quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PREFEITURA DE SÃO TOMÉ PERFURA CACIMBAS NAS COMUNIDADES DE COTOVELO E EXTREMA

Politica - São Tomé - RN

Objetivando garantir acesso à água nas comunidades rurais para utilidade doméstica e dessedentação animal, a Prefeitura Municipal de São Tomé através das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, começou a perfurar as primeiras cacimbas nas comunidades rurais do município.
No último dia 20 de janeiro, o prefeito Gutemberg Pereira, acompanhado de vários secretários participou de uma assembleia geral, na Comunidade Cotovelo, precisamente na Associação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável das Comunidades Cotovelo e Extrema, na qual o presidente da entidade associativista, Geovani de Lima Ferreira, após concluir um levantamento, elencou os principais problemas das duas localidades. E dentre as medidas adotas naquele momento pela gestão atual, ficou estabelecido à perfuração das primeiras cacimbas nos locais mais castigados pela estiagem, a iniciasse pela Extrema.
Relatos de agricultores, a exemplo do Sr.º Josué Avelino, que reside no sítio Extrema, afirmam que há anos este serviço era esperado pelos populares daquela localidade, visto que o sítio não dispõe de reservatório d’agua de médio ou grande porte, destinado a utilização humana e animal.
Ao recebe a visita na manhã desta segunda-feira (25/02) de um profissional do município, informando que o mesmo estaria ali para executar a obra anunciada anteriormente pelo prefeito municipal, se surpreendeu, pois nunca uma máquina de São Tomé foi realizar o serviço almejado pela sua família.
A comunidade Extrema é uma das mais castigada no período da seca. Para o aposentado Lucas Rodrigues, a ação assegurada e desenvolvida com o aval da administração municipal, demonstra o quanto à nova gestão está preocupada com os problemas vivenciados pelos trabalhadores rurais. Estes que há muito tempo estão sendo punidos com os efeitos da seca.
O governo municipal determinou o início das escavações em caráter de emergência, por entender que esta região merece atenção e respeito. Segundo o Secretário de Obras, José Segundo de Medeiros (Galego de Maria José), os tratores estão paulatinamente sendo recuperados pela equipe mecânica contratada, iniciaram os trabalhos de escavação pelas Comunidades Extrema e Cotovelo, e posteriormente atenderão os demais criadores do território municipal. Na oportunidade o operado de máquinas, Paulo Paulino, aproveitou o momento para recuperar algumas vias de acesso aos mananciais construídos.
Em pronunciamento proferido na Assembleia Geral da ASADRSCCE, Gutemberg Pereira, afirmou que o momento vivenciado é sensível, no entanto, não deixará de atender os pedidos da população. Ele disse, “na minha gestão buscarei amenizar o sofrimento dos agricultores e disponibilizarei todo aparato administrativo para garantir dias melhores para o povo são-tomeense”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário