sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Carlos tem 44% e Hermano, 19%

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN



A primeira pesquisa Ibope/InterTV sobre a eleição para prefeito de Natal foi divulgada na noite de ontem e revelou que o candidato Carlos Eduardo (PDT) tem, no levantamento deste instituto, 44% das intenções de votos. Em segundo lugar, está Hermano Morais (PMDB), com 19%. Fernando Mineiro (PT) aparece na terceira colocação. Ele está com 5%. Rogério Marinho (PSDB) fica em quarto, com 4%. Robério Paulino (PSOL) pontuou com 1% e Roberto Lopes (PCB) teve menos de um ponto percentual. Outras 10% disseram que ainda não sabem em quem irão votar. Os votos brancos e nulos somaram 17%.

A pesquisa foi encomendado pela InterTV-Cabugi, afiliada da Rede Globo. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 081/2012. Foram 602 entrevistadas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa Ibope também revelou a rejeição dos candidatos a prefeito de Natal. Nesse quesito, há um fato curioso: todos os seis prefeitáveis estão tecnicamente empatados, se forem consideradas as variações dentro da margem de erro da sondagem do instituto.

O professor Roberto Lopes é o que registra a maior rejeição com 32%. O ex-prefeito Carlos Eduardo e o deputado estadual Fernando Mineiro têm, cada um, 31% de rejeição. O deputado federal Robério Marinho apresenta 30 pontos percentuais de rejeição.

Robério Paulinho e Hermano Morais ficaram, cada um, com rejeição de 28%. Na pesquisa do Ibope, 6% dos entrevistados afirmaram que poderão votar em qualquer um dos candidatos que concorrem à sucessão da prefeita Micarla de Sousa. Outros 12% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

Essa foi a primeira pesquisa Ibope divulgada sobre o pleito da capital potiguar. Os números foram apresentados no RN TV 2ª Edição, telejornal da InterTV. O estudo foi feito já com os programas eleitorais no rádio e na televisão lançados e ainda após dois debates entre os prefeitáveis, promovidos pela Rede Bandeirantes e pela TV Universitária.

O instituto de pesquisa também divulgou, no jornal Nacional, números de intenção de votos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte (veja dos dados abaixo).

Em BH, Patrus está mais próximo de Lacerda

Belo Horizonte (AE) - O ex-ministro Patrus Ananias (PT) reduziu para 14 pontos percentuais a distância que o separa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), líder de pesquisa Ibope divulgada ontem. Pelo levantamento, o socialista oscilou dois pontos para baixo em relação à pesquisa divulgada no último dia 16, passando de 46% para 44% da preferência do eleitorado. Já o petista passou de 23% para 30% das intenções de voto.


A pesquisa encomendada pela TV Globo mostrou ainda que a candidata Vanessa Portugal (PSTU) também oscilou de 2% para 1%, enquanto Maria da Consolação Rocha (PSOL) se manteve com 1%. Os candidatos Tadeu Martins (PPL), Alfredo Flister (PHS) e Pepê (PCO) não chegaram a 1% em nenhum dos levantamentos. Os eleitores que declararam voto branco ou nulo passaram de 13% para 11%, enquanto os indecisos ou que não responderam oscilou de 15% para 13%.

O Ibope também ouviu o eleitorado a respeito de um possível segundo turno entre Lacerda e Patrus. Nesse caso, o socialista obteve 45% das intenções de voto, contra 32% do petista.

Além de liderar as intenções de voto, o prefeito também aparece à frente no índice de rejeição, ao lado de Pepê, com 20% das respostas. Patrus e Vanessa Portugal ficaram em segundo, com 19% cada, seguidos por Alfredo Flister e Maria da Consolação (12%) e Tadeu Martins (11%).

A pesquisa Ibope, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER-MG) sob o número 00345/2012, ouviu 805 eleitores da capital mineira entre 2 e 4 de setembro. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Russomanno amplia vantagem sobre José Serra

São Paulo (AE) - Em seis dias, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, cresceu quatro pontos e ampliou sua vantagem sobre os adversários. Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Russomanno na liderança isolada da disputa, com 35% das intenções de voto.

O tucano José Serra, em trajetória de queda desde o fim de junho, oscilou mais um ponto para baixo e agora tem 21%. Fernando Haddad (PT) oscilou dois para cima e está com 16%. Como a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos, Serra e Haddad estão em empate técnico.

O candidato do PMDB, Gabriel Chalita, manteve os 7% da pesquisa anterior. Soninha Francine (PPS) tem 5%. Em simulações de segundo turno, Russomanno venceria tanto Serra quanto Haddad. Num embate direto com o tucano, ele triunfaria por 58% a 30%. Se disputasse a fase final com Haddad, ganharia por 56% a 30%. Esta é a primeira vez na atual disputa que o Datafolha simula segundo turno para a eleição paulistana.


O instituto também investigou um eventual enfrentamento entre Serra e Haddad na fase final. Nesse caso, o candidato petista venceria o tucano por 46% a 37%. O levantamento, feito com 1.078 entrevistas, mostra consolidação das intenções de voto em Russomanno.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador faz a pergunta sem mostrar os nomes dos candidatos, Russomanno subiu de 18% para 25%. Serra manteve os 13% da pesquisa anterior. Haddad foi de 9% para 11%. Outros 2% dizem apenas que irão votar "no candidato do PT".

O Datafolha também perguntou aos eleitores se eles já decidiram o voto ou se ainda cogitam mudar de candidato até o dia da eleição. Em toda a cidade, 60% dizem que estão totalmente decididos. Entre os adeptos de Russomanno, 69% descartam uma troca, índice mais alto nesse quesito. No grupo dos que votam em Haddad, 67% afirmam estar totalmente decididos. Já entre os eleitores de Serra, a convicção é um pouco menor, 57%.

Eduardo Paes mantém liderança no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (AE) - Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que o atual prefeito do Rio e candidato à reeleição Eduardo Paes (PMDB) venceria o pleito no primeiro turno. Ele subiu de 47% na última pesquisa, divulgada em 17 de agosto, para 52%. O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) permanece em segundo: passou de 12% para 14%. Rodrigo Maia (DEM) ficou em terceiro, com 3%; seguido de Otavio Leite (PSDB) e Aspásia (PV), com 2%. Cyro Garcia (PSTU), Fernando Siqueira (PPL) e Antonio Carlos (PCO) não pontuaram. Dos entrevistados, 16% disseram que vão votar em branco ou nulo. Os indecisos são 10%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro. Foram entrevistadas 1.001 pessoas na cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, está registrada no TRE-RJ, sob o número 00074/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário