terça-feira, 9 de novembro de 2010

Walfredo Gurgel

Acordo judicial pretende desafogar Walfredo Gurgel



» 9/11/2010 - 10:20h

por Assessoria de Imprensa do MPRN

Promotoras da Saúde se reúnem com prefeituras do interior para explicar acordo que pretende desafogar os corredores do Walfredo Gurgel. O Processo nº 001.99.002514-5, que tramita desde 1999, prevê o fechamento dos Pronto-Atendimentos nos Hospitais Regionais no interior do estado e de Referência em Natal.
O acordo firmado entre MP e Governo do Estado tenta evitar que pacientes sejam transferidos aleatoriamente para o Hospital Walfredo Gurgel (HWG). Com isso, os municípios do interior terão que atuar de forma mais eficaz nos serviços de atendimento de média e de baixa complexidade; uma vez que esta é uma responsabilidade local.

No acordo, o Estado se prontificou garantir a internação mais próxima das residência dos munícipes, em hospitais onde os pronto-atendimentos (PA) serão fechados, uma vez que os municípios não poderiam garantir a internação das pessoas, embora casos de urgência e emergência de baixa complexidade e atendimento ambulatorial seja de responsabilidade dos municípios.

Para que as medidas previstas no acordo firmado tenham sucesso é preciso que as cidades do interior se articulem e se organizem de forma sistematizada, mas não simplesmente mandem os pacientes para a “capital”; uma vez que a assistência básica os municípios já fazem. É preciso que haja uma garantia de efetividade e continuidade destes serviços, já que em muitos casos o problema não é simplesmente falta de pessoal.
Como resultado da reunião que pretendia esclarecer e informar aos representantes municipais os detalhes do acordo firmado, as Promotoras da Saúde requisitaram ao Secretário Estadual de Saúde, no prazo de até dez dias, informações sobre como se dará a composição e a readequação de escalas de plantões médicos nos hospitais regionais e/ou de referência, de forma a garantir efetiva assistência hospitalar, especificando ainda quais tipos de patologias e perfis de pacientes serão atendidos, após se dá o fechamento dos PA's que hoje existem nos referidos hospitais.


Contato: (84) 3232-7146 / pgj-ascom@rn.gov.br

Acesse o Portal de Notícias do MPRN www.mp.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário