sábado, 11 de fevereiro de 2012

PEC 300

Politica - Brasil

Não fuja que é PECado, Dilma


PT supera o PMDB em fisiologismo

Politica - Brasil


Claudio Humberto
A ganância do PT por cargos no governo federal, aproveitando-se dos índices de aprovação da presidenta Dilma, está rachando a base aliada no Congresso. Onze dos principais ministérios foram entregues ao PT-SP. O PMDB se queixa de que foram transferidas para o PT algumas das suas posições mais importantes, como o Ministério da Saúde, por exemplo. Indóceis, os peemedebistas estão ameaçando uma rebelião.

Palanque pobre

A preocupação do PMDB tem a ver com a eleição municipal deste ano: sem espaço no governo, os candidatos do partido terão dificuldades.

Derrota premiada

O PT de São Paulo, o mais fisiológico, perde todas as disputas majoritárias, mas controla a maioria dos cargos no governo.

Sub-consciente

Na posse da ministra de Mulheres, Dilma errou outra vez nome do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT). Chamou-o de “Agnelo Rossi”. Quando esteve presa em São Paulo, o cardeal era Agnelo Rossi.

Sem clima

Após mal-estar causado pelo presidente da Câmara, Marco Maia, que desafiou o Planalto, a votação do Fundo de Previdência Complementar do Servidor (Funpresp) ficará para depois do carnaval.

Dois pesos...

Expressão máxima do fisiologismo do PT-SP, Aloizio Mercadante perdeu eleição no primeiro turno, e já ocupa seu segundo ministério.

Falastrão

O coronel golpista que preside a Venezuela, Hugo Chávez, quer vir ao Brasil visitar Dilma e Lula para criar uma “conferência de vitoriosos contra o câncer”. Poderia aproveitar e pagar o que deve à Petrobras.

Mobilização

Os Advogados da União de todo o País realizam mobilização no dia 21 de março em Brasília. Não falam em greve ainda, mas querem ser recebidos pelo Ministério do Planejamento para abrir negociação.

...duas medidas

O ex-ministro Helio Costa (PMDB) levou a disputa ao segundo turno, em Minas, mas permanece no limbo, desprezado pelo governo Dilma.

BNDES e o asfalto em Brasília

O governo do DF recebeu carta branca do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para revitalizar o asfalto no Plano Piloto, área central de Brasília, com dinheiro financiado pelo banco. Em reunião com Coutinho, no Rio de Janeiro, o vice-governador Tadeu Filippelli acertou de apresentar uma carta-consulta ao BNDES solicitando o financiamento. O valor do projeto é estimado em R$ 250 milhões.

Péssimo estado

Aos 52 anos, Brasília nunca teve sua malha viária revitalizada. Basta uma chuvinha para os buracos tomarem conta das pistas.

Fuzileiros

Um batalhão da Polícia Militar em Barra do Piraí (RJ) se amotinou ontem, enquanto a Marinha colocava os Fuzileiros Navais de prontidão para atuar no Rio de Janeiro ou no Espírito Santo, se for necessário.

Ordem unida

Dilma convocou reunião do colégio de líderes governistas. Ela só quer falar, não quer ouvir, avisou Ideli Salvatti (Relações Institucionais), até para não ouvir o coro dos descontentes. A reunião será terça às 10h.

Não deu trela

Lado a lado na posse da nova ministra de Políticas para as Mulheres, a presidenta Dilma mal olhou para o presidente da Câmara, Marco Maia.

Boeing: tudo pelos caças

A americana Boeing topou vender seus caças F-18 ao Brasil pelo mesmo preço de 2009, com prejuízo de 12%, informa a Reuters, após os Rafales da francesa Dassault retomarem a mira no Brasil.

O preço final não foi revelado, nem se falou em transferência de tecnologia.

Esquentou

Só não saiu fogo na reunião de Dilma e empreiteiras da transposição de águas do rio São Francisco porque lá fora a temperatura já era um fogaréu.

Marimbondos de fogo

Réu no processo do mensalão, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) confia que o colega Protógenes Queiroz (PcdoB-SP) obterá do presidente da Câmara, Marco Maia, a votação da CPI da Privataria em março, revolvendo também a falida CPI do Banestado.
 

Cajueiro de Pirangi tem segurança reforçada para o carnaval

Carnaval 2012 - Cajueiro de pirangi


Sete câmeras de monitoramento foram instaladas nos arredores do Cajueiro de Pirangi, considerado o maior do mundo, para reforçar a segurança no período de carnaval. Segundo o administrador da estrutura, o presidente da Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin), Chico Cardoso, o equipamento foi pago com recursos próprios do Cajueiro.
Arquivo TNCajueiro de Piragi terá reforço na segurança durante o CarnavalCajueiro de Piragi terá reforço na segurança durante o Carnaval

A área pertence ao Governo do Estado, mas uma permissão de uso gratuito concedida à Amopin foram transferidas as
responsabilidades de manutenção, geração de renda e auto-sustento do espaço. A Associação aumentou ainda o número de seguranças, que passou de sete para dez. "Estamos preparados para o carnaval", frisou Chico Cardoso.

É através da receita mensal, que advém do taxa paga pelos visitadores diários, que é feita toda a manutenção de toda a estrutura. Neste período do ano (alta estação) o número de visitantes chega a 350 pessoas por dia. O Governo do Estado não repassa nenhum orçamento para ajudar na administração do Cajueiro de Pirangi. A Prefeitura de Parnamirim, por sua vez, informou que é responsável somente pelo gerenciamento do trânsito no entorno da área.

10 Rações para namorar uma dentista

Saúde


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aos 38 anos e mais sarada, Scheila Carvalho posa para o Paparazzo

Paparazzo

Em entrevista, a ex-morena do É o Tchan conta que era tímida na cama e só ficou ousada depois de conhecer o marido, o cantor Tony Salles.

Aos 38 anos, Scheila Carvalho mostrou que está com tudo em cima, em seu novo ensaio para o Paparazzo (ela posou pela primeira vez para o site em 2009). A ex-morena do É O Tchan, que atualmente apresenta o programa "Bom Demais", na TV baiana, e atua no humorístico "Escolinha do Gugu", está mais sarada do que nunca, e afirma que prefere seu corpo atual a o que tinha na época que era dançarina.


Scheila Carvalho está mais uma vez no Paparazzo (a primeira foi em 2009). Agora, o cenário escolhido para o ensaio da musa foi a casa de um velho conhecido, o humorista e professor de educação física Paulo Cintura, no Rio de Janeiro. Colegas de trabalho...


Veja + de Scheila Carvalho no link abaixo

http://ego.globo.com/paparazzo/ensaio/scheila-carvalho.html

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Governo do PT gasta demais e cede à privatização

Politica - Brasil

Senador José Agripino: “Governo do PT gasta demais e cede à privatização”

Em seu primeiro discurso na volta dos trabalhos legislativos, o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), comemorou as concessões à iniciativa privada de alguns aeroportos do Brasil, mas pediu ao governo federal aplicação coerente do capital privado. O senador potiguar criticou o fato de o Executivo estar privatizando somente os aeroportos grandes do país – como recentemente o de Viracopos, Guarulhos e Brasília – e não pensar nas regiões que estão ao redor desses polos, que também dependem de infraestrutura.
“Privatizaram os ‘filés’ Grarulhos, Brasília e Viracopos, e daqui a pouco vão privatizar outros como o Galeão e Confins, mas eu pergunto: e os arredores? Não se pode tomar decisões de forma atrapalhada. Em nome do acerto, defendo que se aplique corretamente o capital privado para que decisões corretas de hoje tragam reflexo para o futuro”, afirmou Agripino.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Carol Abranches no Paparazzo

Paparazzo

Ex-affair de Neymar bate um bolão

Nem mesmo a chuva que caiu durante o ensaio de Carol Abranches esfriou a sensualidade da modelo, ex-affair do jogador do Santos Neymar. A modelo posou para o fotógrafo Ernani d'Almeida numa casa no Alto da Boa Vista, no Rio. "Gostei muito da foto ao lado da imagem de Santo Antônio. Tudo meu está sendo polêmico mesmo, agora vão falar desta foto”, disse ela.



Veja + de Carol Abranches no link abaixo

http://ego.globo.com/paparazzo/ensaio/carol-abranches.html

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cuide bem do seu ouvido

Saúde - Brasil

Você sabe como cuidar bem do seu ouvido? Conheça algumas infecções que causa danos severos, como surdez, e proteja o canal auditivo!

Otite externa


Quando: verão

Causas

O contato direto com a água, em praia ou piscina, facilita a entrada de líquido no ouvido. O uso do cotonete para “secar” a região piora o problema! Como o canal auditivo externo é fino, o bastonete pode provocar fissuras e até infecções.

Sintomas

Dor de ouvido, principalmente durante a mastigação, além de diminuição da audição.

Tratamento

Ao sentir dor, faça compressas quentes. Basta encostar COM CUIDADO um pano no ferro de passar roupa e colocar o tecido sobre o ouvido por cinco minutos. Um especialista pode indicar antibióticos. Esse tipo de otite não causa surdez.

Otite média

Quando: inverno

Causas

O canal de ligação entre o ouvido e o nariz tem a função de permitir a entrada de ar dentro do ouvido. Porém, os fluidos gerados por infecções – como uma gripe, por exemplo – podem bloquear a passagem e causar o problema.

Sintomas

Dor de ouvido e de cabeça, sensação de ouvido tapado, redução da audição e tontura. Uso de antibióticos, corticoides e descongestionantes com orientação médica. Quando necessário, pode ser realizada uma drenagem para retirar a secreção. Sem tratamento, pode-se até perder a audição!

Tratamento

Uso de antibióticos, corticoides e descongestionantes com orientação médica. Quando necessário, pode ser realizada uma drenagem para retirar a secreção. Sem tratamento, pode-se até perder a audição!

Chega de ouvir zumbido!

Sabe aquele apitinho irritante que se ouve de vez em quando? Ele nasce dentro da via auditiva e tem tratamento

Causas: exposição a ruídos excessivos e fone com volume alto, acima de 80 decibéis (uma conversa normal mede 60 decibéis). Descongestionantes e anti-inflamatórios também podem causar o problema.

Consequências: perda de audição e de concentração, irritação, ansiedade, problemas para dormir, depressão e até diminuição da libido.

Tratamento: na maioria dos casos, a cura não é definitiva, mas o problema pode diminuir com aparelhos auditivos e restrição de bebidas com cafeína – a substância diminui a circulação sanguínea e intensifica o zumbido.

Precauções: para se prevenir, ouça música em altura confortável, use protetores em lugares ruidosos e evite situações de estresse.

Órgão autolimpante?

Pode acreditar: o ouvido possui um mecanismo natural de limpeza! Alguns pelos localizados na região se encarregam de expulsar a cera que, em pequena quantidade, protege o canal auditivo de infecções. Por isso, evite lavar o ouvido com sabão e jogar água lá dentro. Cotonete? Nem pensar! Caso sinta necessidade de uma limpeza, procure um otorrinolaringologista.

Cuidado com o cotonete!

No verão, o cuidado com o ouvido deve ser redobrado. “Como ele fica muito mais exposto por causa dos banhos de mar e da piscina, se houver qualquer lesão no órgão, ela pode virar uma inflamação e causar uma otite externa”, explica Clarisse Saba, otorrinolaringologista da Escola Bahiana de Medicina. Para que isso não aconteça, ela aconselha a só limpar o ouvido com a toalha, com o dedo indicador por dentro. Outra razão para evitar a haste flexível : “Ele pode até perfurar a membrana do tímpano e causar surdez parcial”, diz

Candidatura de Rogério Marinho não entusiasma seu grupo

Politica - Eleições 2012 - Natal - RN


Líderes nacionais do DEM e PSDB não destacam Natal como capital onde partidos apostam em vitória em outubro próximo.


Em franca campanha desde o ano passado, o deputado federal Rogério Marinho tem o desafio de convencer o próprio partido a ingressar em sua postulação, a exemplo do que vem fazendo em outras capitais do País.

A aliança anunciada na semana passada pelos líderes do DEM e PSDB para quatro capitais nordestinas é levada com pouco entusiasmo justamente em Natal. Em entrevista ao jornal Valor Econômico desta segunda-feira, essa perspectiva foi dada por caciques da própria legenda.

"A capital potiguar é a única entre as nove da região que não foi apontada como promissora pela oposição. Ali, os favoritos são o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB)", diz o texto.

À publicação, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, destacou otimismo para os projetos do partido em Salvador (ACM Neto), Aracaju (João Alves), Fortaleza (Moroni Torgan), Recife (Mendonça Filho) e Macapá (Davi Alcolumbre).

Já o deputado federal e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, se sente entusiasmado por sete capitais: João Pessoa, Maceió, Teresina e São Luís, no Nordeste; e Rio Branco e Belém, no Norte. A outra é Goiânia, no Centro-Oeste.

Sérgio Guerra adverte, contudo, que, em Natal, o partido "está na disputa". Rogério Marinho tem consolidado terceira posição nas pesquisas divulgadas até o momento para a disputa pelo Executivo.
 
Em franca campanha desde o ano passado, o deputado federal Rogério Marinho tem o desafio de convencer o próprio partido a ingressar em sua postulação, a exemplo do que vem fazendo em outras capitais do País.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Insuficiência cardíaca

Saúde - Mundo

A insuficiência cardíaca (IC) ou insuficiência cardíaca congestiva é uma condição grave na qual a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.
A IC tem muitas causas, incluindo as doenças cardiológicas ou doenças de outros órgãos que afetem o funcionamento do coração.Atualmente com as opções de tratamento possíveis, os indivíduos com IC podem viver muitos anos.No Brasil, segundo os dados do DATA-SUS, a IC é a principal causa de hospitalização em nosso país.

Causas

A IC pode surgir a partir de qualquer doença que afete o coração e interfira na circulação.Certas doenças podem afetar seletivamente o músculo cardíaco, chamado de miocárdio. São as doenças do músculo cardíaco ou miocardiopatias, as quais comprometem a capacidade de contração e relaxamento do coração.Estas miocardiopatias costumam ser divididas em 3 grandes grupos: dilatada (exemplo: miocardiopatia causada pela doença de Chagas), restritiva (exemplo: endomiocardiofibrose) e a hipertrófica (exemplo: miocardiopatia hipertrófica).

A causa mais comum de dilatação e disfunção do músculo cardíaco é a doença arterial coronariana (miocardiopatia dilatada isquêmica), a qual limita o fluxo sanguíneo para o miocárdio pela presença de placas de gordura, podendo ainda acarretar angina do peito ou infarto do miocárdio, que são outras manifestações comuns da doença.A miocardite (infecção do miocárdio causada por uma bactéria, vírus ou outros microrganismos) também pode lesar o músculo cardíaco levando a uma IC.

Doenças das válvulas cardíacas também causam IC.Um estreitamento de uma válvula (exemplo: estenose mitral ou aórtica) poderá obstruir significativamente o fluxo sanguíneo entre as câmaras cardíacas ou entre o coração e as artérias principais. Alternativamente, uma válvula insuficiente (exemplo: insuficiência mitral ou insuficiência aórtica), poderá acarretar um refluxo significativo do sangue, impedindo que este siga seu caminho normal. Esses distúrbios valvulares aumentam a carga de trabalho do miocárdio, o que acarreta uma diminuição da força de contração cardíaca e, consequentemente, o quadro de IC.

Outras doenças que afetam principalmente o sistema de condução elétrica do coração, resultando em batimentos cardíacos lentos, rápidos ou irregulares (arritmias cardíacas e os distúrbios da condução elétrica do coração), prejudicando o bombeamento do sangue por parte do coração também podem causar uma IC.

A hipertensão arterial pode fazer com que o coração trabalhe mais vigorosamente, tornando inicialmente a musculatura cardíaca mais espessa (hipertrofia ventricular), dificultando a capacidade de relaxamento cardíaco.Com o tempo, poderá surgir uma dilatação cardíaca, diminuição da força de contração e uma IC.Algumas pessoas podem desenvolver um enrijecimento do pericárdio (membrana fina que reveste o coração), como uma consequência de certas doenças do pericárdio como por exemplo a pericardite tuberculosa. Esse enrijecimento, chamado de pericardite constritiva crônica, impede que o coração expanda completamente entre os batimentos e encha-se de sangue de uma forma adequada.

Embora com frequência muito menor, doenças sem causa cardiológica, podem levar à IC. Nestes casos, apesar do coração ser normal, este torna-se insuficiente por não receber oxigênio e nutrientes adequados (exemplo: cor anêmico causado por uma anemia profunda) ou por não conseguir suprir uma demanda aumentada por parte do organismo (exemplo: tireotoxicose no hiperteireoidismo).A IC poderá ser um efeito colateral do uso de quimioterápicos (medicamentos usados para o tratamento do câncer).

As causas da IC variam nas diversas regiões do mundo, segundo as diferentes doenças que ocorrem em cada país. Por exemplo, nos países tropicais certos parasitas podem alojar-se no miocárdio, como é o caso da doença de Chagas, geralmente causando IC em pessoas muito mais jovens do que nos países desenvolvidos.

Sinais e sintomas

Os pacientes com IC descompensada apresentam falta de ar, cansaço e fraqueza.A adrenalina e a noradrenalina liberadas em excesso fazem com que o coração trabalhe mais vigorosamente, ajudando-o a aumentar o débito cardíaco até certo ponto, compensando o problema de bombeamento temporariamente. O débito cardíaco pode retornar ao normal, embora geralmente às custas de um aumento da frequência cardíaca e de um batimento cardíaco mais forte. No indivíduo sem cardiopatia que necessita de um aumento momentâneo da função cardíaca essas respostas são benéficas.

No entanto, naquele com cardiopatia crônica essas respostas podem gerar no longo prazo demandas maiores para um sistema cardiovascular que já se encontra doente.Com o decorrer do tempo, essa demanda acarretará uma deterioração da função cardíaca. Outro mecanismo corretivo consiste na retenção de sódio pelos rins, para manter constante a concentração de sódio no sangue.Neste contexto ocorre uma retenção de água concomitantemente (edema). Essa água adicional aumenta o volume sanguíneo circulante e, a princípio, melhora o desempenho cardíaco. Uma das principais consequências da retenção de líquidos é que o maior volume sanguíneo promove a distensão do miocárdio.

Esse músculo distendido contrai com mais força da mesma maneira que o fazem os músculos distendidos do atleta antes do exercício.Esse é um dos principais mecanismos utilizados pelo coração para melhorar seu desempenho em atividades físicas, pois os seus músculos não recebem um aporte adequado de sangue.O edema (acúmulo de líquidos) também provoca muitos sintomas. Além da influência exercida pela força da gravidade, a localização e os efeitos do edema são influenciados pelo lado do coração que apresenta maior comprometimento. Frequentemente existe um predomínio dos sintomas da doença que são provenientes de um dos lados do coração afetado.

A IC direita tende a produzir acúmulo de sangue que flui para o lado direito do coração.Esse acúmulo acarreta edema dos pés, tornozelos, pernas, fígado e abdômen. A IC esquerda acarreta um acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar), causando uma dificuldade respiratória intensa. Inicialmente, a falta de ar ocorre durante a realização de um esforço, mas com a evolução da doença, ela também ocorre em repouso.

Algumas vezes a dificuldade respiratória manifesta-se à noite, quando a pessoa está deitada, em decorrência do deslocamento do líquido para o interior dos pulmões (ortopneia).Frequentemente o indivíduo acorda com dificuldade respiratória ou apresentando sibilos ou chio de peito (dispneia paroxística noturna). Ao sentar-se, o líquido é drenado dos pulmões, o que torna a respiração mais fácil. Os indivíduos com IC podem ser obrigadas a dormir na posição sentada para evitar que isso ocorra.Um acúmulo exagerado de líquido (edema agudo de pulmão) é uma emergência potencialmente fatal.

Diagnóstico

A descrição dos sintomas de IC geralmente é suficiente para o diagnóstico da doença. Os achados a seguir podem confirmar o diagnóstico de IC: pulso fraco e acelerado, hipotensão arterial (pressão baixa), determinadas anomalias nas bulhas cardíacas, aumento do coração, dilatação das veias do pescoço, acúmulo de líquido nos pulmões, aumento do fígado, ganho rápido de peso e acúmulo de líquido no abdômen ou nos membros inferiores.

O peptídeo natriurético tipo-B (BNP) é um hormônio produzido no miocárdio (músculo cardíaco) dos átrios e ventrículos, que são as câmaras cardíacas superiores e inferiores do coração. É um indicador de um aumento das pressões intracardíacas, ou seja, dentro dessas câmaras do coração).A dosagem do peptídeo natriurético tipo-B estará aumentada na IC com disfunção sistólica (diminuição da contração do coração) e/ou diastólica (diminuição do relaxamento do coração).O exame é util não só para avaliação da gravidade da IC, mas também para o seu acompanhamento clínico.
O eletrocardiograma poderá demonstrar um aumento das câmaras do coração, presença de alterações do ritmo cardíaco, e ainda fornecer indícios sobre a causa da IC.

Uma radiografia de tórax também poderá revelar um aumento do coração e o acúmulo de líquido nos pulmões.Frequentemente o desempenho cardíaco é avaliado através de outros exames, como o ecocardiograma, exame que utiliza ondas sonoras para gerar uma imagem do coração. O ecocardiograma nos fornece indícios sobre a causa da IC, bem como o tipo de disfunção cardíaca existente: alteração de relaxamento, diminuição da força de contração ou ambos.O ecocardiograma ainda fornece elementos para uma estimativa da gravidade do quadro.Outros exames de laboratório e/ou cardiológicos poderão ser realizados para determinar a causa subjacente da IC .

Classes funcionais da IC (níveis de gravidade)
Chamamos de classe funcional a avaliação do grau de limitação física causada pela doença. A classificação mais aceita é a da New YorK Heart Association ( NYHA ):
- Classe I:
São pacientes com disfunção cardíaca observada no ecocardiograma, no entanto, não há falta de ar ou este sintoma só aparece com a realização de grandes esforços.
- Classe II:
São pacientes que apresentam falta de ar com qualquer esforço acima dos habitualmente realizados.
- Classe III:
São pacientes que apresentam falta de ar aos mínimos esforços, como pentear os cabelos.
- Classe IV:
São pacientes que apresentam falta de ar mesmo ao repouso.
Tratamento

Nos pacientes com IC, muito pode ser feito para tornar a atividade física mais confortável, para prolongar e melhorar a qualidade de vida do paciente. No entanto, não existe uma cura para a maioria das pessoas com IC.Os médicos abordam a terapia através de alguns ângulos: medidas gerais , tratamento da causa da IC, remoção dos fatores que contribuem para o agravamento da IC e tratamento da IC propriamente dita.

- Medidas gerais:

Os médicos podem recomendar um programa de suporte para a interrupção do tabagismo, para a realização das alterações dietéticas adequadas, para a interrupção do consumo de bebidas alcoólicas ou para a realização regular de exercícios físicos leves a moderados, visando melhorar o estado físico geral. A manutenção de um peso corporal próximo ao ideal é fundamental.

Para os indivíduos com IC mais grave, o repouso ao leito por alguns dias pode ser indicado como uma parte importante do tratamento. O excesso de sódio na comida pode provocar retenção de líquido, complicando o tratamento clínico. Geralmente, a quantidade de sódio no organismo diminui quando o Glossary LinksalSal : Pontos: 0 - Peso: * - Porção: à vontade da mesa,o sal nos alimentos e os alimentos salgados são totalmente evitados.Os indivíduos com IC grave normalmente recebem informações detalhadas sobre como limitar a ingestão de sal.

Os indivíduos com IC deverão verificar o conteúdo de sal dos alimentos industrializados lendo as embalagens cuidadosamente. Um modo simples e confiável de controlar a retenção de líquido pelo organismo consiste no controle diário do peso corpóreo. Variações superiores a 1 kg por dia, geralmente, são devidas a retenção de líquido.

Um ganho de peso rápido e constante (1 kg por dia) é um indício de que a IC está se agravando.Por essa razão os médicos frequentemente solicitam aos pacientes que eles controlem o peso diariamente com o máximo de acurácia possível, basicamente pela manhã (após urinar e em jejum). Em casos mais graves de IC a restrição da ingestão de líquidos também poderá ser necessária.

- Tratamento das causas

Uma cirurgia pode corrigir uma válvula cardíaca estreitada ou insuficiente, uma conexão anormal entre as câmaras cardíacas (cardiopatias congênitas como as comunicações entre os átrios ou ventrículos , CIA ou CIV, respectivamente) ou ainda uma obstrução coronariana, através de uma cirurgia de ponte de safena.Algumas vezes a causa pode ser totalmente eliminada sem necessidade de uma cirurgia.Tratamentos medicamentosos, cirúrgicos ou radioativos podem corrigir a hiperatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo).

A miocardiopatia alcóolica poderá desaparecer totalmente após a cessação da ingestão de álcool. De modo similar, algumas drogas podem reduzir e controlar a hipertensão arterial, desaparecendo assim o quadro de IC. Um marcapasso artificial definitivo poderá compensar um bloqueio cardíaco e , desta forma , fazer desaparecer o quadro de IC.

- Remoção dos fatores contribuintes

A ingestão excessiva de álcool, hipertensão arterial descontrolada, a presença de arritmias cardíacas descontroladas, anemia ou de distúrbios da tireoide são alguns dos fatores que agravam a IC, independentemente de sua causa.Estes fatores deverão ser corrigidos para que ocorra uma significativa melhoria dos sintomas relacionados ao quadro da IC.

- Tratamento do quadro clínico da insuficiência cardíaca:

O melhor tratamento para a IC é a prevenção ou a reversão precoce da causa subjacente.Pacientes hipertensos, portadores de doença arterial coronariana (placas de gordura nas artérias do coração) e diabéticos são de alto risco para o desenvolvimento de IC.Entretanto, mesmo quando isso é impossível, os importantes avanços terapêuticos podem prolongar e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com IC.

O tratamento da IC costuma envolver o uso de várias medicações de forma conjunta.Irregularidades do ritmo cardíaco (arritmias), nas quais o batimento cardíaco é demasiado rápido , lento ou errático , podem ser tratadas com medicamentos ou com um marcapasso artificial definitivo. Este ainda poderá ser indicada em portadores de bloqueio de ramo esquerdo, um distúrbio da condução elétrica do coração que o faz bater de forma inadequada.

As câmaras cardíacas dilatadas e com contração deficiente permitem a formação de coágulos sanguíneos em seu interior. Nesse caso, o perigo é o descolamento dos coágulos para o interior da circulação, causando lesões em outros órgaos vitais, como o cérebro, e acarretando um acidente vascular cerebral (derrame cerebral). As drogas anticoagulantes são importantes porque ajudam na prevenção da formação de coágulos de sangue no interior das câmaras cardíacas.

A terapia de ressincronização cardíaca (através de um marcapasso artificial), poderá ser indicada em casos graves que apresentem bloqueio do ramo esquerdo no eletrocardiograma. O transplante cardíaco está indicado para alguns indivíduos que são saudáveis em outros aspectos e cuja insuficiência cardíaca é grave e vem se agravando, não respondendo de modo adequado as outras modalidades de tratamento. Corações mecânicos temporários, parciais ou completos, ainda encontram-se em fase experimental.

Um terapia experimental e promissora, é o transplante de células tronco.Consiste no implante de células progenitoras com a capacidade de regenerar áreas do coração lesadas, fortalecendo o músculo cardíaco e melhorando o quadro de IC.
Prognóstico (gravidade)

Existem alguns elementos observados no exame clínico ou em exames complementares, indicam uma evolução desfavorável. São eles: idade (mais que 65 Anos) , hiponatremia (sódio no sangue abaixo de 130meq/L), elevação progressiva da creatinina (exame que avalia a função renal), anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos, hemoglobina <11g/dl), sinais de hipoperfusão periférica (má circulação nas extremidades), caquexia cardíaca, bloqueio do ramo esquerdo completo (distúrbio da condução elétrica do coração observado no eletrocardiograma), fibrilação atrial (arritmia cardíaca atrial), padrão restritivo no ecocardiograma com doppler, elevação persistente do BNP apesar do tratamento , congestão persistente (acúmulo constante de líquido nos pulmões), B3 persistente (presença de uma terceira bulha cardíaca anormal), taquicardia ventricular sustentada ou episódio de uma fibrilação ventricular (arritmias ventricular grave).

Menina que fez transplante de seis órgãos toma 9 medicamentos diários

Saúde - Mundo

Alannah Shevenell, de 9 anos, tinha um raro e agressivo tumor.
Estômago, pâncreas, fígado, baço, intestino e esôfago foram trocados.


A menina americana Alannah Shevenell, de nove anos, que foi submetida com êxito há alguns dias em Boston, nos EUA, a um extraordinário transplante de seis órgãos, que incluiu um raro transplante de esôfago, toma nove medicamentos diários e é submetida a exames contínuos para controlar os níveis de açúcar.

Alannah Shevenell está em casa com a avó (Foto: AP Photo/Robert F. Bukaty)Alannah Shevenell com sua avó (Foto: AP Photo/Robert F. Bukaty)
 
Por conta da fragilidade de seu sistema imunológico, ela não pode ficar em locais com muitas pessoas, como escolas, igrejas ou centros comerciais. Também não pode comer vegetais crus ou frutas, exceto aquelas com casca ou pele muito fina, pelo risco de germes.
Por isso, um tutor trabalha 20 horas por semana na casa da menina para que ela possa dar continuidade aos estudos.
Alannah tinha desde 2008 um raro e agressivo tumor que se expandiu para o estômago, fígado, pâncreas, esôfago, intestino delgado e baço, até não deixar outra opção, exceto um transplante múltiplo, que aconteceu na terça-feira passada.

Alannah Shevenell recebeu o transplante de seis órgãos (Foto: AP Photo/Robert F. Bukaty)Alannah Shevenell recebeu o transplante de seis órgãos (Foto: AP Photo/Robert F. Bukaty)
 
"Quando todos os outros tratamentos falharam, o diretor do Centro de Transplante Pediátrico (PTC) do Hospital Infantil sugeriu um transplante múltiplo de órgãos que removeria o tumor e substituiria os seis órgãos afetados por sua presença", afirma um comunicado publicado no site do hospital.

"Sob o comando do cirurgião e diretor do PTC, Heung Bae Kim, cirurgiões do PTC executaram uma intervenção cirúrgica de 14 horas. Uma vez que o tumor de Alannah foi extirpado com êxito, os médicos pegaram os órgãos do doador, que vieram de apenas uma pessoa e foram mantidos juntos, e os transplantaram para a menina", completa o texto.

"O caso da pequena Alannah tornou o PTC do Hospital Infantil de Boston o primeiro centro da Nova Inglaterra a ter transplantado com sucesso seis órgãos em apenas uma intervenção", disse o centro médico.

"Não havia maneira de retirar o tumor sem retirar os órgãos, porque se retirássemos o tumor, os órgãos não receberiam sangue e morreriam", afirmou Bae Kim ao jornal Boston Globe.
"Cada transplante é um desafio. Mas este foi um pouco maior pelo esôfago", completou Kim, ressaltando ainda as "dificuldades para encontrar os órgãos, que deveriam ser do mesmo tamanho e tipo sanguíneo da criança".
A oportunidade surgiu quando a família de um menino recentemente falecido ofereceu a doação dos órgãos para que Alannah tivesse uma segunda chance.
"Como Alannah mostrou, o transplante múltiplo de seis órgãos é possível", destacou o Hospital Infantil de Boston.

A menina retornou para casa no Maine na quarta-feira, depois de passar mais de três meses internada recebendo tratamentos infrutíferos e a operação de transplante final.
Alannah, que mora com os avós em Hollis, uma localidade de 4.500 habitantes no Maine, não terá nenhuma restrição real em termos de atividade, segundo Kim.

Decisão de Micarla está tomada, mas anúncio será em maio

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN

Anna Ruth Dantas - Repórter

Enquanto finaliza a reforma do secretariado, que deverá ser publicada amanhã no Diário Oficial, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa já admite que decidiu sobre a eleição de 2012. No entanto, ela faz mistério e afirma que anunciará a decisão apenas no mês de maio. A justificativa? "Não quero, de forma alguma, que isso se misture com minha gestão", responde. Embora não diga se será ou não candidata à reeleição, Micarla de Sousa dá mostras de tentar uma recomposição político-partidária, prova disso é a acomodação do Partido Progressista, legenda do vice-prefeito Paulinho Freire, na Secretaria de Mobilidade Urbana.
Aldair DantasMicarla de Souza: Há alguns secretários para conversar. Mas agora, no final dessa semana e início da próxima, já estarão saindo para que outros possam estar nos seus lugares.Micarla de Souza: Há alguns secretários para conversar. Mas agora, no final dessa semana e início da próxima, já estarão saindo para que outros possam estar nos seus lugares.

Proximidade com o PP de um lado, críticas diretas a gestão Rosalba Ciarlini do outro. A prefeita Micarla confirma que esperava uma parceria com a gestão estadual, o que não está ocorrendo. Segundo ela, a administração estadual está acumulando um débito mensal de R$ 500 mil com a Prefeitura do Natal. O valor seria a contrapartida do Governo do Estado para a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Pajuçara, que está em funcionamento desde maio de 2010. Confira a entrevista que Micarla de Sousa concedeu:

A senhora pediu para seus auxiliares decidirem agora sobre a eleição de 2012 (ela afirmou que os secretários candidatos deverão deixar os cargos agora). E a senhora já decidiu se será candidata?

A prefeita Micarla já decidiu o que vai acontecer. Mas não quero, de forma alguma que isso se misture com minha gestão. O que o resultado da minha decisão, que depois já foi tomada, a minha família foi consultada, que é mais importante para mim, mas esse resultado só será divulgado no período que antecede as convenções.

A senhora então só anunciará sua decisão em junho?

Em maio. Eu não quero de forma alguma me desviar do foco que estou na nossa gestão. Foram três anos de muitas dificuldades. Não sei o que faria alguém que estivesse no meu lugar, sem R$ 1 do Governo do Estado, acho que isso nunca havia acontecido. Completo meu terceiro ano sem R$ 1 do Governo do Estado. É muito complicado, é muito difícil. Além disso, sem o apoio durante dois anos do Governo Federal.

O Governo Rosalba não lhe ajuda?

Na hora que eu apoiei a governadora Rosalba, fazendo até um gesto de retribuição do seu apoio a minha candidatura e também atendendo um pedido naquele momento do senador José Agripino, que foi uma pessoa por quem sempre tive um carinho muito grande, mas eu imaginava que pelo fato da governadora ter sido a mais votada da nossa cidade, ter recebido nosso apoio e ter sabido e estar consciente das dificuldades que enfrentávamos pelo fato de não ter apoio do Governo Wilma de Faria, imaginava que já tivéssemos tido um socorro mais rápido. O que a governadora me colocou foram as dificuldades que o Estado sofre que não são diferentes das dificuldades que os municípios sofrem. Imaginava que nós (Micarla e Rosalba Ciarlini) estivéssemos com uma parceria, especialmente na área da sáude, que foi o que mais pleiteei. São questões básicas, como a UPA; temos três autorizadas pelo Governo Federal para serem inauguradas, mas segundo a comissão bipartite (comissão integrada por órgãos e servidores da Saúde), toda contrapartida na construção e manutenção deve ser 50% governo (do Estado) e 50% prefeitura. Inauguramos a UPA (Pajuçara) em maio de 2010, vamos para dois anos e até agora o Governo do Estado não deu sua contrapartida. Não repassou nem o valor da UPA e nem o valor da manutenção. Dados concretos: a UPA custa R$ 1,2 milhão por mês. Recebemos do Governo Federal R$ 175 mil por mês, os outros R$ 1 milhão quem banca é a Prefeitura. Temos um déficit por mês que deveria ser do governo do Estado. A questão da saúde foi algo que bati muito, sei que o maior beneficiário das UPAs é o povo, mas o segundo maior beneficiário é o Governo do Estado, por desafogar os grandes hospitais.

A senhora já recebeu a comunicação dos secretários que disputarão o pleito 2012 e deverão deixar o Executivo?

Estou conversando um por um. Há alguns secretários para conversar, alguns já me colocaram. Mas agora, no final dessa semana e início da próxima, já estarão saindo para que outros possam estar nos seus lugares.

A senhora confirma que o PP indicará o novo titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)?

O vice-prefeito Paulinho Freire e a bancada de vereadores, junto com todo partido, o diretório municipal da cidade de Natal, ficou responsável pela indicação da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Quem virá mais com essa reforma do secretariado?
Sábado vocês verão no Diário Oficial.

Mas quais serão as pastas a terem mudanças de titularidade: Educação, Saúde, Esporte?

Eu também sou jornalista, ponto. (risos)

Qual o perfil do secretariado que virá?

O perfil é de gente que arregace as mangas, que possa fazer acontecer. A gente passou dois anos, os dois primeiros anos a pão e água tanto com o Governo Federal como com o Governo do Estado. O terceiro ano foi um ano em que devido ao apoio, a parceria com a presidente Dilma Rousseff, as coisas começaram a serem esboçadas. Só no final do ano passado, a partir de dezembro, o que estava esboçado de parceria, como os R$ 338 milhões das obras da Copa, que começaremos dia 23 de fevereiro, como o Minha Casa Minha Vida, a recuperação da nossa malha viária, passaram dos planos da promessa para realidade. Agora temos toda capacidade e oportunidade, ímpar que não tivemos em três anos, de termos recursos para fazermos as obras que Natal precisa. No primeiro ano o investimento foi na saúde, UPA, Sandra Celeste (hospital maternidade), reforma do Hospital de Pescadores, o segundo ano foi da educação, passamos de 2 mil para 15 mil crianças nas escolas. O terceiro ano foi especial para o funcionalismo, o plano de cargos entrou e tivemos um investimentos de quase R$ 100 milhões a mais do que já pagávamos. Tanto é que estamos acima do limite prudencial (da Lei de Responsabilidade Fiscal). O investimento (em 2012) é em infraestrutura. E para ele se concretizar preciso de uma equipe que arregace as mangas. Precisamos de um momento novo para nossa cidade.

Qual a estratégia do município para sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal?

Se você for pensar que hoje temos uma folha bruta que chega a R$ 40 milhões e dentro dessa folha os cargos comissionados não chegam a R$ 1,5 milhão. Não penso de forma alguma em voltar atrás em nenhuma ação que fizemos com relação ao incremento que ganha o servidor público. Qual a nossa saída? É aumentar a receita. Hoje nós felizmente estamos com uma receita que teve recorde em janeiro. Foi a maior receita de todos meses de janeiro. Isso se deve ao pagamento do IPTU. Ano passado o IPTU chegou a ter uma inadimplência de 56%, na zona Norte, em regiões como Lagoa Azul era 82% de inadimplência. Hoje nós batemos o recorde, com R$ 30 milhões (apenas em IPTU) no mês de janeiro. Com esses recursos já podemos deixar uma reserva desse valor para o início das obras da Copa, para as primeiras desapropriações e primeiras contrapartidas. Foi fundamental o apoio da presidenta Dilma Rousseff. O Governo Federal está nos ajudando com obras de revitalização da nossa malha viária. ossa malha viária precisa de um "up" e isso nós vamos fazer esse ano.

Mônica Carvalho no Paparazzo

Paparazzo - Mônica Carvalho



Mônica Carvalho fez o ensaio para o Paparazzo numa quinta-feira de sol no Rio. Ela passou o dia posando para as lentes do fotógrafo Marcos Serra Lima. "Adorei o resultado, ficou incrível", disse ela após a sessão de fotos.





Veja + de Mônica Carvalho no link abaixo

http://ego.globo.com/paparazzo/ensaio/monica-carvalho.html

Com novo relator, CEI dos Contratos segue dentro do prazo oficial

Politica - CEI dos Contratos - Ver Julia Arruda


Os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades nos contratos da Prefeitura definiram, na tarde desta quarta-feira (1), o vereador Bispo Francisco (PSB) como novo relator. Ele vai ocupar o lugar do vereador Júlio Protásio (PSB), que renunciou ao posto no último dia 26 de fevereiro. De acordo com a presidente da CEI, vereadora Júlia Arruda (PSB), a mudança vai permitir que as investigações sigam seu trâmite normal, dentro do prazo oficial previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal.
“Com a definição do novo relator poderemos dar continuidade a esta parte conclusiva da CEI, que compreende a finalização das análises e a apresentação do relatório em Plenário, assim que as atividades do Legislativo forem retomadas no dia 15 deste mês”, destacou Júlia. De acordo com ela, o próximo passo será coletar o que foi produzido pelo então relator Júlio Protásio, para que o novo relator possa se inteirar do relatório.
O vereador Bispo Francisco de Assis disse que analisou a situação e resolveu aceitar a relatoria. “Depois de analisar resolvi aceitar ser relator da CEI. A minha preocupação era por não saber o teor do relatório, mas a partir de agora vou começar o meu trabalho com o objetivo de dá um desfecho a CEI dos Contratos”, concluiu o vereador. Ele informou ainda que vai averiguar os documentos produzidos pelo antigo relator juntamente com o auxílio dos procuradores da Câmara, com o objetivo de fazer possíveis modificações ou acréscimo de dados.

Após a reunião de hoje, a vereadora Júlia Arruda encaminhou ofício ao presidente da CMN, vereador Edivan Martins (PV), comunicando a escolha do novo relator. Apesar da CEI contar atualmente com quatro membros, número dentro do limite estabelecido pelo regimento (que permite que a Comissão funcione com 3 a 5 parlamentares), a vereadora também solicitou ao presidente a indicação de um novo membro para ocupar a vaga deixada por Júlio Protásio.
Por fim, o vereador Bispo Francisco de Assis enviou ofício ao vereador Júlio Protásio solicitando o repasse do pré-relatório desenvolvido enquanto este ainda fazia parte das investigações.

Agnelo afirma que apoiará a reeleição de Maurício

Politica - Parnamirim - RN


Blog de Paulo Tarcísio Cavalcanti
O deputado Agnelo Alves (PDT) me disse que vai participar - 24 horas por dia - da campanha de reeleição do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques.
Agnelo refuta colocações de adversários de que teria sido traído por Maurício, assinalando que o seu antigo vice-prefeito e atual sucessor vem realizando uma administração de continuidade, dando sequência a todos os projetos que iniciou em benefício de Parnamirim.
- Esse trabalho terá que continuar - enfatizou.

Prefeitura de Natal tem um novo secretário a cada 20 dias

Politica - Prefeita Micarla de Souza - Natal,RN


Foram 56 mudanças no primeiro escalão nos últimos 37 meses realizadas pela prefeita Micarla de Sousa; mais recentes foram iniciadas ontem.


Começar de novo. É como pode ser avaliada a mudança de secretariado que a prefeita Micarla de Sousa realiza em sua gestão neste início de ano, restando 11 meses para a alcaidessa concluir seu mandato.

As mudanças foram iniciadas ontem com a publicação de exonerações e nomeações dentro da máquina administrativa. Elas devem seguir ao longo da semana, quando haverá nomeações ainda para primeiro, segundo e terceiro escalão. Só entre os seus secretários, as mudanças chegam a 56, o que dá a média de um secretário novo a cada 20 dias.

O propósito das mudanças não é apenas modernizar a gestão, como tem dito a prefeita, mas escolher acertadamente aqueles que estão ao lado da administração. O DOM de hoje começa por cargos de primeiro escalão. Alguns foram apenas relocados de pasta; outros foram mesmo para a degola, e não voltam mais.

Deixaram suas pastas os seguinte secretários: Jean Valério Damasceno (Comunicação Social); Cláudio Porpino (Semsur); Rodrigo Cintra (Secopa); Luiz Almir (Relações Interinstitucionais); Elisabeth Thé (Mobilidade Urbana); Tertuliano Pinheiro (Turismo); Lailson Vieira (Procon); Vagner Araújo (Gestão de Pessoas), Carlos Von Sohsten (Gestão Estratégica e Ouvidoria); Kalazans Bezerra (Gabinete Civil).

Ao mesmo tempo, alguns foram restituídos, mas a funções diferentes. Jean Valério foi nomeado novo titular da Secopa. Cintra não volta mais para a administração em razão de desgastes gerados por sua passagem turbulenta no borboletário. Para a Semsur, foi um adjunto do Gabinete Civil, Luis Antônio Lopes.

O jornalista Gerson de Castro é o novo secretário de Comunicação Social. Ele vem dos quadros da 95 FM, emissora de propriedade da família da prefeita. Carlos Voh Sohsten substitui Vagner Araújo na Segelm.

Dos quadros da própria Semob saiu o novo titular da pasta, Márcio José Dantas Luz. Márcio Godeiro é o novo titular da Relações Interinstitucionais. Para o Gabinete Civil, como já se sabia, foi nomeado o vereador Heráclito Noé.

As substituições de Tertuliano Pinheiro e Rodrigo Cintra serão feitas nesta semana. O primeiro preferiu deixar a gestão. Cintra sai pelos desgastes que provocou.

Micarla faz reforma com mudanças em dez secretarias

Politica - Prefeita Micarla de Souza - Natal,RN


O Diário Oficial do Município de hoje oficializa as mudanças no secretariado prometidas pela prefeita Micarla de Sousa. Dez pastas tiveram mudanças, com os seus titulares exonerados. Da mesma forma, houve sete nomeações. Alguns dos secretários foram realocados para outras pastas, como é o caso do ex-secretário de Comunicação Social, Jean Valério, que passa a ser o responsável pela Secretaria Especial de Esportes e da Copa. Outros, como Tertuliano Pinheiro, estão fora da atual gestão. Todos os cargos comissionados do segundo e terceiro escalão ficaram vagos.

De acordo com o decreto 9.617, publicado hoje, "ficam exonerados todos os ocupantes de cargos de provimento em comissão, da Administração Direta e Indireta do Município, exceto os ocupantes dos cargos de Direção Geral de simbologia DG". Direção Geral é uma referência aos cargos de primeiro escalão, os secretários. Os demais - secretários-adjuntos e chefes de setores - cujos cargos sejam comissionados estão exonerados. De acordo com informações da Prefeitura de Natal, as substituições serão feitas nos próximos dias, com novas pessoas indicadas.
Aldair DantasMicarla de Sousa empossa novos secretários em solenidade programada para a próxima quarta-feiraMicarla de Sousa empossa novos secretários em solenidade programada para a próxima quarta-feira

Dentre os nomes que não fazem mais parte da gestão municipal, estão o ex-secretário de Turismo, Tertuliano Pinheiro; o ex-secretário de Relações interinstitucionais, Luiz Almir; Cláudio Porpino, ex-secretário de Serviços Urbanos; Ana Elizabeth Thé, ex-secretária de Mobilidade; e Rodrigo Cintra, ex-secretário de Esportes e da Copa. Vágner Araújo terá um cargo até então inexistente nos quadros da Prefeitura: contador geral. A informação foi confirmada pelo ex-secretário de Comunicação e atual secretário de Esportes e da Copa, Jean Valério.

Curiosamente, a publicação também muda o nome de duas pastas. A "Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional - SEGELM" passa a ser denominada "Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica - SEGELM". Já a "Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Ouvidoria - SEGEO", se chamará "Ouvidoria Geral do Município - OGM".

A prefeita de Natal Micarla de Sousa chega, com essa nova reforma do secretariado, a mais de 50 mudanças no primeiro escalão no período de 36 meses. Com as modificações confirmadas até ontem, a gestora alcança o número de 54 exonerações de primeiro escalão. Ou seja, a média é de um novo secretário a cada 20 dias. As duas secretarias que tiveram mais mudanças foram a Saúde e Esporte e Lazer. Por essa última já passaram João Ananias, Tertuliano Pinheiro, Chagas Catarino e Rodrigo Cintra.

Já a Saúde, embora não esteja com mudanças recentes, já teve quatro secretários: Levi Jales, Leci Gadelha, Ana Tânia Sampaio e Tiago Trindade. A titular atual é Maria do Socorro Perpétuo Nogueira. Secretaria chave, principalmente para a execução das obras de mobilidade urbana, pela Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura já passaram três titulares: Demetrius Torres, Sueldo Florêncio e Dâmocles Trinta.

Substituições

Secretaria de Comunicação Social
Sai: Jean Valério
Entra: Gerson de Castro

Secretaria de Serviços Urbanos
Sai: Cláudio Porpino
Entra: Luís Antônio de Albuquerque Lopes

Secretaria de Esportes e da Copa
Sai: Rodrigo Cintra
Entra: Jean Valério

Secretaria de Relações Interinstitucionais
Sai: Luiz Almir
Entra: Márcio Carlos Godeiro

Secretaria de Mobilidade
Sai: Ana Elizabeth Thé
Entra: Márcio Sá

Secretaria de Turismo
Sai: Tertuliano Pinheiro
Ainda não houve substituição

Procon
Sai: Lailson Vieira de Medeiros
Ainda não houve substituição

Secretaria de Gestão de Pessoas
Sai: Vagner Araújo
Entra: Carlos Von Sohsten

Ouvidoria do Município
Sai: Carlos Von Sohsten
Ainda não houve substituição

Gabinete Civil
Sai: Kalazans Bezerra
Entra: Heráclito Noé