sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atraso: Sesap não paga diárias a agentes de saúde desde março

Saúde - RN


Os servidores que atuam no combate à dengue com carros fumacê dizem que benefício a que têm direito está atrasado há três meses.




Pelo menos 20 agentes que trabalham na Unidade de Baixo Volume (UBV), responsável pelos carros fumacê usados no combate à dengue, da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) sem receber as diárias a que teriam direito atrasadas desde março. A denúncia foi feita pelo servidor Jailson Paiva.


Ele contou que os servidores pertencem ao quadro do Ministério da Saúde, mas estão cedidos à Sesap e foram convocados para atuar em vários municípios durante a epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. Em março, eles foram designados para Mossoró. No mês seguinte, foram enviados para Natal.


“Desde essa época estamos com as diárias atrasadas. Os servidores se deslocam de cidade em cidade, usando o próprio dinheiro, mas não recebemos o que é direito nosso. O governo só diz que está gerando relatório, fica pra cima e pra baixo, sem nos pagar”, protestou.


De acordo com Jailson Paiva, o valor da diária é de R$ 70,00. Ele disse, ainda, que o titular da Sesap, Domício Arruda, não deu nenhuma explicação para o atraso nem informou quando as diárias seriam pagas.


A UBV do Rio Grande do Norte tem 25 carros fumacê, mas, atualmente, nenhum deles está em atuação. Jailson Paiva explicou que a frota só é usada em casos emergenciais. No mês passado, após a descoberta e o isolamento do vírus tipo 4 da dengue em Santa Cruz, os servidores foram deslocados para aquela cidade, a fim de fazer o trabalho de prevenção.

Outro lado

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sesap, que nos informou que o secretário Domício Arruda estava numa reunião e, por isso, não poderia falar com a gente. A assessoria disse que procuraria uma resposta sobre o problema com a coordenação responsável, mas não nos deu retorno. Tentamos, novamente, um contato para obter uma declaração oficial, mas a assessoria não atendeu nossas ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário