domingo, 9 de setembro de 2012

Propostas para Natal - Saúde

Politica - Eleições 2012 - Natal,RN

Margareth Grilo - Repórter especial

O princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido pela Lei nº 8.080/90, complementar à Carta Magna de 1988, é o da gestão pública. Em Natal, especialistas, profissionais de saúde e sindicalistas ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE na série "Os desafios da nova administração municipal", publicada entre 1 e 6 de julho, apontam que a Saúde Municipal precisa fazer o resgate da gestão pública e impor qualidade e eficiência ao sistema. Hoje, o gargalo está exatamente na Atenção Básica, que para todas as fontes ouvidas deve ser a prioridade número um do novo gestor.

Os seis candidatos a prefeito de Natal não discordam. Pelo contrário. Todos são unânimes em apontar soluções de priorizar a atenção básica e a gestão pública. A saúde municipal é o tema da quarta e, penúltima, reportagem da série "Propostas para Natal". No próximo domingo, a TRIBUNA DO NORTE encerra a série abordando o tema Funcionalismo Público. Nas propostas que apresentam ao leitor, os candidatos prometem atacar problemas como a desestruturação da rede, o desabastecimento, o desperdício do dinheiro público e a ineficiência do sistema.
Emanuel AmaralCandidatos apresentam propostas para a área da saúde pública
Candidatos apresentam propostas para a área da saúde pública

A série "Propostas para Natal" foi iniciada no domingo, 19, e já abordou os temas limpeza pública; transporte e mobilidade urbana; e educação. Os textos e vídeos anteriores estão disponíveis na TN Online. Veja abaixo as propostas de cada um dos candidatos para a Saúde Pública:

Roberto Lopes • PCB
"Criaremos os conselhos populares para chamar a população, os sindicatos e os servidores para discutir políticas públicas para que a gente tenha alternativas para sair desse caos. É preciso expandir a rede pública, para que a sociedade tenha acesso. Construir novos postos de saúde, abastecer essas unidades com medicamentos. Isso é tarefa do PCB. Qualificar o profissional de saúde e dar uma boa remuneração a ele, mas sobretudo fazer com que ele atenda bem a sociedade, sobretudo, aqueles mais carentes, que vão ao posto porque não têm plano de saúde, vão buscar o remédio porque não têm condições de comprar. Vamos liquidar com esses contratos com OS.s, com ONGs, e terceirizações. Isso precariza a saúde pública e financia a corrupção. É preciso ter políticas públicas para a mulher; uma política de saneamento básico e água potável; unidades de saúde bem aparelhadas e abastecidas, com servidor qualificado e um atendimento humano. Vamos implantar unidades de saúde mental, porque tem uma população à margem que sofre com esse problema e não tem assistência".

Carlos Eduardo • PDT
"Nós vamos fazer o primeiro hospital de Natal para o atendimento de casos classificados como baixa e média complexidade. Nós vamos reequipar as unidades de saúde, comprar os remédios que faltam e colocar todas as unidades, de novo, para funcionar. Além disso, vamos fazer as UPAs, mas as UPAs de Nossa Senhora da Apresentação e do Planalto, que não foram feitas, e colocar para funcionar a UPA da Cidade Esperança. E vale dizer uma coisa importante: nós não vamos terceirizar os serviços de recursos humanos nessas UPAs e nos AMEs. Nós vamos fazer concurso público, para que quem vá fazer a gestão e a assistência de saúde seja profissional concursado e contratado pela Prefeitura. E vamos ampliar o Programa de Saúde da Família, que na nossa gestão alcançava 52% da cidade e hoje regrediu para 12%, 13%. A gente precisa voltar a trabalhar essa área, reestruturar os PSFs, para que possam atender 100% da população de nossa cidade. Além disso, vamos construir mais quatro AMEs para que a gente possa ter o atendimento básico bem feito para a nossa população. "

Rogério Marinho • PSDB
"Bem, na saúde precisa ser feito um trabalho, urgente, no sentido de fazer funcionar nossa rede ambulatorial. O que existe hoje é que os hospitais de trauma da cidade, o Walfredo Gurgel, o Santa Catarina e, em menor grau, até o Hospital dos Pescadores, são unidades que estão assoladas por um grande número de pacientes que não deveriam ir para elas. Basta vê a estatística que o Walfredo Gurgel nos coloca de que 80% de seus pacientes poderiam perfeitamente ter resolutividade na rede ambulatorial. Então, é necessário que o médico dê o seu expediente, que as farmácias sejam informatizadas, que a regulação que é feita da rede ambulatorial para a média e alta complexidade, que hoje é feita pela internet, possa ser feita de forma adequada, havendo a informatização de todos os postos de saúde. Nós temos que construir centrais de diagnóstico e de exames para resolver a questão da demanda reprimida de ultrassonografia, de ressonância magnética, de raio-x, enfim priorizar a saúde e dar o tratamento que essa área precisa ter para melhorar a situação da população de Natal."

Hermano Morais • PMDB
"Saúde pública, outro serviço essencial, onde se aplica muito do orçamento público, mas o retorno tem sido insatisfatório. Temos que atuar de forma mais eficiente, colocando essa rede básica para funcionar, investindo em políticas preventivas para evitar que as pessoas adoeçam, e garantido também o acesso à consulta médica, ao medicamento, quando necessário, e aos exames, quando houver a indicação de fazê-los. Mas, sobretudo, reordenando e redimensionando a rede de saúde. Vamos estimular a prática de hábitos saudáveis. Nós sabemos que Natal, apesar de ter mais de 300 dias de sol no ano, é uma cidade de hábitos sedentário. Por isso, temos situações de doenças que podem ser evitadas com a prática de exercícios regulares e bem orientados. Vamos conduzir a política de saúde do município, cobrando aquilo que é de competência do Estado e do Governo Federal, mas buscando consórcios intermunicipais já que Natal termina sendo sobrecarregada porque atende demandas do Estado inteiro. Então vamos rever essa política para garantir ao natalense uma saúde realmente de qualidade."

Robério Paulino • PSOL
Em primeiro lugar, o que a gente percebe é que a saúde de Natal está um caos. As pessoas esperam no posto de saúde, às vezes, três horas para ser atendido. Chegam às 9h e saem ao meio-dia, e às vezes não tem médico. Muitas crianças para pouco médicos. Isso tem que acabar. Nós estamos vendo a operação Assepsia, do Ministério Público, que está mostrando que o resultado da privatização da saúde é o encarecimento, fraudes e corrupção. Queremos desprivatizar a saúde e resgatar o espírito do SUS, que é a gestão pública do sistema de saúde. Precisamos dar prioridade a atenção básica. Às vezes, a pessoa vai parar infartada numa unidade de emergência porque não foi percebida uma simples crise hipertensiva no posto de saúde, que é a porta de entrada. A atenção nossa tem que ser na atenção básica. Essa é a prioridade. E isso implica em reequipar postos, motivar os funcionários, valorizá-los salarialmente e profissionalmente, para que possam atender bem. Vamos fazer um plano integrado, colocando a inteligência e a participação de todos à frente da gestão.

Fernando Mineiro • PT

Vamos ter um forte direcionamento no sentido de reestruturar a rede de atenção básica de saúde. Em cada uma das regiões da cidade, vamos criar as policlínicas para dar conta das demandas que ali chegam. Nós vamos expandir de uma maneira muito forte as equipes de saúde da família, para fazer uma cobertura nas áreas prioritárias, onde moram as pessoas que têm menos condições salariais. Vamos reestruturar o conjunto das outras redes, como a psicossocial e a rede cegonha, que tem um papel fundamental na qualidade de vida. Vamos repactuar a compra dos serviços de média e alta complexidade, com o município trazendo para si o papel de regulador dessa questão. Evidentemente, vamos inverter o modelo, que hoje é voltado para a terceirização. Hoje, 90% dos recursos destinados à saúde, em nossa cidade, são direcionados ao setor privado. Temos que mudar isso. Vamos rever todos esses contratos da gestão terceirizada, a relação da compra dos serviços e fazer um forte investimento no SUS de qualidade, no SUS público, garantindo também transparência e controle social.

todos os direitos reservados ao jornal TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário