sexta-feira, 9 de abril de 2010

Modelo de carta para denunciar maus tratos

Para denunciar maus tratos
Modelo de Carta



(Local, data)



À Comissão Municipal de Direitos Humanos


À Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa

À Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados

À Secretaria Nacional de Direitos Humanos – Ministério da Justiça

c/c Ao Diretor do Hospital, Pronto-Socorro, Unidade ou Posto de Saúde (nome do estabelecimento hospitalar)
Ao Secretário Municipal de Saúde.


Prezados Senhores,



Em (data), compareci ao (nome do estabelecimento de saúde), localizado à (endereço), para (especificar o atendimento que você buscou).

Ocorre que, durante o atendimento (explicar detalhadamente o que ocorreu com você ou a situação que presenciou envolvendo um familiar ou pessoa próxima. Relate, se possível, os nomes dos profissionais responsáveis pelos maus tratos).
Esse tipo de tratamento representa ofensa à Constituição Federal (em especial aos artigos 1º, inciso III, 3º, IV, 5º caput e inciso III, 196 e 198, inciso II), que estabelece como fundamento do país democrático em que vivemos a dignidade da pessoa humana, estabelecendo expressamente que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, que tem a obrigação de proporcionar um atendimento integral e digno.

Além disso, fere também a Lei que criou o SUS - Sistema Único de Saúde (Lei 8080/90) que garante o acesso aos serviços de saúde de maneira eficaz e sem qualquer discriminação.

Diante do exposto, solicito providências no sentido de que esse tipo de tratamento prejudicial ao cidadão(ã) seja imediatamente coibido, bem como os responsáveis pelos maus tratos a mim dispensados sejam devidamente punidos.

Certo de seu pronto atendimento em respeito aos meus direitos de cidadão(ã), agradeço antecipadamente.



Atenciosamente,



_____________________________________________________
(Nome, assinatura, meios de contato – telefone, endereço, fax, e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário