quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cérebro de idosos pode ser tão rápido quanto o de jovens, diz estudo

Saúde - Idoso - Mundo

Pessoas idosas podem ser treinadas para responder rapidamente a decisões.
Pesquisa foi desenvolvida por cientistas dos Estados Unidos.

Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, apontam que as atividades cerebrais de idosos podem ser tão rápidas quanto a de adultos jovens na tomada de decisões.
Estudo publicado neste mês no periódico científico online “Child Development” diz que idosos saudáveis podem ser treinados para responder mais rapidamente em tarefas onde se tomam decisões sem ferir sua precisão.


Um modelo desenvolvido pelos cientistas, que considera o tempo de reação e o de precisão para atividades rápidas, testou crianças, adultos jovens e idosos. Em uma das atividades, eles tinham que decidir se havia um número pequeno ou grande de asteriscos na tela de um computador.
De acordo com Gail McKoon, professor de psicologia da Universidade do Estado de Ohio, as pessoas mais velhas não querem cometer erros em tudo e por isso desaceleram um pouco. “Mas para tarefas simples, a precisão está intacta mesmo em pessoas que tenham entre 85 e 90 anos”, disse o pesquisador.

Segundo Roger Ratcliff, professor de psicologia e co-autor do estudo, antes pensava-se que os processos de declínio cognitivo ocorriam por conta do envelhecimento. “Mas estamos descobrindo que não há um declínio tão uniforme. Há algumas coisas que as pessoas idosas fazem tão bem quanto os mais jovens”, complementa. Os dois pesquisadores estudam os processos cognitivos e o envelhecimento há dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário