domingo, 16 de setembro de 2012

Carlos está com 44,75% e Hermano chega a 16,88%

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN


Carlos Eduardo mais perto da vitória em 1o turno

A nova rodada da pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE mostra alterações nos índices de intenção de votos de todos os candidatos na corrida pela Prefeitura de Natal. A diferença entre o líder da sondagem e a soma dos demais candidatos também mudou. O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) está, nesta pesquisa, com 44,75%; enquanto Hermano Morais (PMDB) tem 16,88%. Fernando Mineiro (PT), com 7,75%, e Rogério Marinho (PSDB), com 7,38%, estão praticamente empatados. Os outros dois candidatos ficaram abaixo de um ponto percentual: Robério Paulino, do PSOL, com 0,88%; e Roberto Lopes, do PCB, com 0,38%. Ainda responderam "nenhum", 10,13%; e "não sabe", 11,50%. Esses índices são da sondagem estimulada, na qual os pesquisadores apresentam a lista dos candidatos aos entrevistados. Os questionários foram aplicados nos dias 12 e 13 de setembro.

Houve, portanto, uma variação, para menos, de 5,25 pontos percentuais no índice do líder da pesquisa, Carlos Eduardo, que no levantamento anterior, dos dias 29 e 30 de agosto, tinha 50%. Enquanto isso, Hermano Morais cresceu três pontos percentuais, uma vez que na sondagem de agosto estava com 13,88%. Fernando Mineiro subiu 1,25 pontos e Rogério Marinho, 1,13. Os outros candidatos variaram menos de um ponto.

A diferença entre Carlos Eduardo e a soma dos demais candidatos está, agora, em 11,48 pontos. Na pesquisa anterior, era de 21,49 pontos. A vantagem continua suficiente para definição da eleição no primeiro turno, porque a campanha termina na primeira votação, se o candidato que ficar em primeiro lugar tiver pelo menos um voto a mais do que a soma de todos os adversários. Mas há uma tendência de variação da diferença e restam três semanas para o dia no qual os eleitores vão comparecer às urnas, no domingo, 7 de outubro.

A votação de Carlos Eduardo está distribuída de forma quase equitativa na estratificação dos eleitores por gênero. Ele tem 45,22% dos votos dos eleitores masculinos e 44,4%, entre as mulheres. Os percentuais de Hermano Morais, nessa estratificação, também são equilibrados: 17,39% dos votos masculinos e 16,48% dos femininos. Os números da pesquisa revelam que o percentuais de indecisos é maior entre as mulheres, uma vez que 13,41% das entrevistadas responderam que "não sabem" em quem vão votar.

Na distribuição por faixa etária, o maior percentual de Carlos Eduardo é entre os que têm 60 anos ou mais. Hermano Morais vai a 19,05% entre os jovens com idades que variam entre 25 e 34 anos. A mesma faixa etária na qual Rogério Marinho tem o melhor desempenho (10,59%) e Fernando Mineiro (10,05%). Nessa distribuição, o maior percentual de indecisos (13,15%) é dos eleitores que estão entre 45 e 59 anos.

Na estratificação por regiões, Carlos Eduardo consegue os melhores resultados na zona Norte, com 51,07%, e o pior na zona Sul, com 37,82%. Hermano Morais está com o percentual mais alto na zona Sul (26,42%) e mais baixo na Oeste (9,57%). Na distribuição geográfica dos eleitores, há mais indecisos na zona Norte, onde 12,44% dos pesquisados afirmam que não sabem em quem vai votar.

Espontânea

A nova rodada Certus/TRIBUNA também aplicou questionários de pesquisa espontânea, na qual os entrevistadores não apresentam a lista dos candidatos. Nessa sondagem, Carlos Eduardo fica com 38,13% - ante 41,75% do levantamento aplicado nos dias 29 e 30 de agosto. Hermano Morais está com 13,75%. Na anterior, tinha 10,5%. Fernando Mineiro foi a 5,88% (era 4,63%), Rogério Marinho 5,38% (ante 3,75%), Robério Paulino 0,63% (saiu de 0,38%).

Dados técnicos

A nova pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE foi aplicada nos dias 12 e 13 de setembro. Com margem de erro admitida de 3% para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) com o número de protocolo RN-00098/2012. Os entrevistadores do instituto de pesquisa Certus ouviram eleitores em Natal, nas quatro regiões administrativas da cidade. A amostra foi feita com 800 entrevistas, em áreas aleatoriamente selecionadas (zonas/bairros), estratificadas por sexo, idade, grau de instrução, renda e zona.

Pesquisa aponta "expectativa de vitória "

A pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE também apurou a expectativa de vitória entre os seis candidatos a prefeito de Natal. Carlos Eduardo (PDT) é apontado por 69% dos eleitores entrevistados como sendo o candidato com maior potencial para vencer as eleições. Em segundo, aparece Hermano Morais (PMDB) com 7,75% de chances de vitória. O petista Fernando Mineiro e o tucano Rogério Marinho são citados por 1,13% dos entrevistados nesse item.

Nessa consulta, os entrevistadores perguntaram aos eleitores o seguinte: "independente de quem seja seu candidato, quem o(a) sr.(a) acha que vai ganhar a eleição para Prefeito de Natal?". Do total de entrevistados, 20,25% disseram não saber.
Em todas as zonas da cidade, o candidato do PDT tem maioria, alcançando os seguintes percentuais: Leste (77,97%); Norte (75%); Sul (64,77%) e Oeste (59,81%).

Já o peemedebista Hermano Morais foi apontado com chances de vitória nos seguintes patamares, por zona da cidade: Sul (10,36%); Oeste (8,61%), Leste (7,63%) e Norte (5,36%).

Prioridades

Para 73,75% dos eleitores entrevistados o futuro prefeito terá que resolver, nos primeiros meses de sua administração, os problemas das áreas de limpeza pública, saúde e educação. Há quase um equilíbrio, em termos percentuais. A limpeza pública é prioridade para 25,62%; a saúde para 24,25%; e a educação para outros 23,88%. Os números refletem as dificuldades, principalmente, nos sistemas de coleta de lixo e de saúde pública nos últimos meses.

Ao avaliar os resultados, por zona da cidade, verifica-se que, no caso da limpeza pública, o percentual mais alto de cobrança quanto a resolução dos problemas está na zona Leste (45,76%). Por outro lado, 36,36% dos entrevistados da zona oeste e 30,71%, da zona norte, cobraram urgência na resolução dos problemas da saúde pública.

Maioria afirma ter voto consolidado

A nova pesquisa da Certus/TRIBUNA DO NORTE aplicou questões relacionadas ao comportamento do eleitor diante da campanha. Entre elas, o nível de definição do voto e a possibilidade de mudar o candidato escolhido até o dia das eleições (07/10). 68,25% dos entrevistados afirmaram que já escolheram em quem votar e que não veem possibilidade de mudar esse voto, contra 31,05% que admitem mudar essa escolha.

A consolidação dos votos é maior entre eleitores das zonas Sul e Oeste da capital, com 70,86% e 71,20% deles, respectivamente, não admitindo mudar a escolha. As zonas Norte e Leste têm pouco mais de 34% dos eleitores que admitem mudar o voto até o dia 07 de outubro. Quanto aos motivos para a decisão por um dos candidatos, o natalense pouca importância dá ao partido ao qual ele é filiado. Apenas 9,63% levam a legenda partidária em consideração, enquanto 87% afirmam "outras razões" para definirem em quem votar.

A posição frente aos partidos é seguida, de perto, pela rejeição do voto obrigatório. 63,63% é contra a determinação e 33,25% a favor. Distribuía por zonas geográficas e por faixas etárias, o voto obrigatório tem mais apoio entre eleitores da área Leste (39,83%) e Oeste (36,36%) e entre aqueles mais jovens. Na faixa dos 16 aos 24 anos, 47,06% apoiam o voto obrigatório. Entre eleitores com idade acima de 35 anos, a rejeição ao voto obrigatório chega a 70% dos entrevistados.

Quanto ao modelo de campanha de ruas (proibição de showmícios, pichações e distribuição de brindes), 52,50% dos eleitores consideram que "as campanhas melhoraram", enquanto 24,38% não viram diferença e 19,75% disseram achar que " ficaram mais desinteressantes".

Pesquisa mostra que 41% não sabem em quem votar para vereador

A vinte e um dias das eleições de 7 de outubro, 41,63% dos eleitores ouvidos pela pesquisa Certus/TRIBUNA DO NORTE não sabem em que votarão para a Câmara Municipal. Essa nova pesquisa, aplicada nos dias 12 e 13 de setembro e registrada sob o número de protocolo RN-00098/2012, no TRE, foi a segunda que apurou as intenções de voto dos eleitores natalenses para vereador. O percentual de indecisos é quase o dobro do que foi aferido na pesquisa anterior, aplicada nos dias 29 e 30 de agosto (29,50%).
Adriano AbreuCâmara Municipal terá um aumento de oito vagas nesta eleiçãoCâmara Municipal terá um aumento de oito vagas nesta eleição

Além desse potencial de eleitores indecisos, 5,75% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum dos candidatos inscritos neste pleito. Na pesquisa anterior, esse percentual foi 14,25%. Os resultados da pesquisa também revelam mudança nas primeiras colocações da lista de citações para a Câmara de Natal. Desta vez, entre os dez mais bem colocados, apenas dois estão disputando pela primeira vez um mandato. Oito são vereadores que buscam a reeleição. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 29 e 30 de agosto, três novatos apareciam entre os dez.

Os dois novatos são os mesmos que figuraram na pesquisa anterior. São jovens e filhos de lideranças políticas com mandato. O mais bem colocado é Rafael Motta (1,38%), filho do deputado estadual Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do RN. Ele aparece em quarto lugar na lista de citações, mesma posição da pesquisa anterior. O outro é Dickson Nasser Júnior, cujo pai não disputa um novo mandato. Ele aparece em décimo, com 1,25%.

Já a professora Amanda Gurgel - que se destacou pela intervenção feita em audiência pública sobre a educação, divulgada no Youtube -, caiu do sétimo lugar (1,63%) para o 19º (0,50). A relação completa de citações tem 43 nomes e, nesta consulta, nenhum dos candidatos pontuou mais que 2,13%. Na pesquisa anterior, o atual vereador Aquino Neto apareceu isolado em primeiro lugar com 3%. Agora, divide a liderança com Adão Eridan, com 2,13%.

São seguidos pela também vereador Júlia Arruda (1,63%), que é a terceira mais bem colocada. Ela ocupou a quinta colocação na pesquisa divulgada no dia 2 de setembro. Os demais candidatos oscilam entre 1,38% e 0,13% das intenções de voto. Acima do patamar de 1%, além de Rafael Motta e Dickson Júnior, aparecem os vereadores candidatos à reeleição Raniere (1,38%), Bispo Francisco de Assis (1,25%); e Chagas Catarino (1,13%).

Nas eleições proporcionais, além do voto nominal, outros fatores concorrem para definir a disputa, como votos obtidos pela coligação e/ou partido pelo qual o candidato concorre. Um total de 24,75% citaram outros nomes, com percentuais baixos demais para figurarem na lista. O levantamento realizou 800 entrevistas domiciliares e tem margem de erro de 3%.

Vereadores - intenção de voto

Adão Eridan - 2,13
Aquino Neto - 2,13
Júlia Arruda - 1,63
Rafael Motta - 1,38
Raniere - 1,38
Bispo Francisco de Assis - 1,25
Dickson Nasser Júnior - 1,25
Chagas Catarino - 1,13
Albert Dickson oftalmologista - 1,00
Assis Oliveira - 1,00
Edivan Martins - 1,00
Dinarte Torres - 0,88
Júnior Grafith - 0,88
Júlio Protásio - 0,75
Ubaldo Fernandes - 0,75
Dr. Franklin Capistrano - 0,63
Soraia - 0,63
Haroldo Alves - 0,50
Professora Amanda Gurgel - 0,50
Dagô - 0,38
Dr. Joanilson - 0,38
Dr. Vicente Modesto - 0,38
Professor Luís Carlos - 0,38
Felipe Alves - 0,38
Capitão Nilo - 0,25
Cláudio Porpino - 0,25
Enildo Alves - 0,25
Júnior Rodoviario - 0,25
Maurício Gurgel - 0,25
Ney Lopes Jr. - 0,25
Nivaldo Bacurau - 0,25
Carlos Santos - 0,13
Chiquinho - 0,13
Damião da Borracharia - 0,13
Klaus Araújo - 0,13
Padilha - 0,13
Sargento Regina - 0,13
Sargento Rogério - 0,13
Vober Júnior - 0,13
Todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário