quinta-feira, 24 de março de 2011

Sala de aula desaba e fere 14 crianças em São Tomé

São Tomé - RN

Os alunos do ensino fundamental assistiam aula quando tudo aconteceu.


O teto de uma das salas de aula da Escola Municipal José Euzébio Fernandes Bezerra, no município de São Tomé, distante 100 kilometros de Natal. Assista na reportagem de Dayanne Oliveira e imagens de Cleíldo Azevedo.
Da sala de aula do 4º ano só restou uma parede e a porta. Olhando pelo outro lado dá para ter idéia do desespero vivido pelas crianças. As nove da manhã todos assistiam á aula da matéria de matemática, ao mesmo tempo em que pedreiros trabalhavam na construção de novas salas. De repente tudo desabou.
No momento em que a estrutura foi ao chão, estavam na classe 29 alunos, entre 8 e 9 anos de idade. A professora tentou segurar a parede mas foi impossível que as crianças ficassem embaixo dos escombros.

Este pedreiro ajudou a socorrer muitas vítimas.
- A gente estava em cima da escada e quando de repente surgiu aquele barulho, como se fosse uma caçamba despejando pedras. Desceu o telhado completo com a sala cheia de crianças e a professora, subiu a poeira e gritaria das crianças. Era um sufoco muito grande, mas a gente tinha que tirar as criancinhas – lembra o pedreiro, José Gomes da Silva.
- Foram 10 crianças primeiro, foram tirando e encaminhando para o hospital , quatro foram levadas a São Paulo do Potengi porque precisavam de fazer exames que o hospital daqui não oferece, porém elas foram encaminhadas a São Paulo do Potengi - afirma Maria de Fátima Bezerra, diretora da escola.
Katly é uma das crianças que mais se feriu. Ela ficou embaixo dos entulhos.
- O ombro , o cotovelo, a boca, e a cabeça – conta Katly Raiana, 9 anos
- A sorte foi a professora delas que ela segurou, sustentou o peso todinho, e mandou as crianças correrem, porque se não hoje teria morte - diz a tia de Katly, Maria Débora da Silva.
Dona Francinete se emociona ao lembrar que ouviu o barulho de tudo caindo sobre o neto dela
- Quando nós estávamos estendendo a roupa, foi quando caiu. Eu nem coragem não tinha de chegar lá com minhas pernas tremendo, eu vendo a hora chegar lá e ver meu neto morto, embaixo daquela ruma de pau - lembra emocionada Francinete Dias da Silva,avó de um aluno.
Já em casa a professora tenta se recuperar do susto.
- Foi um desespero muito grande, principalmente quando eu vi as duas meninas embaixo dos escombros .Eu estava no centro da sala e os outros vieram se agarram comigo. Eu mesmo não sei como sai, só sei que foi dois rapazes que me ajudaram , o que ia levantar a outra parede da outra sala que tinha uma reforma para fazer e um colega da gente , mas eu sei que les estavam me chamando, mas como eu sai , não me pergunte porque eu não sei – revela a professora, Maria de Jesus da Silva.
O Corpo de Bombeiros interditou o local e a prefeitura solicitou ao CREA uma perícia.
- Nas informações mais preliminares que tivemos, onde convocamos o nosso engenheiro civil, pedimos também a presença do CREA e a partir desse laudo vamos saber o que aconteceu nessa sala de aula- afirma Antelmar Pereira da Silva,prefeito de São Tomé.


Nota:

Todas as crianças atingidas pelo desabamento receberam atendimento médico e foram liberadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário