sábado, 17 de março de 2012

PR vai discutir com Rosalba permanência do secretário

Politica - RN
O deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, confirmou que buscará a governadora Rosalba Ciarlini para discutir a situação do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda. Em entrevista publicada ontem na TRIBUNA DO NORTE, o auxiliar de primeiro escalão, indicado pelo PR para o Governo, fez uma série de críticas ao modelo de gestão e admitiu que as fugas ocorridas em Alcaçuz foram provocadas por negligência.

"Vou conversar com a governadora, saber o que ela está pensando. Ela tem toda liberdade de tomar a decisão que achar melhor", disse. Analisando as declarações de Fábio Hollanda, João Maia foi reticente: "Se ele (Fábio Hollanda) acha que não pode ajudar... Se não é a pessoa apropriada...".

O líder do PR chegou a dizer que iniciou, em visita que a governadora fez à sua casa em Brasília, uma conversa sobre os problemas da Secretaria de Justiça e Cidadania, mas por compromissos no Congresso Nacional, na Comissão de Finanças e Tributação, teve que interromper o diálogo. Por isso, afirmou, o debate não ocorreu com a "profundidade necessária". Ontem à tarde João Maia desembarcou em Natal e estava sendo aguardada uma conversa entre ele e o secretário Fábio Hollanda.

O líder do PR disse que ficou surpreso com o fato do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, ter exposto os problemas do órgão em entrevista publicada na TRIBUNA DO NORTE. "O que ele disse na entrevista não é surpresa para mim, mas a surpresa é o fato dele ter tornado público", afirmou o deputado, que foi responsável pela indicação de Fábio Hollanda ao cargo de primeiro escalão no Governo Rosalba Ciarlini.

João Maia afirmou que o secretário já havia exposto para ele toda problemática da Secretaria de Justiça e Cidadania. "Fábio (Fábio Hollanda) conversou muito comigo e externou a situação dizendo da precariedade do sistema, da situação das Centrais do Cidadão e afirmando que é preciso implementar outro modelo de gestão", destacou João Maia.

Para o líder do PR, o problema da Secretaria de Justiça e Cidadania é de gestão e, portanto, "precisa mudar o modelo". "Temos a Copa do Mundo que vai chegar, uma fuga de preso levará o Rio Grande do Norte para uma manchete mundial, é preciso mudar o modelo de gestão, como já vez fazendo outros Estados, como Espírito Santo e Minas Gerais", comentou o parlamentar. Ele observou que a "precária" situação do sistema carcerário deixa o Rio Grande do Norte como "alvo fácil" do crime organizado.

Sobre a participação do PR no Governo, João Maia ressaltou que o partido "foi para o Governo para ajudar". A nomeação do titular de Justiça e Cidadania para o Governo Rosalba Ciarini, ocorrida em janeiro deste ano, foi o fato concreto que marcou a adesão do PR à base governista. A articulação de aproximar o PR do Governo Rosalba foi feito pelo senador José Agripino.

Em entrevista à TN, publicada ontem, o titular da SEJUC disse que a fuga no presídio de Alcaçuz ocorreu por falta de cuidado e negligência. Hollanda também afirmou que não teria qualquer problema em deixar a Secretaria. "Eu não terei nenhum constrangimento em deixar a Secretaria. Eu terei constrangimento em ficar na Secretaria e não conseguir desenvolver um bom trabalho com o dinheiro do contribuinte do Rio Grande do Norte. Se dependesse de mim, na condição de presidente do PR em Natal, o partido entregaria a Secretaria e manteria uma posição independente do ponto de vista administrativo do Governo Rosalba Ciarlini", disse.

Deputados foram surpreendidos

A entrevista do secretário estadual de Justiça e Cidadania Fábio Hollanda, publicada ontem na TRIBUNA DO NORTE, repercutiu muito entre os deputados estaduais. Parlamentares da bancada de oposição e de apoio ao Governo se mostraram surpresos com as afirmações do secretário, apontando problemas do próprio órgão que dirige e detalhando, inclusive, que requereu segurança ao BOPE e não foi atendido.

Correligionário de Fábio Hollanda, o deputado estadual George Soares (PR) disse que estava surpreso com a entrevista. "Eu fui pego de surpresa, achava que estava tudo bem", disse o deputado. Ele afirmou que será necessário a direção do PR marcar uma reunião para adotar uma decisão. "Até então, achava que estava tudo caminhando dentro do que o Governo e o próprio Fábio queria; não tenho dúvida que o trabalho dele (Fábio) na Secretaria era muito sério", disse o parlamentar.

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) também se disse surpreso com as declarações e observou que a problemática da segurança pública no Rio Grande do Norte é de muitos anos. "A governadora está no mandato há um ano e três meses; o governo está fazendo um trabalho de reestruturação financeira para que o Estado possa ter capacidade de investimento e tratar da questão (segurança) que aflige todos nós", comentou.

Integrante da bancada oposicionista, o deputado estadual Fábio Dantas (PHS) disse que a entrevista de Fábio Hollanda mostra o retrato da falta de profissionalismo do governo. "Na gestão falta planejamento, profissionalismo, a secretaria está entregue ao secretário a quem não é dado condição de trabalho", ressaltou. Para Fábio Dantas, o "sentimento de Fábio Hollanda é de um gestor que não está conseguindo implantar o necessário e não tem o básico", analisou o parlamentar do PHS.

Sindicato prefere a permanência do secretário

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN) se posicionou de forma contrária à possibilidade do secretário Fábio Hollanda deixar o cargo que ocupa na Secretaria de Justiça e Cidadania. Para a presidenta do Sindasp, isso representaria um retrocesso no diálogo e projetos desenvolvidos com o atual titular da pasta. "Se ele reclama da situação que está passando, imagine os servidores como não estão. O cenário é lamentável no Sistema Prisional, e todos sabem disso", disse a presidenta da Sindasp, Vilma Batista.

Para ela, o secretário teve um primeiro mês de trabalho turbulento, em virtude da adaptação ao cargo e às recorrentes fugas. "Mas agora já estávamos desenvolvendo conversas, visando dar mais assistência à nossa categoria. Não queria que esse contato fosse desfeito agora e ter que começar tudo do zero", afirmou Batista.

Ela classifica os problemas entre o partido e o Governo como um impasse, e espera pela solução do problema. "Esperamos pela solução desse impassem, que eles possam encontrar um entedimento. O secretário tem razão ao fazer aquelas críticas. Vamos lutar pela melhoria do Sistema Prisional".

Vilma Batista informou que assembleias já estão marcadas com a categoria para discutir melhorias e projetos propostos em acordo com o secretário Fábio Hollanda. Há dois meses como titular da Sejuc, Hollanda enfrenta problemas para solucionar os diversos problemas enfrentados pelo Sistema Prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário