sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sonequinha, Rambo e Super Moura duelam por vaga na Câmara de Natal

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN

Homem 'sem rosto' e Palhaço Macarrão também aparecem na TV.
São 487 candidatos disputando 29 cadeiras na capital do RN.

Em Natal, o duelo por uma vaga na Câmara Municipal envolve candidatos fantasiados de super-heróis, personagens da TV e até "sem rosto" durante o horário eleitoral. São 487 candidatos a vereador disputando 29 vagas nestas eleições na capital do Rio Grande do Norte.
Com maquiagem, nariz de palhaço, roupas de cetim e cartola, Joel Rodrigues de Lima se transforma no Palhaço Macarrão. Candidato pelo PSDB, ele concorre pela segunda vez – em 2008, não foi eleito. Na TV, usa o slogan: "Ruim por ruim, vote em mim".



Com um discurso de personagem do cinema norte-americano, Tiago Silva de Oliveira vira o Rambo de Natal (PSDC) e mostra na propaganda gratuita o que diz ser uma "bazuka". Em seu tempo no horário eleitoral, diz ser um "soldado de Cristo" e promete: "Contra a corrupção. Rambo é a solução".
Quem batalha com ele por uma cadeira na Casa é o candidato Super Moura (PSC). José Vitória de Moura se veste com uma roupa de super-herói e repete por quatro vezes a mesma frase: "Vote em mim, meu povo de Natal. Vote no Super Moura". Além de uma capa, o candidato também usa luvas de boxe.

Já o candidato Seu Dedé (PSDB) é uma criação de João Batista da Costa. Na TV, ele se veste como Nerso da Capitinga, personagem da Escolinha do Professor Raimundo. E afirma: "Filhinho de papai eu não sou, dinheiro também não tenho, agora bonito... Vote no humorista consciente, vote inteligente".

Outro que busca uma vaga na Câmara é Sonequinha (PT do B), nome de urna de Antônio Teixeira dos Santos. O candidato tenta conquistar votos com o seguinte argumento: "Não durma no ponto. Se você tem soneca, vote em Sonequinha".
Já o candidato José Wislley de Lima recorre ao sentimento do eleitorado para conquistar votos e ser eleito vereador. Com o codinome Amor (PTN) e fazendo coração com as mãos ao lado de adolescentes segurando balões em forma de coração, sua campanha na TV tem como mote: "Vote com amor em Amor, esse é da esperança".

Fã de Roberto Carlos, Francisco de Assis Silva concorre como Chico do Bar do Roberto Carlos (PMDB), numa referência ao local que administra e que homenageia um dos ícones da música popular brasileira. No bar, ele só toca músicas do "rei".
O candidato Enéias Ferreira de Souza (PRB) aproveita o nome para parafrasear o ex-deputado federal Enéas Carneiro, morto em 2007 e detentor do recorde de votos em uma eleição para a Câmara dos Deputados (em 2002, ele obteve 1,5 milhão). No fim de seu tempo, repete o bordão: "Meu nome é Enéas".

Já o mecânico Gilson Gomes de Paiva, utiliza na urna o codinome Infitêti das Costa Ôca (PP), expressão do sertão potiguar que tem diversos significados, dependendo da circunstância na qual é empregada. No programa, ele diz: "Peço seu voto não é por necessidade não. É por precisão mesmo".
Quem decidir votar em João Maria (PHS), que diz durante seu programa político que "o verdadeiro político não precisa aparecer", só conhecerá seu rosto na urna eletrônica. Isso porque candidato a vereador exibe um borrão preto no lugar da cabeça durante seu tempo na TV.

Adonis Nagib de Carvalho França aposta no slogan: "Na verdade, ninguém merece seu voto, vote em Niguém", para ganhar o eleitorado. Ninguém concorre pelo PRB.

Entenda a eleição para vereador

 Votar para vereador significa escolher o próprio candidato ou votar na legenda. No final da eleição, todos esses votos serão somados para o partido. Se mais de um partido se une, formando uma coligação, esta também concentra os votos válidos, como se fosse um partido só. O que define quais partidos ou coligações têm direito de ocupar as vagas em disputa é o quociente eleitoral.
Esse número é obtido pela divisão do total de votos válidos apurados pelo número de vagas a serem preenchidas. Se o número não for inteiro, fica desprezada a fração igual ou menor do que meio. Se for superior, é equivalente a mais um.

Em seguida, é feito o cálculo do quociente partidário. Os votos válidos recebidos pelos partidos da coligação (nominais ou de legenda) são divididos pelo quociente eleitoral, resultando no número de cadeiras que a coligação pode ocupar. Os melhores colocados de cada partido ou coligação preenchem as vagas.

Por isso existe a figura do "puxador de votos", aquele que consegue acumular uma quantidade de votos tão grande que leva para cima o quociente eleitoral e acaba garantindo – além da dele – mais vagas para a coligação, nas quais entram candidatos que tiveram poucos votos.

Os "puxadores" normalmente são celebridades ou personalidades muito conhecidas, que os partidos e coligações lançam como candidatos na eleição proporcional para alavancar a votação e aumentar o quociente eleitoral.







Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Norte, clique em g1.globo.com/rn. Siga também o G1 RN no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário