quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Coluna do Claudio Humberto

Brasil terá biônicos no Mercosul


 O Congresso Nacional prepara a indicação de representantes biônicos para o Parlamento do Mercosul, para o biênio 2011-2013. Contrariando resolução do conselho do Parlamento, do último dia 13, que pediu aos países-membros apenas a indicação de "legisladores com mandatos vigentes outorgados por votação popular", o Congresso deve escolher políticos derrotados nas urnas. E até colocou no Orçamento de 2011 um novo "jabuti", abrindo possibilidade de remunerar os biônicos.


"Não posso dizer que não porque sou vivo"

Presidente Lula, muito vivo, ao responder se admite disputar uma nova eleição


Bancada brasileira
O Brasil tem o direito a uma bancada de 37 membros no Parlamento do Mercosul, que a partir de 2012 serão eleitos pelo voto popular.


Biônicos do Senado
No Senado, cogita-se a indicação biônica de senadores derrotados este ano, como Marco Maciel (DEM-PE) e Heráclito Fortes (DEM-PI).


Biônicos da Câmara

Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara, já indicou seus bônicos: João Matos, Gualbert Martins, Eliseu Padilha ,Paulo Henrique Lustosa.


Espelho meu
Como esta coluna antecipou, Dilma preferiu Luiz Sérgio (PT-RJ) a Cândido Vacarezza (PT-SP) como ministro de Relações Institucionais.


PMDB suspende filiação
O direção do PMDB do DF decidiu suspender por 60 dias a filiação do governador Rogério Rosso, acusado de ofender o código de ética do partido. A decisão foi unânime. Na prática, Rosso ficará impedido de assumir mandato de deputado federal - após deixar o governo, dia 1º - na vaga do titular, Tadeu Filippelli, que renunciará para assumir o cargo de vice-governador. O passo seguinte será sua expulsão do partido.


Processo ético

Rogério Rosso enfrenta processo disciplinar porque desrespeitou a decisão do PMDB de apoiar Agnelo Queiroz (PT) ao governo do DF.


O sem-palavra
Ao ser eleito governador-tampão, Rosso se comprometeu por escrito a não disputar a reeleição, mas se lançou candidato na convenção.


Zuzo
bem Lula ganhou ontem do prefeito Eduardo Paes as chaves do Rio. Como não é rei Momo, dependendo do dia e da hora, vai errar a porta...


Berge no céu
O subsecretário da Casa Civil do Planalto, Swedenberg Barbosa, deve assumir a presidência da Fundação Banco do Brasil em lugar de Jaques Penna, que será chefe da Casa Civil do governo do DF.


Leilão de energia
A paulista CPFL saiu frustrada do recente e, quem sabe, último leilão de energia do governo Lula. Perdeu para a Neoenergia a construção da hidrelétrica Teles Pires, de 1.820 MW, no Mato Grosso. Vai comemorar dez anos sem adicionar um único megawatt ao seu parque gerador.


Mais uma derrota
Após o "companheiro" Obama, o presidente russo Dmitry Medvedev deixou o Brasil falando sozinho e apoia o assento permanente da Índia no Conselho de Segurança da ONU. Esses caras não prestam…


Ministro assustado
O futuro ministro Pedro Novais (Turismo) saía ontem de seu gabinete no anexo 4 da Câmara, e jornalistas o interpelaram sobre uma festa. Reagiu assustado: "Festa? Que festa?", e sumiu no elevador privativo.


Novo emprego
Executivo valorizado no mercado, o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento Industrial) não ficará desempregado. Se quiser, será executivo da empreiteira Odebrecht em Nova York.



Secretário de Comunicação de atuação tão medíocre quanto a do chefe, um Leonardo Teshima dedica seu tempo a pressionar veículos cujos jornalistas criticam o governo chinfrim de Rogério Rosso, no DF. A dupla deixará o governo, dia 1º, por onde entrou: a porta dos fundos.


Cultura da bola
Depois do Bolsa-Família, vem aí o Bolsa-Esporte: os caríssimos deputados federais analisam conceder R$50 mensais para eleitores comprarem ingressos para jogos de futebol e outras recreações.


Medo de voar
O jornal francês Les Echos revelou ontem um alerta operacional da Airbus às empresas com aviões A330, 340 e 300, para o funcionamento das sondas Pitot com o piloto automático. O problema pode ter provocado a tragédia do voo 447 da Air France, em 2009.


 
 
 
 
 
 


 
Claudio Humberto
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário