segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cuidado com o lixão de Serrinha - RN

Doenças causadas pelo lixo




Dengue: Causada por um vírus da família Flaviridae que é transmitido através do mosquito Aedes aegypti. Hoje a dengue é considerada um dos principais problemas da saúde no mundo.

Tipos de Dengue: No mundo temos quatro tipos de dengue causadas por quatro sorotipos. No Brasil são encontrados os tipos 1, 2 e 3 e o 4 só foi encontrado na Costa Rica.

Formas de apresentação: A dengue pode ser apresentada de 4 formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica e Síndrome de Choque. As principais são: Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica.

Infecção Inaparente: É a forma assintomática da doença, estima-se que 10-20% das pessoas não ficam doentes.

• Dengue Clássica: Parece com a gripe e tem início repentino, durando no máximo uma semana, com estes sintomas: Febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dores abdominais e outros. Depois de uma semana a pessoa pode continuar sentido cansaço e indisposição.

Dengue Hemorrágica: É a segunda forma mais grave da doença, caracterizada por séries de sangramentos internos. Aprincípio se asemelha com a dengue clássica, mas no terceiro ou quarto dia começa a apresentar hemorragias por contas de rompimento de vasos sanguíneos e orgãos internos. Provoca também hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Se não for tratada com rapidez o doente morre.

Síndrome de Choque da Dengue: É a forma mais grave da doença, caracterizada pela perda de pressão arterial. A pessoa infectada apresenta inquietação, palidez, pulsação fraca e perda de sentidos. Há também resistros de várias complicações, como: Alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratório, insufisiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Das alterações neurológicas, temos: Delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, aminésia, paralisias e sinais de menigite. Se não tratado com rapidez mata.
Como evitar a doença: Não adianta matar o mosquito então temos que acabar com ele na reprodução e ele se reproduz na água parada e limpa ou seja é só não deixar acumular água parada e limpa que em geral sa acumula em geral nos seguintes lugares:

• Garrafas;

• Pneus;

• Pratos de vasos de plantas e xaxim;

• Bacias;

• Copos descartáveis.
Também não se esqueça de tapar:

• Caixas d'água;

• Cisternas;

• Tambores;

• Poços;

• Outros depósitos de água.

Dicas


• Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
• Limpe as calhas e as lajes das casas.
• Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.
• Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo.
• Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafaas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Tétano: Cauasada pelo bacilo Clostridium tetani descoberto em 1885,a contaminação pode ser dar de duas maneiras: ferindo-se com objetos cortantes contaminados ou andando descalço em solo contaminado. Os sintomas se manifestam após 5-10 dias após a infecção, a doença é caracterizada pelos seguintes sintomas: Irritabilidade, cafalea, febre e dificuldade de deglutinação, além de provocar deformações fisionômicas no rosto (riso sardônico), rigidez muscular e ao cher na nuca, projeta a cabeça para trás, no abdomêm causa o chamado abdomêm-tábua, na língua e na faringe deixa quase impossível a ação de engolir. Prevenção é a vacinação que deve ser efetuada em criança de dois a três de idade com intervalos de 30 a 60 dias. Se você tiver sofrido algum corte profundo e acha que esta contaminada use água oxigenada 10 volumes.

Leptospirose: Causada pela bactéria Leptospira presente na urina de ratos, geralmente a contaminação se dá no período de enchentes onde a urina se mistura na água, o contágio se dá pelo contato, principalmente se a pessoa tiver algum arranhão ou corte. Os principais sintomas são parecidos com os da gripe: Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas, daí o apelido da doença ser amarelão). Nas formas mais graves são nescessários cuidados especiais, inclusíve internações hoptalares. A melhor forma de combate é o diagnóstico precoce e o tratamento é basicamente feito com antibióticos.

Febre Tifóide: Causada por pela bactéria Salmonella typhi que se desenvolve no lixo. Apresenta como sintomas: febre constante, alterações intestinais, aumento das víceras, bradicardia relativa, esplenomegalia, manchas rosadas no tronco do corpo e tosse seca, se não for tratada com urgência leva a uma confusão mental e a morte. o contágio se dá através da ingestão de alimentos ou água contaminados, esta contaminação ocorre através do contato dos alimentos ou água com as fezes humanas contaminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário