atestados tem uma característica em comum: emissão em datas especiais, como carnaval, semana santa, carnatal, final de ano, São João. “As empresas começam a desconfiar quando o funcionário entrega atestados repetidos em curto espaço de tempo e nessas datas específicas”, diz Lindinalda Rocha, diretora administrativa da Nutrivida. No último semestre, a empresa rastreou cinco atestados, três deles supostamente emitidos por médicos do hospital Santa Catarina. Todos eram falsos.


Ela supõe que muitas empresas sequer percebem os indícios de fraude. “Algumas tem mais facilidade de perceber, estão mais atentas, outras não. Nós como somos da área de saúde, e eu já trabalhei no Walfredo Gurgel, temos mais facilidade. Conheço os médicos e fica fácil identificar uma fraude”, diz ela.


A empresária também acredita na existência de uma rede articulada, até pelos depoimentos que já ouviu. “Às vezes você percebe ações de cadastro de pessoas no pronto-socorro apenas para dar respaldo a fraude, quando você procura detalhar esse atendimento não acha nada. E isso caracteriza formação de quadrilha”, disse ela.


Ela acredita que enquanto as empresas e órgãos públicos não se unirem para punir os maus profissionais esse esquema fraudulento não para. “Hoje eu recebo um atestado já vou checar a veracidade, não confio em tudo porque a fraude é gritante”. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE também ouviu relatos de um outro lado da moeda. De pacientes que são realmente consultados, mas alteram datas e número de dias da licença. E de médico que por - amizade, ou por algum tipo de favorecimento - emitem atestados falsos.


O presidente do Cremern evitou citar nomes, mas confirmou que entre os processos de falsificação de atestados, existem processos cujo investigado é o médico. “Não existe protecionismo. O médico que ferir o Código de Ética será punido”. Jeancarlo Fernandes afirmou que a entidade está atenta ao artigo 80, do Código de Ética Médica.


Esse artigo veda ao médico expedir documento médico sem ter praticado ato profissional que o justifique, que seja tendencioso ou que não corresponda à verdade. “Os casos que chegam ao conselho denunciando a falsidade de atestados estão sendo apurados e, se confirmada a prática, o médico vai ser penalizado”, disse. O uso de atestado falso configura crime, com pena de até 2 anos. Além disso, a empresa pode demitir por justa causa.

“Não penso ser candidata, mas toparei o desafio”

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN


Anna Ruth Dantas - Repórter da Tribuna do Norte



Fisionomia tranquila, semblante calmo. A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, surge na sala do apartamento dela, no bairro de Areia Preta, para conceder a entrevista. Além da aparência, mais serena do que quando estava no poder, a Wilma de Faria de agora chega acompanhada de uma cadelinha. “Minha coelhinha. Vai Xuxa”, ordena ao animal de estimação, antes de começar a entrevista. A referência de “coelhinha” é pelo adorno de rosas de coelho colocadas na cadela em referência ao período de Páscoa. Logo a ex-governadora Wilma de Faria se posta na mesa, pronta para começar a entrevista.


Durante todas as perguntas manteve o mesmo tom de voz, exceção de quando foi questionada sobre os escândalos, já transformados em processos judiciais, envolvendo familiares seus. Nesse momento, o semblante ganha um tom de emoção, a voz soa mais contundente ao afirmar: “Quero que tenha justiça na história que construí na minha vida pública. Foi história de dedicação, de amor, muito trabalho, muita luta, essa história não pode ser manchada. Minha vida é aberta a todos”. Ao falar do Governo Rosalba, Wilma de Faria enaltece o trabalho realizado quando esteve a frente do Estado. Ao avaliar a prefeita de Natal Micarla de Sousa já demonstra um discurso de crítica, em um prenúncio da campanha do próximo ano. No entanto, confessa que tem evitado críticas “ferrenhas”, porque essas já surgiram da própria população. A líder política do PSB diz que está se dedicando a organizar o partido e estruturar para o pleito 2012. Aliás, embora com a explícita cautela, é claro o desejo dela de ser candidata a prefeita da capital potiguar. As articulações já foram deflagradas, inclusive com outros pré-candidatos. Wilma de Faria confirma que já conversou com os deputados federais Fábio Faria (PMN), o deputado estadual Fernando Mineiro, o ex-prefeito Carlos Eduardo e até com a prefeita Micarla de Sousa. Não descarta qualquer aliança, com exceção do DEM.



Confira a entrevista que ela concedeu a TRIBUNA DO NORTE.


Como está sendo o seu trabalho político depois de passar pelo governo e hoje não ter mandato?


Atuo como sempre atuei. Evidente que agora atuando mais porque tenho mais disponibilidade. No Governo eu não tinha (disponibilidade), até queria passar o partido para outro membro, mas eles preferiram que eu continuasse (na presidência do PSB). Atuo conversando com os nossos companheiros dos municípios, atendendo a eles quando vêm aqui ou quando perguntam. Atuo na conversa, no diálogo com nossos filiados e também fazendo encontros com deputados, como fiz semana passada, com deputados estaduais. Foi uma reunião que não divulgamos, não convocamos imprensa, mas fazemos sempre essa reunião para discutir.


Como presidente do PSB qual sua preocupação?


Nossa preocupação é com as eleições do próximo ano. Todo partido tem que se preocupar com as eleições e com a organização do partido, em primeiro lugar. Eu estou preocupada junto com nossos companheiros com a organização do partido em cada município e algumas mudanças que poderão existir em função de interesses em cada município. Cada eleição municipal é uma história, os municípios não são iguais e estamos preocupados em conciliar alguns problemas que possam existir. Vamos também começar uma campanha de filiação. Estamos preparando também encontros para fazer um trabalho de capacitação política dos nossos filiados e os que ainda irão chegar.


Na semana passada, o ex-governador Iberê Ferreira defendeu o seu nome como candidata a prefeita de Natal. A senhora aceita essa convocação?


Veja bem, pessoalmente não me coloquei à disposição para ser a candidata. Não é meu desejo. Não que eu não queira ser prefeita, é um cargo que exerci com muito zelo, muita dedicação, no entanto, eu gostaria que houvesse uma outra candidatura do próprio PSB ou aliança com outros partidos. No entanto, se o partido chegar à conclusão que tenho de ser candidata a prefeito para que o partido cresça mais, para que possa atingir uma situação melhor e que possamos chegar a vitória, eu toparei esse desafio. Nem sempre a gente faz o que quer. Quando você tem espírito público e eu me considero uma pessoa que tem espírito público, você tem que fazer o que é melhor para coletividade. Você tem que pensar no bem estar de todos e no fortalecimento do partido.


A senhora disse que “nem sempre faz o que quer”. E o que a senhora quer hoje?


Hoje eu quero que o partido cresça, que nós tenhamos uma filiação, mesmo na oposição. Estamos no Estado do Nordeste que não é fácil fazer oposição, precisa de coragem, de desempenho maior em termos de mobilização, quero que cresça (o PSB), se fortaleça e possamos continuar desenvolvendo em cada município um trabalho em favor da população.


Seu nome já foi cogitado para diversos postos em 2012, inclusive vereadora, onde a senhora seria a “puxadora” de voto. Como recebe esse tipo de comentário?


Recebo com muita tranquilidade. Na verdade, o que tem acontecido é uma coisa um pouco mais forte, que é a candidatura à prefeitura.


Ainda é desafio voltar à Prefeitura do Natal?


É um grande desafio porque Natal cresceu, a população cresceu, temos grandes desafios para promover o desenvolvimento econômico e social. A capital tem situação diferenciada porque é maior em população e importância do que muitas outras capitais da região Nordeste, portanto, é um grande desafio.


Como a senhora avalia hoje a administração da prefeita Micarla de Sousa?


É uma administração que não está agradando a população, há reclamações em relação ao IPTU. Não só em relação ao aumento do tributo, mas também em relação a todo trabalho que foi feito quando as pessoas acham que o IPTU está acima do valor real, do valor venal da casa. Há problemas em relação a isso. Há problema em relação a transporte de massa. Temos problemas graves em relação a trânsito, que é competência do município. A mobilidade social também tem muitos problemas. E ainda há as questões sociais que são problemáticas. Tem também a saúde pública.


Dizem que exatamente por essas dificuldades da atual prefeita, a eleição do próximo ano será mais “fácil” para quem chega com o discurso de oposição pela fragilidade da gestão. A senhora concorda?


Eu não tenho procurado fazer críticas ferrenhas à prefeita tendo em vista que a própria população já enxergou isso. A população não tem muito trabalho de fazer essa colocação. Eu sinto muito que os aliados de Micarla, ao invés de ajudá-la, se distanciaram no momento que ela mais precisa.


A senhora se refere ao senador José Agripino Maia?


A todos. A todos aqueles que estão saindo do barco dela. O barco está numa situação difícil e, portanto, é necessário a gente lembrar isso.


Como está a sua relação com o ex-prefeito Carlos Eduardo, que também deverá ser candidato a prefeito de Natal?


Minha relação com Carlos Eduardo é muito boa. Sempre que ele me procura para conversar estou à disposição. Quando eu o procuro tenho a mesma reciprocidade. Estamos muito bem, mas cada um no partido diferente.


Essa proximidade da senhora com o ex-prefeito Carlos Eduardo traria palanques separados em 2012 ou juntos?


Por enquanto separados. Não há nada definido sobre palanque junto. Só o futuro vai dizer.


E o deputado federal Rogério Marinho, que lançou a candidatura dele a prefeito de Natal?


É natural. Cada partido já colocou candidatura. Acho que vamos ter um elenco de candidatos. Será bem disputada a eleição de Natal.


Qual será o papel de Iberê Ferreira em 2012?


Ele vai nos dar grande apoio em regiões que ele tem um trabalho. Gostaria que ele pudesse ajudar não só na região do Trairi, mas também pudesse fazer trabalho em outras regiões como Seridó, Agreste. Fazer crescer o partido que ele vai somar conosco.


Este é o momento mais delicado do PSB, que não tem nem prefeitura de Natal nem o governo?


Começamos do nada. Tínhamos poucos, quase nenhum prefeito. Quando comecei no PSB o partido não tinha nenhum prefeito eleito. Hoje temos um número grande de prefeitos. Temos número grande de vereadores.


Levando em contas os possíveis candidatos (DEM), Fábio Faria (PSD), Fernando Mineiro, Carlos Eduardo (PDT), Micarla de Sousa, Hermano Morais (PMDB), quem seria hoje já aliado do PSB na disputa?


Já recebi em minha casa vários dos possíveis candidatos a candidato. Recebi o deputado Fernando Mineiro, o deputado Fábio Faria, o ex-prefeito Carlos Eduardo. E conversei com a prefeita Micarla de Sousa. Minha vida é clara, transparente. Essas pessoas todas pediram para conversar comigo e não me furtei a conversar, a debater, discutir. Mas nosso lugar é na oposição à Prefeitura de Natal e ao Governo. Nosso lugar é na oposição no sentido de fazer oposição responsável. Não entrar com picuinha e não manchar imagem da vida pública de ninguém. Queremos o Estado bem administrado, com rigor, justiça. Veja que os indicadores sociais de 2003 a 2009 (Estado é o menor índice de pobreza absoluta). A renda domiciliar é a segunda melhor do Nordeste. O crescimento do PIB foi um dos maiores também. Quero que o crescimento continue.


Quais são os políticos mais suscetíveis de fazer aliança com a senhora?


Essa é uma pergunta que não devo responder. A política é dinâmica. Acho que não devo responder, minha resposta é esta. Não posso responder agora porque senão não poderia conversar com mais ninguém.


Quem são seus opositores políticos?


Estou fazendo oposição ao Governo do Estado. Na verdade a gente sabe que a política é dinâmica. Não temos problema para conversar com outro partido.


Nem com o DEM?


O DEM é mais difícil. Mas a gente pode conversar até com o PSDB.


Por que mais difícil com o DEM?


Porque existiu perseguição muito grande em cima da gente, em cima do PSB.


Saindo da administração municipal e seguindo para estadual. Como avalia os primeiros meses da nova governadora?


É muito difícil você cobrar resultados nos primeiros dias. Difícil fazer avaliação em poucos meses e ver quais as metas alcançadas. No entanto, eu cobrei plano de governo, planejamento, transparência, temos um portal da transparência, se foi criticado deveria ser aperfeiçoado e não deixar de existir. Cobrei tudo que foi compromisso em praça pública e também comece a aparecer aquilo que precisa ser realizado. Naturalmente, que a gente vai ter uma oposição responsável, vigilante. Uma pessoa como eu, que sou determinada, corajosa, não tenho medo de enfrentar, é necessária dar o tempo. Mas à medida que as coisas forem acontecendo a gente vai chamando atenção.


E o governo federal? O que há de concreto para a sua nomeação para a Sudene?


O que existe é que fui convidada pelos nossos companheiros para participar do Governo da presidenta Dilma. Eu disse que estava à disposição, evidente que era importante que fosse de acordo com meu perfil. Mas quem tem experiência de ter sido prefeita de Natal e governadora do Rio Grande do Norte, naturalmente tem condição de assumir qualquer cargo público. No entanto, fico no guardo. Essa questão não deve ser colocada por mim, mas pela presidenta e pelo presidente do partido, o governador Eduardo Campos.


Como a senhora avalia os escândalos, já transformados em ações judiciais, que citam familiares seus em ilegalidades cometidas no seu governo?


Eu acho que são coisas que têm que chegar ao final. Eu sempre fui muito rígida enquanto administradora. Nos problemas sempre que houve qualquer dúvida afastei as pessoas, secretários, assessores. Isso não significa que essas pessoas sejam culpadas, mas elas são investigadas.


Esses processos podem emperrar nomeação sua para cargo federal?


Eu não tenho absolutamente nada. Quero que tenha justiça na história que construí na minha vida pública. Foi história de dedicação, de amor, muito trabalho, muita luta, essa história não pode ser manchada. Minha vida é aberta a todos. Todo mundo sabe que sou a mesma pessoa em relação a patrimônio. Isso me deixa muito tranquila. Está aí meu imposto de renda. Tudo que é meu está muito claro, tudo de acordo com meus salários e a renda que eu tinha.


Mas os escândalos envolvem familiares da senhora...


Mas não significa que seja justo. Isso não é justo. Alguns não eram nem funcionários do Estado e nem exerciam cargos comissionados. Agora não vou defender uma coisa que eles próprios estão se defendendo. Espero que a justiça faça justiça.


Há até uma curiosidade das pessoas: a senhora dedica seus dias a que, depois que deixou o governo?


A política, a estudar uma pesquisa que pretendo fazer para o meu doutorado. Fiz só mestrado, minha vida acadêmica foi interrompida por inúmeros cargos públicos no Executivo. No Legislativo talvez tivesse mais facilidade de fazer essa parte (de estudar) que eu gosto também.


A senhora voltou à universidade?


Estou voltando para fazer o doutorado na área de Educação. Mas ainda não voltei, estou estudando que plano a gente vai fazer.


O poder faz falta?


O poder é transitório. Agora a população do Rio Grande do Norte quis e determinou através de eleição que eu ficasse muito tempo no poder. Eu fiquei 9 anos e três meses na Prefeitura de Natal e 7 anos e 3 meses no governo do Estado.