sábado, 20 de agosto de 2011

Exercícios pélvicos melhoram perda urinária

Saúde - Perda Urinária


Incontinência urinária limita a vida de muitas mulheres. Uma revisão de estudos avalia se (e como) os exercícios perineais aliviam este incômodo problema



A incontinência urinária é um problema comum entre os adultos. Sua incidência aumenta com a idade e é mais freqüente em mulheres, sendo particularmente comum entre as mulheres idosas. As estimativas da prevalência de incontinência urinária feminina variam de 10% até 40%. E é possível que estes números não reflitam a verdadeira dimensão do problema, já que à subnotificação é comum. As pessoas ficam envergonhadas de dizer que perdem xixi sem querer. Um das linhas de tratamento é a prática de exercícios. Isso inclue os exercícios para os músculos do assoalho pélvico. Mas será que isso funciona ?. Pois bem, um estudo recente faz uma revisão do tema, sumarizando os principais resultados de diversas pesquisas sobre os benefícios da utilização do exercício muscular do assoalho pélvico, no tratamento da incontinência urinária nas mulheres.



E a primeira conclusão é muito boa: até 70% dos casos apresentam melhorias dos sintomas de incontinência urinária de esforço, após o tratamento com exercícios. E esta melhoria é evidente em todas as faixas etárias. Outro dado é que há evidências de que as mulheres têm melhor desempenho com regimes de exercício supervisionado por fisioterapeutas e enfermeiros especializados em continência urinária, em oposição aos cuidados não supervisionados. Ou seja, há evidências satisfatórias para se recomendar o uso de exercício do músculo do assoalho pélvico para ajudar as mulheres com todos os tipos de incontinência urinária.


No entanto, o tratamento é mais benéfico em mulheres com um tipo específico de perda urinária: a de esforço, isoladamente. E mais uma ressalva, os resultados são melhores após pelo menos 3 meses de treinamento muscular. Isso mesmo, pelo menos 3 meses de exerícios. É. Vamos torcer para que as mulheres prefiram gastar energia em vez de perder xixi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário