quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dicionário médico - cardiologia clinica e cirurgica

Cardiologia Clínica e Cirúrgica
Cardiomioplastia: Procedimento cirúrgico que consiste no envolvimento do coração com músculo longo dorsal do próprio paciente com a finalidade de assistência mecânica (aumentar a força contratil do miocárdio). A estimulação do músculo é mediada através de gerador de marcapasso apropriado.

Angioplastia: Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas arteriais, tais como, artérias coronárias, artérias renais, artérias femorais e outras artérias periféricas. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo angiográfico, através de cateter balão que se insufla no local desta, remoldando a luz da artéria por rotura e dilação.

Valvoplastia: Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas valvares, tais como, pulmonar, aórtica e mitral. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo hemodiâmico, através de cateter balão que se insufla no local desta, abrindo as bridas cicatriciais que provocaram a estenose ou movimentando as válvulas imobilizadas pelo cálcio.

Transplante cardíaco: Procedimento cirúrgico empregado no tratamento de pacientes portadores de doença cardíaca terminal sem possibilidades de tratamento clínico ou cirúrgico convencional. O método consiste na substituição do coração doente por coração proveniente de doador em morte encefálica.

Transplante coração-pulmão: Procedimento cirúrgico empregado no tratamento de pacientes portadores de doença cardiopulmonar terminal sem possibilidades de tratamento clínico ou cirúrgico convencional. O método consiste na substituição em bloco do coração e pulmões, proveniente de doador em morte encefálica.

Síncope: Termo também conhecido como desmaio, trata-se da perda súbita de consciência com queda ao solo e recuperação rápida e espontânea, sem necessidade de reanimação cardíaca. As causas mais freqüentes de síncope são as arritmias cardíacas, porém numerosas outras causas podem ser responsáveis. Entre elas temos os distúrbios neurológicos, diabetes, distúrbios otorrinológicos etc.

Arritmia: O coração possui atividade elétrica própria que consiste na geração e transmissão de estímulos. Distúrbios destas propriedades resultam em alterações do ritmo cardíaco ou arritmia cardíaca. Entre nós, a causa mais comum de arritmia cardíaca é a Doença de Chagas.

Eletrograma do Feixe de His: Consiste no estudo das propriedades eletrofisiológicas das células cardíacas através da introdução de catéteres intracardíacos e a utilização de aparelhos estimuladores elétricos externos. Permite reconhecer e avaliar a gravidade de arritmias cardíacas.

Fulguração intracardíaca: Procedimento realizado com a utilização de cateteres intracardíacos que emitem impulsos elétricos potentes capazes de eliminar áreas de tecido cardíaco considerados prejudiciais ao desempenho do ritmo cardíaco e que geralmente ocasionam arritmias cardíacas.

Prolapso de válvula mitral: Denominação atribuída a posição peculiar de uma das duas cúspides da valva mitral, na contração do ventrículo esquerdo.

Infarto do miocárdio: Lesão do músculo cardíaco decorrente da falta de aporte de oxigênio por obstrução da artéria que o irriga por placa de aterosclerose.

Ecocardiografia com doppler: Procedimento de complementação diagnóstica que fornece informações sobre anatomia (válvulas, septos, vasos da base, paredes e cavidades), fisiologia (funções ventriculares direita e esquerda), parâmetros hemodinâmicos e avaliação dos fluxos sangüíneos e intracardíacos e que utiliza o ultrassom como agente para essas medidas.

Biópisia endomiocárdica: Consiste na retirada por punção venosa de um pequeno fragmento de miocárdio para ser analisado a nível de microscopia óptica e/ou eletrônica. A biópsia endomiocárdica é empregada no seguimento de pacientes submetidos a transplante cardíaco e no diagnóstico e acompanhamento das endomiocardiopatias.

Implante de marcapasso: Procedimento cirúrgico que consiste na implantação de um gerador de pulso elétricos conectado a um eletrodo, colocado na cavidade cardíaca com a finalidade de regular a freqüência cardíaca, evitando síncopes e arritmias cardíacas.

Trombolises: Procedimento realizado com aproximadamente até 6 horas do início dos sintomas de infarto agudo do miocárdio, o qual consiste na administração de drogas seletivas como estreptoquinase o ativador tecidual do plasminogenio (TPA) com finalidade de destruir o trombo causador do infarto.

Desfibrilador implantavel: Procedimento que consiste na implantação de aparelho no tórax do paciente, capaz de automaticamente corrigir arritmias graves através de descargas elétricas, evitando o agravamento de suas condições clínicas e em muitas ocasiões até o óbito.

Cintilografia de perfusão do miocardio com Talio 201: Procedimento não invasivo realizado para avaliar a perfusão miocárdica durante o exercício e em repouso, comparativamente, administrando-se o elemento radioativo Tálio 201 por via venosa. O estudo da perfusão miocárdica possibilita avaliar a função do músculo cardíaco e diagnosticar isquemia do músculo decorrente de patologia da artéria coronariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário